Está en la página 1de 41

III Encontro de Traduo em Pernambuco 29 a 31 de outubro de 2013 O Universo Fnico na Traduo: o Literal e o Literrio

Prof. Paulo R.S. Ramos


Universidade Federal Rural de Pernambuco

Algumas divises
Parte I: Sobre a teoria da traduo
Parte II: Sobre a prtica da traduo

Mdulo I: Aspectos Tericos


O que traduzir?
Quem o tradutor? Para quem se traduz o texto?

Texto de partida e texto de chegada.


Algumas crenas sobre a traduo. Qual a diferena entre traduo e verso?

Unidades de Traduo.

Traduzir
Como voc definiria o ato de traduzir?

O que , em resumo, traduo?

Tradutor
Quem o tradutor? Quais so suas

caractersticas, habilidades,etc. ?

Pblico-alvo
Para quem se traduz o texto?

Texto de partida e texto de chegada


Texto de partida e texto de chegada

Original x Traduo

Texto de partida (Source language text) X Texto de chegada (Target language text)

O Tratado de Friedrich Schleiermacher: Dos Diferentes Mtodos de Traduzir (ber die verschiedenenMethoden des bersetzens)
Ou tradutor leva o texto at o leitor; ou

leva o leitor at o texto. Traduo como xenofilia.

Algumas crenas sobre a traduo


Tabela elaborada por Pagano (2003)

Crena
1. A traduo uma arte reservada a uns poucos que podem exerc-la graas a um dom especial. 2.A traduo uma atividade prtica que requer apenas um conhecimento da lngua e um bom dicionrio. 3. O tradutor deve ser um falante bilngue ou ter morado num pas onde se fala a lngua estrangeira com a qual trabalha. 4. S se pode traduzir da lngua estrangeira para a lngua materna,uma vez que s dominamos esta ltima. 5. O tradutor um traidor e toda traduo envolve certo grau de traio.

Concordo

Discordo

No sei

crenas sobre a traduo II


1. A traduo uma arte reservada a uns poucos que podem exerc-la graas a um dom especial.
Segundo a professora da UFMG, Adriana Pagano, esta crena aparece frequentemente quando se avalia uma traduo que se alguma forma de destaca pela sua qualidade ou quando se quer condenar uma traduo mal-sucedida. Aqui est implcita a ideia de que se nasce tradutor ou que s se pode chegar a s-lo quando se possui o dom. Longe de corroborar essas afirmaes, as pesquisas realizadas na rea dos estudos de traduo demonstram que tradutores competentes e reconhecidos possuem uma carreira que envolve experincia e qualificao. Uma quota de sensibilidade artstica certamente contribui para a beleza de determinados textos, especialmente,os literrios. Contudo, renomados poetas e tradutores tm reconhecido em diversas oportunidades a necessidade de se ter uma vivncia e um grande conhecimento cultural e lingustico para levar a cabo uma traduo.

Crenas sobre a traduo III


2.A traduo uma atividade prtica que requer apenas um conhecimento da lngua e um bom dicionrio.
Est afirmao, uma das mais divulgadas sobre a traduo, tem contribudo para o estatuto da traduo como atividade menor,pouco reconhecida pelo mercado de trabalho e pelas diversas instituies que requerem servios de traduo, tais como universidades, agncias governamentais e embaixadas. As pesquisas confirmam o que uma longa histria de casos e fatos narram sobre insucessos envolvendo a traduo: a prtica da traduo requer estratgias de diversas naturezas,algumas das quais podem ser adquiridas por meio da experincia, sendo que outras podem ser desenvolvidas ou aperfeioadas pela formao profissional.Tericos e pesquisadores referem-se ao que se chama de competncia tradutria, que pode ser definida como todos aqueles conhecimentos,habilidades e estratgias que o tradutor bem-sucedido possui e que conduzem a um exerccio adequado da tarefa tradutria.

