Está en la página 1de 11

Literatura Portuguesa III

Aula1 Simbolismo Coordenadora da disciplina: Prof. Ana Marcia Tutora a distncia: Marlcia Nogueira

Nenfares Claude Monet

Contexto histrico

Decadentismo descontentamento das camadas que ficaram de fora das mudanas sociais e econmicas. Revalorizao do sujeito em detrimento do objeto. Surge como reao ao cientificismo e ao materialismo realistas. Os simbolistas no se preocupam em representar fielmente a realidade.

Fim da monarquia em Portugal.

Esttica simbolista

Influncia dos franceses Stphane Mallarm, Charles Baudelaire, Paul Verlaine e Arthur Rimbaud (poetas malditos). Prefere sugerir a partir da intuio. Resgate da subjetividade, dos valores espirituais e afetivos. Aproximao com os ideais romnticos, mas com uma profundidade maior, pois busca o inconsciente, o onrico. Busca retratar o inconsciente, o irracional, as sensaes que no se explicam pela lgica. Os textos no so feitos para o entendimento, mas para o sentimento do leitor.

Principais caractersticas simbolistas


Misticismo Espiritualidade Sugesto Impreciso Sinestesias Musicalidade Uso de iniciais maisculas (alegorias) Interesse pelo mistrio e pela loucura Pessimismo (dor existencial)

Observe a sinestesia no trecho abaixo:

Nasce a manh, a luz tem cheiro... Ei-la que assoma Pelo ar sutil... Tem cheiro a luz, a manh nasce... Oh sonora audio colorida do aroma!

(Alphonsus de Guimaraens)

Principais poetas simbolistas portugueses


Iniciou em 1890, quando Eugnio de Castro publicou Oaristos (dilogo ntimo ou dilogo amoroso, do grego oaristys). O prefcio dessa obra considerado um texto fundador para o Simbolismo portugus.

A obra de Eugnio de Castro apresenta duas fases: - fase simbolista: uso de novas mtricas e rimas, sinestesias, aliteraes, seleo vocabular, musicalidade. - fase neoclssica: temas da Antiguidade Clssica e do passado de Portugal, saudosismo.

Trecho do Prefcio
O vocabulrio dos Oaristos escolhido e variado. Algumas palavras menos vulgares daro certamente lugar aos comentrios custicos da crtica. Embora. O Poeta empregou esses raros vocbulos: em primeiro lugar, porque s fastidiosas perfrases prefere o termo preciso; em segundo lugar, porque pensa, como Baudelaire, que as palavras, independentemente da ideia que representam, tm a sua beleza prpria. Assim: gomil mais belo que jarro, cerusa mais belo que alvaiade, etc.; em terceiro lugar, pela simpatia que lhe merece esse estilo chamado decadente, que to bem definido foi por Thophile Gautier (...).

Antnio Nobre publicou um nico livro, com o sugestivo ttulo S, em 1892. Sua poesia mantm traos romnticos, como a preferncia pela temtica da infncia e referncias autobiogrficas. No poema Viagens da minha terra, declara seu gosto pela leitura de Almeida Garrett.

Camilo Pessanha morou muito tempo em Macau, China. Viciado em pio, retornou a Portugal para tratar da sade debilitada. Um dos poetas que mais influenciaram o Modernismo portugus. Pertencente ao grupo dos Nefelibatas, foi o poeta mais afinado com a esttica simbolista. Clepsidra (1920) mostra a tendncia decandentista do poeta. Sua obra contempla temas como a mgoa, a dor e a morte, com uma viso ctica da vida. A ideia da brevidade da vida deu a seus textos um pessimismo marcante.

Prosa simbolista

Raul Brando em sua prosa predominam o impressionismo e o tom ensastico e potico, por meio dos quais reflete sobre o sentido da vida; no h preocupao com a linearidade narrativa, mas com a coerncia temtica; com uma viso niilista, retrata a dor existencial implacvel por meio de personagens simblicos, a contradio entre o ser e o ter. Influncia da 2 gerao romntica, em que h acentuado subjetivismo e a evaso se coloca como soluo para as dores e frustraes da existncia.

Referncias
Material didtico disposto no Solar.

También podría gustarte