Está en la página 1de 35

Pneumtica

A importncia da pneumtica
No universo da mecnica, muitas mquinas e equipamentos apresentam, alm dos sistemas mecnicos (polias e correias, engrenagens, alavancas etc.), sistemas hidrulicos (funcionam base de leo) e sistemas pneumticos (funcionam base de ar comprimido). A utilizao das mquinas pelo homem sempre teve dois objetivos: reduzir, ao mximo, o emprego da fora muscular e obter bens em grandes quantidades. A pneumtica contribui para que esses dois objetivos venham a ser alcanados. Ela permite substituir o trabalho humano repetitivo e cansativo nos processos industriais.

Pneumtica
De fato, com atuadores pneumticos, certas mquinas e equipamentos tornam-se mais velozes e mais seguros.

Outra vantagem da pneumtica que ela pode atuar em locais onde a pura energia mecnica, hidrulica e eltrica seriam desvantajosas.

Pneumtica

Pneumtica industrial
A pneumtica industrial, por definio, a soma de aplicaes industriais onde a energia da compresso do ar utilizada, notadamente em atuadores (cilindros e motores). O controle do trabalho executado pela energia da compresso do ar efetuado por meio de vlvulas. O ar comprimido recomendado para o trabalho na pneumtica tem de ser isento de impurezas e de gua e apresentar presso e vazo constantes.

Pneumtica
Compressores
Compressores so mquinas que captam o ar, na presso atmosfrica local, comprimindo-o at atingir a presso adequada de trabalho. Ao nvel do mar, a presso atmosfrica normal vale uma atmosfera ou 1 atm. Equivalncia entre atm e outras unidades de presso: 1 atm = 1 bar = 14,5 psi (libra-fora por polegada quadrada) = 100 000 Pa = 100 Kpa Em equipamentos pneumticos, a presso mais utilizada aquela que se situa na faixa de 6 bar, ou seja, 600 Kpa.

Pneumtica
A ilustrao abaixo mostra um modelo de compressor.

Smbolo

Compressor Alternativo

Em diagramas pneumticos, os compressores, segundo a norma DIN ISO 1219, so representados pelo smbolo:

Pneumtica
Classificao dos compressores
Os compressores so classificados em dois tipos: Compressores de deslocamento positivo e compressores dinmicos.

Pneumtica

Compressores de deslocamento positivo

Nesses compressores, sucessivos volumes de ar so confinados em cmaras fechadas e elevados a presses maiores. Dentro dessa categoria, os mais utilizados so os compressores de pisto e os compressores de parafuso.

Pneumtica
Compressores de pisto
Podem ser de simples efeito (SE) e duplo efeito (DE), ou de um ou mais estgios de compresso, como mostra a figura.

Pneumtica
Manuteno dos compressores de pisto
Para uma manuteno eficaz desses compressores devem-se tomar os seguintes cuidados: manter limpo o filtro de suco e troc-lo quando for necessrio; o calor na compresso de um estgio para o outro gera a formao de condensado, por causa da entrada de ar mido, por isso preciso eliminar a gua;

Pneumtica
verificar o nvel de leo; verificar se as vlvulas de suco e descarga no esto travando; verificar se as ligaes de sadas de ar no apresentam vazamento; verificar o aquecimento do compressor; verificar a gua de refrigerao; verificar a tenso nas correias; verificar o funcionamento da vlvula de segurana.

Pneumtica
Compressor de parafuso
O motor eltrico ou diesel impulsiona um par de parafusos que giram, um contra o outro, transportando o ar desde a seo de admisso at a descarga, comprimindo-o ao mesmo tempo.

Pneumtica

Manuteno de compressores de parafuso Os compressores de parafuso, por apresentarem poucas peas mveis e no apresentarem vlvulas de entrada e sada e operarem com temperaturas internas relativamente baixas, no exigem muita manuteno. Praticamente isentos de vibraes, esses equipamentos tm uma longa vida til. Para instal-los, recomenda-se assent-los em locais distantes de paredes e teto e em pisos de concreto nivelados .

Pneumtica

Compressores dinmicos
Esses compressores aceleram o ar com a utilizao de um elemento rotativo, transformando velocidade em presso no prprio elemento rotativo que empurra o ar em difusores e lminas. So usados para grandes massas de ar e apresentam um ou mais estgios. Dentro dessa categoria de compressores, os mais utilizados so os compressores centrfugo radial e o compressor axial.