Crenas sobre a traduo IV


Crena 2 (Continuao)
O pesquisador Stuart Campbell (1998),por exemplo, aponta que a competncia tradutria envolve habilidades chamadas inferiores, como conhecimento do lxico, da morfologia e da sintaxe das lnguas envolvidas,bem como o domnio de habilidades superiores que dizem respeito a nveis maiores de complexidade, como conhecimento de aspectos textuais, de coeso e coerncia, reconhecimento de macroestruturas textuais e coligaes lexicais e,evidentemente, domnio de registros e gneros discursivos e sua insero no contexto no qual o texto traduzido ser incorporado.A formao requer o desenvolvimento de habilidades que transcendem o conhecimento meramente lingustico. Ainda, () dentre essas habilidades ressaltam-se a busca de subsdios externos,isto , de informaes e conhecimentos necessrios recriao do texto, e a utilizao de recursos tecnolgicos que comprovadamente aprimoram a traduo. Temos, tambm,() a capacidade de deduo, induo e assimilao de conhecimento de difcil acesso, o papel dos mecanismos inferenciais, e a capacidade de contnua atualizao de seus conhecimentos gerais e especficos como subsdios internos fundamentais ao exerccio da traduo.

Crenas sobre a traduo V


3. O tradutor deve ser um falante bilngue ou ter morado num pas onde se fala a lngua estrangeira coma qual trabalha.
As pesquisas sem dvida corroboram est afirmao, embora no em carter de exclusividade. Alguns falantes bilngues exercem a traduo com sucesso, bem como alguns tradutores que possuem vivncia de alguma das culturas em que se fala a lngua estrangeira. No entanto, os estudos tambm mostram que, nesses casos, bilinguismo ou a vivncia do tradutor esto acompanhados de uma formao que lhe permite o bom desempenho como tradutor. No devemos esquecer que o falante bilngue pode ter um domnio limitado das lnguas que fala ou pode no contar com alguns dos outros aspectos que fazem parte da chamada competncia tradutria, mencionados no ponto anterior.

Crenas sobre a traduo VI


4. S se pode traduzir da lngua estrangeira para a lngua materna, uma vez que s dominamos esta ltima.
Esta percepo, tambm bastante difundida entre os profissionais e aprendizes de traduo,merece uma anlise por partes. Em primeiro lugar, temos de lembrar que o fato de sermos falantes nativos de uma lngua no nos habilita automaticamente a traduzir para essa lngua. Reiterando conceitos anteriores, no basta ao exerccio da traduo o conhecimento lingustico. Alm disso, prudente lembrar que falantes nativos possuem diversos graus de conhecimento e proficincia de sua lngua materna, muitas vezes relacionados com sua formao escolar e sua experincia de vida. De maior relevncia, ainda, preciso relembrar que a traduo requer uma formao e uma qualificao que fornecem (sic) ao tradutor as habilidades e conhecimentos suficientes para uma boa performance. ()

Crenas sobre a traduo VII


5. O tradutor um traidor e toda traduo envolve certo grau de traio.
Antiga e famosa, legitimada por todas as pocas e culturas,esta afirmao ainda domina as conversas e comentrios sobre traduo. Ela responsvel pelo descrdito que a profisso recebe em alguns crculos e, infelizmente, continua sendo confirmada por exemplos de trabalhos improvisados ou realizados por pessoas no qualificadas. Felizmente, no entanto, a nfase que a traduo vem recebendo nas universidades e centros de estudos que desenvolvem pesquisas na rea e o interesse que a formao e qualificao dos futuros tradutores vm despertando em centros de ensino tm em muito contribudo para a contestao desse famoso adgio. Contudo, a problematizao dessa crena tem recebido suporte maior a partir das teorias que redefinem a natureza e o objetivo da traduo desenvolvidas, sobretudo, com a consolidao da disciplina Estudos da Traduo a partir dos anos 80. A ideia de traio pressupunha, dentre outras coisas, uma outra crena tambm bastante disseminada, de que se traduz num vcuo temporal e cultural,no qual uma ideia formulada numa lngua pode ser automaticamente transposta para outra lngua como se se tratasse de uma operao matemtica de equivalncias entre palavras mediada por um dicionrio.

