Está en la página 1de 13

ESTADO DO MARANHO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO SUPERINTENDENCIA DE GESTO EDUCACIONAL SUPERVISO DE GESTO ESCOLAR

COLEGIADO ESCOLAR

COLEGIADO ESCOLAR
Gesto Democrtica:
uma prtica poltico-pedaggica e administrativa, onde o gestor, atravs da articulao entre os diversos segmentos da unidade escolar, modifica as relaes de poder, transformando-as em aes colegiadas, transparentes e autnomas. Assim, a gesto democrtica da educao requer mudanas de paradigma e no apenas mudana nas estruturas organizacionais, constituindo-se em um fazer coletivo, baseado nas exigncias sociais que fundamentam a concepo de qualidade e definem tambm a finalidade da educao.

COLEGIADO ESCOLAR
Colegiado Escolar:
um grupo constitudo dos diversos segmentos da comunidade escolar(pais,alunos,professores e demais servidores) objetivando a participao nas decises da escola, no mbito administrativo, polticopedaggico e financeiro, quando reunido emite opinies ou toma decises, elabora diagnstico, fiscaliza, apia, promove e estimula a comunidade escolar. Este espao de participao se apresenta como um mecanismo fundamental para a construo de uma escola democrtica e de qualidade, certamente as bases necessrias para termos uma sociedade mais justa.

COLEGIADO ESCOLAR
Legislao que ampara a criao e atuao do Colegiado Escolar Constituio Federal/88: Art. 206, inciso VI que estabelece a gesto democrtica do ensino pblico, na forma da Lei. Constituio Estadual/89, no seu artigo 64,inc. III

LDB/n 9394/96: Art. 14: Os sistemas de ensino definiro as normas de Gesto Democrtica: I participao dos profissionais da educao na elaborao da proposta pedaggica; II participao das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalente.

COLEGIADO ESCOLAR
Gesto Democrtica na Legislao
DECRETO N. 14.558 DE 22 DE MAIO DE 1995

PORTARIA N. 1242 DE 07 DE JULHO DE 1995


Dispe sobre a instituio de Colegiado nas Unidades Estaduais de Ensino.

DECRETO N. 14.973 DE 29 DE MARO DE 1996

COLEGIADO ESCOLAR
Funes: Deliberativa
Com base no consenso de seus componentes (sempre que possvel) , elaboram normas para a organizao e funcionamento da escola que decidem sobre o PPP, aprovam,tomam decises e as encaminham. No que diz respeito as aes pedaggicas,administrativas e financeiras.

Consultiva
Assessora a Gesto da Unidade Escolar,opinando ou emitindo opinies ou pareceres sobre questes submetidas sua apreciao encaminhadas pelos diversos segmentos da escola.

COLEGIADO ESCOLAR
Funes: Fiscalizadora ou Avaliativa
Acompanha e avalia as aes da escola (pedaggica, administrativa e financeiras) para garantir o cumprimento das normas e um ambiente social de qualidade no cotidiano escolar.

Mobilizadora
Apia, promove e estimula a participao de todos os segmentos representativos da escola nas mais diversas atividades, propiciando a vivncia democrtica e a melhoria da qualidade do ensino, do acesso,da permanncia e da aprendizagem dos alunos.

COLEGIADO ESCOLAR
Composio:
constitudo pelo diretor da escola, como membro

nato, e por representantes dos segmentos de professores, pais ou responsveis de alunos, demais servidores, alunos com idade mnima de 14 anos. Por intermdio de eleio direta, realizada a cada dois anos: - cada segmento eleger seus representantes e respectivos suplentes; ser considerado eleito o candidato mais votado por nvel de ensino, no seu respectivo segmento.

COLEGIADO ESCOLAR
Funcionamento:
A organizao e o funcionamento do Colegiado no garante, por si s, o pleno funcionamento de uma prtica democrtica. um processo que precisa ser construdo no dia-a-dia da escola. S exerce suas funes quando estiver reunido:
a) reunies ordinrias mensais com a presena de no mnimo 2/3 de seus membros; b) reunies extraordinrias, convocada sempre que necessrio, com 72 horas de antecedncia, pelo presidente do Colegiado Escolar ou por 1/3 dos seus membros; c) mediante a constituio de comisses especiais.

COLEGIADO ESCOLAR
Funcionamento:
As reunies devero ser registradas em Ata; A suplncia ser exercida e o representante do Colegiado perder o mandato: a) quando ocorrer trs ausncias consecutivas nas reunies; b) quando no mais fizer parte da escola (cancelamento de matrcula, transferncia do servidor, deixar de ter filho matriculado na escola); c) descumprir as normas legais e / ou Regimento do Colegiado. Para o seu regular funcionamento, a escola dever elaborar o Regimento do Colegiado.

COLEGIADO ESCOLAR
Competncias:
Participar da definio das diretrizes, prioridades e aes da escola;
Participar do processo de construo do Plano(s) de Ao(es) da Escola (PPP, PDE) e das normas internas de convivncia democrtica; Acompanhar os resultados da escola, com nfase nos indicadores de acesso, permanncia e sucesso, buscando solues quando apresentar desempenho insatisfatrio;

COLEGIADO ESCOLAR
Competncias:
Constituir Comisses Especiais para realizar estudos ou executar tarefas especiais relativas a aspectos pedaggicos, administrativos ou financeiros que permitam subsidiar as decises do Colegiado; Divulgar junto comunidade e autoridades competentes a avaliao institucional da escola.

COLEGIADO ESCOLAR

SUAGE Superviso de Gesto Escolar Rua Virgilio Domingues 741, So Francisco, CEP. 65076-340 So Lus Telefone: 3218 2364 / 3218 2327

También podría gustarte