Está en la página 1de 44

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap.

3, 123 (2 Parte)

1 E ao anjo da igreja que est em Sardes escreve: isto diz o que tem os sete Espritos de Deus, e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives, e ests morto. S vigilante e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque no achei as tuas obras perfeitas diante de Deus; Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E se no vigiares, virei sobre ti como um ladro, e no sabers a que hora sobre ti virei. Mas tambm tens em Sardes algumas pessoas que no contaminaram seus vestidos, e comigo andaro de branco; porquanto so dignas disso. O que vencer ser vestido de vestes brancas; e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos Seus anjos. Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s igrejas. (Ap 3:1-6).

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 124 (2 Parte)

2 A cidade de Sardes nos dias de Joo ainda estava em processo de reconstruo, aps ter sido destruda por um terremoto no ano 17 d. C. Quando Joo escreveu esta carta, Sardes parecia ser uma cidade cuja glria passara... No ano 200 chegou a ter uma populao de 100.000 habitantes. Cibele, uma deusa anatlia, era a deidade protetora da cidade. Seu culto era semelhante ao de Diana dos efsios.

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 124 (2 Parte)

3 Em Sardes nasceu o dinheiro moderno. Em 1402, foi completamente destruda por Tamerlo e jamais foi reedificada. Hoje um campo ermo de espinhos, flores silvestres e runas imponentes. Sardes significa Cntico de alegria. A igreja de Sardes representa a histria do cristianismo no perodo de transio entre a verdadeira reforma e o protestantismo. Geralmente o ano 1517 considerado o incio da Reforma, mas na realidade, 15l7 marcou o seu clmax com a atuao de Lutero. Depois da sua morte, o movimento perdeu muito da sua vitalidade.

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 125 (2 Parte)

4 Os que lideraram a Reforma eram homens de vigorosa consagrao, como Lutero e Knox. Seus sucessores, porm, acomodaram-se em religies do Estado, organizadas, mas sustentadas pelo errio pblico. Auto-suficientes e satisfeitas com conquistas passadas, essas pessoas deixaram de sentir as necessidades do grande mundo pago.
(Roy Allan Anderson, O Apocalipse Revelado, 43-45

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 125 (2 Parte)

5 Vrios fatores indicam que o ano de 1798 a data ideal para o trmino do perodo de Sardes, quando o papa foi preso, e a Bblia comeou a ser divulgada mundialmente atravs das Sociedades Bblicas, provocando o maior despertamento espiritual j visto no protestantismo. Em 1804 surgiu a primeira Sociedade Bblica na Inglaterra, e em 1816 a segunda, a Americana, e depois muitas outras, despertando o mundo para as Misses Estrangeiras. Em 1798 findou tambm a supremacia papal de 1260 anos e teve incio o Tempo do Fim. Portanto o perodo de Sardes deve ser considerado de 1517 a 1798.

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 126 (2 Parte)

6 A igreja de Sardes a igreja de transio entre o Movimento da Reforma e o protestantismo. No perodo de Tiatira tivemos os Valdenses, os Lolardos, seguidores de Wycliffe, a Igreja dos Irmos na Bomia e Morvia, Joo Huss, Jernimo e Lutero. Em 1530, com a formao do primeiro credo protestante, a Reforma entrou em declnio e surgiu uma nova era chamada protestantismo, caracterizada pelas Igrejas Nacionais, que recebiam sua fora no de Deus, mas dos governos.

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 126, 127 (2 Parte)

7 Sardes deveria estar viva e fervorosa, mas estava morta; ento veio a mensagem: Tens nome de que vives, e ests morto (Ap 3:1). A igreja neste perodo tinha um bom nome e uma boa reputao. O nome protestante indicava oposio aos abusos, aos erros e ao formalismo da Igreja Catlica; indicava que nenhum desses erros seriam encontrados entre os protestantes, porm, isso foi verdade somente entre os arautos da Reforma, e perdurou enquanto Lutero ainda vivia... As igrejas protestantes afastaram-se dos princpios enunciados por seus fundadores. O princpio dos reformadores dizia: A Bbia e a Bblia s, deve ser a nossa nica regra de f.

