Está en la página 1de 18

O QUE ADMINISTRAO?

Vamos pensar!
O que Administrar? Ex. Um mdico pode administrar um hospital? Preciso ser formado em Administrao para ser um Administrador? A formao significa que serei bem sucedido?

Vamos pensar!
Vamos pensar nesses exemplos!

Vamos pensar!
Formao slida ou senso prtico o que mais importante?

FORMAO E SENSO PRTICO CONSTITUEM UMA VIA DE MO DUPLA! Nunca menospreze a experincia de uma pessoa por ela no ter formao superior!

A Profisso Administrador
O Administrador possui reas de atuao legitimadas por leis e regulamentos!

Campos de atuao

Campos de atuao

Campos de atuao

Campos de atuao

Campos de atuao

Fiscalizao da profisso
Os Conselhos Federal e Regionais de Administrao so os rgo que tem por objetivo regulamentar e fiscalizar a atuao profissional do Administrador Juramento do Administrador:

Conceito de Administrao
Administrao o processo de tomar decises sobre objetivos e utilizao de recursos. As funes que envolvem o processo de administrar so:

planejamento

organizao

Execuo ou direo

Controle

Com o passar do tempo surgiu a funo

Liderana

Conceitos importantes
Alguns conceitos so muito importantes para a administrao! So eles: - Organizao: sistema de recursos com a finalidade de realizar um objetivo As organizaes tem uma dimenso muito importante na sociedade. Ela meio de subsistncia para a maior parte das pessoas. A administrao um conjunto de ferramentas que auxiliar a organizao a utilizar seus recursos de forma a atingir seus objetivos.

Conceito importantes
Alguns conceitos so muito importantes para a administrao! So eles: - Eficincia: uso produtivo dos prprios recursos, foco no processo Quanto maior a produtividade e a economia, maior a eficincia de uma organizao - Eficcia: alcance dos objetivos, foco no resultado Quanto mais a organizao consegue atingir os objetivos propostos, mais eficaz ela

Teorias da Administrao
O que uma teoria? Teoria uma representao do que se percebe como realidade um conjunto de afirmaes ou regras para compreender uma parte da realidade O que Teoria Geral da Administrao? um conjunto de teorias, conhecimentos produzidos para compreender melhor a organizao e o processo de administrar Algumas vezes as teorias tem por objetivo apenas compreender a realidade, outras de propor tcnicas para solucionar problemas comuns na organizao

Teorias da Administrao
Teoria Geral da Administrao (TGA) As teorias possuem enfoques, uma forma de interpretar a realidade. Ao estudar as teorias comum a utilizao do termo escolas, que diz respeito a uma linha de pensamento, ou conjunto de teorias que compartilham entre si algumas ideias centrais (ex. escola clssica, escola comportamental...) Ao estudar essas teorias, devemos perceber que no h, necessariamente, uma ideia melhor que a outra. Cada teoria tem vantagens e limitaes e representam o contexto da poca em que foram desenvolvidas.

Teorias da Administrao

Teoria Geral da Administrao (TGA)

Em alguns momentos, certas teorias ou tcnicas tiveram destaque e se tornaram paradigmas, isto , serviram como referncia e foram tidas como mais apropriadas em determinadas pocas. Esse paradigmas mudam com o tempo, acompanhando as mudanas na sociedade e no comportamento das pessoas.

Para a prxima aula!


Leitura para a prxima aula!

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administrao: da revoluo urbana revoluo digital. So Paulo: Atlas, 2009. (Captulo 3 Da Revoluo Urbana Revoluo Industrial)

También podría gustarte