Está en la página 1de 39

ALIMENTOS FUNCIONAIS

PLANEJAMENTO DE CARDPIOS NOS CICLOS DA VIDA

IMPORTNCIA QUALIDADE DE VIDA


Fatores que elevam as doenas no transmissveis cardiovasculares Sedentarismo: Principal fator de doenas Estilo de Vida Inadequado: consumo excessivo de alimentos industrializados, com alto teor de sdio e alimentos refinados.

Estilo de Vida Moderna Alto consumo de alimentos ricos em aucares e gorduras Pouca pratica de atividade fsica Nveis de estresse elevado

ALIMENTOS FUNCIONAIS - ORIGEM


O termo Alimentos Funcionais foi inicialmente proposto no Japo, em meados de 1980, principalmente em funo de uma populao sempre crescente de idosos e da preocupao, tanto da populao em geral como do governo, na preveno das doenas crnicas e degenerativas .

Na dcada de trinta, o Dr. Minoru Shirota iniciou no Japo a investigao desenvolvimento de um leite fermentado, para preveno de doenas gastrointestinais.

histria
1950 - Doenas crnicas degenerativas e nutrio 1970 - 1 gerao: alimento saudvel (po integral, iogurte) 1980 - Japo: Alimento Funcional 1980 - 2 gerao: algo removido (baixo teor de sal, acar...) 1988 - Japo 1 funcional: Fibre Mini (regulao intestinal) 1990 - Europa: Alimento Funcional 1990 - 3 gerao: algo adicionado (com vitaminas, minerais, fibras) 1991 - Japo: Alimento funcional FOSHU (2001: 271 alimentos) 1996 - FDA aprova Olestra; Yakult (probiotico) sucesso no UK 1997 - FDA: alegao de sade para aveia e psyllium (doena coronria) 1998 - Unilever: 1 margarina com esteris

DIETA MEDITERRNEA
Observou-se a que populao do mediterrneo tinham um baixo ndice de doenas cardiovasculares. Observou ento que eles consumiam muito peixe (gua fria) que rico em cido graxo mega 3. Observou que esse acido graxo tem efeito antiagregante plaquetrio e uma frao que reduz o LDL. Observou-se ainda que esta populao consumia muito azeite extra virgem, vinho tinto e frutas oleaginosas.

DEFINIES
Um alimento pode ser considerado funcional se for demonstrado que o mesmo pode afetar beneficamente uma ou mais funes alvo no corpo, alm de possuir os adequados efeitos nutricionais, de maneira que seja tanto relevante para o bem-estar e a sade quanto para a reduo do risco de uma doena (ROBERFROID,2002).

Os alimentos funcionais so alimentos que provm a oportunidade de combinar produtos comestveis de alta flexibilidade com molculas biologicamente ativas, como estratgia para consistentemente corrigir distrbios metablicos (WALZEM, 2004),

Os alimentos funcionais se caracterizam por oferecer vrios benefcios sade, alm do valor nutritivo inerente sua composio qumica, podendo desempenhar um papel potencialmente benfico na reduo do risco de doenas crnico degenerativas (NEUMANN, et al., 2000; TAIPINA, et al.,2002).

Alimentos funcionais so aqueles que, em virtude de componentes fisiologicamente ativos, provem benefcios adicionais aos da nutrio bsica e podem prevenir doenas ou promover sade. (RDA, 1995)

O alimento ou ingrediente que alegar propriedades funcionais ou de sade pode, alm de funes nutricionais bsicas, quando se tratar de nutriente, produzir efeitos metablicos e ou fisiolgicos e ou benficos sade devendo ser seguro para consumo sem superviso mdica (Anvisa)

Os alimentos funcionais devem apresentar propriedades benficas alm das nutricionais bsicas, sendo apresentados na forma de alimentos comuns. So consumidos em dietas convencionais, mas demonstram capacidade de regular funes corporais de forma a auxiliar na proteo contra doenas como hipertenso, diabetes, cncer, osteoporose e coronariopatias (SOUZA, et al., 2003).

