Está en la página 1de 27

O ORIENTE MDIO NO MUNDO

O ORIENTE MDIO

ISRAEL: UM ENCLAVE NO ORIENTE MDIO

ORIENTE MDIO: UMA QUESTO FAMILIAR

ABRAO: ONDE TUDO COMEOU... Abrao o homem com quem esse conflito rabe/judeu comeou. Ele foi uma pessoa singular porque recebeu uma promessa muito especial de Deus, o Criador. No captulo 11 de Gnesis lemos a respeito da tentativa malograda de conseguir uma unidade mundial atravs da Torre de Babel, que supostamente deveria atingir os cus.

Em Gnesis 12 lemos, ento: "Ora, disse o SENHOR a Abro: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nao, e te abenoarei, e te engrandecerei o nome. S tu uma bno! Abenoarei os que te abenoarem e amaldioarei os que te amaldioarem; em ti sero benditas todas as famlias da terra" (vv. 1-3).

Os descendentes de Abrao
O primeiro filho de Abrao nasceu da escrava Hagar, mas Ismael, nascido "segundo a carne" (Galtas 4:23), no era o filho da promessa. Deus disse a Abrao: "Sara, tua mulher, te dar um filho, e lhe chamars Isaque; estabelecerei com ele a minha aliana, aliana perptua para a sua descendncia" (Gnesis 17:19).

Os doze filhos de Jac passaram a ser a nao de Israel, quando Moiss os tirou do Egito. Mais tarde, Deus especificou que Davi, o descendente de Jud, seria o ancestral do Messias (Salmos 89:3-4; Atos 2:30).

A descendncia de Ismael
Assim como houve doze patriarcas em Israel e doze filhos de Naor (Gn 22.20), assim tambm Ismael, considerado por muitos o patriarca dos rabes, gerou doze prncipes rabes.

Uma caracterstica marcante na vida de Ismael era que ele seria como um homem bravo (ACF), jumento selvagem (NVI) (Gn 16.12). Ismael haveria de ser forte, selvagem e livre, e de trato difcil, desprezando a vida na cidade e amando sua liberdade a ponto de no ser capaz de viver com ningum, nem com seus prprios parentes.

OS ATORES DA MODERNIDADE EGIPCA

A IRMA NDADE MUULMANA - 1928

Seu fundador, Hassan al Banna (19061949), tinha claro quais eram seus propsitos: * Al nosso objetivo. * O Alcoro nossa constituio. * O Profeta nosso lder. * A 'Jihad' nosso caminho. * Morrer por Al, a mais alta de nossas aspiraes".

O QUE PREGAM OS RADICAIS ISLMICOS (Fonte: revista Veja, de 23 de fevereiro de 2011)

o assassinato de americanos e seus aliados civis e militares um dever religioso de todo muulmano e deve ser realizado em todos os pases onde estiverem, at que mesquita de Al Aqsa seja liberada de suas garras e at que seus exrcitos tenham deixado todas as terras muulmanas. (Osama bin Laden, 1998). Ns j governamos o mundo antes e, por Al, chegar o dia em governaremos o mundo de novo. (Xeque palestino Ibrahim Mudeiris, 2005). Al o nico que deve ser adorado na Terra, o nico modo de garantir isso controlando todas as terras, o ar e o mar e dando ao isl o canal apropriado para ser escutado pelos povos (Xeque egpcio Abu Al-Masri).

A ONU DECIDE PELA CRIAO DO ESTADO JUDEU

ISRAEL E OS TERRITRIOS OCUPADOS

ISRAEL E OS MOVIMENTOS RADICAIS


A. O HEZBOLLAH (Partido de Deus):
O Hezbollah, Hizbollah, Hizbol ou Hizbullah (conforme a transliterao do rabe ) o que significa "Partido de Deus, uma organizao poltica e militar dos muulmanos xiitas do Lbano, criada em 1982 no contexto da invaso de Israel ao sul do Lbano. Considerado como uma organizao terrorista pelos Estados Unidos da Amrica e por Israel, esta classificao no contudo partilhada pela Unio Europeia. Para muitos habitantes do Lbano (incluindo cristos) e do mundo islmico, o Hezbollah uma organizao poltica armada de resistncia a existncia do Estado judeu.

B. O HAMAS (FAIXA DE GAZA):


O Hamas (acrnimo de Harakat al-Muqawamah al-Islamiyyah) um movimento poltico Palestino, cuja sigla designa o Movimento de Resistncia Islmica, ou seja, luta contra a existncia do Estado de Israel (Estado esse criado, pela ONU, aps a Segunda Guerra Mundial para abrigar os judeus). Criado, em 1987 na cidade de Gaza, a qual situa-se na Faixa de Gaza, preconiza a luta contra Israel, por todos os meios, visando a libertao da Palestina "... desde o Rio Jordo at o mar". O Hamas responsvel por vrias aes armadas e terroristas contra Israel.

C. AL-FATAH (A CONQUISTA): O Movimento de Libertao Nacional da Palestina, conhecido como Al-Fatah ou Fatah (que significa conquista), uma organizao poltica e militar, fundada em 1959 pelo engenheiro e ativista poltico Yasser Arafat. Os membros desse grupo defendiam a luta armada e o uso do terrorismo para expulsar Israel dos territrios ocupados. A Fatah ocupou o Conselho Revolucionrio da OLP, atuando como seu brao armado. Atualmente possui o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas.

MAOM E O IMPRIO DO ISL

GENGIS KHAN (Sc. 14 d.C.): Eu sou um castigo de Deus. E se voc no cometeu grandes pecados, Deus no teria enviado um castigo como eu.

"Meu nico momento de felicidade quando meu inimigo esta morto, sua aldeia em chamas e sua mulher em prantos"

OS TURCOS SE FAZEM MUULMANOS

A Religio e a Poltica
A fora do islamismo
Pases em busca da autonomia

As potncias estrangeiras
Os governos autoritrios

O fundamentalismo religioso
A guinada contra o ocidente Os movimentos so autnomos?

ORIENTE MDIO: o jogo de interesses regionais e o cenrio mundial


O interesse do Ocidente/Oriente na regio A questo de Israel Um oponente ao Ir dos aiatols A irmandade muulmana A juventude e o desemprego A internet desperta o mundo rabe A radicalizao: a volta do califado? A democracia tem vez no Oriente Mdio?

También podría gustarte