Está en la página 1de 60

A TOR/O PENTATEUCO

Clareando os termos

O termo corrente na linguagem cientfica Pentateuco designa a unidade dos cinco primeiros livros da Bblia e significa originalmente cinco (grego penta) rolos (da raz teucho = produzir, fazer).

Clareando os termos

A tradio judaica designa esse bloco como Tor, a instruo de Deus para o seu povo Israel. como instruo divina para o reto comportamento no se entendem apenas as normas dos livros de xodo at Deuteronomio, mas tambm os trechos narrativos.

Clareando os termos

A identificao de Tor com a Lei remonta Septuaginta, que traduz Tor por nomos. Essa identificao, no entanto, restringe demasiadamente o leque de significados de Tor.

Clareando os termos

Diferentemente do que sugere a tradio judaica e crist, a designao cinco livros de Moiss, frequentemente usada para os cinco primeiros livros da Bblia, no se refere autoria desses livros (cf. p.ex. Dt 34.5-12, que fala da morte de Moiss), mas antes a seu personagem mais importante. Importante , portanto, o fato de o nome de Moiss ressaltar a unidade desses livros individuais.

Os nomes
Na tradio judaica, os nomes dos livros so extrados do primeiro versculo de cada livro: Gnesis Bereshith devido a sua primeira frase, No princpio. Os tradutores da Septuaginta chamaramno de Gnesis (Origem) em virtude de ele relatar a origem do Universo e do homem na obra criativa de Deus

Os nomes

xodo Weelleh Shemoth, devido sua primeira frase: So esses os nomes. Os tradutores da Septuaginta chamaram-no de xodo (sada) devido ao fato do seu tema central tratar das aes redentoras de Deus para com seu povo.

Os nomes

Levtico Wayyiqra devido sua primeira frase Chamou o Senhor, que enfatizava o fato de Deus falar no santurio. Tambm se referiam ao livro como A Lei dos Sacerdotes.

Os nomes

Nmeros Wayyedabber (falou o Senhor), ou mais frequentemente Bemidbarth (no deserto), devido ao seu primeiro versculo. Os tradutores gregos chamaram-no de Nmeros (Airtthmoi), devido ao censo registrado nos captulos 1-3 e 26.

Os nomes

Deuteronmio Elleh Haddevarim, usado as primeiras palavras do livro: So essas da palavras, ou Devarim(palavras). A Septuaginta chamou-o de Deuteronmio, que significa Segunda Lei, ou repetio da lei, nome que tambm a Vulgata latina adotou.

Origem

A pergunta como o Pentateuco adquiriu sua atual forma , j h algum tempo, bastante controvertida na pesquisa. Atualmente no h um nico modelo em torno do qual houvesse amplo consenso.

CONTEXTO HISTRICO
Autoria e composio Esta uma das questes que tm separado rigorosamente os estudiosos conservadores das outras correntes intelectuais. O foco do debate, a ser melhor definido abaixo, recai sobre a autoria mosaica. Debate, entretanto, pode ser uma palavra muito forte, uma vez que os estudiosos noconservadores tranquilamente ignoram os que ainda defendem o ponto de vista tradicional sobre a autoria.

CONTEXTO HISTRICO

Por justia, tambm deve ser dito que os cristos conservadores, foram muito rpidos para se distanciar da possibilidade das fontes e fechar-se a qualquer evidencia de atividade psmosica importante.

CONTEXTO HISTRICO

A acentuada diviso entre os conservadores e os outros estudiosos tem sido recentemente esmorecida por uma nfase mais forte na unidade temtica mais forte na unidade temtica do Pentateuco pelos crticos, ao passo que os conservadores tem estado menos hesitantes em falar das fontes. No entanto, devido natureza e importncia do assunto, iremos descrever tanto o conservador tradicional quanto as posies crticas, tentando apreender o estado atual da discusso e chegar a algumas

Texto e tradio

Em sentido estrito a Tor annima. Nenhuma parte dos cinco livros afirma explcita ou implicitamente que Moiss o seu autor exclusivo. Por outro lado, a antiga tradio judaicocrist, (v. Harrison, IOT, p. 497, que cita Eclesistico 24.23, Filo, Josefo, o Mixn e o Talmude) virtualmente unanime em atribuir a Moiss a autoria de Gnesis a Deuteronmio. Sobre quais bases?

