Está en la página 1de 90

Trabalho Bombas Industriais

Nomes: Keni Pacheco e Edimar Lopes. Professor: Francisco Firmino de Sales Basto.

Definio
Bombas so mquinas operatrizes hidrulicas que conferem energia ao lquido com a finalidade de transportlo de um ponto ao outro obedecendo as condies do processo. Elas recebem energia de uma fonte motora qualquer e cedem parte desta energia ao fludo sob forma de energia de presso, cintica ou ambas.

Onde a bomba utilizada?


Abastecimento de gua, sistema de esgotos, drenagem, rede de incndio, indstria qumica, servio martimo, sistema hidrulicos, produo de petrleo, sistema de condensada, sistema de gua de refrigerao, sistema de alimentao de caldeira, sistema de lubrificao, ignio, usinas de celulose de papel, indstrias de alimentos e bebidas, servio nuclear.

Classificao e descrio
Abaixo est o quadro da classificao dos principais tipos de bomba pela forma com que fornecida energia ao fludo que transportado.

Turbo bombas ou Dinmicas


So mquinas nas quais a movimentao do lquido produzida por foras que se desenvolvem na massa lquida, em consequncia da rotao de uma roda (impelidor) com um certo nmero de ps especiais. A distino entre os diversos tipos de turbobombas feita fundamentalmente em funo da forma como o impelidor cede a energia ao fluido bem como pela orientao do fluido ao sair do impelidor.

Bombas Centrfugas
So aquelas em que a energia fornecida ao lquido primordialmente do tipo cintica, sendo posteriormente em grande parte convertida em energia de presso. Este tipo de bomba hidrulica o mais usado no mundo, principalmente para o transporte de gua. Antes do funcionamento, necessrio que a carcaa da bomba e a tubulao de suco, estejam totalmente preenchidas com o fludo a ser bombeado. Ao iniciar-se o processo de rotao, o rotor cede energia cintica massa do fludo, deslocando suas partculas para a extremidade perifrica do rotor. Isto ocorre pela ao da fora centrfuga.
6

Bombas Radiais
Nas centrifugas radiais toda energia cintica obtida atravs do desenvolvimento de foras puramente centrifugas na massa liquida devido a rotao de um impelidor de caractersticas especiais . Bombas destes tipos so empregadas quando desejado imprimir uma grande carga no fludo e as vazes so muito baixas.

Bombas Radiais

Bombas de fluxo axial


Nas bombas de fluxo axial toda energia cintica transmitida massa lquida por foras puramente de arrasto. A direo e a sada do lquido paralela ao eixo. Bombas deste tipo so empregadas quando se deseja vazo elevadas e as cargas a serem fornecidas ao fluido so pequenas. A aplicao mais comum deste tipo de bomba em servio de irrigao. importante notar que, embora classificadas como bombas centrfugas ( classificao aceita por vrios autores), no seu princpio de funcionamento no se constata o efeito de fora centrfuga.

Bombas de fluxo axial

10

Bombas de fluxo misto


Na anlise das bombas centrfugas puras e das bombas axiais, temos os dois extremos de forma de transmisso da energia cintica para a massa lquida. As bombas centrfugas mistas fornecem essa energia ao lquido de forma intermediria entre os dois extremos, isto , parte da energia fornecida devido a fora centrfuga e parte devido a fora de arrasto. A composio das duas o que caracteriza o fluxo ser misto, com um ngulo de sada , em relao a entrada, entre 90 e 180.

11

Bombas de fluxo misto

12

Bombas perifricas ou regenerativas


So aquelas que o fludo arrastado atravs de um impelidor com palhetas em sua periferia, de tal forma que a energia cintica inicial convertida em energia de presso pela reduo da velocidade da carcaa. Essas bombas tem desempenho parecido com as bombas de deslocamento positivo e so especificas nos servios de alimentao de caldeiras de pequena capacidade e aqueles em que se deseja uma carga elevada com vazes baixas.

