Está en la página 1de 29

Caio Marcilio de Almeida Gabriela da Silva Ferro Lusa Mouro Coelho Maurcio Reinaldo Gouva Murilo Dias Correa

Renata Pacheco de Lima

Contexto de liderana

Liderana definida como uma virtude ou qualidade singular e inata, que torna algumas pessoas diferentes, porque tem a soluo mgica para influenciar outras.
Lder sinnimo de grande pessoa.

A liderana no apenas um atributo da pessoa, mas uma combinao de quatro variveis:


As caractersticas do lder; As caractersticas dos liderados; As caractersticas da misso ou tarefa a ser realizada; A conjuntura social, econmica e poltica.
CARACTERSTICAS PESSOAIS DOS LIDERADOS Motivaes, necessidades, competncias Contedo moral, calculista ou alienatrio CARACTERSTICA S DA TAREFA OU MISSO Motivaes, competncias, estilo CARACTERSTICA S PESSOAIS DO LDER

(1) (2) (3) (4)

LIDERANA
Cultura organizacional e social CONTEXTO ORGANIZACIONAL E SOCIAL DA LIDERANA

Caractersticas pessoais do lder

A liderana uma funo, papel, tarefa ou responsabilidade que qualquer pessoa precisa desempenhar quando responsvel pelo desempenho de um grupo.
Algumas pessoas tem mais habilidade que outras no papel de lder e algumas so mais motivadas que outras para desempenh-lo. Pode ser que as duas caractersticas sejam interdependentes: as pessoa mais motivadas, provavelmente, so tambm as mais hbeis. Outro elemento importante no comportamento do lder a maneira como se relaciona com sua equipe.

Caractersticas pessoais dos liderados

Segundo Petracca:

Lderes so os que, em grupo, ocupam uma

posio de poder que tem condies de influenciar, de forma determinante, todas as decises de carter estratgico. O poder exercido ativamente e encontra legitimao na correspondncia com as expectativas do grupo.

Os liderados so colaboradores de quem exerce a liderana. Sem liderados, no h liderana, nem misso.

Caractersticas pessoais dos liderados

Motivaes:
A ligao inseparvel entre o lder e as motivaes dos liderados permite afirmar que toda liderana transacional sempre h um processo de troca entre o lder e os liderados. Distinguem-se dois tipos de liderados/tipos de motivaes: Liderados fiis: se deixam seduzir pela misso que o lder prope, por sua imagem, pela instituio que representa ou por outros fatores de natureza simblica, emocional ou moral. Carismtica o adjetivo que caracteriza a liderana associada ao liderado do tipo fiel. Liderados mercenrios: o lder representa o mecanismo para a obteno de recompensas psicolgicas ou materiais (ou ambas). Transacional o adjetivo que define a liderana associada ao liderado do tipo mercenrio.

1)

2)

Caractersticas pessoais dos liderados

Competncias dos liderados:


Varia de forma proporcionalmente inversa liderana:

Mais competncia dos seguidores, menos necessidade de interveno do lder. Menos competncia dos seguidores, mais necessrio se torna o lder.

Substituio da liderana:

A competncia e a organizao do grupo podem substituir a liderana. O lder pode criar essas condies e tornar-se dispensvel.

Caractersticas da tarefa, ou misso

O que liga o lder aos seguidores a existncia de uma tarefa ou misso. As misses que o lder prope ao grupo podem ser classificadas em dois tipos: Misso moral: A misso que apresenta um desafio ou problema para o grupo resolver tem contedo moral. Lderes que desejam enfatizar o contedo moral de sua tarefa, usam palavras como misso, viso, compromisso e comprometimento. A recompensa que o liderado recebe nada mais do que a realizao da misso.

1.

2.

Misso calculista: O lder que promete uma recompensa (que pode ser psicolgica ou material) em troca da obedincia dos seguidores transacional. O lder transacional estabelece metas e oferece incentivos para sua realizao. Tanto o gerente quanto o funcionrio, enxergam o trabalho como um sistema de trocas entre contribuies e recompensas.

A Pessoa do Lder

Quais comportamentos, traos de personalidade, habilidades, atitudes e outras caractersticas pessoais so determinantes da figura humana do lder?

Traos de Personalidade

Atravs de biografias e incidentes crticos (situaes em que algum desempenhou um papel de liderana) estudada a personalidade dos lderes.
Sabe-se que os lderes tem determinados traos, mas as pessoas que tem determinados traos no se tornam necessariamente lderes. No se conseguiu demonstrar um conjunto de traos de personalidade comum a todos. Alguns dos traos comuns: iniciativa nas relaes pessoais e senso de identidade pessoal.

Motivaes do Lder

Algumas pessoas so lderes no por causa de suas habilidades, mas porque gostam de liderar. A pessoa que busca satisfazer essa necessidade realiza aes especficas como: conseguir adeptos, candidatar-se a algum cargo eletivo, fazer propostas de grupo, etc. A necessidade de poder desconsidera a recompensa material o que importa o que a pessoa consegue fazer com o poder.