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 127, 128 (2 Parte)

8 Um outro fator que contribuiu muito para aumentar nas igrejas protestantes o esprito de apatia para com as coisas espirituais foi o surgimento do Racionalismo nos sculos XVII e XVIII. Sob o impacto das descobertas cientficas, muitos estudiosos passaram a crer que as leis naturais eram suficientes para explicar as obras do Universo... Ele, Deus, fora unicamente a primeira causa, e que desde o Seu ato inicial da criao, o mundo tem funcionado mais ou menos independente de Deus. Esta maneira de pensar resultou num distanciamento da Bblia, que, por sua vez, passou a ser considerada irreal, inexata e no literal.
(SDA Bible Commentary, vol. 7, 756)

Ao final do perodo de Sardes ocorreria a Revoluo Francesa (1789 1799), que entre as muitas razes que lhe deram causa, estava o descontentamento geral contra a nobreza e o clero.

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 128 (2 Parte)

9 E Sardes estava morta, perdera o Esprito de Deus, Seu poder, e perdera tambm a sua mensagem. Sardes permanecia como uma simples casca, sem nenhum contedo. Nenhuma quantidade de experincia passada ser suficiente para o momento, nem nos fortalecer para vencermos as dificuldades que estiverem em nosso caminho. Precisamos ter novo suprimento de graa e de fora cada dia, a fim de sermos vitoriosos.
(Ellen G. White, Testimonies for the Church, vol 3, 541).

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 128 (2 Parte)

10 Os Valdenses, Wycliffe, Joo Huss, Jernimo, Lutero (cada um no seu tempo), quebraram o poder da supremacia espiritual de Roma. A Europa foi sacudida de ponta a ponta por um poder que nunca tinha sido conhecido antes. Infelizmente o esprito da Reforma no durou muito tempo. Dentro de poucos anos os seguidores dos reformadores estavam divididos e comearam a se opor e a perseguirem-se uns aos outros.

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 128, 129 (2 Parte)

11 Os passos de Roma foram seguidos pelas igrejas protestantes... que tm manifestado desejo semelhante de restringir a liberdade de conscincia... A Igreja Anglicana, durante os sculos dezesseis e dezessete, perseguiu milhares de ministros no-conformistas que foram obrigados a deixar as igrejas, e muitos, tanto pastores como o povo em geral, foram submetidos a multa, priso, tortura e martrio.
(Ellen G. White, O Grande Conflito, 443).

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 129, 130 (2 Parte)

12 Na Inglaterra,os protestantes anglicanos empreenderam a mais cruel guerra no somente contra os catlicos, mas tambm contra todos os protestantes que se recusavam a se conformar com a igreja estabelecida (F. G. Smith, What the Bible Teaches, 293). O estudo da histria da Reforma mostra que o protestantismo, a partir de 1530, introduziu um outro perodo de apostasia. Em menos de cem anos o luteranismo, com o qual a Reforma alcanara o seu clmax, cristalizou-se num formalstico e dogmtico movimento protestante. O historiador DAubigne considera que o fim da verdadeira Reforma foi o decisivo perodo de 1530 e 1531`, e que a partir dessa data, comeou ento um outro captulo, a histria do protestantismo (F. G. Smith, What the Bible Teaches, 293, 294).

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 130 (2 Parte)

13 As duas primeiras naes na Europa a se levantarem contra o papado foram a Alemanha e a Inglaterra. Estas duas naes tm sido consideradas como sendo a plataforma do protestantismo..., que tem ganhado influncia no mundo moderno especialmente atravs do poder poltico... E como no passado aconteceu com estes dois pases, assim ser no futuro quando a profecia do protestantismo apostatado de Ap 13:11-18 cumprir-se atravs da unio da Igreja e do Estado nos Estados Unidos da Amrica do Norte.

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 131 (2 Parte)

14 Rapidamente as igrejas reformadas perderam sua dependncia de Deus e apelaram para os braos do poder poltico... O que a Inquisio fez contra os cristos no perodo de Tiatira, as igrejas protestantes nacionais fizeram contra os grupos protestantes minoritrios no perodo de Sardes. O mesmo esprito satnico que moveu o papado contra os Valdenses, contra os Lolardos, e contra a igreja dos Irmos da Bomia e Morvia, moveu tambm as igrejas protestantes nacionais da Alemanha e da Inglaterra contra seus irmos no perodo de Sardes.