13

Bombas perifricas ou regenerativas fazer scanner livro

14

Volumtricas ou deslocamento positivo


As bombas volumtricas ou de deslocamento positivo so aquelas em que a energia fornecida ao liquido j sob forma de presso. No havendo portanto a necessidade transformao como no caso das bombas centrifugas. Assim sendo, a movimentao do liquido a executar o mesmo movimento de que ele esta animado. O liquido, sucessivamente, enche e depois expulso de espao com volume determinado no interior da bomba. Da resultando o nome de bombas volumtricas.

15

Volumtricas ou deslocamento positivo


Nessas bombas as foras transmitidas ao liquido tem a mesma direo do movimento geral do liquido. Uma das caractersticas mais importantes destas bombas o fato de manterem a vazo mdia praticamente constante. Independentemente do sistema em que elas atuam desde que mantida a velocidade constante. Na realidade o rendimento volumtrico e consequentemente a vazo como oportunamente sofrem pequena variao em funo da presso de trabalho e da viscosidade do fludo bombeado mesmo mantendo a rotao constante.
16

Bombas alternativas
As bombas alternativas so especificas para servios onde se requer cargas elevadas e vazes baixas. As mesmas podem ser classificadas em: - Bombas alternativas de pisto, bombas alternativas de mbolos e bombas de diafragma.

17

Bombas alternativas de pisto


Nas bombas de pisto o rgo que produz o movimento do liquido um pisto que se desloca com movimento alternativo dentro de um cilindro. Em um anlise inicial assim poderamos explicar o funcionamento da bomba de pisto:

No curso de aspirao o movimento do pisto tende a produzir vcuo. A presso do liquido no lado da aspirao faz com que vlvula de admisso se abra e o cilindro se encha; enquanto isso ocorre a vlvula de recalque mantem-se fechada pela prpria diferenas de presses.
18

Bombas alternativas de pisto

19

Bombas alternativas de mbolo


O principio de funcionamento dessas bombas idntico ao das alternativas de pisto. A principal diferena entre elas esta no aspecto construtivo do rgo que atua no liquido, devido a serem essas bombas recomendadas para servios de presses mas elevadas, consequentemente exigindo que o rgo de movimentao do liquido seja mais resistente, adotando-se , assim, o embolo, sem modificar substancialmente o projeto da mquina. Com isso, essas bombas podem ter dimenses relativamente pequenas.

20

Bombas alternativas de mbolo

21

Bombas alternativa de diafragma


Nessas bombas o rgo que fornece a energia do liquido uma membrana adicionado por uma haste com movimento alternativo. H caso de construo mais complexa em que a haste age em um fludo (normalmente leo) que por sua vez atua na membrana. O movimento da membrana, em um sentido, diminui a presso da cmera fazendo que com que seja admitido um volume de liquido. Ao ser invertido o sentido do movimento da haste, este volume descarregado na linha de recalque.

22

Bombas alternativa de diafragma


Estas bombas so usadas principalmente para servios de dosagens de produtos, j que, ao ser variado o curso da haste, varia-se o volume admitido. Um exemplo tpico da aplicao de bombas de diafragma o que retira gasolina do tanque e manda para o carburador de um motor de combusto interna. O diafragma um disco flexvel, que serve para separar o fluido bombeado do pisto ou mbolo. O diafragma pode ser acionado mecanicamente atravs de uma conexo direta com a biela ou hidraulicamente atravs de um fludo que deve ser bombeado por um pisto ou mbolo..
23

Bombas alternativa de diafragma

24

Bombas Rotativas
Bombas rotativas um nome genrico para designar uma grande variedade de bombas, todas elas volumtricas e comandadas por um movimento de rotao, da a origem do nome.

