Está en la página 1de 21

Sistema Nervoso Consideraes Anatomoclnicas Tronco Enceflico

ACD. MEDICINA THARLES MLLER

ANATOMIA MACROSCPICA DO TRANCO ENCEFLICO


0 tronco enceflico interpe-se entre a medula e o diencfalo, situando-se ventralmente ao cerebelo. O tronco enceflico se divide em: bulbo. Situado caudalmente; mesencfalo, situado cranialmente; e ponte, situada entre ambos. Muitos dos ncleos do tronco enceflico recebem ou emitem fibras nervosas que entram na constituio dos nervos cranianos. Dos 12 pares de nervos cranianos, 10 fazem conexo no tronco enceflico

BULBO
O bulbo raqudeo ou medula oblonga tem a forma de um tronco de cone, cuja extremidade menor continua caudalmente com a medula espinhal. Como no existe uma linha de demarcao ntida entre medula e bulbo, considera-se que o limite entre eles est em um plano horizontal que passa imediatamente acima do filamento radicular mais cranial do primeiro nervo cervical, o que corresponde ao nvel do forame magno do osso occipital. O limite superior do bulbo se faz em um sulco horizontal visvel no contorno ventral do rgo, o sulco

bulbo-pontino, que corresponde margem inferior da ponte.

LESES DO BULBO (HEMIPLEGIA CRUZADA COM LESO DO HIPOGLOSSO)

Estas leses, em geral, comprometem a pirmide e o nervo hipoglosso. Leso da pirmide compromete o tracto crtico-espinhal e como este se cruza abaixo do nvel da leso, causa hemiparesia do lado oposto ao lesado. Quando a leso se estende dorsalmente , atingindo os demais tractos motores descendentes , o quadro de hemiplegia. Leso do hipoglosso causa paralisia dos msculos da metade da lngua situada do lado lesado, com sinais de sndrome de neurnio motor interior, que no caso se manifesta principalmente por hipotrofia destes msculos.

LESES DO BULBO ( SNDROME DA ARTRIA CEREBELAR INFERIOR POSTERIOR SNDROME DE WALLEMBERG )


o A artria cerebelar inferior posterior, ramo da vertebral , irriga a parte dorsolateral do bulbo. ( Leses- Trombose ). SNDROME DA PICA (WALLEMBERG) LESO DO PEDNCULO CEREBELAR INFERIOR (M) Incoordenao de movimentos na metade do corpo situada do lado lesado. LESO DO TRACTO ESPINHAL DO TRIGMEO E DO SEU NCLEO Perda da sensibilidade trmica e dolorosa da face (M) LESO DO TRACTO ESPINOTALMICO LATERAL Perda da sensibilidade trmica e dolorosa da metade do corpo (O) LESO DO NCLEO AMBGUO Perturbaes na deglutio e fonao

SNDROME DA ARTRIA CEREBELAR INFERIOR POSTERIOR SNDROME DE WALLEMBERG

LESO DA BASE DO BULBO

LESES DO BULBO
Hemiparesia/ Hemiplegia cruzada (lado oposto) decorrente leso - tracto crtico-espinhal.

leso da pirmide

LESES DA BASE DO BULBO

leso do hipoglosso

Paralisia - msculos da lngua - mesmo lado da leso (Desvio da lngua lado lesado )

PONTE
a parte do tronco enceflico interposta entreg o bulbo e o mesencfalo. Est situada ventralmente ao cerebelo e repousa sobre a parte basilar do osso occipital e o dorso da sela trcica do esfenide.

LESES DA PONTE
LESES DO NERVO FACIAL
PARALISIA FACIAL PERIFRICA o So homolaterais, ou seja, ocorre do mesmo lado da leso; o Acometem toda uma metade da face; o Paralisias totais , sem reao involuntria. PARALISIA FACIAL CENTRAL o Ocorrem do lado oposto ao da leso, ou seja, so contralaterais; o Apenas nos msculos da metade inferior da face; o Pode haver contraes involuntrias.

LESES DA PONTE
LESES DA BASE DA PONTE (MILLARD-GUBLER) Sndrome alterna ( Hemiplegia cruzada , com leso do abducente) TRACTO CRTICO-ESPINHAL (O)
Resulta em hemiparesia do lado oposto ao lesado; Quando a leso da base da ponte se estende lateralmente, compromete as fibras do nervo facial e acrescentam-se sinais de leso do nervo facial ( Sndrome de Millard-Gubler).

NERVO ABDUCENTE - ESTRABISMO CONVERGENTE (M)


Paralisia do msculo reto lateral do mesmo lado da leso, o que impede o movimento do olho em direo lateral ( abduo do olho ); possvel que o indivduo v duas imagens no objeto (diplopia); H desvio do bulbo ocular em direo medial ( estrabismo convergente ).

LESES DA PONTE
LESO DA PONTE AO NVEL DO V
SNDROME ALTERNA (HEMIPLEGIA CRUZADA) TRACTO CRTICO-ESPINHAL -HEMIPLEGIA (O)
Hemiplegia do lado oposto com sndrome do neurnio motor superior

NERVO TRIGMEO -MOTOR E SENSITIVO (M) PERTURBAO MOTORA


Leso do componente motor do trigmeo causando paralisia da musculatura mastigadora do lado da leso. Por ao do msculo Pterigideos do lado normal, h desvio da mandbula para o lado paralisado.

PERTURBAO SENSITIVA
Ocorre anestesia da face do mesmo lado da leso , no territrio correspondente aos trs ramos do trigmeo.

LESES DO MESENCFALO
LESES DA BASE DO PEDNCULO CEREBRAL (WEBER)
Uma leso no tegmento do mesencfalo compromete o nervo oculomotor, o ncleo rubro e os lemniscos medial, espinhal e trigeminal.
LESO DO OCULOMOTOR
Diplopia Estrabismo divergente Ptose palpebral Midrase

LESES DO TEGMENTO DO MESENCFALO (BENEDIKT)


LESO DOS LEMNISCOS MEDIAL , ESPINHAL E TRIGEMINAL:
Anestesia da metade oposta do corpo , inclusive da cabea , esta ltima causada por leso do lemnisco trigeminal.

LESO DO NCLEO RUBRO


Tremores e movimentos anormais do lado oposto leso.

LESES DO MESENCFALO

REFERNCIA BIBLIOGRFICA
NEUROANATOMIA FUNCIONAL - AUTOR: ANGELO B. M. MACHADO. 2 ED. EDITORA ATHENEU, 2000.

OBRIGADO!

También podría gustarte