Está en la página 1de 78

Universidade de Caxias do Sul Centro de Cincias Exatas e Tecnologia

Aprendizagem Ativa na Educao em Engenharia


Profa. Valquria Villas-Boas
PUC-Rio CTC- Ncleo de Educao em Cincias e Engenharia Prof. Marcos Azevedo da Silveira 26 de Maio de 2011

O contexto
Com certeza, voc j se perguntou:
Se as aprendizagens alcanadas por seus estudantes esto altura dos esforos que voc realiza para ensinar bem? Por que todos os estudantes no parecem espontaneamente motivados pelos assuntos que interessa a voc? Por que um grande nmero de estudantes parece estudar para a prova ao invs de estudar para adquirir uma compreenso profunda dos assuntos tratados? Porque as aprendizagens alcanadas no parecem durveis?

O contexto
Por que certos estudantes no parecem capazes de compreender conceitos relativamente simples e de aplic-los em situaes diferentes daquelas ilustradas na disciplina (ao passo que esta situao no problema algum para outros estudantes)?

Por que os resultados das provas lhe deixam de to mau humor? Se este tipo de perguntas lhe tira o sono, talvez voc tenha chegado concluso de que no se deve de forma alguma culpar nem os estudantes e nem os colegas, mas sim se perguntar sobre as estratgias de ensino-aprendizagem que esto sendo usadas nos cursos nos quais voc atua.

Principal objetivo deste batepapo (ou seminrio interativo)


Compartilhar com os presentes alguns fundamentos da Aprendizagem Ativa bem como algumas estratgias que tm sido usadas na educao em engenharia (e na educao superior de forma geral). Discutir a eficcia da Aprendizagem Ativa.

Outline deste bate-papo (seminrio interativo)


Conhecendo-nos

uns aos outros Apresentando algumas caractersticas sobre os nossos estudantes de hoje e dos que esto por vir

Mas o que Aprendizagem Ativa? Algumas Estratgias de Aprendizagem Ativa

Caxias do Sul
Caxias do Sul localiza-se na regio da Serra Gacha e o segundo maior polo metal-mecnico e o terceiro polo polimrico do Brasil. Tem uma populao de 435.482 habitantes (Censo 2010 do IBGE)

Na regio da Serra Gacha, tem-se 1 empresa para cada 14,5 habitantes.


Somente a regio do sul da Sua e do norte da Itlia tem um ndice superior a este que de 1 empresa para cada 12 habitantes.

UCS
A Universidade de Caxias do Sul uma universidade privada, sem fins lucrativos, que composta de 8 campi espalhados pelas cidades da regio da Serra Gacha. Seu campus central est localizado na cidade de Caxias do Sul.
Tem um total de 37 mil estudantes (sendo que destes 6000 so alunos de Engenharia), 1200 professores, 1500 funcionrios, mais de 60 cursos de graduao, 9 programas de ps-graduao Strito-Sensu (3 doutorados, 9 mestrados acadmicos e 2 mestrados profissionais)

Quem sou eu???


Bacharel em Fsica, Mestre em Fsica da Matria Condensada, Doutora em Cincias pelo Instituto de Fsica da Universidade de So Paulo; Pos-doc no Laboratoire de Magntisme Louis NelCNRS de 1992 a 1994 na rea de Materiais Magnticos; Professor Assistante no Instituto de Fsica da Universidade de So Paulo de 1995 to 2001; Professor Visitante na University of San Diego, San Diego, California, USA, de 2001 a 2002; Professor Assistante no Evergreen Valley College, San Jose, California, USA, de 2002 a 2003; Professor Associado na Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, de 2003 at o presente; Coordenadora dos projetos Engenheiro do Futuro e PETROFUT; Chairperson do ALE Steering Committee

E finalmente, mas no menos importante, sou uma professora que adora ser professora!

