Está en la página 1de 28

FUNES DA LINGUAGEM

Prof. Roberta Scheibe

A teoria da comunicao diz que, para haver um ato comunicativo eficaz, preciso que seis fatores intervenham: o emissor (aquele que produz a mensagem), o receptor (aquele a quem a mensagem transmitida), a mensagem (elemento material, por exemplo, um conjunto de sons que veicula um conjunto de informaes), o cdigo (sistema lingustico, por exemplo uma lngua, ou seja, conjunto de regras que permite produzir uma mensagem), o canal (conjunto de meios sensoriais ou materiais pelos quais a mensagem transmitida, por exemplo, o canal auditivo, o telefone) e o referente (situao a que a mensagem se remete).

A cada um desses seis elementos corresponde, no quadro da comunicao estabelecida pela linguagem, uma funo lingstica. a Roman Jakobson que se deve a definio de seis funes vitais para a eficcia do ato comunicativo e singularmente (peculiarmente) utilizadas na (e pela) linguagem jornalstica.

A linguagem estrutura-se em dois planos, segundo Plato e Savioli: o do contedo, que compreende os sentidos que transmitem, e o da expresso, que constitudo pelo veculo dos sentidos. Na linguagem verbal, so os sons que veiculam os significados, que fazem chegar ao ouvinte os contedos que o falante quer transmitir. Constituem eles, pois, o plano de expresso. De acordo com Vanoye, linguagem um sistema de signos socializado. socializado remete claramente funo da comunicao da linguagem. A expresso sistema de signos empregada para definir a linguagem como um conjunto cujos elementos se determinam em suas inter-relaes, ou seja, um conjunto no qual nada significa por si, mas tudo significa em funo de outros elementos. Em outras palavras, o sentido de um termo, bem como o de um enunciado, funo do contexto em que ele ocorre.

O signo, por sua vez, constitui-se do significante, significado e referente. A noo de signo bsica na lingstica. Signo a menor unidade dotada de sentido num cdigo dado. Decompe-se num elemento material, perceptvel, o significante, e num elemento conceptual, no perceptvel, o significado. O referente o objeto real ao qual remete o signo numa instncia de enunciao. O signo lingstico uma unidade constituda pela unio de um contedo com uma expresso (de sons) que o veicula. A essa expresso, segundo FIORIN E SAVIOLI, chama-se significante; ao contedo, significado.

Outra definio a do cdigo/linguagem. Para Vanoye um cdigo um conjunto de regras que permite a construo e a compreenso de mensagens. , portanto, um sistema de signos. A linguagem , por conseguinte, um dentre outros cdigos (cdigo martimo, cdigo rodovirio, cdigo jornalstico, cdigo mdico). E a linguagem verbal o nico deles. Esta linguagem pode ser denotada (no sentido do dicionrio) e conotada (varia de pessoa para pessoa, de poca para poca).

Como foi mencionado anteriormente, para que se efetue a comunicao necessrio haver um cdigo comum. Em termos gerais, como escreve Vanoye, preciso falar a mesma lngua. Isto remete aos nveis de linguagem. Os lingistas admitem que no interior de uma mesma lngua falada existe uma lngua comum, um conjunto de palavras, expresses e construes usuais, lngua tida geralmente como simples, mas correta. A partir desse nvel tm-se, em ordem crescente do ponto de vista da elaborao, a linguagem cuidada (ou tensa) e a linguagem oratria. E no sentido contrrio, da informalidade, tm-se a linguagem familiar e a linguagem informal ou popular. Para Vanoye, so os critrios scio-culturais que estabelecem o uso da linguagem cuidada ou popular. - linguagem coloquial/informal - culta - regional

- lngua escrita e a lngua falada. Uma formal, horizontal, no sentido da ordem informativa. A fala cortada por silncios, mudanas de planos frasais, entre outros critrios. A expressividade (gestes, pontuaes, pausa, entonao, fluncia)... A expressividade se manifesta na escrita por meio do jornalismo atravs da entrevista e reportagem observacional.

EXEMPLO NA REPORTAGEM OBSERVACIONAL

A cidade de Holcomb fica nas plancies do oeste do Kansas, l onde cresce o trigo, uma rea isolada que os demais habitantes do Kansas consideram distante. A uns 110 quilmetros da divisa entre o Kansas e o Colorado, a paisagem, com seu cu muito azul e o lmpido ar do deserto, tem uma aparncia que est mais para a do Velho Oeste do que para a do Meio-Oeste. O sotaque4 local traz as farpas da pronncia cortante da pradaria, a nasalidade dos caubis, e os homens, muitos deles, usam calas apertadas, chapus Stetson e botas de salto alto com bicos pontudos. A terra plana, e os panoramas so incrivelmente extensos; cavalos, rebanhos de gado e um aglomerado branco de silos de cereais que se elevam com a graa de templos gregos so visveis muito tempo antes que o viajante os alcance.

