Está en la página 1de 28

Psicodinmica do Trabalho

Admardo B. Gomes Jnior Doutorando em Educao (UFMG) e Ergologia (Universit de Provence) Mestre em Psicologia Social e do Trabalho (Fafich-UFMG)

A Psicodinmica do trabalho
Desenvolve-se na Frana, nos anos 90, desenvolvida por Christophe Dejours. Estuda as relaes dinmicas entre a organizao do trabalho e os processos de subjetivao. Analisa a dinmica nos contextos de trabalho das foras, visveis e invisveis, objetivas e subjetivas, psquicas, sociais, polticas e econmicas que atuam como operadores de sade e/ou de patologias.

A psicodinmica do trabalho
Estuda:
as vivncias de prazer-sofrimento as estratgias de ao para mediar as contradies do trabalho os investimentos da inteligncia prtica, da personalidade e da cooperao As caracterstica contraditrias do sofrimento

O trabalho no causa sofrimento, o prprio sofrimento que produz o trabalho


Dejours em A loucura do trabalho

O que explorado pela organizao do trabalho no o sofrimento, em si mesmo, mas, principalmente, as estratgias de mediao utilizadas contra esse sofrimento
Ana Magnlia Mendes

As antigas prticas de gesto atingiam muito mais o corpo enquanto as atuais atingem mais o psiquismo. (Dejours,1992)

No trabalho clssico os trabalhadores deveriam contribuir com sua fora de trabalho que era basicamente corporal;

hoje, em muitos setores este trabalho exercido pelas mquinas, e o trabalho exige cada vez mais a dimenso mental.

A centralidade do trabalho como operador da sade


O trabalho nunca neutro em relao sade, podendo tanto ser fonte de doena e de infelicidade, como operador de sade e de prazer.

A sade mental
O sofrimento psquico atribudo ao choque entre histria do Sujeito com seus desejos, esperanas e projetos individuais e a organizao do trabalho que ignora esta histria. (Dejours,1992)

O sofrimento criativo
Quando o sujeito elabora solues originais favorveis simultaneamente produo e sade. Acontece quando o sofrimento adquire um sentido positivo para o sujeito, em que ele, pela expresso de sua criatividade, se experimenta e se transforma.

Sofrimento Patognico
Onde as solues so desfavorveis sade e consequentemente produo. Acontece quando a concepo do trabalho separada de sua execuo, extirpando a capacidade criativa do sujeito.

Entre a organizao do trabalho e o funcionamento psquico esto as estratgias defensivas


Estratgias coletivas: elaboradas pelo conjunto dos trabalhadores como forma de conter ou ocultar uma ansiedade gerada por perigos e riscos reais.

Muitas vezes os EPIs so vivenciados pelos trabalhadores como aquilo que os lembra do risco a que esto expostos e que eles gostariam de esquecer, pois gera ansiedade.

No usar estes equipamentos pode ser uma estratgia para lidar com esta ansiedade.

Defesas individuais: como respostas s presses organizacionais e tarefas que retiram do trabalhador sua atividade intelectual.

Reinterpretam as prescries do trabalho.


Este movimento a retomada de sua atividade intelectual. Na falta dessas sadas, o corpo que marcar seu limite produzindo uma doena.

As defesas
Cinismo Dissimulao Hiperatividade Desesperana de ser reconhecido Desprezo Danos aos subordinados Negao do risco inerente ao trabalho Distoro da comunicao So especficas das diferentes categorias de trabalho e por isso no so generalizadas Mendes, 2007.

A transformao das defesas em patologias sociais


Da sobrecarga:
- leses de hipersolicitao (Ler/Dort e problemas psicossomticos). - de origem social e est na organizao do trabalho. - Est ligada ideologia da excelncia e do desempenho. - Tem origens na disciplina da fome e na centralidade do trabalho.

A transformao das defesas em patologias sociais


Da servido voluntria:
- relaciona-se ps-modernidade e ao projeto neoliberal. - uma submisso sem protestos, consentida. - se pauta no conformismo, na adaptao, na integrao como meio de eficcia. - banalizao e naturalizaodo sofrimento, das injustias e do mal, como modo de garantir a produtividade da organizao do trabalho.

A transformao das defesas em patologias sociais


Da violncia: - Prtica agressivas contra si mesmo, contra os outros e contra o patrimnio. Ex.:Vandalismo, sabotagem, Assdio moral e o suicdio. - Ocorre quando as relaes subjetivas com o trabalho so degradadas , o trabalho perde o sentido e o sofrimento no trabalho interfere de modo imperioso na vida familiar e social.

O papel do know-how
A atividade intelectual funciona como um amortecedor do choque entre o indivduo e a organizao do trabalho. Ela a parcela de autonomia em um trabalho heterogerido.

Relao identidade/trabalho
O sentimento de vergonha de ser robotizado, de no ter mais imaginao ou inteligncia, de estar despersonalizado, decorre da exigncia de se realizar uma tarefa desinteressante, faz nascer uma imagem de indignidade, de falta de significao, de frustrao pessoal que formam uma auto-imagem miservel.(Dejours)

O trabalhador se sente honrado se a tarefa a desempenhar complexa, admirada pelos outros, se exige um know how, responsabilidade e riscos.

Realizar uma tarefa sem investimento afetivo exige a produo de um esforo e de uma vontade extra, que alimenta o cansao e a vivncia depressiva.

Sobre as presses temporais


O tempo morto, aquele que visto como improdutivo, na realidade uma etapa do trabalho durante a qual agem operaes de regulagem do binmio homem-trabalho, destinadas a assegurar a continuidade da tarefa e a proteo da vida mental do trabalhador. (Dejours, 1992).

Sobre o controle
O problema no a existncia de regras e limitaes, mas a impossibilidade de negocilas, de modific-las e reconstru-las. (Sato, 2002)

O problema o controle pela lgica puramente econmica que procura no ver o mundo vivido do trabalhador.

A doena da idealizao ou burn out


a doena do custo elevado do sucesso
Freudenberger (1987).

Decorre da luta constante que mantemos para satisfazer os ideais de excelncia que caracterizam nossa sociedade e que certas empresas encarnam com particular acuidade. Aubert (1993). Manter esta imagem idealizada pode levar o sujeito exausto psquica.

Os impactos das reconfiguraes do capitalismo sobre o trabalho


Intensificao do ritmo do trabalho. Exigncias redobradas de produtividade e qualidade. Prolongamento de jornadas de trabalho. Reduo do quadro de pessoal. Rebaixamento salarial. Informatizao intensa.

A ordem a reduo de custos atravs da introduo de novas tecnologias, das demisses, da estagializao e da terceirizao que tm gerado um clima de insegurana e precariedade do trabalho.

Novas formas de organizao do trabalho


Contradio de objetivos, de regras e dos controles. Ameaa de perda do emprego. Desestabilizao do coletivo de trabalho. Avaliao de desempenho individualizada e as exigncias coletivas. Sofrimento articulado existncia, como reao e resistncia.

A ressignificao do sofrimento
Busca pelo prazer Busca de estabilidade scio psquica Expresso da subjetividade de modo autntico Inteligncia prtica Cooperao Identidade, realizao, reconhecimento e liberdade.

También podría gustarte