Os Alimentos Funcionais incluem como elementos ativos, substncias naturais ao invs de adio ou misturas de ingredientes apropriados. Obrigatoriamente, devem apresentar primeiro as funes nutricionais bsicas e sensoriais e depois seu potencial funcional para ser aceito como alimento funcional nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil. Esses alimentos esto relacionados com uma ou mais funes do organismo, tm efeitos fisiolgicos alm de seu valor nutricional, justificando seu carter funcional e incluem ainda a salubridade (OLIVEIRA et al, 2002; RODRIGUEZ, 2003).

Os alimentos funcionais apresentam as seguintes caractersticas:


a) devem ser alimentos convencionais e serem consumidos na dieta normal/usual; b) devem ser compostos por componentes naturais, algumas vezes, em elevada concentrao ou presentes em alimentos que normalmente no os supririam; c) devem ter efeitos positivos alm do valor bsico nutritivo, que pode aumentar o bem-estar e a sade e/ou reduzir o risco de ocorrncia de doenas, promovendo benefcios sade alm de aumentar a qualidade de vida, incluindo os desempenhos fsico, psicolgico e comportamental; d) a alegao da propriedade funcional deve ter embasamento cientfico; e) pode ser um alimento natural ou um alimento no qual um componente tenha sido removido; g) pode ser um alimento onde a natureza de um ou mais componentes tenha sido modificada; h) pode ser um alimento no qual a bioatividade de um ou mais componentes tenha sido modificada

Terminologia
Nutracuticos Frmaco-nutrientes Produtos Fitoqumicos Alimentos Funcionais

CLASSIFICAO
Quanto fonte (de origem vegetal ou animal) Quanto aos benefcios que oferecem, em seis reas diferentes do corpo humano (no sistema gastrointestinal; no sistema cardiovascular; no metabolismo de substratos; no crescimento, no desenvolvimento e diferenciao celular; no comportamento das funes fisiolgicas e como antioxidantes).

NUTRAUTICO X FUNCIONAL
Nutracutico: um alimento ou parte de um alimento que proporciona benefcios mdicos e de sade, incluindo a preveno e/ou tratamento da doena. Tais produtos podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietticos na forma de cpsulas e dietas at os produtos beneficamente projetados, produtos herbais e alimentos processados tais como cereais, sopas e bebidas

Funcional: Qualquer alimento ou ingrediente alimentar que produza um impacto positivo na sade, performance fsica ou comportamental dos indivduos, alem de seu valor nutricional.

Alimentos Funcionais 3 gerao de alimentos saudveis

1 gerao alimentos light 2 gerao alimentos enriquecidos 3 gerao alimentos funcionais Consumo em quantidades compatveis com uma dieta equilibrada

Atravs da alimentao conseguimos um bom estado nutricional, e nos leva ao prazer, pois os alimentos tem propriedades que nos levam a sensao de prazer. Quando os nutrientes dos alimentos, alem de funo nutricional, proporcionam benefcios a sade do individuo, tanto na patologia quanto em seu dia-a-dia, ele chamado de funcional. Pois melhoram o bem estar fsico e mental, alem de reduzir o risco de doenas.

ALIMENTO
Propriedade Nutricionais PTN, CHO, Lipdio, Fibras, Vitaminas e Minerais

Propriedade Funcionais: Favorecem uma funo (ajudam a regular o transito intestinal) Reduz o risco de doenas

REA DE APLICAO
Crescimento, desenvolvimento e diferenciao Sistema Cardiovascular Fisiologia Intestinal Funo comportamental e psicolgica Defesa do organismo contra oxidao Aumento da imunidade Substrato para o metabolismo.

MERCADO
Mercado Mundial de Alimentos Alimento Orgnico, Alimento Funcional, Alimentos Tradicionais. Mercado Mundial de Medicamentos Vitaminas, Ervas Medicinais, (quando um determinado nutriente isolado, ele pode virar um medicamento.

