Está en la página 1de 29

O ENSINO DE QUÍMICA COM AS

NOVAS TECNOLOGIAS
Cristina Marques Licenciatura em Química – 5º semestre Coordenação: Marcus Bandeira, Adriana Vale e Allison Gonçalves

TICS

TIC, abreviação de "Tecnologia da Informação e
Comunicação“, tecnológicos é um conjunto por de recursos a

caracterizados

agilizar

comunicação por meio da digitalização e da comunicação em redes, ou seja, são tecnologias

usadas para captar, distribuir e compartilhar
informações.

mediação e expressão de sentidos. com a finalidade de fortalecer desde a educação básica às pesquisas científicas. . passando pelo ensino à distância (EAD). propiciados pelos fluxos de informação e diversidade de recursos disponíveis. para ampliar ou renovar o ensino tradicional visando à produção de conhecimento.TICS NA EDUCAÇÃO  Na área da educação pode-se usufruir das TICs. levando-se em conta que os meios informáticos oferecem acessos a múltiplas possibilidades de interação.

codificando os conteúdos. programa multimídia e internet. conforme a sua realidade. . permitem um trabalho em equipe. incluindo as mídias mais tradicionais. das redes de computadores. de revistas. veicular e reproduzir a informação As tecnologias de comunicação são as formas de difundir informação. As tecnologias colaborativas facilitam as interações entre pessoas e o mundo. vídeo interativo.As tecnologias de informação são as formas de gerar. da televisão. armazenar. do rádio. etc. TECNOLOGIAS A tecnologia interativa é a elaboração concomitante por parte do emissor e do receptor. As tecnologias interativas se dão através da televisão a cabo. e com as diferentes linguagens proporcionam tipos diferentes de aprendizagens. de livros. do vídeo.

Permite formular hipóteses.    Amplia o volume de informações. Proporciona a interdisciplinaridade. .VANTAGENS   Impulsiona o uso de diversas ferramentas. Diversifica as metodologias de ensino-aprendizagem. que utilizam materiais perigosos e em condições impossíveis de conseguir. analisar resultados e reformular conceitos. testá-las.  É capaz de simular experiências que na realidade são rápidas ou lentas demais.

DESVANTAGENS  Escassez de software de elevada qualidade técnica e pedagógica. Desinteresse dos alunos porque recebem “tudo pronto”.  Falta de formação dos professores para o uso das tecnologias. .   Escassez de tempo dos professores.

As TICs no processo ensino-aprendizagem da Química.   fomentar a aprendizagem e despertar o interesse pela disciplina. pode:  possibilitar a contextualização do conteúdo. que ainda continua sendo vista como repleta de fórmulas e de difícil compreensão. .TICS NA QUÍMICA A química apesar de ser uma ciência eminentemente experimental. também tem um lado muito visual.

.ALUNOS Nasceram e cresceram na era digital. Para estes jovens é prioritário comunicar. em qualquer momento e onde quer que se encontrem.

.ouvir. ver. sobretudo se implicar em receber .ALUNO Não se dedicam a uma só atividade de cada vez. observar. Dificilmente conseguem se concentrar durante muito tempo numa atividade. mas a várias.

O PROFESSOR .

O PROFESSOR O professor deverá ser ao mesmo tempo professor e aprendiz. auxiliando a síntese e a reflexão. deve animar o processo de seleção e organização da informação. fomentando a análise e o espírito crítico. despertando-lhes a curiosidade. mas tornar os seus alunos capazes de navegarem no meio desse mar de dados. O professor na sociedade da informação já não deve pretender transmitir os dados. estimulando-os a construírem o seu próprio conhecimento. . em suma.

exposição. experimentação. investigação.PROFESSOR  Para a total compreensão de um conteúdo o professor deve apostar em abordagens e em metodologias tão diferentes quanto possível: narração. . etc. o professor consegue atingir e sensibilizar um maior número de alunos. Desta forma. simulação. devido aos vários ritmos de aprendizagem dos alunos.

Exemplos de uso das tecnologias .

Criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas. tendo como filosofia uma abordagem social construtivista da educação. . em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem.MOODLE  Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on- line. a plataforma está em desenvolvimento constante.

REDES SOCIAIS .

FÓRUNS .

SITES .

como em mapas. jornalismo e manuais técnicos. Esses gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica. . desenho e texto. educativos ou científicos. Pode utilizar a combinação de fotografia.INFOGRÁFICOS Infográficos são representações visuais de  informação.

.

VIDEOS .

SIMULAÇÃO: .

SIMULAÇÃO: BALANCEAMENTO QUÍMICO Objetivos de Aprendizagem  Balancear uma equação química.  Descrever a diferença entre os coeficientes e os índices em uma equação química. . que o número de átomos de cada  Reconhecer elemento é conservado em uma reação química.  Traduzir representações da matéria simbólicas para moleculares.

IMAGENS .

ANIMAÇÕES .

BLOGS .

PROGRAMAS .

LABORATÓRIOS VIRTUAIS .

JOGOS .

pdf>..   Acesso em: 10 de abril de 2013.     Disponível em: http://www. MORAIS. PAIVA. R. C.php?id=637>.com.pt/carla/A%20simulacao%20digital%20.colorado. C da.xveneq2010. 2012.php?cwd=curriculum/09Publicacoes/. Acesso em: 15 de abril de 2013.htm. vol. Acesso em: 10 de abril de 2013.unb.pdf>. São Paulo.emultimedia. Tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de química. C.. .com. nº 6. Disponível em: http://www.edu/pt_BR/simulation/balancing-chemical-equations>. Acesso em: 10 de abril de 2013.com/H2O.com. Acesso em: 14 de abril de 2013.pt.moodlemais.profjoaoneto.edu/pt_BR/simulation/balancing-chemical-equations>. 21.br/simulacoes/quimica/sim_qui_showatomico. Disponível em: <www. Disponível em: <http://phet. R. SILVA FILHO.. Disponível em: <http://phet.    ANIMAÇÃO. Disponível em: <www. J. Acesso em: 14 de abril de 2013. J. SANTOS. PHeT. Uso de softwares no Ensino de Química. Disponível em: <http://www. J.br/mod/resource/view. SANTOS.php?id=637 Acesso em: 15 de abril de 2013. NETO. novembro-dezembro de 1998. F. Disponível em: <http://www.moodlemais. E. M.br/mod/resource/view. C. AZEVEDO.html>. Niterói: IFAM.br>.. Acesso em: 15 de abril de 2013. Recursos digitais de Química no ensino básico: uma experiência com entusiasmos e constrangimentos. PAIVA. UNIVERSIDADE DO COLORADO. As tecnologias interativas no ensino. Estereoscopia Digital no Ensino de Química. Disponível em: <www. V.f>. Disponível em: <www.fe. WARTHA. D. Softwares educativos livres para o Ensino de Química: Análise e Categorização.jcpaiva.com.johnkyrk. J.colorado.. O.REFERENCIAS    FERREIRA.net/getfile.labvirtq. M.usp.br/resumos/R0981-1. O.. Química Nova na escola.