Holcomb tambm pode ser vista de muito longe. No que haja muito para ver apenas uma congregao desordenada de construes dividida ao meio pelos trilhos da linha principal da Santa Fe Railroad, um vilarejo fortuito delimitado ao sul por um trecho barrento do rio Arkansas, ao norte por uma auto-estrada, a Route 50, e a leste e a oeste pelas pradarias e os campos de trigo.

CAPOTE, Truman A sangue frio. Companhia das Letras, 2006, p.21

Por fim, para que se realize o ato comunicativo, a cada um dos elementos corresponde uma funo da linguagem, estabelecida por Jakobson; e que desembocam no jornalismo. As funes so as seguintes: Expressiva (ou emotiva), conativa, referencial, ftica, metalingstica, e potica. Cada uma pode ser adornada com figuras de linguagem ou estratgias discursivas.

FUNO EXPRESSIVA OU EMOTIVA

Atitude do emissor diante da mensagem do destinatrio. Revela emoes e perfil do destinador. Nas mensagens escritas a funo emotiva ou expressiva intervm numa mensagem toda vez que o destinador manifesta seus pensamentos, opinies, ou reaes relativas ao contedo desta mensagem. H subjetividade na mensagem, que se torna o veculo da expresso pessoal do destinador. Existem diferentes mensagens expressivas: Mensagem de carter pessoal: carta A expresso do juzo: a resenha crtica. H julgamento. Relatrio: conduzir uma deciso ou uma ao. As mscaras do Eu. O eu exposto de maneira disfarada. a gente. a linguagem dos dirios ntimos e blogs, confisses e memrias. Verbalmente, a funo expressiva a emitida pelo emissor.

BLOG DE CLARAH AVERBUCK


Saturday, October 25, 2008 ADEUS LOUNGE blog uma merda. se voc no escreve no blog, te mandam emails reclamando do abandono. se est se sentindo mal e escreve no blog, te escrevem reclamando que voc reclamou. se voc est feliz e escreve no blog, te acusam de s falar de si mesmo. se voc cansou de ficar reclamando e ficando feliz publicamente porque causa muito furor e foi trabalhar, dizem que voc est negligenciando seus importantssimos leitores. ento voc publica um trecho de seu novo livro no blog e ele VIRA UM LIVRO DE BLOG. se voc escreveu uma crnica e publicou no blog, ela vira um TEXTO DE BLOG. se voc escreve um conto ficcional, ele vira um FATO CUSPIDO E NARRADO EM UM BLOG. depois ainda perguntam por que eu canso. mas a fico com uma saudadinha de poder publicar a qualquer momento e fao um blog qualquer escondido. leva um tempo at descobrirem e legal. depois, quando descobrem e comeam a achar que o meu email um SAC, hora de acabar. ...

ano que vem tem livro novo, talvez dois: eu quero ser eu (cosac naify) e o livro dos homens (male mal comecei mas j quero me afundar nele) tem o email e telefone da flvia, minha assessora, na parte de imprensa pra quem precisar. vou trabalhar porque a relao custo/benefcio nesse negzdi blog t boa no. ento um beijo, um abracinho, dia desses eu volto.

FUNO CONATIVA
atitude do destinatrio. Geralmente imperativa (saia!). Se manifesta quando o destinatrio est implicado no trmite. Casos mais simples do envolvimento do destinatrio o uso da segunda pessoa do singular ou plural: tu, vs // voc, vocs. H uso do imperativo e do vocativo. Comum nos textos publicitrios e polticos.

FUNO REFERENCIAL

refere-se ao referente. Tambm chamada de denotativa. Referncias situacionais ou textuais. Ex: a linguagem jornalstica. A funo referencial a informao bruta. Est presente nas mensagens escritas centradas num tempo e num espao. Os elementos referenciais, segundo Vanoye, definem as informaes de base da mensagem, e outros elementos definem o trabalho de organizao destas informaes em funo do propsito do autor da mensagem. H 2 tipos de mensagens puramente referenciais: O informe a linguagem jornalstica - dados A resenha reunies, produtos culturais Desta forma, a funo referencial a que nutre o jornalismo. Toda a linguagem jornalstica embasada na funo referencial. Inclusive no segundo tipo de mensagem, que a resenha, uma vez que esta, segundo Luiz Beltro, compe os gneros opinativos do jornalismo.