ALIMENTOS FUNCIONAIS

CLASSIFICAO DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS: Alimentos com propriedades imunolgicas: podem melhorar o sistema imunolgico, fazendo com que nosso organismo se defenda de microorganismos. Podemos encontrar nos vegetais, hortalias, frutas, chs, trigo e peixes.

Alimentos com atividade antioxidante: protegem o nosso organismo da oxidao provocada pelos radicais livres. Auxiliam no combate a vrias doenas como cncer, cardiopatias, catarata e diabetes. So ricos em Vitamina C, Zinco, Vitamina E, Betacaroteno. Podemos encontrar na cenoura, abbora, brcolis, espinafre, tomate, entre outros.
Alimentos ricos em cidos graxos poliinsaturados mega-3, mega6: podem prevenir doenas do corao, aumento das taxas de triglicerdeos e hipertenso arterial. Podemos encontrar nos peixes de gua salgada e fria e tambm na semente de linhaa.

PRINCIPIO ATIVO: Licopeno

Benefcios:
Diminuio do risco de cncer de prstata diminuio do risco de infarto agudo do miocrdio Antioxidante, reduz nveis de colesterol protege os lipdeos, protenas e DNA do dano oxidativo. inibidor da proliferao de clulas cancergenas

TOMATE

O licopeno um carotenide na qual d a cor vermelho para o tomate, goiaba, melancia e outros alimentos. Esse antioxidante quando absorvido pelo organismo, ajuda impedindo e reparando danos s clulas na ao dos radicais livres. uma substncia famosa por prevenir cncer de prstata, e tambm por afastar riscos a doenas cardiovasculares.

BRCOLIS
PRINCIPIO ATIVO: Sulforafano ,Vitamina E Indis e isotiocianatos

Benefcios:
Indutores de enzimas protetoras que podem proteger contra alguns tipos de cncer, principalmente o de mama. sulforano parece aumentar amplamente a gama de enzimas antioxidantes, compostos que podem ajudar a sua eficcia em bloquear os efeitos nocivos da poluio do ar.de mama Conhecido por conter um elevado teor de clcio Os bioflavonides e antioxidantes presentes no brcolis bloqueiam a ao de hormnios que estimulam a evoluo dos tumores, ou melhoram a ao de enzimas protetoras, prevenindo contra o cncer.

CENOURA
PRINCIPIO ATIVO: Betacaroteno

Aumenta a imunidade, previne o envelhecimento precoce, favorece a integridade da viso, promove a elasticidade e o brilho da pele, fortalece as unhas e protege a pele contra a ao dos raios ultravioletas. um poderoso agente anti-cncer e protetor das artrias. Melhora o sistema imunolgico e combate infeces por sua propriedade antioxidante. Reduz o risco de infarto e cncer de pulmo em fumantes. Diminui a incidncia de doenas degenerativas da viso (catarata e degenerao macular) e de angina (dor no peito). Possui vitaminas B e C, clcio e potssio. Estudos indicam que uma cenoura por dia diminui em 68% o ndice de derrames em mulheres. A fibra solvel presente na cenoura ajuda a diminuir o colesterol no sangue. Precursor da vitamina A

ALHO
PRINCIPIO ATIVO: Sulfetos allicos (alil sulfetos)
O alho rico em zinco e selnio, metais que fortalecem o organismo; - Ele contm ajoeno, que promove aes antitrombticas (anticoagulantes), antiinflamatrias, vasodilatadoras, hipotensoras, antibiticas e antifngicas; - Sulfeto de alila, substncia capaz de inibir o crescimento de tumores. - A alicina uma das principais substncias. Ela d ao alho sabor e cheiro caractersticos, e responsvel por grande parte de seus benefcio Ao antiviral: As propriedades imunoestimulatria do alho encontradas no extrato da planta que estimulam a imunidade de maneira geral. No caso do vrus da gripe a alicina tem ao comprovada. Radicais Livres: Devido a grande quantidade de selnio presente no alho, ele se torna um poderoso antioxidante, o selnio liga-se aos radicais livres (partculas que enferrujam as clulas) que provocam o envelhecimento precoce dos tecidos. Diabetes: Estudos mostram que as pessoas que consomem alho regularmente, apresentam menor tendncia Diabetes. Acredita-se que algumas substncias presentes no alho estimulam a produo de insulina em nveis significativos. Colesterol: O consumo freqente de alho auxilia no controle do nvel do colesterol srico total, alm de prevenir a aterosclerose e doenas cardiovasculares. Para aproveitar todos os benefcios do alho , necessrio que ele seja consumido cru, pois seu principal componente, a alicina, apresenta-se na forma de um leo voltil que pode ser desativado pela temperatura.