Quem so vocs???
Se voc conhece bem as pessoas que esto sentadas ao seu lado, por favor, sente-se prximo a uma pessoa que voc no conhece ou conhece muito pouco;

Vocs so todos do estado do Rio de Janeiro?


Troque informaes sobre sua formao acadmica (voc engenheiro, fsico, matemtico, qumico, da rea das Cincias da Computao, da rea das Humanas?) e sobre suas expectativas em relao a este seminrio com a pessoa ao lado.

O Homo Sapiens ou o Homo Zappiens?

Quem so (ou sero) os nossos estudantes???

aquele que aprende brincando

Homo Zappiens

Homo Zappiens adora controles remotos e joy sticks

Gerao Multi-Tarefa
Ouvindo a msica favorita Falando com a me ao telefone

A TV deve estar ligada atrs dele

Fazendo a lio de Matemtica

Surfando e/ou se communicando via MSN

Esta gerao tem uma falta de concentrao que aumenta a cada dia devido excessiva exposio televiso durante a infncia
De acordo com Wankat, o intervalo de ateno dos estudantes durante a aula de 15 minutos (The Effective Efficient Professor: teaching, Scholarship and
Service, P. Wankat, Allyn and Bacon: Boston, MA, 2002)

Problems in Children, Dimitri A. Christakis, Frederick J. Zimmerman, David L. DiGiuseppe, and Carolyn A. McCarty, Pediatrics Vol. 113 No. 4 April 2004, pp. 708-713.

De acordo com Christakis e colaboradores, o atual intervalo de ateno das crianas de 11 minutos (Early Television Exposure and Subsequent Attentional

O comportamento de nossos estudantes tem mudado radicalmente. Os estudantes de hoje no so o tipo de pessoas que os sistemas educacionais vigentes foram planejados para ensinar. Neste contexto, professores de engenharia devem estar se perguntando: O que eu devo fazer para auxiliar esta nova gerao de estudantes de engenharia a aprender os contedos que ns acreditamos que eles devem aprender ?

Antes que isto acontea...

Com certeza vocs j pensaram sobre tudo o que foi dito at agora. Neste contexto, por favor, vocs dividiriam seus pontos de vista conosco???

A mudana de papis das escolas e estudantes no processo educativo de acordo com o pesquisador J. Pelgrum Apresentado ao Parlamento Europeu em um curso de treinamento em Tecnologia da Informao em Maro/ 1999
Ator Escola Educao na Sociedade Industrial (the traditionally important paradigm) Isolada da sociedade A maioria das informaes que esto sob a responsabilidade da escola confidencial Professor Ensina Ensina toda a classe Educao na Sociedade da Informao ( the emerging paradigm) Integrada sociedade Informao disponvel abertamente Ajuda os alunos a encontrar o caminho apropriado para aprender Guia os estudantes para que aprendam de forma independente respeitando o ritmo de cada um Ajuda o aluno a avaliar o seu prprio progresso Coloca MUITA nfase nas habilidades ligadas comunicao Principalmente ativo Aprende tanto na escola quanto fora dela Trabalha em grupo a maior parte do tempo Faz perguntas Encontra respostas para perguntas ALTO interesse em aprender

Avalia os alunos Coloca POUCA nfase nas habilidades ligadas comunicao Estudante Principalmente passivo Aprende principalmente na escola Dificilmente trabalha em grupo Responde perguntas dos livros e dos professores Aprende respostas para perguntas BAIXO interesse em aprender

18

?
?

? ?

Neste contexto, que tal tentarmos identificar que tipo de professor somos e que tipo de ensino praticamos??? ?

?
? ?

? ?

?
?

? ?
?

