Está en la página 1de 23

Dicas Importantes

Prof. Cristiano Lopes

Fontes do direito administrativo


Norma Jurdica

Fontes organizadas

Jurisprudncia

FONTES
Fontes inorganizadas

Doutrina
Costumes e praxes administrativa

Princpios Constitucionais Expressos


CF, art. 37 - A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia.

L EGALIDADE I IMPESSOALIDADE M ORALIDADE P UBLICIDADE E FICINCIA

Princpios previstos na Administrao Pblica


A Lei n 9.784/99, art. 2, prev que a Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da: supremacia do interesse pblico sobre o interesse particular, indisponibilidade, finalidade, motivao, razoabilidade e proporcionalidade, ampla defesa e contraditrio, segurana jurdica, autotutela.

Poderes da Administrao Pblica


Poder Vinculado* Poder Discricionrio* Poder Hierrquico Poder Disciplinar Poder Regulamentar Poder de Polcia

Revogao e Anulao
A Administrao com relao aos seus atos administrativos pode : ANULAR quando ILEGAIS. REVOGAR quando INCOVENIENTES ou INOPORTUNOS ao interesse publico. EFEITOS DECORRENTES A revogao gera efeitos - EX NUNC - ou seja, a partir da sua declarao. No retroage. A anulao gera efeitos EX TUNC (retroage data de incio dos efeitos do ato).

ADMINISTRAO INDIRETA
A Administrao Indireta se constitui das entidades dotadas de personalidade jurdica prpria e compreende as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista. DESCONCENTRAO E DESCENTRALIZAO DESC NTRALIZAO a distribuio de competncias entre ntidades de uma para outra pessoa, ou seja, pressupe a existncia de duas pessoas, entre as quais se repartem as competncias. DESC NCENTRAO a distribuio de competncias entre rgos dentro da mesma pessoa jurdica, para descongestionar, desconcentrar, um volume grande de atribuies, e permitir o seu mais adequado e racional desempenho.

AUTARQUIA
CF, art. 37, XIX e XX AUTARQUIA = autogoverno ou governo prprio PJ capacidade relativa controle do estado. Descentralizada mas vinculada ao ente que a criou. Autarquia a pessoa jurdica de direito pblico, integrante da Administrao Pblica Indireta, criada por lei para desempenhar funes que, despida do carter econmico, sejam prprias e tpicas do Estado As autarquias podem ser federais, estaduais, distritais e municipais. Classificam-se: Assistenciais (SUDAM, SUDENE, INCRA), Previdencirias, profissionais, administrativas (IMETRO, BACEN), de controle.

FUNDAO PBLICA
FUNDAO: pblica e privada. Sem fins lucrativos natureza social, cultural e cientifica. Criao autorizada por lei especfica e lei complementar ir definir as reas de sua atuao - CF/88, art. 37, XIX, com redao da EC n 19, de 04.06.1998; pessoa jurdica de direito pblico; O seu pessoal ocupante de cargo pblico (estatutrio), no entanto, aps a Emenda Constitucional n 19/98, poder admitir pessoal no regime de emprego pblico; Regime tributrio - imunidade de impostos no que se refere ao patrimnio, renda e servios relacionados a suas finalidades essenciais (CF/88, art. 150, VI, "a", e 2).

EMPRESA PBLICA
Empresas Pblicas "so pessoas jurdicas de direito privado, integrantes da Administrao Indireta do Estado, criadas por autorizao legal, sob qualquer forma jurdica adequada a sua natureza para que o Governo exera atividades gerais de carter econmico ou, em certas situaes, execute prestao de servios pblicos. Ex.: Casa da Moeda, BNDS, SERPRO, Caixa Econmica Federal, etc. O seu regime tributrio o mesmo das empresas privadas (CF/88, art. 173, 1, II, e 2); Explora predominantemente atividade econmica (art. 173, CF/88) ; embora tambm possa prestar servios pblicos (CF/88, art. 175).

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA


Sociedade de Economia Mista: "so pessoas jurdicas de direito privado, integrantes da Administrao Indireta do Estado criadas por autorizao legal, sob a forma de sociedades annimas, cujo controle acionrio pertena ao Poder Pblico, tendo por objetivo, como regra, a explorao de atividades gerais de carter econmico e, em algumas ocasies, a prestao de servios pblicos". No esto sujeitas a falncia - mas os seus bens so penhorveis executveis, e a pessoa jurdica que a controla responde, subsidiariamente, pelas suas obrigaes (Lei 6404/76, das sociedades annimas, art. 242).