25

Bombas rotativas de engrenagens


Como exemplo, um dos tipos mais comuns que a bomba de engrenagens. Consiste em duas rodas dentadas, trabalhando dentro de uma caixa com folgas muito pequenas em volta e dos lados das rodas. O movimento das engrenagens, o fludo, aprisionado nos vazios, entre os dentes e a carcaa, empurrado pelos dentes e forado a sair pela tubulao.

26

Bombas rotativas de engrenagens

27

Bombas rotativas de Lbulos e Parafuso


Lbulos -Nestas bombas, o principio de funcionamento similar a das bombas de engrenagens. Parafuso So bombas compostas por 2 parafusos que tem movimentos sincronizados atravs das engrenagens. O fludo admitido pelas extremidades e, devido ao movimento de rotao e aos filetes dos parafusos. empurrado para parte central onde descarregado. Os filetes dos parafusos no tem contato entre si, porm, mantem folgas muito pequenas, das quais dependem do rendimento volumtrico. utilizada para transporte de fludos com elevada viscosidade.
28

Bombas rotativas de Lbulos e Parafuso

29

Bombas rotativas de palhetas deslizantes


Estas bombas so normalmente especificadas para sistemas oleodinamicos de adicionamento de mdia ou baixa presso. Bombas de palhetas so compostas de um cilindro (rotor) cuja o eixo de rotao excntrico ao eixo da carcaa. O rotor possui ranhuras radiais onde se alojam palhetas rgidas com movimento livre nesta direo. Devido a sua rotao, a fora centrifuga projeta as palhetas contra a carcaa formando cmaras entre elas de tal sorte que o fludo fique aprisionado.

30

Bombas rotativas de palhetas deslizantes


Devido a excentricidade do cilindro em relao a carcaa, essas cmaras apresentam uma reduo de volume no sentido de escoamento pois as palhetas so foradas acomodarem sob o efeito da fora centrifuga e limitas, na sua projeo para fora do rotor, pelo contorno da carcaa. O fato do aumento de presso ser provocado por reduo de volume justifica a sua classificao como bomba volumtrica ou de deslocamento positivo.

31

Bombas rotativas de palhetas deslizantes

32

Modos de transmisso da energia para o fludo


Elas recebem a energia de uma fonte motora qualquer e cedem parte dessa energia ao fluido sob forma de energia de presso, cintica ou ambas. Isto , elas aumentam a presso do lquido, a velocidade ou ambas essas grandezas. A energia cedida ao lquido pode ser medida atravs da equao de Bernoulli. A relao entre a energia cedida pela bomba ao lquido e a energia que foi recebida da fonte motora, fornece o rendimento da bomba.

33

Altura e elevao
Altura manomtrica total a energia por unidade de peso que o sistema solicita para transportar o fluido do reservatrio de suco para o reservatrio de descarga, com uma determinada vazo. Essa energia ser fornecida por uma bomba, que ser o parmetro fundamental para o selecionamento da mesma. importante notar que em um sistema de bombeamento, a condio requerida a vazo, enquanto que a altura manomtrica total uma consequncia da instalao.

34

Altura e elevao
A Altura Manomtrica Total do sistema (H) pode ser calculada por: Onde:

Pd [kgf/cm] - Presso no reservatrio de descarga Ps [kgf/cm] - Presso no reservatrio de suco g [kgf/dm] - Peso especfico do fluido Vd [m/s] - Velocidade no reservatrio de descarga Vs [m/s] - Velocidade no reservatrio de suco g [m/s] - Acelerao da gravidade Hgeo [m] - Altura geomtrica Hp [m] Perdas de carga A constante 10 para ajuste do sistema de unidades utilizado.
35

Curvas do sistema
importante lembrar que as curvas caractersticas das bombas na maioria das vezes vm calculadas para gua temperatura ambiente e limpa. No caso de se estar transportando outro lquido, necessrio corrigir as curvas de acordo com a viscosidade do fluido, e a curva BHP x Q de acordo com o peso especfico. BHP Break Horse Power O ponto de operao de uma bomba centrfuga definido como sendo a interseco da curva H x Q do sistema com a curva H x Q da bomba. Portanto, o ponto de operao define a vazo no qual o sistema completo (vasos, tubulaes e bomba) vai operar. Se plotarmos as curvas caractersticas da bomba e a curva do sistema em um mesmo grfico, obtermos o ponto te trabalho nas intersees destas curvas.