Necessidade do poder 2 manifestaes: 1- busca pela satisfao pessoal atravs da influncia sobre o comportamento alheio. 2 a pessoa d nfase ao poder social ou institucional e busca a satisfao de metas coletivas.

Habilidades

Mintzberg enxerga a liderana no como habilidade singular, mas como complexo de tarefa e habilidades.
O estudo das habilidades torna a liderana uma competncia acessvel por meio da educao, treinamento e experincia. Escolas e desenvolvimento: partidos polticos, sindicatos, centros acadmicos... A comunicao o alicerce da liderana, uma vez que o requisito bsico para um lder a capacidade de persuadir, inspirar ou motivar seus seguidores. O lder tem que transformar ideias em mensagens convincentes.

Estilos de Liderana

Dois so os estilos de usar a autoridade:

1)Autocrtico: Poder de deciso centralizado no lder. Pode-se transformar em autoritarismo. 2) Democrtico: Poder de deciso influenciado pelos integrantes do grupo.

Modelo de liderana de Tannenbaum e Schmidt.

Focaliza o trabalho do subordinado ou grupo, enfatizando o cumprimento de prazos, os padres de qualidade e a economia de custos;
Insiste na necessidade de cumprir metas, e superar a concorrncia ou o desempenho passado; Esclarece as responsabilidades individuais e designa tarefas para pessoas especficas.

Focaliza o prprio funcionrio ou grupo, enfatizando as relaes humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe;
Ouve e presta ateno; amigvel; Apoia os funcionrios.

Orientao para PESSOAS

Democracia

Orientao para tarefas

Democracia

Autocracia Autocracia

Estilo Tarefa
Comportamentos Eficazes
De forma geral, o estilo tarefa tem efeito positivo sobre o desempenho da tarefa. Dirigir a tarefa e manter o distanciamento social so comportamentos associados eficcia do lder

Estilo Pessoas
De forma geral, o estilo pessoas tem impacto positivo sobre a satisfao das pessoas. Reforas o esprito de equipe um comportamento especfico associado eficcia do lder.

Comportamentos Ineficazes

O comportamento autocrtico, que restringe a autonomia do subordinado, resulta na ineficcia do lder.

A permissividade ou a demagogia diminui a satisfao e a produtividade.

At aqui modelos que analisam o comportamento do lder em relao aos liderados:


Orientao da autoridade (democraciaautocracia); Recompensas oferecidas aos seguidores; Estilo motivacional do lder.

Estudos no sculo XXI focam no estilo motivacional do Lder.

LIDERANA CARISMTICA OU TRANSFORMADORA

LIDERANA TRANSACIONAL

Lder inspirador
Lder transformador Lder revolucionrio Agente de mudanas Lder renovador

Lder negociador
Liderana baseada na promessa de recompensa Liderana manipulativa

Carisma significa dom divino (do grego khrisma, atos, graa, benefcios ou do latim charsma, tis, dom da natureza, graa divina); Ramo importante do enfoque comportamental de hoje; O carisma foca muito nas emoes; O excesso de carisma pode implicar em duas situaes: antipatia e/ou falta de respeito dos liderados; O carisma apropriado quando a tarefa dos liderados acrescenta um componente ideolgico; Ambiente envolvido em certo grau de incerteza ou tenso.
Em funo disso sugere: santos, heris, etc. Mas uma caracterstica humana e bem distribuda.

Segundo Massie:
qualquer que seja o qualificativo, o lider desse tipo algum que leva os seguidores a transcenderem seus prprios interesses e trabalhar excepcionalmente para a concretizao da misso, meta ou causa. [...] os lderes carismticos afetam profundamente seus seguidores porque os encorajam e inspiram, para que eles vejam os problemas de maneira diferente, deem o mximo de si e apresentem novas ideias.

Segundo Ronald Deluga:


O carisma apela s emoes dos seguidores e estimula sua identificao com o lder. O carisma a condio mais importante, mas no a nica. Para que surja um lder transformador.

Oposto ao lder carismtico; Apela aos interesses dos liderados:

Um contrato social implcito; Amitai Etzioni classificou as empresas como o prottipo das organizaes manipulativas; Proporcionalidade inversa entre as recompensas materiais e psicolgicas.

Promessa de recompensas ou ameaas para garantir o cumprimento das metas. Recompensas de acordo com o interesse: Promoo, aumento salarial, autonomia e liberdade, dispensa, atendimento a solicitaes, entre outros.

No h um padro de liderana especfico a ser seguido; As necessidades das pessoas mudam bem como a base motivacional que impulsionar o resultado; O ideal que o lder saiba fazer uma leitura de sua equipe, do contexto histrico-social, dos objetivos, do clima, entre outros tantos fatores.

También podría gustarte