Está en la página 1de 11

O CICLO HIDROLGICO

A gua na hidrosfera se encontra em seus trs estados fsicos bsicos: slido, lquido e gasoso. O segundo estado o que tem maior interesse para a hidrogeologia, uma vez que na fase lquida que a gua se acumula no interior da Terra, alm de constituir os principais cursos superficiais.

O ciclo da gua na terra, ou ciclo hidrolgico, a contnua circulao da gua em nosso planeta. No tem incio nem fim, mas comum se comear sua descrio com as guas do oceano, uma vez que cobrem cerca de trs quartos da superfcie terrestre.

A irradiao solar evapora a gua do oceano para a atmosfera. O vapor de gua sobe e junta-se para formar as nuvens. Sob certas condies, a umidade das nuvens se condensa e cai sobre a Terra sob vrias formas de precipitao: chuva, granizo ou neve. Os hidrlogos e outros chamam-na de gua de origem meterica.

A precipitao sobre a superfcie da Terra a origem de todos os nossos suprimentos de gua potvel. Dela depende a reposio da quantidade que retirada dos lagos e outros cursos superficiais para os numerosos usos do homem.
Uma parte da precipitao, depois de molhar a folhagem e o solo, escorre sobre a superfcie em direo aos cursos de gua. Outra parte se impregna no solo. Grande parte da gua que penetra no solo retida na zona das razes das plantas, retornando eventualmente superfcie, pelos vegetais ou pela capilaridade do solo. Parte, porm, se infiltra abaixo da zona das razes, continuando a mover-se para baixo, at alcanar os reservatrios de gua subterrnea.

Ao juntar-se massa da gua subterrnea, a gua infiltrada move-se atravs dos poros da matria do subsolo podendo, eventualmente, reaparecer na superfcie em diferentes locais dependendo de diversos fatores que gerenciam os fluxos subterrneos e suas interaes com a superfcie topogrfica e as guas superficiais.

Os cursos, carreando as guas de escoamento superficial e as descargas naturais da gua subterrnea, eventualmente as fazem retornar ao oceano.
A relevncia dessas guas para o ciclo hidrolgico tem sido objeto de discusso na comunidade geolgica. Essas guas primrias tm um alto teor de substncias dissolvidas e os volumes que, efetivamente, chegam superfcie tm sido considerados como pouco significantes para o ciclo hidrolgico.

Manu coloca o vdeo aqui

O ciclo hidrolgico , pois, o sistema pelo qual a natureza faz a gua circular dos oceanos para a atmosfera e retornar, superficial e subterraneamente, aos oceanos.

De uma maneira geral, o ciclo hidrolgico pode ser dividido em trs setores distintos.

O sistema hidrometeorolgico est relacionado com a poro area do ciclo, envolvendo o processo de evaporao, evapotranspirao e precipitao.

O sistema hidrogrfico cobre os aspectos superficiais do ciclo, envolvendo os diversos cursos de guas que se direcionam aos oceanos.

GUAS SUPERFICIAIS
Como foi mostrado na discusso do ciclo hidrolgico, existe uma interao bastante importante entre os recursos hdricos superficiais e as guas subterrneas. De uma maneira geral, a parte superficial do ciclo hidrolgico formada pelos oceanos e mares, rios, lagos, pntanos e outros reservatrios.

A quantidade de gua que se acumular nesses elementos ser funo de uma srie de fatores, como clima, taxa de evaporao, ndice pluviomtrico local, interao com outros elementos do ciclo, etc.

Nas regies costeiras do mundo, as interaes das guas do mar com as guas subterrneas tem representado um problema bastante srio para o abastecimento populacional.

So bastante comuns as cunhas de gua salgada que interagem com os aqferos contaminando-os e exigindo um controle muito rgido na alocao de poos e nas relaes espaciais entre poos e/ou redes de poos.

Outro elemento de importncia na hidrologia superficial a rede de drenagem que, gradual e continuamente, se dirige para os oceanos e mares.

Contaminao das guas guas Superficiais

guas Subterrneas Possui organismos patognicos ou substncias txicas e/ou radioativas em teores prejudiciais sade do homem.

gua Contaminada

gua Poluda

Depende da utilizao da gua, pode estar poluda para um determinado fim e para outro no EX:

Piscicultura

Temperatura muito alta, poluda para determinada espcie de peixe.

Principais Fontes Poluidoras Fontes Pontuais Quando a fonte est concentrada numa determinada superfcie ou ponto. Ex.: um poo tubular

Fonte Difusa

Quando a fonte de contaminao se estende por uma grande superfcie, como o caso de reas urbanas ou de irrigao.

Fossas spticas
Fertilizantes agrcolas

guas residuais e esgotos domsticos


Lodos de estaes de tratamento

Aterros Sanitrios

Lixes Urbanos

Chorume e suas conseqncias

Lixo do Aur caracterizado por um amontoado de lixo a cu aberto sem qualquer preocupao sanitria. (situao em 1997).

Aterro Sanitrio do Aur, com as plantas de bioremediao. (situao em 2001).

También podría gustarte