36

Curvas do sistema
Se plotarmos as curvas caractersticas da bomba e a curva do sistema em um mesmo grfico, obtermos o ponto te trabalho nas intersees destas curvas. A interseo da curva do sistema como a curva (H x Q da bomba) nos fornece Htrabalho e QTrabalho. A interseo da curva (H x Q)Bomba com a curva (n x Q)Bomba nos fornece o nTrabalho. A interseo da curva (H x Q)Bomba com a curva (Pot x Q)Bomba nos fornece o PotTrabalho.

37

Ponto Trabalho

38

Faixa operacional
Uma curva de desempenho tpica um grfico da Carga Total versus Vazo volumtrica, para um dimetro especfico de impulsor. O grfico comea com fluxo zero. A carga corresponde neste momento ao ponto de carga da bomba desligada. A curva ento decresce at um ponto onde o fluxo mximo e a carga mnima. Este ponto s vezes chamado de ponto de esgotamento. A curva da bomba relativamente plana e a carga diminui gradualmente conforme o fluxo aumenta. Este padro comum para bombas de fluxo radiais. Alm do ponto de esgotamento, a bomba no pode operar. A faixa de operao da bomba do ponto de carga desligado ao ponto de esgotamento. A tentativa de operar uma bomba alm do limite direito da curva resultar em cavitao e eventual destruio da bomba.

39

Faixa operacional

40

Faixa operacional
Em resumo, atravs do grfico da "curva de carga x curva da bomba" , podemos determinar: Em que ponto da curva a bomba ir operar Que mudanas acontecero se a curva de carga do sistema ou a curva de desempenho da bomba mudarem. As curvas mais importantes so: Altura Manomtrica ( H ) x Vazo ( Q ); Potncia Consumida ( P ) x Vazo ( Q ); Rendimento Total ( n ) x Vazo ( Q ); NPSH requerido ( NPSH ) x Vazo ( Q ).

41

Potncia e rendimento
O trabalho realizado por uma bomba uma funo da altura manomtrica total e do peso do lquido bombeado num determinado perodo de tempo. A potncia absorvida pela bomba (BHP) a potncia cedida ao eixo da bomba. A potncia cedida pela bomba (Ph) a potncia absorvida pelo lquido.

42

Potncia e rendimento
A potncia BHP (Break Horse Power) maior que Ph (potencia cedida pela bomba) devido a perdas hidrulicas e mecnicas no interior da bomba. Por consequncia, o rendimento da bomba a razo destes dois valores:

A constante 2,7 para ajuste do sistema de unidades utilizado

43

Associao de bombas
Razes de naturezas diversas levam necessidade de se associar bombas: a) inexistncia no mercado de bombas que possam, isoladamente, atender a vazo de demanda; ( em paralelo) b) inexistncia no mercado de bombas que possam, isoladamente, atender a altura manomtrica de projeto; ( em srie ) c) aumento da demanda (vazo) com o decorrer do tempo. ( em paralelo )
44

Associao de bombas

45

Associao em srie
Utilizada quando o valor da altura manomtrica ultrapassa os valores alcanados por uma nica bomba, pelas bombas multiestgio. A descarga de cada bomba conectada suco da seguinte, de modo que a vazo ser a mesma em todas as bombas, enquanto que a presso de descarga desenvolvida ser a soma de cada uma das unidades. As instalaes j existentes procuram utilizar, sempre que possvel, bombas iguais e com curvas estveis, o que limita a possibilidade de instabilidade no funcionamento.
46

Associao em srie
O sistema empregado quando a elevatria deve atender a reservatrios em nveis ou distncias diferentes ou a processamentos industriais onde

reservatrios sob presses diferentes devam ser


sucessivamente abastecidos, ou ainda quando num processo houver condies de presses bastante

diversas.

