Está en la página 1de 20

TOMOS

Tudo comea aqui

By Atalaha Barcellos

AS DESCOBERTAS
Ao longo dos sculos XIX e XX, vrios cientistas imaginaram modelos do tomo.

medida que algo novo era descoberto, desenhava-se um novo modelo que apresentava mais detalhes, e era mais complexo.

Esses modelos explicavam alguns resultados experimentais e possibilitavam a realizao de previses sobre o tomo.

Demcrito (450 a. C.)

Leucipo e Anaxgoras

O primeiro pensador do tomo (grcia antiga). Para chegar l:


Pegue um monte de clipes de papel (todos iguais); Divida em dois montes iguais; Divida cada um dos montes e dois montes iguais; Repita o passo at chegar em apenas 1 clipe (ainda serve); Pegue uma tesoura e corte o clipe pela metade (ele ainda prende o papel?)

CONCLUSO...

John Dalton (1808)


Partculas fundamentais formadoras da matria. Indivisvel, indestrutvel e no crivel. Os tomos de um mesmo elemento: idnticos. Os tomos de elementos diferentes: diferentes. Todas as coisas so formadas pelas associaes entre esses diferentes tomos. Segundo Dalton: o tomo uma partcula esfrica, macia e indivisvel, como uma bola de bilhar!

4 Modelo: Bolas de Bilhar

Joseph John Thomson (1897)


Afirmou que o tomo no era indivisvel. Comprovou atravs do tubo de raios catdicos.

Como os raios foram atrados pelo polo positivo (anodo), o feixe s podia ser negativo. Consequentemente os raios foram chamados de eltrons. Pensando que os raios eram carregados negativamente, os tomos no podiam ser indivisveis. O tomo era uma massa homognea e positiva, com eltrons mergulhados nele.

Modelo: Pudim de Passas

GOLDSTEIN (1886)
Goldstein acreditava que se partculas negativas poderiam ser atradas e defletidas, provavelmente positivas tambm podiam, j que para um tomo ser eletricamente neutro ele necessite dos dois tipos de partculas. A experincia foi a seguinte: atravs de furos no ctodo, o cientista enxergou alguns pontos de luminosidade produzidos no sentido contrrio dos raios catdicos. Mas isto aconteceu, porque os eltrons atrados pelo anodo produziram ons positivos atravs da coliso com o gs interno.

Logo, esses ons positivos foram atrados pelo ctodo e alguns atravessaram os furos nele existente. Tendo massa maior que a dos eltrons, essas partculas foram chamadas de prtons.

Rutherford (1911)
Ernest montou sua teoria atravs de um experimento com partculas alfas liberadas por uma fonte radioativa, uma folha de ouro e lminas fluorescentes.
Ele mediu o numero de partculas que atravessaram a folha, mas tambm percebeu que algumas eram refletidas. Com base nisso, montou sua teoria:
O tomo possui um ncleo de carga eltrica positiva. Ncleo de tamanho pequeno em relao ao todo. Massa praticamente toda no ncleo.

Eltrons descrevendo rbitas helicoidais em alta velocidade ao redor.

BOHR X RUTHERFORD
Notou-se um equvoco no modelo de Rutherford:
Uma carga negativa em movimento espiralado ao redor do ncleo acabaria em coliso com este. Uma carga negativa em movimento perde energia, emitindo radiao, porm se sabe que um tomo estvel no emite.

Logo, Bohr definiu que os eltrons adquirem apenas certas energias, e que estas so representadas por rbitas definidas. Se o eltron ganha energia, ele pula para uma rbita mais afastada. A perda de energia por radiao pode levar o eltron a uma camada mais prxima do ncleo. O eltron s pode ficar entre rbitas definidas (K,L,M,N,O,P e Q).

También podría gustarte