Está en la página 1de 17

Romantismo e Realismo

Equipe:
Bruna Henriques Evangivaldo Campos Ianne Rios Laryssa Maia Mariana Gradin Roberta Salles Suelen Silva

Romantismo
Introduo
O Romantismo foi um movimento artstico ocorrido na Europa por volta de 1800, que representa as mudanas no plano individual, destacando a personalidade, sensibilidade, emoo e os valores interiores.

Romantismo
Primeira gerao - Indianista ou Nacionalista
Entre os principais autores podemos destacar Gonalves Dias, Gonalves de Magalhes e Arajo Porto Alegre

Romantismo
Segunda gerao - Ultrarromantismo ou Mal do Sculo
Fortemente influenciada pela poesia de Lord Byron e Musset, chamada, inclusive, de gerao byroniana. Impregnada de egocentrismo, negativismo bomio, pessimismo, dvida, desiluso adolescente e tdio constante caractersticos do ultra-romantismo, o verdadeiro mal do sculo- seu tema preferido a fuga da realidade, que se manifesta na idealizao da infncia, nas virgens sonhadas e na exaltao da morte. Os principais poetas dessa gerao foram lvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.

Romantismo
Terceira gerao Condoreira
Caracterizada pela poesia social e libertria, reflete as lutas internas da Segunda metade do reinado de D. Pedro II. Essa gerao sofreu intensamente a influencia de Victor Hugo e de sua poesia poltico-social, da ser conhecida como gerao hugoana. O termo condoreirismo consequncia do smbolo de liberdade adotado pelos jovens romnticos : o condor, guia que habita o alto da cordilheira dos Andes. Seu principal representante foi Castro Alves, seguido por Tobias Barreto e Sousndrade

Realismo
Introduo
A arte realista surgiu na segunda metade do sculo XIX, embasada nos seguintes contextos: 1. Cientificismo 2. Positivismo 3. Materialismo

Realismo
Cientificismo
Permitiu explicar fenmenos at ento inexplicveis ou alterou a maneira de explic-los. Substituiu progressivamente o subjetivismo romntico. Atribuiu-se a cincia o poder de conhecer as coisas como efetivamente eram.

Realismo
Positivismo
Sustentava que a realidade s poderia ser analisada a partir da observao dos fatos, rejeitando qualquer explicao metafsica para a origem do homem e do mundo.

Realismo
Materialismo
Todas as concepes da poca foram em meio de uma sociedade que valorizava os bens materiais acima de qualquer coisa.

Realismo
O realismo ocorre toda vez que a arte procura expressar o mundo de maneira objetiva, deixando em segundo plano a subjetividade e o sentimentalismo.
O Realismo designa um estilo de poca que predominou na segunda metade do sculo XIX.

Realismo
Realismo em Portugal
1865 O poeta Antero de Quental publica seu livro de poemas Odes modernas, considerado o marco inicial do Realismo portugus. Antero de Quental o autor mais importante da poesia realista portuguesa.

Realismo
Realismo em Portugal
Antero de Quental Odes modernas Cesrio Verde poesia do cotidiano Ea de Queiroz O crime do padre Amaro, O primo Baslio e Os Mais.

Realismo
Realismo no Brasil
1854 primeiros sinais de transio com a publicao do romance Memrias de um sargento de milcias, de Manual Antnio de Almeida. Apesar de respeitar s convenes romnticas, h novidades que indicam as expresses realistas.

Realismo
Realismo no Brasil
1881 o novo estilo iniciou-se com a publicao de duas obras. O mulato Alusio Azevedo. Memrias pstumas de Brs Cubas Machado de Assis.

Realismo
Outras grandes obras
Cortio Alusio Azevedo Dom Casmurro Machado de Assis O enfermeiro Machado de Assis O Ateneu Raul Pompia

Realismo X Romantismo

Fonte
FARACO e MOURA. Lngua e Literatura. Vol 2. tica. So Paulo.

También podría gustarte