Texto e tradio

Embora nunca seja feita uma conexo especfica entre Moiss e a presente Tor (na prpria Tor), existem vrias referncias sua atividade de escritor (Allis, p. 1-18). Deus lhe ordena que registre determinados eventos histricos (x 17.14; Nm 33.2) e leis (x 24.4; 34.27), bem como um cntico (Dt 31.22; veja Dt 32). Embora Moiss no seja identificado como o autor de grande parte da Tor, o texto alega o fato de que ele foi o receptor da revelao e uma testemunha dos atos redentores.

Texto e tradio

De acordo com o testemunho bblico posterior, houve um livro da lei associado ao nome de Moiss (Js 1,7,8). Mais tarde, na histria de Israel, os israelitas se referiam a um livro de Moiss (2 Cr 25.4; Ed 6.18; Ne 13.1).

Texto e tradio

Essas passagens fornecem fortes dados intrabblicos para uma composio mosaica, embora no sejam especficas sobre sua forma ou extenso. Tambm fica evidente que Jesus e a igreja primitiva associaram grande parte, se no a totalidade, da Tor a Moiss (Mt 19.7; 22.24; Mc 7.10; 12.26; Jo 1.17; 5.46; 7.23).

Texto e tradio

Essas evidncias conduziram crena de que Moiss escreveu a Tor. Entretanto, tal declarao est sempre limitada pela admisso de que certas passagens foram adicionadas depois da morte de Moiss. O mais bvio dos assim chamados psmosaicos Deuteronmio 34, a narrativa da morte de Moiss por alguns estudiosos; a maioria dos conservadores argumenta que foi uma adio posterior, possivelmente acrescentada por Josu (Archer, SOTI, 83), embora de modo mais provvel numa data posterior.

Texto e tradio

Outras passagens que apresentam indicaes de origem ps-mosica incluem Gnesis 11.31, que associa Ur, a cidade de Abrao, aos caldeus (uma tribo que dominou o sul da Mesopotmia no primeiro milnio), e Genesis 14.14 que menciona D, uma antiga cidade conhecida por esse nome somente mais tarde (v. tambm Gn 32.32; 35.31; 40.15; Dt 3.14; 34.1,6,10).

Texto e tradio

Alm dessas e outras passagens, que muito provavelmente foram escritas aps a morte de Moiss, tambm existem passagens que so de forma inadequada atribudas a Moiss (chamadas no-mosaicas). Por exemplo, Nmeros 12.3 refere-se a Moiss como o homem mais humilde [a verso Almeida Revista e Atualizada registra como o mais manso] que j viveu uma declarao que dificilmente se esperaria do homem mais humilde do mundo.

Texto e tradio

Dessa maneira, a concepo conservadora tem sido sempre limitada, ainda que sutilmente, pela admisso de elementos nomosaicos na Tor. Embora para muitos essas partes no-mosaicas sejam raras, isso demonstra que falar de Moiss como o autor do Pentateuco no o mesmo que dizer que cada palavra seja o resultado do seu trabalho. Considerando a existncia do que parecem ser bvias adies posteriores, muitos conservadores falam em termos de autoria essencial de Moiss. Tal expresso confirma enfaticamente Moiss como o autor da Tor, embora tambm deixe em aberto a possibilidade de adies cannicas posteriores.

Texto e tradio

Alm isso deve-se admitir ainda que fontes foram usadas na composio da Tor. As fontes raramente so citadas de forma explcita (v. Nm 21.14, o Livro das Guerras do Senhor, que foi provavelmente um documento psconquista, e xodo 24.7. o Livro da Aliana), entretanto, nem o texto bblico nem a doutrina tradicional das Escrituras so contestados pelo uso muito difundido de fontes por parte do autor bblico.