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 131 (2 Parte)

15 O verdadeiro escndalo da Inglaterra no sculo XVIII..., foi a decadncia da religio que distinguiu os seus primeiros cinqenta anos. No que se refere a sua f, a Inglaterra estava morta. Os seus cus espirituais eram to negros como a meia noite no rtico, e enregelados como as suas geadas. (Edwin R. Thiele, Apocalipse, Esboo de Estudos, vol I. 61).
O cristianismo no pode morrer, mas chegou perto do desmaio mortal naquela era melanclica.

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 131, 132 (2 Parte)

16 Os Quaquers, na Inglaterra, foram presos s centenas, apedrejados, surrados, chicoteados,e afogados... Mais de quatro mil e duzentos deles foram presos, e muitos foram mortos na priso. Nos Estados Unidos, a experincia dos Quakers no foi menos sofrida, muitos deles no foram somente aoitados publicamente, como criminosos, mas alguns foram marcados com ferro quente e outros tiveram as orelhas cortadas (Fox, Book of Martyrs, 357, 358, 360).

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 132, 133 (2 Parte)

17 O rei Henry VIII, fundador da Igreja Anglicana na Inglaterra, adotou as mais rigorosas leis para impor as doutrinas da igreja (F. G. Smith, What the Bible Teaches, 209). Foi rejeitada a supremacia do papa, mas em seu lugar o monarca foi entronizado como cabea da igreja. O rei reformador perseguiu tanto catlicos como protestantes... Uma dessas vtimas bem conhecida, John Bunyan, pregador ingls; permaneceu preso por doze anos na cadeia de Bedford, perodo em que escreveu O Peregrino, e mais de 50 outros livros... Na Esccia, a Igreja Episcopal fez uma sucesso de mrtires presbiterianos. (F. W. Grant, The Prophetic History of the Church, 128).

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 133 (2 Parte)

18 Foi essa feroz perseguio dos protestantes contra os protestantes que levou os puritanos, um grupo de cristos reavivados, a fugirem da Inglaterra, primeiramente para a Holanda e depois para a Nova Inglaterra. O alvo dos puritanos era purificar a igreja da Inglaterra de todos os vestgios do romanismo.

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 133 (2 Parte)

19 Os Puritanos desembarcaram nas praias da Amrica em 1620... O navio Mayflower trouxe o primeiro grupo de 102 peregrinos... Um segundo grupo de mil puritanos veio em 1630. Por volta de 1642 a Colnia da Baa de Massachusets j tinha 16.000 pessoas... Por volta de 1636, Roger Williams, um jovem pastor, iniciou a nova colnia de Rhode Island. O princpio fundamental da colnia era que todo homem teria liberdade para adorar a Deus segundo os ditames de sua prpria conscincia. Seu pequeno Estado, Rhode Island, tornou-se o refgio dos oprimidos, e cresceu e prosperou at que seus princpios bsicos, a liberdade civil e religiosa, se tornaram as pedras fundamentais da Repblica Americana.

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 134 (2 Parte)

20 Vinte anos depois do primeiro desembarque, outros milhares de peregrinos se tinham estabelecido na Nova Inglaterra. No entanto, o grande princpio, to nobremente advogado por Roger Wlliams de que a verdade progressiva, de que os cristos devem estar prontos para aceitar toda a luz que resplandecer da santa Palavra de Deus, foi logo perdido de vista pelos seus descendentes.

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 134, 135 (2 Parte)

21 Os luteranos eram, no princpio, pessoas piedosas, sinceras e fiis, mas medida que foram crescendo em nmero e poder, comearam a perseguir, banir, prender e matar aqueles que discordavam deles.
Em 1574 em uma conveno em Torgaw eles instigaram o Eleitor da Saxnia a prender ou banir os calvinistas que diferiam deles em doutrina. Peucer, por causa de suas opinies, ficou preso durante dez anos. Crellius, em 1601, foi morto. Stettar de Strasburg foi perseguido por ter permitido aos membros leigos falarem na igreja. Na Esccia, os haldanes foram perseguidos pela mesma razo.
(L. Sale-Arrison, The Wonders of the Great Unveiling, 54)

Na Sua, um conclio protestante condenou um jovem chamado Felix Mantz a ser afogado porque insistia em condenar o batismo de bebs por asperso (F. G. Smith, What the Bible Teaches, 298, 299).