EMPRESA PBLICA

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA

FORMA DE ORGANIZAO SOCIETRIO

Qualquer forma Somente S. A. admitida em direito Pblico e privado justia estadual

COMPOSIO DO Somente pblico CAPITAL FORO JUDICIAL Justia federal

REQUISITOS
FATO ADMINISTRATIVO Qualquer forma de conduta, comissiva ou omissiva, legal ou ilegal, singular ou coletiva, atribuda ao Poder Pblico. DANO No h responsabilidade civil sem dano (Patrimonial Moral). NEXO DE CAUSALIDADE Relao entre o fato administrativo e o dano. Ao lesado cabe apenas demonstrar que o prejuzo sofrido se originou da conduta estatal. ATENO: INVERSO DO NUS DA PROVA

LEI 8.112, de 11 de dezembro de 1990 Dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais. Captulo IV Das Responsabilidades Art. 121. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. Art. 122. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuzo ao errio ou a terceiros. 1. A indenizao de prejuzo dolosamente causado ao errio somente ser liquidada na forma prevista no art. 46, na falta de outros bens que assegurem a execuo do dbito pela via judicial.

2. Tratando-se de dano causado a terceiros, responder o servidor perante a Fazenda Pblica, em ao regressiva. 3. A obrigao de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles ser executada, at o limite do valor da herana recebida. Art. 123. A responsabilidade penal abrange os crimes e contravenes imputadas ao servidor, nessa qualidade. Art. 124. A responsabilidade civil-administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou funo. Art. 125. As sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se, sendo independentes entre si. Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria.

TRATAMENTO DADO PELA CF


CF/88, art. 37, 6 - As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa.

MODALIDADES DE LICITAO
Modalidade de licitao a forma especfica de conduzir o procedimento licitatrio, a partir de critrios definidos em lei.

O valor estimado para contratao o principal fator para escolha da modalidade de licitao, exceto quando se trata de prego, que no est limitado a valores. Alm do leilo e do concurso, as demais modalidades de licitao admitidas so exclusivamente as seguintes:

CONCORRNCIA
Modalidade da qual podem participar quaisquer interessados que na fase de habilitao preliminar comprovem possuir requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo do objeto da licitao. Compreende as seguintes fases: 1. Edital Divulgao, fixa requisitos, define objetivos e condies bsicas. 2. Habilitao abertura dos envelopes contendo a documentao relativa habilitao dos concorrentes, e sua apreciao 3. Classificao Julga as propostas. 4. Homologao Concordncia da autoridade competente. 5. Adjudicao Atribui ao vencedor o objeto da licitao.

TOMADA DE PREOS
Modalidade realizada entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. Procedimento igual da concorrncia. Prazo mnimo: 1. 15 dias menor preo 2. 30 dias melhor tcnica e preo

CONVITE
O convite a modalidade de licitao mais simples. A Administrao escolhe quem quer convidar, entre os possveis interessados, cadastrados ou no. A divulgao deve ser feita mediante afixao de cpia do convite em quadro de avisos do rgo ou entidade, localizado em lugar de ampla divulgao. No convite para que a contratao seja possvel, so necessrias pelo menos trs propostas vlidas, isto , que atendam a todas as exigncias do ato convocatrio. No suficiente a obteno de trs propostas. preciso que as trs sejam vlidas. Caso isso no ocorra, a Administrao deve repetir o convite e convidar mais um interessado, enquanto existirem cadastrados no convidados nas ltimas licitaes, ressalvadas as hipteses de limitao de mercado ou manifesto desinteresse dos convidados, circunstncias estas que devem ser justificadas no processo de licitao.

PREGO
a modalidade licitao em que disputa pelo fornecimento de bens e servios comuns feita em sesso pblica. Viabiliza a reduo de despeas. Os licitantes apresentam suas propostas de preo por escrito e por lances verbais, independentemente do valor estimado da contratao. Ao contrrio do que ocorre em outras modalidades, no Prego a escolha da proposta feita antes da anlise da documentao, razo maior de sua celeridade. O prego modalidade alternativa ao convite, tomada de preos e concorrncia para contratao de bens e servios comuns. No obrigatria, mas deve ser prioritria e aplicvel a qualquer valor estimado de contratao.

LEILO
Conceito: a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para venda de bens mveis, semoventes e em, casos especiais imveis pela administrao pblica, ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, a quem oferecer maior lance igual ou superior ao da avaliao.

Obrigado!
prof.cristianolopes@gmail.com

También podría gustarte