Está en la página 1de 13

ESCOLA SUPERIOR MADRE CELESTE CURSO DE LETRAS- HABILITAO EM INGLS E ESPANHOL

LITERATURA BRASILEIRA-SCULOS XX-XXI PROF. MS. EDIMARA SANTOS

FELICIDADE CLANDESTINA: J NO ERA UMA MENINA COM UM LIVRO E SIM UMA MULHER COM SEU AMANTE

DISCENTES: IVANEIDE LEITE MNICA SIMES

OBJETIVO
ANALISAR O CONTO FELICIDADE CLANDESTINA DE CLARICE LISPECTOR A PARTIR DE SUA ESTTICA LITERRIA ,DANDO DESTAQUE FORTUNA CRTICA DA AUTORA.

CLARICE LISPECTOR
Clarice Lispector nasceu na Ucrnia em 1925 e morreu no Rio de Janeiro ao 52 anos de idade. Veio para o Brasil com dois meses de idade. Seus pais eram imigrantes russos. At doze anos viveu em Recife onde estudou at o incio do curso secundrio quando veio para o Rio de Janeiro.

MOMENTO HISTRICO LITERRIO


Clarice Lispector um dos principais nomes da literatura Modernista de 1945; De 1945 aos nossos dias tem-se a Literatura Contempornea; Na literatura, ao lado de obras que mantinham certa preocupao social e davam continuidade at ao regionalismo, comearam a se destacar produes literrias em que a grande novidade era a pesquisa em torno da prpria linguagem literria.

CARACTERSTICAS LITERRIAS DE CLARICE LISPECTOR

Introduzia em nossa literatura novas tcnicas de expresso, que obrigavam a uma viso de critrios avaliativos. Sua narrativa subverte com frequncia a estrutura dos tradicionais gneros narrativos (o conto, a novela, o romance), quebra a sequencia comeo, meio e fim, assim como a ordem cronolgica, e funde a prosa poesia ao fazer uso constante de imagens, metforas, anttese, smbolos, sonoridade etc.

Aspecto inovador da prosa de Clarice o fluxo de conscincia que consiste em explorar a temtica psicolgica de modo to profundo que o assunto nunca completamente explorado;

Alm do fluxo de conscincia, as personagens de Clarice vivem tambm um processo epifnico. ( o termo epifania tem sentido religioso, significando revelao.) esse processo pode ser irrompido a partir de fatos banais do cotidiano: um encontro, um beijo, um olhar, um susto.

FELICIDADE CLANDESTINA

Nesta crnica a narradora em primeira pessoa conta sua primeira experincia com um livro. Porm, este livro de uma menina m que o oferece emprestado para a narradora, mas sempre inventa uma desculpa para no entregar o livro a ela. At que a me da menina m descobre isso e entrega o livro para a narradora, que passa a saborear o livro como se fosse um amante. Esta crnica tem um cunho autobiogrfico, como comprovou a prpria irm da escritora dizendo que se lembra da menina m. O ponto central desse texto o conceito de felicidade. Uma vez que ela ganhou permisso para ficar com o livro pelo tempo que desejasse, ela o deixa no quarto e finge esquecer que o possui, s para se redescobrir possuidora dele. Dessa forma, sua felicidade aparece como um sentimento clandestino, j que nem ela mesma pode se conscientizar de sua prpria felicidade para que esse sentimento no acabe. Conclusse, portanto, que a felicidade deve ser descoberta a todos os momentos e nas coisas mais simples. Disponvel em:http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/felicidade-clandestina-analiseobra-clarice-lispector-703828.shtml

ANLISE DA OBRA
Segundo Cndida Vilares Gancho (2003) o conto uma narrativa curta, que possui caractersticas centrais, em que possvel tornar conciso o tempo, o espao e restringir o nmero de personagens. No conto Felicidade clandestina a menina m identificada pela narradora como o principal obstculo entre os leitores e os livros, esta exercia seu poder maquiavelicamente (podendo ser caracterizada como antagonista da histria), de forma a impossibilitar o contato da leitora e seu objeto de desejo: o livro. Ter o livro em mos transmitia um indecifrvel sentimento na menina, tamanha era a felicidade; que ela, estremecida de satisfao, saboreava lentamente aquela coisa clandestina.

Pode-se identificar esse desejo de ler da narradora/protagonista como definidor do ttulo do conto: Felicidade clandestina. Assim, conclu-se que a leitura , para essa personagem, a felicidade clandestina. A felicidade e magia da literatura, do prazer era tamanha, que a menina sonhadora fazia questo de "esquecer" que estava com o livro para depois ter a "surpresa" de ach-lo: "No era mais uma menina com um livro: era uma mulher com seu amante." (LISPECTOR, 1998, p. 10).