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 135 (2 Parte)

22 As mais severas leis foram criadas, em diferentes pases da Europa, contra anabatistas, e muitos deles foram banidos ou queimados vivos. A histria tem demonstrado que, no importa quem esteja no poder, sejam catlicos ou protestantes, quando a igreja apela para os braos do poder poltico, quando Igreja e Estado se unem, o resultado a intolerncia religiosa.

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 136 (2 Parte)

23 A unio da Igreja com o Estado, no importa quo fraca possa ser, conquanto parea levar o mundo para mais perto da igreja, no leva, em realidade, seno a igreja para mais perto do mundo (Ellen G. White, O Grande Conflito, 297). Desde os dias de Constantino at o presente, a estratgia de Satans tem sido a de procurar edificar a igreja com o auxlio do Estado, apelando para o poder temporal em apoio ao evangelho. Isso aconteceu na Alemanha e na Inglaterra, e acontecer nos Estados Unidos em cumprimento de Ap 13:11-18.

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 137 (2 Parte)

24 A histria costuma se repetir. No prximo perodo da igreja, Filadlfia, a profecia fala de um grande reavivamento operado pelo Esprito Santo, e ento, de novo, vem outro captulo de condenaes, a apostasia de Laodicia. Quem tem ouvidos oua a histria que o Esprito Santo est contando acerca dos altos e baixos da igreja.
S vigilante, e confirma os restantes que estavam para morrer... lembra-te pois de que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te (Ap 3:2-3)

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 138 (2 Parte)

25 Um dos problemas de Sardes era a falta de vigilncia: ... e se no vigiarem, virei como ladro (Ap 3:2-3). Ap 3:2 demonstra que muitos, porm no todos, estavam mortos. O verso 3 aconselha os cristos de Sardes a fazerem uma retrospeco na vida espiritual e lembrarem da mensagem e da experincia que haviam tido. A Justificao pela F foi a doutrina forte dos reformadores, e ela fez surgir o protestantismo; somente a justia de Cristo recebida pela f poderia reaviv-los.

Cartas s Igrejas 5 Igreja Sardes (1517 1798) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 138 (2 Parte)

26 Mas tambm tens em Sardes algumas pessoas que no contaminaram seus vestidos, e comigo andaro de branco; porquanto so dignas disso. O que vencer ser vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do Livro da Vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos Seus anjos (Ap 3:4-5).

O remanescente de Deus sempre existiu, em todas as eras... Nunca houve um perodo to escuro em que Deus no tivesse Suas estrelas. No perodo de Sardes, Deus tinha alguns que no contaminaram seus vestidos` (Ap 3:4): os reformadores Martinho Lutero, Ulrich Zwinglio, Joo Calvino, o puritano Joo Bunyan, os pietistas Philipp Epenner, August Hermann Francke e o Conde Zinzerdorf, e os metodistas Joo Wesley e Whitefield.

Cartas s Igrejas 6 Igreja Filadlfia (1798 - 1844) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 139 (2 Parte)

27 E ao anjo da igreja que est em Filadlfia escreve: Isto diz o que Santo, o que verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ningum fecha, e fecha e ningum abre. Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ningum a pode fechar; tendo pouca fora, guardaste a minha palavra, e no negaste o meu nome. Eis que eu farei aos da sinagoga de Satans, aos que se dizem judeus, e no o so, mas mentem; eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus ps, e saibam que eu te amo. Como guardaste a palavra da minha pacincia, tambm eu te guardarei da hora da tentao que h de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na Terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ningum tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sair; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalm, que desce o cu, do meu Deus, e tambm o meu novo nome. Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s igrejas (Ap 3:7-13).

Cartas s Igrejas 6 Igreja Filadlfia (1798 - 1844) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 140 (2 Parte)

28 Filadlfia ficava a 120 km de Esmirna, em uma regio vulcnica sujeita a freqentes terremotos... chamada de a pequena Atenas por seus muitos templos.... Era a mais nova das sete cidades mencionadas nas sete cartas... Tornou-se uma importante e rica cidade com suntuosos templos. Esta cidade ainda existe sob o nome de Allah Sher, que significa Cidade de Deus. Filadlfia significa Amor Fraternal, e o perodo foi caracterizado por um profundo e intenso amor s almas pelas quais Jesus morreu. A igreja de Filadlfia representa o perodo histrico do cristianismo entre os anos 1798 a 1844.