CH VERDE
PRINCIPIO ATIVO: Catequinas e resveratrol

O ch verde apresenta a catequina que um antioxidante, o flavonide que tem uma ao vascular, a cafena que melhora a parte cognitiva e melhora a parte cardaca, e apresenta vitaminas tambm do complexo b, complexo c e vitamina k Emagrecimento: acelera o metabolismo

PEIXES
PRINCIPIO ATIVO: cidos graxos mega3

Reduo do LDL-colesterol Ao antiinflamatria Atividade anti-trombos (entupimento dos vasos sanguneos); Reduo da presso arterial, Diabetes; Acidente vascular cerebral (derrame); Artrite reumatide; Asma; Sndromes inflamatrias intestinais (colites);Alguns tipos de cncer; Declnio mental.

Os cidos graxos essenciais so gorduras boas que so necessrias para o bom funcionamento do organismo, porm ele no consegue produzi-los e precisamos adquiri-los atravs do consumo de alimentos. O mega 3 eficaz contra a oxidao do colesterol ruim (LDL) e com isso prevenindo doenas cardiovasculares, como o ataques cardacos. Tambm auxilia no tratamento de quem tem

LEITES MAGROS ENRIQUECIDOS COM CLCIO


Este leite fornece uma quantidade maior de clcio em um volume menor de leite. O clcio um mineral essencial para a formao e manuteno de ossos e dentes, mas essas no so as nicas partes do corpo que precisam dele. O corao para bater, os msculos para contrarem e relaxarem, o sangue para coagular e os nervos para transmitirem mensagens, tambm necessitam dele. O corpo no pode fabricar seu prprio clcio, da a necessidade de ingerir uma quantidade diria adequada deste mineral, em todas as etapas da vida.

PRODUTOS LACTEO FERMENTADOS


Agentes probiticos, definidos como microrganismos vivos que beneficiam a sade do organismo no qual esto presentes. BENEFICIOS: Controle das bactrias no intestino Reduo dos microrganismos nocivos no intestino Digesto da lactose em indivduos intolerantes substncia Estmulo ao sistema imunolgico Alvio da constipao Aumento na absoro de minerais e produo de vitaminas. preveno do cncer de clon
O iogurte e o leite fermentado probitico so, na verdade, feitos da mesma maneira. A diferena, alm dos microrganismos utilizados na fabricao, a consistncia do alimento: os iogurtes tm maior consistncia e os leites fermentados so lquidos.

FARINHAS INTEGRAIS
PRINCIPIO ATIVO: fibras

A farinha de trigo integral contm vitaminas do complexo B, vitaminas E, protena, ferro, alm de traos de minerais e fibra

As fibras solveis (pectinas, goma guar, mucilagens e algumas hemiceluloses), contribuem com a normalizao dos nveis de colesterol, glicose e insulina.
As fibras insolveis (celulose, hemicelulose e ligninas) so essenciais para a regulao intestinal.

LEOS
linhaa, colza, soja; nozes, amndoas e azeite PRINCIPIO ATIVO: Vitamina E, Esteris vegetais, cido linolico Vitamina E: Antioxidante reduo de doenas cardiovasculares hipocolesterolemiante Os cidos Graxos Essenciais ou megas so encontrados com facilidade em leos prensados a frio, estes no so produzidos por nosso organismo e devem ser ingeridos atravs dos alimentos. So conhecidos por Omega3, Omega-6, mega 7 e mega 9, estes cidos so responsveis na constituio e manuteno das membranas celulares, regularizando diversas disfunes de nosso organismo, restabelecendo o equilbrio e bem estar no dia-a-dia. Para se manter as propriedades dos leos prensados frio, deve-se evitar aquec-los para preservar seus compostos de aroma e suas propriedades medicinais, se no, a vantagem da extrao a frio perdida.