ABORDAGENS HISTRICOCRTICAS

Embora vrios indivduos isolados tenham questionado muito cedo a coerncia literria de Gnesis a Deuteronmio, o mais notvel foi o filsofo Espinosa (1632-1677). Ele foi logo seguido por J. Astruc (1674-1766), um mdico que desenvolveu um critrio simples par diferenciar duas fontes que ele acreditava terem sido usadas na composio de Gnesis. Ao diferenciar essas fontes com base no uso dos dois nomes de Deus (Elohim e Jav), Astruc tentou defender a autoria mosaica de Gnesis.

ABORDAGENS HISTRICOCRTICAS

Porm seu mtodo foi logo separado das suas concluses medida que os estudiosos durante os sculos seguintes (em especial, Eichhorn, professor em Gottingen de 1788 a 1827) continuaram pesquisando as fontes. No perodo que terminou em 1880, diversos critrios foram propostos para isolar quatro fontes bsicas (e, na poca, eles seguiram esta ordem): a fonte Javista (J), a fonte Elosta (E), a fonte Sacerdotal (P) e a fonte Deuteronmica (D). Nenhuma delas foi diretamente relacionada a Moiss.

ABORDAGENS HISTRICOCRTICAS

A dcada de 1880 foi fundamental no desenvolvimento da abordagem histrico-crtica do Pentateuco, pois ela testemunhou a publicao da monumental obra Prologomena zur Geshichte Israels de J. H. Wellhausen (publicada no ano de 1883 e, em ingls, em 1885). O trabalho de Wellhausen teve uma slida influncia, pois, pela primeira vez, conseguiu-se associar a histria da composio do Pentateuco com a histria da religio israelita, de um modo convincente maioria dos principais estudiosos da Europa continental, Inglaterra e Amrica, enquanto marginalizava academicamente seus crticos (principalmente Hengstenberg e Delitzsch). Mesmo hoje, com todas as crticas base da hiptese documentria (veja abaixo0, rejeit-la ser relegado ao campo da ingenuidade e arrogncia (Childs, p. 127).

ABORDAGENS HISTRICOCRTICAS

A expresso clssica da hiptese documentria pode ser associada ao ponto de vista de Wellhausen, embora atualmente poucos eruditos se considerem wellhausianos. No entanto, uma vez que a concepo desse autor que cada se refere ao propor sua prpria opinio, seria til, portanto, apresenta-la.

ABORDAGENS HISTRICOCRTICAS
Wellhausen defendeu, em continuidade aos estudos precedentes, que o Pentateuco foi composto a partir de quatro fontes bsicas. Essas fontes poderiam ser diferenciadas uma das outras com base nos seguintes critrios: 1. O uso de nomes divinos diferentes, particularmente Jav (J) e Elohim (E). 2. A existncia de duplicidades, ou seja, a mesma histria bsica contada mais de uma vez, embora podendo envolver diferentes personagens. As duplicidades podem ser narrativas repetidas (p.ex., as histrias da esposairm, Gn 12.10-20; 20; 26) ou relatos distintos servindo ao mesmo propsito no contexto narrativo (p.ex., os sonhos de Jos com estrelas e feixes, Gn 37.5-11).

ABORDAGENS HISTRICOCRTICAS
3. Diferenas de estilo, inclusive o uso de dois nomes para designar a mesma pessoa, tribo ou lugar (Reuel/Jetro; Horebe/Sinai; Jac/Israel; ismaelitas/midianitas).

ABORDAGENS HISTRICOCRTICAS

4. Teologias diferentes. Por exemplo, J geralmente caracterizado como retratando Deus antropomorficamente; D apresenta uma forma de teologia da retribuio; P est repleto e preocupaes sacerdotais e tende a enfatizar a transcendncia de Deus. Os diferentes pontos de vista nos supostos documentos so frequentemente justificados para mostrar a evoluo da teologia de Israel: do animismo para o henotesmo, chegando finalmente ao monotesmo. Alm disso, os crticos tradicionais percebem uma progresso cronolgica entre as fontes em termos da forma de adorao por exemplo, a questo da centralizao da adorao. De acordo com a crtica tradicional, J ignora a centralizao (x 20.24-26), D a exige (Dt 12.1-26) e P a admite (x 25-40, Nmeros e Lv 1-9).