VIOLENTOS CONFRONTOS SE ESPALHAM PELA SRIA; EUA CONDENAM REPRESSO

25/03/2011 - 16h54 Folha de S. Pulo A violncia se espalhou pelas ruas da Sria nesta sexta-feira, com soldados abrindo fogo contra manifestantes antigoverno em vrias cidades do pas. As manifestaes e a violenta represso representam uma escalada na revolta popular, inspirada pelos movimentos em outros pases rabes --como Egito, Lbia e Tunsia. Segundo a rede de TV Al Jazeera, ao menos 20 pessoas teriam morrido aps disparos da polcia para dispersar a manifestao em Sanamein, perto de Deraa. A Al Jazeera tambm informou que outro manifestante morreu em Deraa. De acordo com o grupo de direitos humanos Anistia Internacional , pelo menos 55 pessoas morreram desde o incio dos protestos na cidade e redondezas, h uma semana.

FUNO FTICA

centrada no contato (canal). Mantm a comunicao. Ex: TV, jornal (diagramao), rdio, revistas, internet.... A funo ftica nas mensagens escritas , segundo Vanoye, tudo que numa mensagem se destina a atrair a ateno para estabelecer contato e mant-lo. A legibilidade uma tcnica para manter o contato da comunicao, provoc-la ou retom-la. um texto de leitura fcil. Os dois fatores que influenciam na legibilidade de um texto: a construo e a (tipo) grafia. -> A construo do tempo: estratgias de legibilidade; -> escolha das palavras: curtas, antigas, forma simples; -> verbos polissmicos, como FAZER, DIZER; -> escolha de estruturas de frase; -> para o autor, clichs e redundncias facilitam a leitura para determinado tipo de leitor, como os jornais populares; -> a funo ftica extremamente importante na diagramao, no jornalismo escrito. , juntamente com o texto, a responsvel pela questo de atrair ou afastar leitores. Diagramao, infogrficos, organogramas, a arte e at a fotografia do jornal.

FUNO METALINGUSTICA

centrada no cdigo. Explica e precisa o cdigo utilizado. a linguagem que explica a si mesma. a linguagem falando de si mesma. Define e explica. A linguagem fala da prpria linguagem. necessrio quando se quer exprimir algo a respeito do cdigo utilizado. Intervm essencialmente nos textos explicativos e didticos. - Definio (como no dicionrio), anlise e explicao do comentrio. A anlise no julga, apenas exibe idias e fatos. No jornalismo pode-se afirmar que esta funo exercida pelo ombudsman, que analisa, critica e comenta edies de jornais.

OMBUDSMAN

SUZANA SINGER - ombudsman@uol.com.br www.twitter.com/folha_ombudsmanQuem ri por ltimo um engano pensar que cartunista pode tudo, mas difcil decidir o que pode ser publicado quando se trata de ilustrar tragdias

De toda a cobertura sobre a catstrofe japonesa, o que mais mobilizou os leitores foi a charge publicada no sbado, dia 12. Dezenas de mensagens chegaram ao jornal, quase todas criticando o "mau gosto" da imagem -o que no significa que a maior parte do leitorado se tenha incomodado, porque, geralmente, quem escreve o faz para reclamar. A Folha tentou fazer do limo uma limonada, levando a polmica Ilustrada de quinta-feira passada ("Contra a Mar"). De dez entrevistados, oito defenderam Joo Montanaro, 14, o jovem autor da charge. Ziraldo, Maurcio de Souza, Ado, Laerte, Allan Siber, Jal... a lista de artistas que, no jornal ou na internet, elogiaram o desenho enorme. Do outro lado, parece s haver leigos, "desinformados e politicamente corretos". Primeiro, seria bom desfazer essa unanimidade corporativa. A ilustradora Rosana Urbes, que morou um ano no Japo, ficou com "o estmago torcido" diante da charge."Ela parecia dizer: "Olha que sacada a minha! Peguei um cone da gravura japonesa e coloquei casinhas flutuando e uma usina'", afirma Rosana, 42, que trabalhou por seis anos nos Estdios Disney.

FUNO POTICA

centrada na mensagem. Suplementa a mensagem por uma organizao e uma estrutura. Tem sonoridade e ritmo. Muito usado na publicidade. EX: TORA PARA O BRASIL. TORA COM TOYOTA. A funo potica nas mensagens escritas intervm sempre que a forma e a estrutura da mensagem reforam ou modificam o contedo desta. As manifestaes essenciais da funo so: - o ritmo movimento geral da frase ou do texto. Tem cadncia, tempo, cortes, acentos, palavras, slabas. - o jogo de sonoridades onomatopia, sons das falas. Estreita relao com o ritmo. Podem dar um segundo sentido sugerido nas frases ou textos. - As imagens usadas nos discursos polticos publicitrios. Utilizadas com metforas, metonmias, e comparaes que adornam o discurso e enriquecem as sugestes.

BIBLIOGRAFIA
FIORIN, Jos Luiz; SAVIOLI PLATO, Francisco. Lies de Texto: leitura e redao. 4ed. So Paulo: Editora tica, 2001. VANOYE, F. Usos da linguagem: problemas e tcnicas na produo oral e escrita. So Paulo: Martins Fontes, 1987.

También podría gustarte