Está en la página 1de 9

Bullying

um ato de violncia fsica e psicolgica que envolve todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas que acontecem sem motivao aparente por um estudante ou por um grupo contra outro(s) aluno(s), gerando assim, angstia e dor, sendo executadas dentro de uma relao desigual de poder.

Figura 1: O bullying uma forma de abuso psicolgico, fsico e social.

Segundo Chalita (2007), a palavra bullying de origem inglesa que vem do adjetivo bully, no qual significa valento. O mais forte chantageia, tiraniza, oprime, atemoriza, intimida e ameaa os mais fracos, sendo assim, o bullying agride a alma do indivduo, fazendo com que a vtima sinta medo e vergonha, devido dor fsica e moral, incluindo tambm a excluso sob forma de marginalizao social. o quadro abaixo mostra algumas aes que podem expressar o bullying:
Colocar apelidos Ofender Zoar Gozar Encarnar Sacanear Humilhar Fazer sofrer Discriminar Excluir Isolar Ignorar Intimidar Perseguir Assediar Aterrorizar Amedrontar Tiranizar Dominar Agredir Chutar Empurrar Ferir Roubar

FORMAS DE ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES

Normalmente existem algumas formas de envolvimento dos estudantes nessa situao de violncia, que podem ser identificados como: o agressor, a vtima e a testemunha, dependendo da sua atitude diante a situao de violncia, pois o comportamento do aluno pode ser modificado que acordo com as circunstncias.

AUTORES DO BULLYING

Os agressores normalmente, convivem em um ambiente familiar totalmente desestruturado, onde a relao afetiva entre as pessoas muito vaga. A superviso que os pais dos agressores exercem sobre eles pobre, oferecem para os mesmos o comportamento agressivo e explosivo como modelo para amenizar os problemas.

ALVOS DO BULLYING
As vtimas ou alvos do bullying so pessoas que so prejudicadas pelos comportamentos dos agressores e que sofrem fisicamente, psicologicamente e moralmente, portanto, no reagem contra e nem fazem cessar os atos danosos contra si.

Figura 2: A marginalizao uma das caractersticas do bullying.

TESTEMUNHA DO BULLYING

As testemunhas so representadas pela grande maioria dos alunos, onde presenciam a violncia constantemente e se calam ou no reagem pelo fato do medo de se tornarem os prximos alvos do bullying. Apesar de no sofrerem as agresses diretamente, muitas delas podem se sentir incomodadas com o que vem e inseguras sobre o que fazer.

AMBIENTE ESCOLAR

O ambiente escolar pode se tornar extremamente contaminado se no estiver intervenes efetivas contra o bullying, portanto, todas as crianas e jovens que estudam na escola, sem nenhuma exceo, sofrem e so afetadas negativamente, surgindo ento sentimentos de ansiedade e medo.

También podría gustarte