Professor Estilo 1

Professor Estilo 1

Professor Estilo 2

Professor Estilo 2

Professor Estilo 2

Professor Estilo 1 usa Estratgias Tradicionais de Ensino


Fundamentos (princpios cientficos, mtodos analticos) Dedues Exemplos
Lio de Casa, laboratrios, projetos

Professor Estilo 2 usa Estratgias de Aprendizagem Ativa


Desafios (perguntas, problemas, observaes, dados)
Define problema, necessidades

Ensino (princpios, mtodos)

Encontra/ refina soluo

Centrado no Professor

Centrado no Estudante

MUITOS estudos realizados tm apontado que a implementao de estratgias de Aprendizagem Ativa em sala de aula uma das solues mais eficazes para: engajar ativamente os estudantes em seus processos de aprendizagem e para contribuir para a formao de profissionais mais criativos.

Mas afinal, o que Aprendizagem Ativa???

Aprendizagem Ativa
qualquer processo atravs do qual o estudante deixa de ser audincia para ser o ator principal do seu processo de aprendizagem qualquer mtodo instrucional que engaja os estudantes em seu processo de aprendizagem

Aprendizagem Ativa requer


que os estudantes faam atividades de aprendizagem que tenham significado e que os faa pensar criticamente a respeito do que esto fazendo que as atividades sejam introduzidas em sala de aula

Por que introduzir AA?


Com o uso de as estratgias de Aprendizagem Ativa busca-se engajar os estudantes de forma interativa, encorajando-os a ativamente trabalhar os assuntos a serem estudados. A ideia bsica que os estudantes aprendero melhor os assuntos a serem estudados se eles realmente pensarem a respeito, discutirem sobre e usarem o que eles esto aprendendo. As estratgias de Aprendizagem Ativa so baseadas na filosofia construtivista que afirma que os estudantes aprendem melhor quando eles constroem seu prprio entendimento, ao invs de simplesmente receber conhecimento. Estratgias de Aprendizagem Ativa mais conhecidas: Aprendizagem Cooperativa, Problem Based Learning, Project Oriented Learning e Estudos de Caso.

I listen and I forget, I see and I remember, I do and I learn (Confucius)

Alguns professores se apegam a certas verdades para no introduzir a Aprendizagem Ativa em seus cursos.
Se eu uso estratgias em que os estudantes ficaro ativamente envolvidos em sala de aula,
Eu nunca cobrirei a ementa. Eu vou perder o controle da classe. Os alunos vo reclamar de que eu no estou os ensinando. Alguns estudantes vo se recusar a participar.

No 8th ALE Workshop, o Prof. Mark Steiner, do Rensselaer Polytechnic Institute, Troy, NY, USA, apresentou alguns pontos que devem ser considerados para se fazer aprendizagem ativa :

Vai requerer um pouco de f.

Pode ser desconfortvel para os que esto comeando. melhor quando envolve um fato real em tempo real.

Integra as pessoas envolvidas.


Requer reflexo e iterao.

Atividade 1

Formar duplas, onde um estudante se

coloca na frente do outro. O estudante da frente fecha os olhos. Em seguida o estudante da frente solta

seu corpo para trs e ser apoiado por quem


est atrs.

Atividade 1
Concluso:
Aprendizagem Ativa pode requerer um pouco de f

Atividade 2

Vire-se para a pessoa que est ao seu lado.

Ensine esta pessoa a danar a Macarena.

Voc tem trs minutos para isso.


Haver um prmio para a dupla que apresentar a melhor performance.

Atividade 2
Concluso:
Aprendizagem Ativa pode ser desconfortvel para os que esto comeando.

Atividade 3
1. Em primeiro lugar, leia todas as instrues abaixo. 2. Fique em p. 3. Gire 180 graus. 4. Levante os dois braos e diga bem alto VIVA!. 5. Sente-se novamente. 6. No execute os passos 3 e 4.

Atividade 3
Concluso:
Aprendizagem Ativa melhor quando envolve um fato real em tempo real, ou seja, atravs do qual voc aprende com os seus erros.

Atividade 4
Trabalhe, em equipe, com os seus dois vizinhos mais prximos.

Tomem as duas folhas de papel que receberam.