47

48

49

Determinao do ponto de operao de bombas diferentes em srie.

50

Ht = H1 + H2

H = Ht / n

Podemos concluir que, quando associamos duas ou mais bombas em srie, para uma mesma vazo, a carga manomtrica ser a soma da carga

manomtrica fornecida por cada bomba.


Portanto, para se obter a curva caracterstica resultante de duas bombas em srie, iguais ou

diferentes, basta somar as alturas manomtricas


totais, correspondentes aos mesmos valores de vazo,em cada bomba.
51

Precaues
Quando associarmos bombas em srie devemos notar que a carcaa de cada estgio, particularmente o ltimo, deve ser suficientemente resistente para suportar a presso desenvolvida. Da mesma forma, o flange de suco de cada unidade deve suportar a presso desenvolvida pelas anteriores.

52

Associao em paralelo
utilizado quando a vazo exigida for muito elevada ou quando a vazo exigida pelo sistema variar de forma de finida. Vazo muito elevada o uso das bombas em paralelo da, como vantagem adicional, a segurana operacional, pois no caso da falha de uma bomba, haveria apenas uma diminuio na vazo fornecida mas no um colapso total no fornecimento. Vazo exigida varivel a utilizao da associao em paralelo dar flexibilidade operacional, pois mediante a colocao ou tirada de unidade(s) de funcionamento, conseguiremos as vazes exigidas com boa eficincia, o que no aconteceria com uma s bomba que, para fornecer as diferentes vazes exigidas,fatalmente teria 53 de trabalhar em pontos de baixa eficincia.

Bombas iguais com curvas estveis

54

Bombas diferentes em paralelo

55

Cavitao
Conceituao clssica de cavitao : se a presso absoluta em qualquer ponto de um sistema de bombeamento atingir valor igual ou inferior presso de vapor do lquido, na temperatura de bombeamento, parte desse lquido se vaporizar, supondo que as bolhas formadas continuem em trnsito com o lquido bombeado, quando esta mistura atingir alguma regio onde a presso absoluta for novamente superior presso de vapor do lquido na temperatura de bombeamento, haver o colapso das bolhas com retorno fase lquida. Entretanto, como o volume especfico do lquido inferior ao volume especfico do vapor, o colapso das bolhas implicar a existncia de um vazio, proporcionando o aparecimento de onda de choque.
56

57

Cavitao
Conceituao moderna de cavitao :para que uma cavidade possa ser criada h a necessidade de ruptura do lquido e esta ao no medida pela presso de vapor e sim pela resistncia tenso, correlacionada tenso superficial do lquido na temperatura de operao. Lquidos puros e homogneos podem resistir a valores bastante altos de presso negativa ou tenso sem cavitar. Se as operaes industriais fossem com lquidos puros e homogneos cavitao seria um fenmeno desconhecido. Entretanto na prtica isto no acontece e a cavitao normalmente inicia quando a presso do sistema em um ponto atinge valores da ordem da presso de vapor. Este fato levou a concluso de que impurezas devem estar presentes no liquido ocasionando a 58 diminuio de sua resistncia a tenso.

Ento, quando a presso atinge um valor crtico, prximo presso de vapor, o que realmente acontece a oportunidade para o crescimento de bolhas j existentes no seio do lquido. Assim sendo o incio da cavitao seria melhor definido como sendo o aparecimento de bolhas microscpicas ou ncleos existentes como impureza no seio do lquido quando a presso atinge um valor crtico

59

Inconvenientes da cavitao
Barulho e vibrao : provocado pela instabilidade gerada pelo colapso das bolhas.