Cartas s Igrejas 6 Igreja Filadlfia (1798 - 1844) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 141 (2 Parte)

29 O cristianismo parece ter sido introduzido em Filadlfia na era apostlica pelo fato de uma das cartas de Joo ser endereada igreja dessa cidade... Em tempos posteriores Filadlfia tornou-se sede de um bispo, e no sculo XIII era o centro cristo da Ldia, sendo a residncia e um arcebispo.
(Edward Gibbon, The Decline and Fall of the Roman Empire, vol. 4, 381)

Cartas s Igrejas 6 Igreja Filadlfia (1798 - 1844) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 141 (2 Parte)

30 Mesmo depois que os turcos se apoderaram do pas (1390), e o cristianismo na sia Menor foi perecendo lentamente, Filadlfia continuou sendo uma cidade crist, como Esmirna. Constitui notvel caracterstica que as duas cidades, que retiveram seu carter e populao crist por mais tempo que as outras cidades da sia Menor, so as cidades cujas igrejas foram to puras e irrepreensveis no tempo do apstolo Joo, que as cartas escritas para elas so as nicas que no contm palavras de repreenso. O cristianismo sobrevive nessa cidade at o presente; ali existem cinco igrejas crists (Edward Gibbon, The Decline and Fall of the Roman Empire, vol. 4, 381)

Cartas s Igrejas 6 Igreja Filadlfia (1798 - 1844) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 141, 142 (2 Parte)

31 E ao anjo da igreja que est em Filadlfia escreve: isto diz o que santo, o que verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ningum fecha e fecha e ningum abre. Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ningum a pode fechar; tendo pouca fora, guardaste a minha Palavra, e no negaste o meu nome. (Ap 3:7-8).

Mostrou-se-me ento que os Mandamentos de Deus e o Testemunho de Jesus Cristo com referncia porta fechada no podiam ser separados... Esta porta no foi aberta at que a mediao de Jesus no lugar Santo do Santurio terminasse em 1844. Ento Jesus Se levantou e fechou a porta do lugar Santo e abriu a porta que d para o Santssimo, e passou para dentro do segundo vu, onde permanece at agora junto da arca (Ellen G. White, Primeiros Escritos, 42).

Cartas s Igrejas 6 Igreja Filadlfia (1798 - 1844) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 142, 143 (2 Parte)

32 Uma vez que Jesus abrira a porta do Santssimo onde est a arca, os mandamentos tm estado a brilhar para o povo de Deus, e eles esto sendo testados sobre a questo do sbado (Ellen G. White, Primeiros Escritos, 42). Outra porta se abrira, e oferecia-se o perdo dos pecados aos homens, mediante a intercesso de Cristo no lugar Santssimo. Encerrara-se uma parte de seu ministrio apenas para dar lugar a outra. Havia ainda uma porta aberta` para o Santurio Celestial, onde Cristo estava a ministrar pelo pecador (Ellen G. White, O Grande Conflito, 429, 430).

Cartas s Igrejas 6 Igreja Filadlfia (1798 - 1844) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 143 (2 Parte)

33 A mensagem dirigida igreja de Filadlfia prepara o mundo para a hora do juzo no perodo de Laodicia... A aceitao da verdade concernente ao Santurio Celestial envolve o reconhecimento dos requisitos da lei de Deus, e da obrigatoriedade do sbado do quarto mandamento. A revelao da segunda fase do ministrio de Jesus no Santurio Celestial, o Juzo, requeria uma revelao da Santa Lei de Deus, a norma do juzo. Na mensagem a Filadlfia, Jesus disse fechar uma porta e abrir outra. Os homens procuravam fechar a porta que Jesus havia aberto, e abrir a que Ele fechara.