A CRTICA CLARICE LISPECTOR


Desde o inicio, o que chama a ateno da crtica o modo bem particular e inovador que Lispector tem de escrever, ela prope uma nova viso temtica e estrutural da fico. Trata-se de uma escrita arbitrria, provocadora, diretamente construda para produzir significado, que mostra a complexidade do pensamento, das emoes humanas e que leva o leitor a refletir sobre a existncia humana. A linguagem utilizada ldica, cheia de adjetivaes, com a forte presena das sensaes, dos sentidos, das repeties e de clichs lingusticos. (SILVA,Lgia Michele. O
no-lugar da lngua a escrita transgressora de Clarice Lispector)

Antonio Candido, o primeiro crtico brasileiro a se pronunciar sobre Lispector, viu na escritora a possibilidade de um aprofundamento da expresso literria no Brasil . (Disponvel em
http://www.pitt.edu/~hispan/iili/IntroLispector.pdf)

Benedito Nunes foi o crtico que mais se aprofundou na dimenso filosfico existencialista da fico de Lispector includo mais tarde em O drama da Linguagem (1989), Nunes identifica na fico lispectoriana uma temtica marcadamente existencial ligada a certos tpicos da filosofia da existncia.
(Disponvel em http://www.pitt.edu/~hispan/iili/IntroLispector.pdf)

"Jamais triunfante, a escritura de Clarice Lispector, uma escritura conflitiva, autodilacerada, que problematiza, ao fazer - se e ao compreender - se, as relaes entre linguagem e realidade. No seno esse autodilaceramento que se revela, tematizado, nas reflexes de Clarice Lispector sobre o ato de escrever." ( NUNES, Benedito. O Drama da Linguagem, pag.145)

A temtica da maioria das obras de Clarice Lispector compreendida como uma temtica marcadamente existencial como: inquietao,autoconhecimento,existncia e liberdade,contemplao, o predomnio da conscincia reflexiva,realidade,o eu e o mundo,conhecimento das coisas e relaes intersubjetivas,humanidade e animalidade,o grotesco e /ou o escatolgico e o descortnio silencioso das coisas. (
NUNES, Benedito. O Drama da Linguagem, pag.156)

Clarice Lispector fala sempre de si prpria. Talvez no estranhe que o fizesse, j que os cronistas no raro empregam a primeira pessoa do singular, para tecer reminiscncias ou narrar fatos do cotidiano. (Moiss 2001, p. 340)

De acordo com Alfredo Bosi (1995), Clarice rompe com o enredo factual, faz uso intensivo da metfora inslita e se entrega ao fluxo de conscincia. (Disponvel
em:http://desenredos.dominiotemporario.com/doc/05_artigo_-_clarice_lispector__ligia_mychelle_de_melo_silva.pdf)

Ao se falar de inovao na linguagem romanesca, o nome de Clarice Lispector e esteve sempre associado ao do escritor Oswald de Andrade, de acordo com Srgio Buarque de Holanda (1950), Clarice com sua obra inicial (Perto do corao selvagem) juntamente com Oswald, com a obra Memrias sentimentais de Joo Miramar e com Serafim Ponte grande,so os nomes mais promissores da renovao da forma ou da tcnica romanesca.
(Disponvel em:http://desenredos.dominiotemporario.com/doc/05_artigo_-_clarice_lispector_-_ligia_mychelle_de_melo_silva.pdf)

CONSIDERAES FINAIS
O conto Felicidade Clandestina trs em sua composio aspectos do psmodernismo, como exemplo, a inovao em relao linguagem, a descrio mnima de personagens, o uso de espao mais psicolgico do que fsico, dentre outros. A autora revela uma intrigante tentativa de investigar as camadas mais densas da conscincia humana na procura de compreender o sentido da existncia. Atravs de uma aparente linguagem simples, a escritora mergulha numa anlise psicolgica do ser humano, revelando assim uma permanente preocupao em alcanar a verdade escondida na aparente simplicidade das palavras.

REFERNCIAS
LISPECTOR, Clarice.1998. Felicidade Clandestina (Contos), Rocco, Rio de Janeiro. NUNES, Benedito. 1989. O Drama da Linguagem. Editora.tila,So Paulo. SILVA,Lgia Michele. 2010.O no-lugar da lngua a escrita transgressora de Clarice Lispector. Piau http://esteticaliteraria.blogspot.com.br/2009/01/clarice-lispector-estilo.html http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1601 http://maryas2paixao.blogspot.com.br/2012/12/os-aspectos-do-pos-modernismo-pre sente_6359.html http://www.interpoetica.com/site/index.php?option=com_content&view=article&id=36 2&catid=64

También podría gustarte