Pneumtica
Compressor centrfugo radial
Este compressor constitudo por um rotor com ps inclinadas como uma turbina. O ar empurrado pelo rotor por causa de sua alta rotao e lanado atravs de um difusor radial. Os compressores centrfugos radiais podem ter um ou mais estgios. O uso do compressor centrfugo radial indicado quando se necessita de uma grande quantidade de ar constante.

Pneumtica
Compressor axial
usado para grandes capacidades de ar e altas rotaes. Cada estgio consiste de duas fileiras de lminas, uma rotativa e outra estacionria. As lminas rotativas do rotor transmitem velocidade ao ar, que transformado em presso atravs das lminas estacionrias.

Pneumtica
Manuteno dos compressores centrfugos radiais e axiais
Por trabalharem em alta rotao, esses compressores devem ter uma programao que contemple os seguintes itens:

paradas para limpeza; troca de rolamentos; troca de filtros; soldagem de lminas danificadas; realinhamento.

Recomenda-se a parada imediata desses compressores se eles apresentarem barulhos e/ou rudos anormais.

Pneumtica
Rede de ar comprimido
Depois de comprimido e de ter passado pelo reservatrio principal e secadores, o ar segue pela rede. A rede um circuito fechado que mantm a presso igual presso reinante no interior do reservatrio principal.

Pneumtica
Para se construir uma rede de ar comprimido, devero ser levados em considerao, os seguintes parmetros: as conexes das tubulaes devero ter raios arredondados para evitar a presena de fluxos turbulentos; A linha principal, em regra, dever ter uma inclinao de aproximadamente 1% em relao ao seu comprimento;

Pneumtica
nos pontos mais baixos devero ser montados drenos automticos para drenagem do condensado gua-leo; expanses futura da rede devero ser previstas em projeto; as tomadas de ar devero estar situadas sempre por cima da rede; as tubulaes de ar comprimido devero ser pintadas na cor azul; prever, em projeto, a construo de reservatrios auxiliares; as tubulaes da rede devero ser areas e nunca embutidas em paredes. Sendo areas, sero mais seguras e de fcil manuteno; construir a rede de forma combinada, de modo que se algum ramo tiver de ser interrompido, os demais continuem funcionando para garantir a produo. Da a importncia de vlvulas ao longo do circuito.

Pneumtica
Manuteno da rede de ar comprimido
A manuteno da rede de ar comprimido requer os seguintes passos: verificar as conexes para localizar vazamentos; drenar a gua diariamente ou de hora em hora; analisar se est tudo em ordem com a unidade de conservao (filtro, regulador e lubrificador), de instalao obrigatria na entrada de todas as mquinas pneumticas.

Pneumtica
Atuadores pneumticos
Os atuadores pneumticos se dividem em duas categorias: os lineares e os rotativos. Os lineares convertem energia pneumtica em movimento linear, e os rotativos convertem energia pneumtica em movimento rotativo. Os atuadores lineares de simples efeito e de duplo efeito so os mais usuais, no importando se so cilndricos, quadrados ou com outros formatos. Pela simbologia adotada pela DIN ISO 1219, esses atuadores so assim representados.

Pneumtica
Manuteno dos atuadores em geral
Para se fazer a manuteno dos atuadores, necessrio ter em mos os catlogos dos fabricantes. Nesses catlogos so encontrados os parmetros de construo mais importantes para a manuteno, ou seja: o dimetro interno do cilindro; o dimetro da haste; a presso mxima; a temperatura de trabalho; o curso mnimo e mximo; dados a respeito do amortecedor; o tipo de fluido lubrificante a ser utilizado; a fora mxima no avano; a fora de retorno; tipos de montagem.

Pneumtica
O exemplo a seguir, retirado do catlogo de um fabricante, mostra um atuador cilndrico de duplo efeito. Observe seus parmetros de construo:

01 cabeote traseiro: lato 02 anel de encosto: Buna - N 03 guarnio Oring: Buna - N 04 mbolo: lato 05 haste: ao SAE 1045 ou ao inox

06 tubo: lato 07 cabeote dianteiro: lato 08 porca: lato 09 guarnio Oring: Buna N

Pneumtica
Observao: Buna - N a denominao dada a um dos tipos de borracha sinttica. Analisada a avaria existente no cilindro, o mecnico de manuteno, de posse do catlogo, orienta-se pelo desenho e pelos parmetros para executar os trabalhos de reparo necessrios. As avarias mais comuns nos atuadores pneumticos so as seguintes: desgaste de retentores; mola do cilindro fatigada; desgaste na camisa do atuador; excesso de presso; respiro do cilindro de simples efeito; ressecamento de guarnies e retentores.