Cartas s Igrejas 6 Igreja Filadlfia (1798 - 1844) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 144 (2 Parte)

34 A porta que Jesus abre para a igreja de Filadlfia tem sido basicamente interpretada como a oportunidade para pregar o evangelho (I Co 16:9; II Co 2:12; Cl 4:3). Ela chamada porta evanglica e qualquer ser humano pode fechla (Ap 3:20; Mt 23:13; Lc 11:52). Mas, o contexto da carta do Ap 3:10-11, no o trabalho missionrio, e sim a recomendao para manter a constncia que a igreja teve no passado. O principal propsito destas passagens ajudar a igreja a passar atravs do teste final. A porta que Jesus abre no pode ser fechada.
(Revelaes do Apocalipse, cita o autor pg. 144).

Cartas s Igrejas 6 Igreja Filadlfia (1798 - 1844) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 144 (2 Parte)

35 Cristo abrira a porta, ou o ministrio do lugar Santssimo..., e demonstrou-se estar o quarto mandamento includo na lei que ali se acha encerrada (Ellen G. White, O Grande Conflito, 435).

Vi que a presente prova do sbado no poderia vir at que a mediao de Jesus no lugar Santo terminasse e Ele passasse para dentro do segundo vu; portanto,os cristos que dormiram antes que a porta do Santssimo fosse aberta, ao terminar o clamor da meia noite, no stimo ms de 1844, e que no haviam guardado o verdadeiro sbado, agora repousam na esperana, pois eles no tiveram a luz, nem a prova sobre o sbado que ns temos desde que a porta se abriu.
(Ellen G. White, Primeiros Escritos, 43).

Cartas s Igrejas 6 Igreja Filadlfia (1798 - 1844) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 144, 145 (2 Parte)

36 Vi que Satans estava tentando alguns do povo de Deus neste ponto. Pela razo de tantos bons cristos terem descansado nos triunfos da f sem terem guardado o verdadeiro sbado, eles estavam duvidando sobre o ser ele uma prova para ns agora. Os inimigos da verdade atual tm estado a tentar abrir a porta do lugar Santo, a qual Jesus fechou, e a fechar a porta do Santssimo, que Ele abriu em 1844, onde a arca est, contendo as duas tbuas de pedra nas quais esto os Dez Mandamentos escritos pelo dedo de Jeov (Ellen G. White, Primeiros Escritos, 43).

Cartas s Igrejas 6 Igreja Filadlfia (1798 - 1844) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 145 (2 Parte)

37 Aqui est uma interpretao secundria que vale a pena considerar. O final do sculo XVIII deveria testemunhar a inaugurao de um dos mais poderosos movimentos que o mundo j viu: o esforo dos poderes da cristandade enviando mensageiros como missionrios para evangelizar todos os povos que se achavam na escurido. A Palavra de Deus foi pregada e distribuda em larga escala em muitssimos lugares. Como isso comeou?

Cartas s Igrejas 6 Igreja Filadlfia (1798 - 1844) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 145 (2 Parte)

38 Foi um sermo pregado por Guilherme Carey em Nothingham, na Inglaterra, no dia 31 de maio de 1792, que impeliu a centelha cujo destino era incendiar os coraes dos cristos em todas as igrejas e pases. Carey era um simples sapateiro que se tornou o Pai das Misses Modernas. Chegando ndia abriu ali uma escola que hoje uma Universidade. Desta escola ele enviava seus pregadores. Ali Carey permaneceu por toda a vida sem nunca tirar frias. Com seus auxiliares traduziu a Bblia em 35 diferentes idiomas da ndia. Em 1807 Robert Morrison partiu para a China, e dez anos mais tarde Robert Moffat seguia para a frica e a seguir Davi Livingstone.

Cartas s Igrejas 6 Igreja Filadlfia (1798 - 1844) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 145, 146 (2 Parte)

39 Sobre este sermo foi dito: Julgado segundo os seus resultados momentosos e seu vasto alcance, este sermo deve ser considerado como um dos principais da histria crist, secundado apenas pelo sermo da montanha... Em janeiro de 1797, podia-se afirmar a respeito dos resultados amplos e distantes do fervor missionrio: cristos de todos os cantos do pas esto se reunindo de maneira regular e derramando as suas almas pelas bnos de Deus no mundo. Os esforos de tanto xito feitos para introduzir o evangelho nos Mares do Sul tiveram a mais poderosa influncia para unir os devotos servos de Cristo de todas as denominaes nos laos do amor fraternal.
(Delavan L Leonard, A Hundred Years of Missons, 75, 89)