De quantas formas vocs podem prender e manter juntas as duas folhas de papel? Pensem, discutam e experimentem.
Elejam a melhor idia que tiveram.

Atividade 4
Concluso:
Aprendizagem Ativa integra as pessoas envolvidas.

Atividade 5

A sua compreenso em relao ao

exerccio com as duas folhas de papel


foi completa?

Pense sobre o assunto e tente


novamente.

Atividade 5
Concluso:
Aprendizagem Ativa requer reflexo e iterao.

Que tal explorarmos algumas estratgias de Aprendizagem Ativa que tm sido usadas em educao em engenharia e, em educao superior de forma geral, que podem nos ajudar a melhorar nossas aulas e contribuir para a formao de profissionais mais criativos???

1. Resolvendo Exerccios em classe e em grupo


(In-Class Exercise Teams)
Forme grupos de 2 a 4 estudantes, escolha um secretrio e d de 30 segundos a 5 minutos para:
a

i. Relembrar o material que foi estudado. ii. Responder uma questo. iii. Comear a soluo de um problema. iv. Trabalhar o prximo passo de uma deduo. v. Pensar em um exemplo ou em uma aplicao para o assunto que est sendo estudado.

vi. Entender o porqu um certo resultado pode estar errado vii. Tempestade de Ideias (principal objetivo quantidade de ideias e no qualidade) viii. Produzir uma pergunta ix. Resumir uma aula Professor: colete algumas ou todas as contribuies. Esta estratgia sempre funciona independentemente do tamanho da turma.

2. Peer-instruction
(Aprendizagem por pares)
i. ii. Excelente para ser usado em classes com muitos alunos para trabalhar concepes alternativas; Perodos de aulas so intercalados com questes conceituais, conhecidas como ConcepTests, preparadas para expor dificuldades comuns no entendimento de um determinado contedo.

iii. Para cada questo, so dados de um a dois minutos para que, individualmente, os estudantes pensem a respeito da questo e formulem uma resposta. iv. Em algumas universidades, clickers so usados para registrar as respostas dos estudantes.

2. Peer-instruction
v. Na sequncia, os estudantes devem passar de dois a trs minutos discutindo suas respostas em grupos de 3 a 4 pessoas, tentando chegar a um consenso sobre a resposta correta. vi. Clickers podem ser usados novamente para registrar as respostas dos grupos e avaliar a melhoria na compreenso advinda do trabalho cooperativo. vii. Chame alguns grupos para compartilhar a resposta com o grande grupo. viii. Este processo fora os estudantes a pensarem sobre o contedo que est sendo desenvolvido e os habilita (bem como aos professores) a acessar sua compreenso dos conceitos mesmo antes de deixarem a sala de aula.

3. Think-pair-share
i. Faa uma pergunta
ii. Pea aos estudantes que pensem em uma resposta individualmente e que a escreva em seus cadernos iii. Na sequncia os estudantes devem formar pares e que sintetizarem suas respostas iv. Os pares compartilham suas respostas. v. Pea a alguns pares que compartilhem suas respostas com o grande grupo

Consome mais tempo, mas mais eficaz do que simplesmente uma discusso em grupo.

4. Cooperative Note-Taking Pairs


Em vrios momentos durante a aula, estudantes aos pares resumem e comparam suas anotaes.

Objetivo: Anotaes mais completas e acuradas


Esta estratgia especialmente til em cursos em que se necessita tomar notas.

5. Guided Reciprocal Peer Questioning


i. O professor apresenta o assunto rapidamente para os estudantes (10 a 20 min) e em seguida lhes d uma lista de pontos essenciais sobre o assunto apresentado. ii. Estudantes trabalham individualmente preparando questes sobre esses pontos, no sendo necessrio que os estudantes sejam capazes de responder as questes por eles formuladas. iii. Separe os alunos em pequenos grupos para que possam discutir as questes uns com os outros. Enquanto isso o professor passa de grupo em grupo levantando as questes mais significativas. iv. Amplie a discusso das questes mais interessantes com toda a turma.