Alterao das curvas caractersticas : a alterao no desempenho devida diferena de volume especfico entre lquido e o vapor, bem como turbulncia gerada pelo fenmeno.
Danificao do material : quando uma bomba opera por um certo tempo em cavitao , haver danificao do material adjacente zona de colapso das bolhas, sendo a quantidade de material perdido dependente das caractersticas do material e da severidade da cavitao.
60

Anlise da cavitao em bombas


Determinar as condies que devemos satisfazer para evitar o fenmeno, o que normalmente conseguido. Para que no ocorra cavitao NPSHDisp NPSHReq +0,6m(metro de coluna de agua) de lquido. Apresentar procedimentos que atenuem os efeitos da cavitao, caso seja impossvel ou impraticvel evitar a sua existncia.

61

NPSH
Nomenclatura inglesa constituindo as iniciais de NET POSITIVE SUCTION HEAD. (carga lquida positiva de suco ) interpretado fisicamente como sendo a energia absoluta (carga) por unidade de peso existente (disponvel) no flange de suco acima da preso de vapor. Para evitar cavitao: NPSHDisp NPSHReq +0,6m de lquido.

NPSHd uma preocupao do tcnico de campo


NPSHr geralmente fornecido pelo fabricante
62

Calculo do NPSH disponvel


hs= altura manomtrica de suco Ps= presso manomtrica no reservatrio de suco Zs= altura esttica de suco

hfs=perdas na linha de suco


Pa= presso atmosfrica local Pv= presso de vapor na temperatura de bombeamento

Vfs= velocidade mdia do lquido no flange de suco


Pfs= presso manomtrica no flange de suco = peso especfico na temperatura de bpombeamento
63

64

Ilustrao de um sistema de suco

Altura esttica de suco

Flange de suco

65

NPSH disp

66

Curva NPSHreq X Vazo


O NPSHreq funo da velocidade e consequentemente, para uma mesma bomba, aumenta com a vazo.

67

Vazo mxima permissvel de uma bomba em um sistema

68

Vazo mxima para efeito de cavitao

69

Altura mxima de suco

70

Fatores que modificam o NPSH disponvel


Altura esttica de suco (Zs) Altitude do local da instalao

Temperatura de bombeamento
Tipo de lquido bombeado Tipo de entrada, comprimento, dimetro e acessrios da tubulao de suco Vazo Presso no reservatrio de suco (Ps)

71

Fatores que modificam o NPSHreq


Possibilidade de reduo da perda na entrada da bomba (hfi). Possibilidade de reduo das velocidades absoluta e relativa no olho do impelidor (V1) e (Vr1). Uso do indutor. Variao da rotao.

72

Fundamentos do projeto de bombas centrfugas.


classificada como dinmica ou turbobomba. Se divide em puras ou radiais e tipo Francis. Caracterizam-se por operarem com altas vazes, presses moderadas e fluxo contnuo.

73

Bombas Centrfugas
So aquelas em que a energia fornecida ao lquido primordialmente do tipo cintica, sendo posteriormente em grande parte convertida em energia de presso. Este tipo de bomba hidrulica o mais usado no mundo, principalmente para o transporte de gua.

Antes do funcionamento, necessrio que a carcaa da bomba e a tubulao de suco, estejam totalmente preenchidas com o fludo a ser bombeado.
Ao iniciar-se o processo de rotao, o rotor cede energia cintica massa do fludo, deslocando suas partculas para a extremidade perifrica do rotor. Isto ocorre pela ao da fora centrfuga.
74

Princpios de Funcionamento
O lquido entra no bocal de suco e no centro de um dispositivo rotativo conhecido como impulsor. Quando o impulsor gira, ele imprime uma rotao ao lquido situado nas cavidades entre as palhetas externas, proporcionando-lhe uma acelerao centrfuga. Cria-se uma rea de baixa-presso no olho do impulsor causando mais fluxo de lquido atravs da entrada, como folhas lquidas. Como as lminas do impulsor so curvas, o fluido impulsionado nas direes radial e tangencial pela fora centrfuga.
75

