Está en la página 1de 13

Regio Sul

Trabalho de Geografia Componentes:Ana Laura Moura,Bianca,Daiane, Lorenna,Guilherme,Luis Felipe e Svio.

Aspectos Fsicos Clima:

No Brasil, pas predominantemente tropical, somente a regio Sul dominada pelo clima subtropical(um clima de transio entre o tropical predominante no Brasil e o temperado, predominante naArgentina), ou seja, o clima tpico desta regio mais frio em comparao ao clima tropical, e onde so registradas as mais baixas temperaturas do pas.

Hidrografia:

Na regio Sul concentram-se duas grandes bacias hidrogrficas: a bacia do rio Paran e a bacia do rio Uruguai, ambas subdivises da bacia Platina. Os rios mais importantes so volumosos e possuem grande potencial hidreltrico, o que j est sendo explorado no rio Paran, com a construo da Usina Hidreltrica de Itaipu (atualmente a maior do mundo). Essa explorao permite ao Sul e ao Sudeste uma crescente utilizao de energia eltrica, tanto para consumo domsticocomo industri al, fazendo-se necessria a continuidade dos investimentos nessa rea.

Vegetao:

A Mata de Araucrias, bastante devastada e da qual s restam alguns trechos, aparece nas partes mais elevadas dos planaltos do Rio Grande do Sul, Paran e Santa Catarina, na forma de manchas entre outras formaes vegetais.

Aspectos Econmicos Extrativismo:

O extrativismo na Regio Sul, apesar de ser uma atividade econmica complementar, bastante desenvolvido em suas trs modalidades: Extrativismo vegetal: praticado na Mata de Araucrias, da qual se aproveitam o pinheiro-do-paran, a imbuia, a erva-mate e algumas outras espcies, utilizadas principalmente pelas serrarias e fbricas de papel e celulose; Extrativismo animal: praticado ao longo da faixa costeira, com uma produo de pescado que equivale a cerca de 25% do total produzido no Brasil, com destaque para a sardinha, a merluza, a tainha, o camaro, etc.; Extrativismo mineral: destacam-se o carvo mineral, o caulim, matria-prima que abastece fbricas de azulejos e louas em Santa Catarina e no Paran e cuja extrao na regio de Campo Alegre chega a 15 mil toneladas mensais, a argila e o petrleo, explorado na plataforma continental.

Agricultura:

A maior parte do espao territorial sulista ocupado pela pecuria, porm a atividade econmica de maior rendimento e que emprega o maior nmero de trabalhadores a agricultura.

Pecuria:

Desenvolve-se ali uma pecuria extensiva, criando-se, alm de bovinos, tambm ovinos. A Regio Sul rene cerca de 18% dos bovinos e mais de 60% dos ovinos criados no Brasil, sendo o Rio Grande do Sul o primeiro produtor brasileiro.

Indstrias:

O Sul a segunda regio do Brasil em nmero de trabalhadores e em valor e volume da produo industrial. Esse avano deve-se a uma boa rede de transportes rodovirios e ferrovirios, grande potencial hidreltrico, fcil aproveitamento de energia trmica, grande volume e variedade de matrias-primas e mercado comsumidor com elevado poder aquisitivo.

Turismo:

As serras gacha e catarinense atraem turistas no inverno rigoroso, que vm aproveitar as temperaturas mais baixas e a neve, inclusive em Urubici (SC). Em Cambar do Sul (RS), localiza-se o Parque Nacional de Aparados da Serra, onde fica o cnion do Itaimbezinho.

Curiosidades da Regio Sul Cultura:


A

Regio Sul do Brasil foi povoada por imigrantes Europeus de vrias nacionalidades, com destaque para os italianos, alemes e poloneses, cada um trouxe consigo suas caractersticas culturais (costumes, idioma, culinria, danas, entre outras manifestaes).

Comidas Tpicas:

Da carne bovina aos frutos do mar. Em seus trs estados - Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul -, h de tudo; para todos os gostos. Churrascos servidos no espeto, pratos base de frutos do mar, siris, camares, lagostas, e peixes elaborados ao forno, na brasa, em caldeiradas.

Danas Tpicas:

As danas gachas so legtimas expresses da alma gauchesca. Em todas elas est presente o esprito de fidalguia e de respeito mulher, que sempre caracterizou o esprito do campesino riograndense. Os sapateados so amoldados ao ritmo regional e as coreografias se espelham no romantismo espanhol.

Regio Sul

También podría gustarte