Está en la página 1de 29

Universidade Federal de Gois Escola de Engenharia Eltrica e de Computao Disciplina:Elementos de Mquinas 1

Prof.: Ricardo Humberto de Oliveira Filho

PARAFUSOS

INTRODUO
O que : O parafuso um elemento de ligao formada por um corpo cilndrico, sendo cabea (h parafusos sem) e rosca (h alguns com parte da haste sem rosca).

Emprego: empregado para fixao de peas variadas, de forma no permanente e que podem ser facilmente montadas e desmontadas.

Classificao: Existem quatro grandes grupos de parafusos - passantes, no passantes, de presso e prisioneiros.

TIPOS
- Parafuso de cabea hexagonal (sextavada): Em geral, esse tipo de parafuso e utilizado em unies que necessitam de um forte aperto, sendo este realizado com auxlio de chave de boca ou de estria. Este parafuso pode ser usado com ou sem porca. Quando usado sem porca, a rosca feita na pea.

TIPOS
- Parafusos com fenda: Cabea tronco-cnica(escareada):

Muito empregado em montagens que no sofrem grandes esforos e onde a cabea do parafuso no pode exceder a superfcie da pea.
So fabricados em ao, ao inoxidvel, cobre, lato, etc.

Cabea redonda: Tambm muito empregado em montagens que no sofrem grandes esforos. Possibilita melhor acabamento na superfcie. So fabricados em ao, cobre e ligas como lato.

TIPOS
Cabea escareada abaulada: So utilizadas na unio de elementos cujas espessuras sejam abauladas finas e quando e necessrio que a cabea do parafuso fique embutida no elemento. Permitem um bom acabamento na superfcie. S fabricados em ao, cobre e ligas como lato. Cabea cilndrica:

TIPOS
- Parafuso prisioneiro:

So parafusos roscados, em ambas as extremidades, utilizados quando necessita-se montar e desmontar frequentemente.
Em tais situaes, o uso de outros tipos de parafusos acaba danificando a rosca dos furos.

TIPOS
- Cabea cilndrica com sextavado interno (Allen): Utilizado em unies que exigem bom aperto, em locais onde o manuseio de ferramentas e difcil devido a falta de espao. So normalmente fabricados em ao e tratados termicamente para aumentar sua resistncia toro.

TIPOS

MONTAGEM
Montagens de parafusos: Parafusos passantes: Esses parafusos atravessam, de lado a lado, as peas a serem unidas, passando livremente nos furos. Dependendo do servio, esses parafusos, alm das porcas, utilizam arruelas e contra porcas como acessrios. Os parafusos passantes apresentam-se com cabea ou sem cabea.

MONTAGEM
Parafusos no passantes: So parafusos que no utilizam porcas. O papel de porca desempenhado pelo furo roscado, feito numa das peas a serem unidas.

MONTAGEM
Parafuso prisioneiro: As roscas dos parafusos prisioneiros podem ter passos diferentes ou sentidos opostos, isto , um horrio e o outro anti-horrio. O parafuso prisioneiro permanece no lugar quando as peas so desmontadas.

Parafusos de travamento: So usados para evitar o movimento relativo entre duas peas que tendem a deslizar entre si.

MATERIAIS
Materiais para parafusos: Os parafusos so fabricados em ao, ao inoxidvel ou ligas de cobre e, mais raramente, de outros metais. O material, alm de satisfazer s condies de resistncia, deve tambm apresentar propriedades compatveis com o processo de fabricao, que pode ser a usinagem em tornos e roscadeiras ou por conformao como forjamento ou laminao (roscas roladas).

ACESSRIOS
Porca: uma pea de forma prismtica ou cilndrica geralmente metlica, com um furo roscado no qual se encaixa um parafuso, ou uma barra roscada. A porca est sempre ligada a um parafuso. A parte externa tem vrios formatos para atender a diversos tipos de aplicao.

ACESSRIOS

ACESSRIOS

ACESSRIOS
Arruelas: Elemento de fixao responsvel pela distribuio uniforme da fora de aperto de parafusos e, em alguns casos, garantir que o mesmo no se solte devido ao efeito de vibraes, agindo desta forma, como elemento de trava.

ACESSRIOS

ACESSRIOS

UNIO
Para unio de peas com parafuso, deve-se considerar quatro fatores:

profundidade do furo broqueado;


profundidade do furo roscado; comprimento til de penetrao do parafuso; dimetro do furo passante.

TIPOS DE ROSCAS
Roscas: O tipo de rosca usada num parafuso ir determinar a sua aplicao.

SENTIDO DA ROSCA
Sentido de direo do filete Os parafusos apresentam duas classificaes quanto ao sentido do filete de rosca. direita Quando, ao avanar, gira no sentido dos ponteiros do relgio (sentido de aperto a direita).

SENTIDO DA ROSCA
esquerda Quando, ao avanar, gira em sentido contrario ao dos ponteiros do relgio (sentido de aperto a esquerda).

NOMENCLATURAS

CLASSIFICAO
Classificao as roscas pela forma do perfil: Americana ou unificada; Quadrada; Acme;

PRXIMA AULA
Ler tens 6.4 e 6.5 e fazer o exemplo 6.2, pginas 220 a 226

También podría gustarte