Alimentos Modificados
Com ou sem gordura Sem glten Light Diet

LIGHT
Tem um percentual reduzido de um determinado nutriente, tem de 20 a 30% a menos de um determinado nutriente.

DIET
Exclui um nutriente. Sem sdio, sem glten, sem gordura.

ALIMENTO FUNCIONAL MODIFICADO ENRIQUECIDO OU FORTIFICADO Adiciona-se um determinado componente enriquecido com clcio Substitui-se um componente por outro - Sacarose Altera-se a biodisponibilidade metablica Ricos em fitoesterois

DEFINIO: A Organizao Mundial de Sade define probiticos como organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefcio sade do hospedeiro FUNO: tem efeito sobre o equilbrio bacteriano intestinal: controle do colesterol e de diarrias e reduo do risco de cncer. APLICAO:Os probiticos podem ser componentes de alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados, iogurte, ou podem ser encontrados na forma de p ou cpsulas. EXEMPLOS:

Enriquecidos com mega 3

O mais importante nutriente para a funo cerebral o lipdio. mega 6 em excesso prejudicial para a funo cerebral, pois ele rico em cido araquidnico, que libera clulas inflamatria. mega 3 libera clulas inflamatrias que vo inibir a ao do mega 6. IMPORTANTES PARA A SADE: MEGA 3 E MEGA 9.

ENRIQUECIDOS COM FITOESTEROIS


Os fitoesteris so encontrados, em pequenas quantidades, apenas em alimentos de origem vegetal como amndoas, nozes, amendoins, gro de cereais, trigo, milho, feijes, semente de girassol, soja, canola, leos vegetais, abacate, legumes e verduras. No entanto, alguns alimentos so enriquecidos industrialmente, como os cremes vegetais, iogurtes e leites. Estes produtos podem ser considerados alimentos funcionais, devido aos benefcios da ao dos fitoesteris na preveno das doenas cardiovasculares.

ANTIOXIDANTES
Os antioxidantes tm um importante papel na manuteno do controle dos radicais livres e so obtidos atravs da molculas naturais que atuam como antioxidantes, sendo que as principais so os ismeros da vitamina E (tocoferis: alfa, beta, gama e delta), os carotenides (beta-caroteno, lutena e licopeno, entre outros), a vitamina C (cido ascrbico), e alguns polifenis presentes no alecrim e em outras ervas aromticas.

SOJA

A soja um gro rico em protenas, pertencente famlia Fabaceae (leguminosas) assim como a lentilha, o feijo, o gro de bico e a ervilha. Ela considerada uma fonte de protena completa, isto , contm quantidades significativas de todos os aminocidos essenciais.

Estudos demonstram que, alm de possuir alto valor nutricional, a soja auxilia na preveno de doenas cardiovasculares, cncer, osteoporose e diabetes. Corao: a ingesto de protena de soja reduz a taxa do mau colesterol (LDL). As gorduras predominantes no gro de soja so as poliinsaturadas e as monossaturadas, que no provocam obstruo de artrias. Mama e prstata: os fitoestrgenos, substncias qumicas presentes na soja e semelhantes ao hormnio feminino, reduzem o risco de cncer de mama e de prstata. Ossos: os fitoestrgenos podem aliviar sintomas decorrentes da falta de hormnios na menopausa e retardar a osteoporose. Intestino e pncreas: suas fibras ajudam no funcionamento do intestino e na reduo dos nveis de glicose no sangue de diabticos

SOJA

ISOFLAVONAS

DAIDEZEINA

GENESTEINA

Genesteina: funciona como um receptor de estrgeno circulante , que em excesso responsvel pelo cncer de mama

También podría gustarte