Está en la página 1de 33

Embriologia

A embriologia a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embries animais. H grandes variaes, visto que os animais invertebrados e vertebrados apresentam muitos diferentes aspectos e nveis evolutivos. Em Biologia, o desenvolvimento envolve diversos aspectos:

multiplicao de clulas, atravs de mitoses sucessivas (clivagens); diferenciao ou especializao celular, com modificaes no tamanho e forma das clulas que compem os tecidos.
Essas alteraes que tornam as clulas capazes de cumprir sua funes biolgicas.

TIPOS DE VULOS
OLIGOLCITOS / ISOLCITOS / ALCITOS So aqueles que possuem pequena quantidade de vitelo uniformemente distribuda pelo citoplasma. So prprios das espcies nas quais o embrio no obtm alimento do ovo, mas do corpo materno ou do meio ambiente. Aparecem em espongirios, celenterados, protocordados e mamferos. HETEROLCITOS / MEDIOLCITOS Apresentam ntida polaridade, distinguindose o plo animal com pequena quantidade de vitelo, e o plo vegetativo com abundante quantidade de vitelo, permitindo a nutrio do embrio durante algum tempo. Aparecem em platelmintos, moluscos, aneldeos e anfbio.

TELOLCITOS / MEGALCITOS Com grande quantidade de vitelo ocupando quase todo o ovo, ficando o citoplasma e o ncleo reduzidos a uma pequena rea, h a cicatrcula ou disco germinativo, situado no plo animal. Ocorre em cefalpodes, peixes, rpteis e aves.
CENTROLCITOS O vitelo concentra-se no centro do vulo e separa-se em duas zonas de protoplasma: uma central, contendo o ncleo, e a outra perifrica, circundando o vitelo. So vulos tpicos dos artrpodes.

Segmentao ou Clivagem

HOLOBLSTICA / TOTAL
TOTAL IGUAL prprio dos oligolcitos, onde a distribuio uniforme de vitelo permite a diviso em blastmeros de mesmo tamanho. Serve como exemplo a segmentao do ovo e do mamferos.

TOTAL DESIGUAL Ocorre em ovos heterolcitos e, devido desigual distribuio do vitelo, produz blastmeros de tamanhos diferentes. Serve como exemplo a segmentao do ovo dos anfbios.

MEROBLSTICA / PARCIAL

MEROBLSTICA DISCOIDAL tpico dos ovos telolcitos e atinge apenas o disco germinativo. Pode ser observada na evoluo do ovo das aves e rpteis. MEROBLSTICA SUPERFICIAL Ocorre em centrolcitos artrpodes. ovos dos

Tipos de vulos e Segmentao

FASES DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONRIO

MRULA Constitui a forma embrionria encontrada aps sucessivas divises celulares. Caracteriza-se, fundamentalmente, pela forma esfrica e por apresentar-se macia, isto , formada inteiramente por clulas embrionrias. S ocorre no tipo de segmentao holoblstica igual. BLSTULA Caracteriza-se, de um modo geral, pela forma globosa e por apresentar uma nica camada de clulas (blastoderma), delimitando uma cavidade completamente fechada (blastocele). GASTRULAO Processo de formao da gstrula. Caracteriza-se pela presena de duas camas celulares; pode ocorrer por embolia - formao da gstrula por invaginao de um dos plos da blstula (como se v o anfioxo) - ou por epibolia - formao da gstrula nos vertebrados a partir do recurvamento do disco embrionrio.

FASES DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONRIO

NEURULAO Fase do desenvolvimento embrionrio dos animais ditos cordados, imediatamente posterior gstrula, durante o qual se forma o tubo neural. o estgio em que se intensifica a diferenciao celular. ORGANOGNESE Fase em que h formao dos rgos do animal; estgio em que as clulas que compem os respectivos tecidos se apresentaro especializadas.

DETALHE DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONRIO

ESTRUTURA DO ANFIOXO E SEU DESENVOLVIMENTO

O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DO ANFIOXO SERVE COMO BASE PARA VERIFICAO DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONRIO DOS CORDADOS.

Viso geral

Detalhes da Gastrulao

Viso em Corte

Embriologia Humana

Fecundao Nidao

Ovulao

DESTINO DOS FOLHETOS EMBRIONRIOS

Primeira Segmentao

Viso de uma Mrula

Anexos Embrionrios 1

Anexo em Aves

Anexos Embrionrios 2

Anexos Embrionrios 3

Desenvolvimento fetal 1 ms

Desenvolvimento fetal 2 ms

Desenvolvimento fetal 3 ms

Desenvolvimento fetal 4 ms

Desenvolvimento fetal 5 ms

Desenvolvimento fetal 6 ms

Desenvolvimento fetal 7 ms

Desenvolvimento feta 8 ms

También podría gustarte