Está en la página 1de 15

* A lngua um sistema abstrato que s existe, como um todo, na mente da sociedade que dela se serve.

. Nesse sistema abstrato, incluem-se entidades, tambm abstratas, chamadas discursos.


* Os diferentes discursos correspondem s diferentes concepes de mundo que os diversos grupos sociais possuem. Cada tipo de discurso deixa suas marcas sociais naquilo que dito e determina a concepo de mundo que adotada.

Ento, ao dizer: * A mulher um ser inferior ao homem, * Esse negro tem alma branca. Estamos produzindo de discursos da de acordo o com dos

pensamentos

grupos

sociedade:

machistas e dos racistas respectivamente. Discurso isso!!!! Revela um posicionamento por parte de quem escreve/fala determinado texto.

*Os

discursos

materializam-se

atravs

dos

textos (orais ou escritos). O texto um


elemento concreto da lngua, produzido por indivduos que pertencem a grupos sociais. * Assim, cada texto traz as marcas de estilo

individual de quem o produziu e as marcas


sociais do discurso ao qual est ligado.

Uma

imagem

no

verbal

que

transmite

uma

mensagem,

caracteriza-se como um texto (a histria em

quadrinhos, na qual se fundem linguagem verbal e no verbal)

se enquadra em tal categoria.


Silncio!, Siga!, Pare! Por menor que sejam as estruturas, so consideradas textos, pois so dotadas de sentido completo em um determinado contexto. Tal completude se aplica ao fato de a mensagem produzida cumprir a finalidade enunciativa que o emissor se disps.

Segundo Leite (2010, p.33), o termo texto referese, necessariamente, materialidade fsica(verbal) das sequncias da lngua. Trata-se, ento, de produes orais ou escritas consubstanciadas pelo encadeamento de sentenas sintaticamente organizadas, dotadas de coeso (elementos gramaticais de ligao entre as partes do texto) e coerncia (construo de sentido a partir do encadeamento textual), entre outros fatores de textualidade

O texto um todo significativo, produzido com um propsito comunicativo, dentro de uma situao comunicativa. uma unidade de sentido que no depende apenas de seu autor, mas da relao entre leitor-textoautor.

Fui gua Doce Cachaaria e tomei uma cachaa da boa, mas to boa que resolvi levar dez garrafas para casa, mas Dona Patroa me obrigou a jogar tudo fora. Peguei a primeira garrafa, bebi um copo e joguei o resto na pia. Peguei a segunda garrafa, bebi outro copo e joguei o resto na pia. Peguei a terceira garrafa, bebi o resto e joguei o copo na pia. Peguei a quarta garrafa, bebi na pia e joguei o resto no copo. Peguei o quinto copo, joguei a rolha na pia e bebi a garrafa. Peguei a sexta pia, bebi a garrafa e joguei o copo no resto. A stima garrafa eu peguei no resto e bebi a pia. Peguei no copo, bebi no resto e joguei a pia na oitava garrafa. Joguei a nona pia no copo, peguei na garrafa e bebi o resto. O dcimo copo, eu peguei a garrafa no resto e me joguei na pia. No me lembro do que fiz com a Patroa!
(Koch, 2007, p.23)

Claro!!! Como leitores competentes observamos que at a quinta linha o texto progride sem problemas. Da sexta linha em diante, h construes inaceitveis.

Porm, atravs do nosso conhecimento de mundo sabemos que quanto mais o sujeito bebe, mais embriagado fica e comete mais incoerncias- trazendo sentido/humor para o texto. Afinal, bbado no fala coisa com coisa mesmo, no ?

Diz respeito a uma significao mais abrangente do que a de "texto".

Compreende-se,

ento,

por

discurso

uma

unidade

transfrstica que se submete a regras de organizao vigentes em um grupo social determinado: regras que governam uma narrativa, um dilogo, uma argumentao ou, em outras palavras, um discurso poltico, jurdico, publicitrio, etc (LEITE, 2010, p.36)

Uma das tendncias atuais a de no distinguir de forma rgida texto e discurso. Devemos considerar ambos como aspectos complementares da atividade comunicativa.

De acordo com (Marcuschi, 2008, p.81), consideramos o discurso como objeto de dizer e o texto como o objeto de figura. Logo: DISCURSO = texto + condies de produo TEXTO = discurso condies de produo

texto e discurso

constituem uma mesma materialidade

lingustica, ou seja, um mesmo conjunto de palavras e ideias organizadas com coeso e coerncia. A diferena entre texto e discurso no est na materialidade, mas nos traos com que o processo da enunciao marca a materialidade textual

(GUIMARES, 2009)

Na opo pela distino: O texto uma produo formal resultante de escolhas e articulaes feitas pelo produtor do texto este amparado pelos recursos do sistema lingustico. O discurso no outra coisa seno esse mesmo texto, que, no entanto, se discursiviza na medida em que o falante busca as intenes no explicitadas, ou seja, a ideologia que move o autor na elaborao do texto.

A LNGUA um sistema abstrato e social, abrigando diferentes discursos de grupos sociais.


Os DISCURSOS se materializam atravs dos TEXTOS produzidos pelos indivduos.

GUIMARES, Elisa. Texto, discurso e ensino. So Paulo: Contexto, 2009. KOCH, Ingedore V.& ELIAS, V.M. Ler e compreender: os sentidos do texto. So Paulo: Contexto, 2007. MARCUSCHI, Luiz A. Produo textual, anlise de gneros e compreenso. So Paulo: Parbola Editorial, 2008.

También podría gustarte