Com base nesses critrios, Wellhausen diferenciou as seguintes fontes (determinadas com datas e descries):

FONTE J

No tempo de Welhausen, o documento J foi usualmente reconhecido como a fonte mais antiga. No entanto, no muitos anos antes de seu estudo, o documento E1 (atualmente designado por P) era considerado a primeira fonte. A caracterstica que resultou em seu nome (javista ou jeovista o uso do nome pactual para Deus. A maioria dos crticos atribui J ao incio da monarquia, nos sculos X ou IX a.C., e, por causa de suas referencias positivas a Jud, em textos como Gnesis 49.8-12, acredita-se que o documento tenha sido escrito naquela regio.

FONTE J

O estilo de J frequentemente caracterizado como claro e direto, mas sua simplicidade aquela da arte consumada(Speiser, p. xxvii). J contrasta nitidamente com P em seu estilo e em sua teologia. Enquanto P concentra-se em Deus, J atm-se ao homem e a terra. J usa antropomorfismos para descrever Deus: por exemplo, Deus molda o homem a partir do barro e passeia com Ado e Eva no den. J comea em Gnesis 2(na, assim denominada, segunda narrativa da criao) e continua at de Nmeros, embora possa incluir alguns versculos em Deuteronmio.

FONTE J

Para uma lista completa das passagens referentes a J, consulte Eissfeldt, OTI, p.199-20. O crtico literrio Harold Bloom apresentou uma provocante anlise de J e uma forma que recebeu ampla acolhida do pblico. Entretanto, sua concepo de que o redator de J era uma mulher, talvez uma neta de Davi, pura especulao (Alter, 1990).

FONTE E

Enquanto J associado ao nome de Deus, Jav, E identificado pelo uso do nome mais genrico Elohim. Essa fonte data de aproximadamente um sculo depois de J (pois infere-se do documento a diviso do reino, cf. Soggin, p.107), sendo redigida em algum lugar do norte (embora Eissfledt, OTI, p. 203, duvide disso).

FONTE E

A ltima opinio deduzida do que parece ser uma nfase nas questes e personalidades ligadas ao reino do norte, como, por exemplo, Jos. Na teologia, E enfoca mais as preocupaes religiosas e moralistas (Harrison, IOT, 502). E mais fragmentrio do que J ou P (e novo ponto de vista tem apontado cada vez mais de E para J, ver abaixo). O documento se inicia com Gnesis 15 e continua at Nmeros 32, embora algumas passagens em Deuteronmio tambm sejam atribudas a E. (ver lista completa em Eissfeldt, OTI, p. 200-201).

FONTE D

Uma das contribuies de Wellhausen foi inverter a ordem de D e P (Rogerson, p.266). Assim, o terceiro fio narrativo isolado pela crtica clssica das fontes D (Deutoronmico), encontrado predominantemente na Tor no livro do qual deriva seu nome. O ncleo de Deuteronmio muitas vezes identificado como o documento que foi encontrado no templo durante o reinado de Josias (2 Rs 22-23, mas ver Wenham, 1985).

FONTE D

H grandes debates sobre a forma do documento encontrado naquele tempo, mas, de qualquer modo, quase todos os crticos datam D do tempo de Josias (final do sc. VII a.C.). Embora D raramente retome os primeiros quatro livros da Tor, sua influencia sentida muito fortemente atravs do cnon. A teologia de D ser explicada no captulo sobre Deuteronmio.