Princpios de Funcionamento
Todo o funcionamento da bomba se baseia na criao de um diferencial de presso no seu interior
1. Escorvamento 2. Rotao (centrpeta) 3. Vcuo Centro 4. Crescimento da rea de liquido na periferia 5. Diminuio da velocidade 6. Aumento Presso
76

Partes de uma Bomba Centrfuga

77

Definio de Termos Importantes


Os parmetros chaves de desempenho de bombas centrfugas so: Capacidade Carga NPSH BHP (potncia de freio) BEP (ponto de melhor eficincia) Velocidade especfica Leis de Afinidade

78

Seleo e instalao de bombas


Basicamente a seleo de uma bomba para uma determinada situao funo da: - vazo a ser recalcada (Q); e

- altura manomtrica da instalao (Hm).


- Fludo que vai ser bombeado.

79

Vazo a ser recalcada A vazo a ser recalcada depende essencialmente de trs elementos: consumo dirio da instalao, jornada de trabalho da bomba e do nmero de bombas em funcionamento (caso das instalaes com bombas associadas em paralelo).

80

Altura manomtrica da instalao O levantamento topogrfico do perfil do terreno permite determinar: o desnvel geomtrico da instalao (HG), o comprimento das tubulaes de suco e de recalque e o nmero de peas especiais dessas tubulaes. Com os comprimentos das tubulaes e o nmero de peas especiais, a perda de carga facilmente calculada pelo conhecimento dos dimetros de suco e de recalque. A altura manomtrica ser calculada por: Hm = HG + ht - Clculo dos dimetros de suco e de recalque
81

Tendo em vista a equao da continuidade (Q = A.V), sabe-se que uma mesma vazo pode ser transportada em tubulaes de diferentes dimetros, variando a velocidade de escoamento. Contudo, a variao do dimetro produz reflexos diretos sobre o investimento e o custo operacional da instalao, que so:

- investimento: despesas na aquisio dos tubos;


- custo operacional: despesas com a operao do sistema.

82

Altura manomtrica de uma instalao com reservatrios abertos


83

Assim, quanto maior o dimetro da instalao, maior o investimento, mas menos ser o custo operacional. Isto porque, com o aumento do dimetro (para uma mesma vazo), a velocidade de escoamento diminui e, consequentemente, a perda de carga, refletindo na diminuio da altura manomtrica e finalmente na potncia necessria ao bombeamento (menor consumo de energia). O correto fazer um balano econmico entre o custo da tubulao e o custo da manuteno do sistema. A manuteno do sistema envolve gastos com energia eltrica (ou combustvel), lubrificantes, mo-de-obra, etc.

84

Instalao
- INSPEO

- TRANSPORTE
- ARMAZENAMENTO - CUIDADOS ANTES DA INSTALAO

- LOCAL DE INSTALAO
- TUBULAES - TUBULAO AUXILIAR - FUNDAO - MONTAGEM E ALINHAMENTO
85

Vlvulas e Golpe de Arete em instalaes de bombeamento.


Definio Variao da presso acima e abaixo do valor de funcionamento normal dos condutos forados, em consequncia das mudanas da velocidade da gua.

86

Golpe de ariete em sistemas de bombeamento


Golpe DE ARETE - Impacto sobre todo o sistema hidrulico causado pelo retorno da gua existente na tubulao de recalque, quando da parada da bomba. Este impacto, quando no amortecido por vlvula(s) de reteno, danifica tubos, conexes e os componentes da bomba.ente eltrica.

87

88

Bibliogrfia
- Falco Reinaldo e Matos Edson E, Bombas Industriais, 1998, Editora Interciencia. - Frank M. White, Mecnica dos Fludos, 2007, Editora McGraw Hill. - Apostila INDSTRIAS SCHNEIDER S.A. - Apostilas de aulas baixadas na internet.

89

FIM

90

También podría gustarte