Crenas sobre traduo VIII


Crena 5 (Continuao):
Esse pressuposto levava a acreditar que haveria uma transposio ideal e nica que seria, ento, a traduo perfeita. Como as avaliaes das tradues frequentemente diferiam ou no preenchiam os requisitos especficos de um avaliador,o resultado era rotulado de traio, imperfeio, inexatido. Teorias desenvolvidas j a partir dos anos 50 e novas teorias fundamentadas em pesquisas acadmicas recentes mostram a complexidade do processo tradutrio, que envolve aspectos da produo e recepo de textos. Assim, por exemplo, podem ser realizadas diferentes tradues de um mesmo original de acordo com os objetivos pretendidos, o pblico-alvo, a funo que se busca atribuir ao texto traduzido e outros fatores mercadolgicos ou no que participam das decises a serem tomadas na recriao de um texto numa nova lngua e cultura.

Traduo I
The book is on the table.
Uma orao simples composta por sujeito, verbo e uma espcie de complemento (predicativo do sujeito,adjunto adverbial, objeto,etc.)

O livro est na mesa ou O livro est sobre a mesa ou O livro est em cima da mesa

Traduo II
The Book is on the table.
Observe que nessa segunda orao, a palavra book est grafada com inicial maiscula. Que mudana isso acarreta a significao da frase?

Traduo III
Book com letra maiscula e acompanhado de artigo definido se refere a Bblia. Assim, ao ver the Book na frase, um leitor nativo, em geral, faria a conexo. Logo, a traduo dever ser:
A bblia est sobre a mesa ou

O Livro Sagrado est em cima da mesa.

Verso
Pacincia
(Lenine/Dudo Falco)

Mesmo quando tudo pede Um pouco mais de calma At quando o corpo pede Um pouco mais de alma A vida no para.

The Rime of the Ancient Mariner (S.T. Coleridge)


The fair breeze blew, the white foam flew,

The furrow followed free; We were the first that ever burst Into that silent sea. Down dropped the breeze, the sails dropped down, 'Twas sad as sad could be; And we did speak only to break The silence of the sea!

(Parte II, estrofes 5 e 6)

The Raven (E. Allan Poe)


Once upon a midnight dreary, while I pondered, weak

and weary, Over many a quaint and curious volume of forgotten lore While I nodded, nearly napping, suddenly there came a tapping, As of some one gently rapping, rapping at my chamber door. Tis some visiter, I muttered, tapping at my chamber door Only this and nothing more.

O Corvo
Numa meia-noite agreste, quando eu lia,

lento e triste, Vagos curiosos tomos de cincias ancestrais, E j quase adormecia, ouvi o que parecia O som de algum que batia levemente a meus umbrais. "Uma visita", eu me disse, "est batendo a meus umbrais. s isto, e nada mais."
(Trad. Fernando Pessoa) Link:http://www.elsonfroes.com.br/framepoe.htm

The Raven II
And the silken, sad, uncertain rustling of each purple

curtain Thrilled mefilled me with fantastic terrors never felt before; So that now, to still the beating of my heart, I stood repeating Tis some visiter entreating entrance at my chamber door Some late visiter entreating entrance at my chamber door; This it is and nothing more.
Link:http://www.poetryfoundation.org/poem/178713

O Corvo II
Como, a tremer frio e frouxo, cada reposteiro

roxo Me incutia, urdia estranhos terrores nunca antes tais! Mas, a mim mesmo infundindo fora, eu ia repetindo: " uma visita pedindo entrada aqui em meus umbrais; Uma visita tardia pede entrada em meus umbrais. s isto, e nada mais."