Cartas s Igrejas 6 Igreja Filadlfia (1798 - 1844) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 147, 148 (2 Parte)

40 Um breve resumo das atividades missionrias que irromperam das foras da Cristandade em seguida ao momentoso sermo de Carey de 1792, d-nos uma idia do poder missionrio que cobre o perodo de Filadlfia. Desde ento as Sociedades Bblicas se encarregaram de espalhar a Palavra de Deus no mundo todo. 1792 Panfleto de Carey sobre as obrigaes dos cristos quanto s misses. 1792 Organizao da Sociedade Missionria Batista. 1793 Guilherme Carey navega para a ndia. 1793 Fundao da Sociedade Escocesa de Colportagem e Tratados. 1797 Organizao da Sociedade Missionria dos Pases Baixos. 1804 Organizao da Sociedade Bblica Britnica e Estrangeira. 1816 Organizao da Sociedade Bblica Americana. O material em estudo faz 36 citaes indicando eventos e entidades ligados ao movimento das Misses no perodo de Filadlfia.

Cartas s Igrejas 6 Igreja Filadlfia (1798 - 1844) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 149 (2 Parte)

41 O perodo de Filadlfia descrito de maneira positiva por Jesus em Ap 3:8 quando Ele diz; tendo pouca fora, guardaste a minha Palavra e no negaste o meu nome. Filadlfia foi tambm um perodo muito importante no cumprimento de profecias bblicas: 1. O escurecimento do sol em 19/05/1780; 2. A lua tornou-se como sangue em 19/05/1780; 3. A queda das estrelas em 31/11/1833.
Estes sinais serviram para despertar o mundo para a proximidade do Juzo e da Volta de Jesus.

Cartas s Igrejas 6 Igreja Filadlfia (1798 - 1844) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 149 151 (2 Parte)

42 Em partes longnquas e espalhadas do mundo, homens comearam a examinar a Palavra de Deus, e, independentemente uns dos outros, chegaram concluso de que o fim estava realmente perto. Dentre as 23 citaes do material em estudo, destacamos:
1 2 3 4 5 6 7 8 1812 Publicao do livro de Lacunza, A Segunda Vinda do Messias em Glria e Majestade. 1821 Jos Wolff inicia a proclamao da breve Vinda de Jesus ao redor do mundo. 1823 Publicao de Edwuard Irving: O Juzo Vindouro. 1831 Guilherme Miller comea a pregar a mensagem do advento. 1836 Publicao das prelees de Guilherme Miller em forma de livro. 1840 Primeira conferncia geral de crentes adventistas mileritas em Boston. 1842 Publicao de Josu Himes: O Clamor da Meia Noite. 1843 Pregao pelas crianas da Sucia sobre a breve vinda de Jesus.

Cartas s Igrejas 6 Igreja Filadlfia (1798 - 1844) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 152 (2 Parte)

43 Est iminente diante de ns a hora da tentao que h de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na Terra` (Ap 3:10). Todos aqueles cuja f no estiver firmemente estabelecida na Palavra de Deus, sero enganados e vencidos... Os que sinceramente buscam o conhecimento da verdade e se esforam em purificar a alma pela obedincia, fazendo assim o que podem a fim e preparar-se para o conflito, encontraro refgio seguro no Deus da verdade. Como guardaste a palavra da minha pacincia, tambm Eu te guardarei`, a promessa do Salvador (Ellen G. White, O Grande Conflito, 560).

Cartas s Igrejas 6 Igreja Filadlfia (1798 - 1844) Revelaes do Apocalipse, volume I, cap. 3, 152 (2 Parte)

44 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ningum tome a tua coroa (Ap 3:11). O trono e a coroa so os penhores de uma condio atingida; so os testemunhos da vitria sobre o prprio eu por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
(Ellen G. White, O Desejado de Todas as Naes, 408).

A quem vencer, Eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sair; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do Meu Deus, a Nova Jerusalm, que desce do cu, do meu Deus, e tambm o meu novo nome. Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s igrejas (Ap 3:12-13).

También podría gustarte