6.TAPPS (Thinking-Aloud Pair Problem Solving)


O professor prope uma questo ou um problema. ii. Estudantes se agrupam em pares - um ser o explicador (ou solucionador do problema) e o outro ser o questionador. iii. O explicador apresenta a soluo passo-a-passo. O questionador questiona, sugere, anota erros que ele venha a detectar. iv. O professor faz algumas perguntas para saber em que estgio de resoluo est o problema . v. Os estudantes trocam de papel e continuam.
i.

Consome tempo, mas uma estratgia poderosssima!!!

7. Problem-Based Learning
Cada pessoa nesta sala deve pensar em uma vantagem em ter alunos trabalhando com PBL
Compartilhem suas ideias em grupos de 3 a 5 pessoas.

Apresente a melhor ideia de seu grupo.


Que tal premiarmos a melhor ideia?

PBL
i. Problemas reais, complexos e de diferentes possveis solues so o cenrio para a aprendizagem dos contedos.

ii. Os estudantes trabalham em grupo para encontrar uma soluo para o problema iii. O professor quem define qual ser o problema. iv. Os alunos constroem hipteses para iniciar o processo de soluo do problema

PBL
Os estudantes sob a superviso do professor:
i. Identificam o que sabido, o que deve ser determinado e como devem proceder para solucionar o problema. ii. Propem possveis solues e decidem qual deve ser a melhor. iii.Trabalham para chegar melhor soluo e a defendem junto ao grande grupo.

iv. Refletem sobre o que foi aprendido no processo

Diferentes verses de PBL

P i. Problem

B Based

L Learning

ii. Phenomenon
iii.Project iv.Practice

Based
Oriented (or Organized) Oriented

Learning
Learning Learning

Diferentes verses de PBL

PBL se alicera em tradies pedaggicas tais como:


Confncio: Eu ouo e eu esqueo, eu vejo e eu me lembro, eu fao e eu aprendo Maria Montessori: Aprender fazendo e brincando Jerme Bruner: Aprendizagem por descoberta

William Kilpatrick: Aprendizagem baseada em Projetos


Carl Rogers: Aprendizagem centrada no estudante O mtodo Harvard: Aprendizagem baseada em Estudo de Casos

Caractersticas do PBL
Focaliza no processo de aprendizagem Aprendizagem Cooperativa em pequenos grupos Os estudantes so responsveis pela sua prpria aprendizagem Estrutura curricular temtica Integrao de conhecimento e competncias Integrao de diferententes domnios

PBL implica:
Quebra de paradigma
do Ensino para a Aprendizagem da Aprendizagem de Contedos para Atividades de Estudo

Razes para o uso do PBL:

O Tringulo da Aprendizagem ou A Pirmide da Aprendizagem de Bales

Estudo experimental: Dada uma aula de 50 minutos, os alunos foram testados imediatamente aps sobre o contedo trabalhado em aula. Vejam o resultado:
70%
% de conhecimento retido Resultado para aula com pausas e atividades AA (Ruhl et al,1987)

20% 0 t (min) 50

t = momento na aula em que a informao foi apresentada


Using the Pause Procedure to Enhance Lecture Recall, Teacher Education and Special Education, Vol.10, Winter 1987, pp.14-18.

Source:

PBL: O papel do professor


O professor atua como:
Planeja um ambiente de aprendizagem estimulante Gerencia o processo de aprendizagem, incluindo avaliao

Expert

Facilitador

Estimula os estudantes a definir suas prprias metas de aprendizagem e a guiar seus prprios processos de aprendizagem

PBL: mas o que um problema?