FONTE P

P talvez o mais destacado documento dos quatro fios do Pentateuco. Seus interesses incluem cronologia, genealogia, ritual, adorao e lei reas facilmente relacionadas com o sacerdcio, da seu nome, fonte sacerdotal [sacerdote em alemo: priester, em ingls: priest, da a sigla P]

FONTE P

Essa fonte tem sido tradicionalmente considerada tardia e datada nos sc. V ou IV a.C., sendo relacionada ao Exlio e depois dele. P reflete a ordem ps-exlica do sacerdcio e tambm a preocupao daquele tempo com a obedincia lei. Essa data refere-se coletnea do que hoje constitui P, pois se acredita que muito do material tenha vindo de um perodo anterior. Um argumento usado para amparar a datao tardia da fonte o fato de que P aparenta influenciar apenas Crnicas, um livro datado no antes do sc. V (Eissfeldt, p. 208).

FONTE P

P se estende ao longo de Gnesis, chegando at Nmeros. Grandes partes desses livros so atribudas a P, como ocorre com alguns poucos versculos de Deuteronmio (v. Eissfeldt, OTI, p. 188-89). Seus trechos podem ficar lado a lado com os de outras fontes (como Gn 1.1-2.4a = P e Gn 2.4b-25=J) ou entrelaados com esses (veja a anlise tradicional da narrativa do dilvio em J e P).

FONTE P

Recentemente, McEvenue estudou o estilo de P com os mtodos do New Criticism (leitura fechada). Ele argumentou contra as avaliaes tipicamente negativas a respeito da qualidade literria e da contribuio teolgica de P. Alguns estudiosos concluram que P no foi em si fonte narrativa contnua, mas, na verdade, que P foi redator final do Pentateuco (v. Wenham, p. xxxii, na Bibliografia).

Redatores

Descrevemos at agora as quatro principais fontes narrativas da Tor. Elas no foram simplesmente postas juntas, lado a lado, mas integradas umas s outras de modo criativo. Os responsveis pela edio das fontes so em geral, chamados redatores ou editores. Esses redatores foram os responsveis pelo desenvolvimento da tradio, a medida que integraram em primeiro lugar J e E, depois D com JE e finalmente, P com JED. O redator mais importante teria sido o ltimo, visto que ele estabeleceu a disposio particular da forma final da Tor.

AVALIAO DA ABORDAGEM CRTICA

A abordagem crtica do Pentateuco sempre encontrou uma resistncia conservadora tanto nos crculos judeus quanto cristos. Ataques incisivos foram feitos ao mtodo principalmente, no sc. XIX, por Hengstenberg e Delitzsch (que defendeu uma crtica das fontes adaptada), e no sc. XX, por O. T. Allis, U. Cassuto, K. Kitchen e G.J.Wenham . Todos esses trabalhos podem ainda hoje ser lidos com grande proveito, mas, apesar de que suas crticas mais agudas tenham sido dirigidas a Wellhausen, muitas de suas particulares concepes j no so mais alternativas vlidas.

AVALIAO DA ABORDAGEM CRTICA

Embora as obras desses estudiosos hajam sido, de modo injustificado, ignoradas pela principal corrente de estudos bblicos, gratificante ver os seus argumentos reaparecendo (sem o devido reconhecimento) na recente crtica aos estudos tradicionais do Pentateuco proveniente dos prprios crculos crticos (Whybray, Kikawada e Quinn). Na verdade, hoje em dia, a crtica tradicional das fontes est declinando em todos os crculos. O conhecimento de ponta est dedicando cada vez menos energia(com certas excees, veja Emerton) questo das fontes, e investindo mais no estudo da composio final do Pentateuco e dos livros individuais

AVALIAO DA ABORDAGEM CRTICA

Essas tendncia ao afastamento da anlise documentria atribuda a duas causas: (1) problemas com o mtodo e (2) abordagens mais recentes e mais holsticas do texto; ambas estreitamente relacionadas. Os problemas tm encorajado os intrpretes a buscar uma leitura holstica do texto, e uma leitura holstica do texto acentua ainda mais esses problemas. Apesar disso, os dois pontos sero descritos separadamente.

También podría gustarte