Navio Negreiro (C. Alves)


Auriverde pendo de minha terra,

Que a brisa do Brasil beija e balana, Estandarte que a luz do sol encerra E as promessas divinas da esperana... Tu que, da liberdade aps a guerra, Foste hasteado dos heris na lana Antes te houvessem roto na batalha, Que servires a um povo de mortalha!...
Link:http://culturabrasil.org/navionegreiro.htm

The Slave Ship


Green-gold pendant of my land,

That the breeze of Brazil caresses and unfurls Standard that in the light of the sun encloses Promises of divine hope... You, who in the liberty after war, Were hoisted by heroes on the lance, Rather that you had been torn in battle Than serve a people as a shrowd! ...
(Trad. DAVID BARNHART)

Link:http://www.jornaldepoesia.jor.br/calves01b.html

Soneto da Separao
De repente do riso fez-se o pranto

Silencioso e branco como a bruma E das bocas unidas fez-se a espuma E das mos espalmadas fez-se o espanto

Lady Lazarus (Sylvia Plath)


Herr God, Herr Lucifer
Beware Beware. Out of the ash

I rise with my red hair


And I eat men like air.

Tentativas para fins de ilustrao


Suddenly came the crying replacing a

smile Silent and pale as a summer haze And foamy two mouths met in a craze. Through a maze of fingers shock sticks out a mile.

Herr Deus Herr Lcifer


Devagar Devagar Das cinzas

Renaso com minha juba rubra a

balanar. E devoro homens num respirar.

Fidelidade X Liberdade
Not ut interpres sed ut orator (Ccero) V.1: No como o que interpreta,mas como o que fala.
V.2: To fiel quanto possvel,to livre quanto necessrio.
A partir de Alves (2003)

Unidades de traduo
Alves (2003) chama ateno ao fato de tradutores, muito frequentemente, se depararem com itens lexicais desconhecidos,estruturas sintticas incompreensveis, ambigudades semnticas de difcil soluo. Tais encontros causam uma modificao no ritmo sequencial do exerccio de traduzir o tradutor se v forado a voltar a passagens j traduzidas em busca de suporte para resoluo do problema ou, por vezes,opta por ir adiante e deixar a soluo para mais tarde. O fato que o processo de traduzir se faz por partes e por etapas. A rea de Estudos da Traduo chama essas partes de Unidades de Traduo.

Unidades de traduo II
No h consenso sobre o tamanho de uma UT. Alguns tericos trabalham com o nvel lexical, outros com o nvel da sentena. H ainda aqueles que defendem que as Uts dependem da coerncia textual e, por conseguinte, seriam melhor delimitadas no mbito do texto.

Unidades de traduo III


Unidade de Traduo um segmento do texto de partida, independente de tamanho e forma especficos,para o qual,em um dado momento, se dirige o foco de ateno do tradutor. Trata-se de um segmento em constante transformao que se modifica segundo as necessidades cognitivas e processuais do tradutor. A Unidade de Traduo pode ser considerada como base cognitiva e o ponto de partida para todo o trabalho processual do tradutor. Suas caractersticas individuais de delimitao e sua extrema mutabilidade contribuem fundamentalmente para que os textos de chegada tenham formas individualizadas e difenciadas. O foco de ateno e conscincia o fator direcionador e delimitador da Unidade de Traduo e atravs dele que ela se torna momentaneamente perceptvel. (Alves, 2003)

Sugesto de livros para tradutores em formao

Sugesto de livros para tradutores em formao II

Ed. Civilizao Brasileira

Sugesto de livros para tradutores em formao III

Referncia:
ALVES, F. et al. Traduzir com autonomia: estratgias para o tradutor em formao. So Paulo: Contexto, 2003.

Contato
Prof. Paulo R.S. Ramos Telefone institucional (aps s 16h): (87) 39293026 E-mail: pauloroberto.souzaramos@gmail.com

También podría gustarte