Uma dificuldade Alguma coisa complicada Um quebra-cabeas Uma charada Um desafio Uma tarefa

Em Engenharia: Um projeto

Pontos importantes para o sucesso do PBL


Students responsible for their own learning process A clear purpose of all learning activities Sufficient attention for Communication Skills Balanced support from Technical experts to overcome knowledge barriers

PBL: Um exemplo de problema


https://www.dlsweb.rmit.edu.au/eng/beng0001/PBL-LIST/pblaaee.htm#CanberraWaterConsumption

Canberra Water Consumption


In 1993 in their Systems Engineering subject, students at Monash University in Melbourne, Australia, were given monthly per capita water consumption for Canberra, together with monthly rainfall, temperature and evaporation data. They were also given streamflow at some possible dam sites together with related storage information. They were asked to determine a suitable method, size and timing of augmentation of Canberra's water supply. Non-traditional methods could be included such as on-site detention in tanks, and water reuse either on-site or on-estate.

PBL: Um exemplo de problema


https://www.dlsweb.rmit.edu.au/eng/beng0001/PBL-LIST/pblaaee.htm#CanberraWaterConsumption

The students found that they had to use least squares fitting to determine a model of consumption, and spent much time discussing among themselves and with the lecturer how this could be done. They indicated that they could now see why they'd done all that statistics! In fact, this problem nicely integrated curve fitting, data analysis and behaviour analysis. Many fruitful discussions were held as to how the data were to be analysed, rather than just cranking a calculator for some standard technique. Different groups devised slightly different analysis strategies. The enthusiasm displayed was very different from the way in which they tackle tutorial style problem sheets.

Results of a Survey among employers of engineering graduates (Ingeniren, 2008)


Questions: Are there one or more institutions which you find particular good at developing engineering education according to the needs of society and companies? 0% Aalborg University Technical University Denmark Vitus Bering University of Southern Aarhus University Engineering University Engineering University
Source: Erik De Graaff

20%

40%

60%

No

Overall assessment of Danish Engineering Institutions by companies (Ingeniren, 2008)


0% Aalborg University (N=130) Technical University of Denmark (N=129) Vitus Bering (N=56) University of Southern Denmark (N=99) Aarhus University (N=75) 20% 40% 60% 80% 100%

Engineering University College in rhus (IHA) (N=83)


Engineering University College in Copenhagen (N=74)
Source: Erik De Graaff

5 - Best

1 - Worst

Is there a need for change of the existing engineering educations to match companies' need and challenges? (N=183) (Ingeniren, 2008)

Project management Specialised technical knowledge Cultural understanding

Team work
Personel growth Law
0% 20% 40% 60% 80% 100%

Source: Erik De Graaff

More

Unchanged

Less

Official statistics: Drop out rate


0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% 35%

Aalborg University 2005

Technical University of Denmark 2005

Aalborg University 2006

Technical University of Denmark 2006


Source: Erik De Graaff

Duration rates for Danish universities, 2007, Official statistiscs

Source: Erik De Graaff

Estratgias de Aprendizagem Ativa so eficazes?


Does Active Learning Work? A Review of the Research

Michael Prince (Department Chemical Engineering - Bucknell University) Journal of Engineering Education, 93, 223 231, 2004.

O que pode acontecer se voc comear a implementar estratgias AA nas suas aulas?
Um desconforto inicial (tanto para voc quanto para os estudantes)
Nveis muito mais altos de energia & participao

Melhoria na habilidade de resolver problemas


Melhoria nas habilidades de comunicao Melhoria nas atitudes e nos hbitos de estudo Estudantes aprendendo a aprender (desenvolvimento das chamadas life-long learning skills)

Vocs gostariam de compartilhar alguma estratgia que vocs tm utilizado e que tem ajudado o processo de ensino-aprendizagem com o um todo?

Tradicional ou AA ?

A escolha nossa

That is all for today folks !!!

Muito borigada por sua presena e participao!!!

Uma mensagem da Comunidade ALE


ALE needs you!
The Active Learning in Engineering Education network wishes to expand its membership and intensify its activities. If you are already involved in active learning or are interested in exploring new approaches to engineering education please join the action.
http://www.ale-net.org/

También podría gustarte