Pneumtica

Manuteno de vlvulas de controle pneumticas


H quatro grupos de vlvulas pneumticas: Vlvulas direcionais, vlvulas de bloqueio, vlvulas de controle de fluxo e vlvulas de presso.

Pneumtica
Vlvulas direcionais
So as mais importantes porque orientam, com lgica, o caminho do ar comprimido dentro do sistema. As mais comuns so as de cinco vias e duas posies (5/2) e as de trs vias e duas posies (3/2), ambas adaptveis a qualquer comando de acionamento.

A manuteno bsica das vlvulas direcionais consiste, basicamente, em limp-las internamente e em trocar seus anis de borracha. Muitas vezes, por motivos de economia, prefervel trocar vlvulas direcionais avariadas por vlvulas novas.

Pneumtica
Vlvulas de bloqueio
Essas vlvulas bloqueiam, seguindo uma lgica de programao, o sentido de circulao do ar comprimido dentro do sistema. Na categoria de vlvulas de bloqueio, as mais utilizadas so as seguintes: vlvulas alternadoras, vlvulas de simultaneidade ou de duas presses e vlvulas de escape rpido.

Pneumtica
As vlvulas alternadoras possuem duas entradas P1 e P2 e uma sada A. Entrando ar comprimido em P1, a esfera fecha a entrada P2 e o ar flui de P1 para A. Quando o ar flui de P2 para A, a entrada P1 bloqueada.

Com presses iguais e havendo coincidncia de sinais em P1 e P2, prevalecer o sinal que chegar primeiro. Em caso de presses diferentes, a presso maior fluir para A.

Pneumtica
As vlvulas alternadoras so empregadas quando h necessidade de enviar sinais de lugares diferentes a um ponto comum de comando. O diagrama a seguir mostra um exemplo de aplicao de vlvulas alternadoras.

Pneumtica
As vlvulas de simultaneidade ou de duas presses possuem duas entradas P1 e P2 e uma sada A. Entrando um sinal em P1 ou P2, o pisto impede o fluxo de ar para A. Existindo diferena de tempo entre sinais de entrada com a mesma presso, o sinal atrasado vai para a sada A. Com presses diferentes dos sinais de entrada, a presso maior fecha um lado da vlvula e a presso menor vai para a sada A.

Pneumtica
O diagrama mostra um exemplo de aplicao de vlvulas de simultaneidade.

Pneumtica
Quando se necessita de movimentos rpidos do mbolo nos cilindros, com velocidade superior quela desenvolvida normalmente, utiliza-se a vlvula de escape rpido.

Pneumtica
A vlvula possui conexes de entrada (P), de sada (R) e de alimentao (A). Havendo fluxo de ar comprimido em P, o elemento de vedao impede a passagem do fluxo em R e o ar flui para A. Eliminando a presso em P, o ar, que retorna por A, desloca o elemento de vedao contra a conexo P e provoca o bloqueio. Desta forma, o ar escapa rapidamente por R para a atmosfera. Assim, evita-se que o ar de escape seja obrigado a passar por uma canalizao mais longa e de dimetro pequeno at a vlvula de comando. recomendvel colocar a vlvula de escape rpido diretamente no cilindro ou, ento, o mais prximo dele.

Pneumtica
Vlvulas de controle de fluxo
So vlvulas que controlam a vazo de ar nos atuadores. Entre as vlvulas de controle de fluxo, a mais usada a vlvula de controle de fluxo unidirecional, mostradas a seguir. Os defeitos mais comuns que a vlvula de controle de fluxo unidirecional apresenta o desgaste da sede de fechamento e quebras nas guarnies de borracha.

Pneumtica
Vlvulas de presso
So vlvulas que funcionam a partir de uma certa presso de regulagem. As mais utilizadas so as vlvulas de segurana (agem no sentido da presso limite de segurana do sistema) e as vlvulas reguladoras de presso com escape (agem no sentido de manter uma presso regulvel para o trabalho de uma mquina).

A manuteno das vlvulas de presso muito importante para o sistema pneumtico, pois delas depende a eficincia da presso. Recomenda-se, alm de uma limpeza semestral, limpar e trocar as guarnies e molas das vlvulas de presso.

También podría gustarte