Está en la página 1de 19

Psicanlise: as emoes nas organizaes

Slide 1

Introduo

Psicanlise: estuda a vida efetiva; O termo psicanlise refere-se a uma teoria sobre o aparelho psquico elaborada por Sigmundo Freud; Tem sua bases no inconsciente; O aparelho psquico, na teoria freudiana, formado pelos trs nveis de vida mental (consciente, subconsciente e inconsciente) + os trs elementos que compem a personalidade (Id, superego e ego).
2

1:35

1. Nveis da vida mental

Os nveis da vida mental so:

a) Consciente; b) Subconsciente;

c) Inconsciente.

1:35

Nveis da vida mental


a) Consciente: o nvel em que a pessoa tem acesso s informaes sobre a sua vida.

c) Inconsciente: o nvel mais profundo, depositrio de experincias infantis, desejos, momentos, b) Subconsciente: o nvel recalques e frustraes em que as informaes que, por alguma razo, so de fatos que j foram reprimidos e no aconteceram no chegam conscincia passado, mas so de no comportamento. Exemplo:Festa de apresentao fcil acesso.
4

1:35

2. Elementos da personalidade

Os elementos da personalidade so:


Id; Superego; Ego.

a) b) c)

1:35

Elementos da personalidade

A) Id: parte biolgica, irracional e animal que tem por objetivo a busca do prazer imediato sem medir nenhuma conseqncia. O ide guiado pelo prazer.

1:35

Elementos da personalidade
b) Superego: compe-se das idias morais, religiosas, regras de conduta e valores que a pessoa assimila do grupo social no qual est inserida. Determina a moral, o sentimento de culpa e os remorsos. Guiado pela moral
1:35

c) Ego: a razo. O elemento que procura equilibrar o Id e o superego. guiado pelo principio da realidade. Deve ser o gerenciador da personalidade.

Mecanismos de defesa ou ajustamento

So meios, artifcios que o ego busca para equilibrar as duas foras opostas (Id e Superego) quando no consegue equilibr-las por vias naturais.

1:35

Principais mecanismos de defesa

Atos falhos.
Lapsos. Sonhos.

Projeo.
Reao de converso. Doenas psicossomticas. Deslocamentos.
9

Racionalizao.

1:35

Principais mecanismos de defesa

Projeo: Sonhos: durante ocorre o quando processo a pessoa de sono atribui ocorrem a outra os pessoa Racionalizao: Reao Doenas Deslocamento: de psicossomticas: converso: a a satisfao utilizao muitas nasde modificada vezes, doenas justificativas, o conflito psicossomticas, dos impulsos desculpas entre o id e Atos Lapsos: sonhos. um desejo Falhos: so oseu momento os so esquecimentos. como trocas se em de fosse que nomes, aooutra inconsciente palavras, pessoadatas que se etc. socialmente e a desejos pessoa o superego tem aceitveis pode sintoma se manifestar e que a doena. a pessoa em d sintomas aos outros. fsicos. reorganiza. estivesse desejando

1:35

10

Sexualidade nas Organizaes

As empresas, de maneira explicita ou implcita, de acordo com sua cultura, se posicionam quanto s relaes afetivas de seus funcionrios. Levar em considerao as emoes no ambiente de trabalho tem sido tarefa rdua para os gerentes uma vez que as organizaes sempre valorizaram o racional em detrimento do emocional.

1:35

11

Sexualidade nas Organizaes: Abordagem Freudiana


Segundo Freud, o inconsciente est diretamente ligado com as diferentes formas da sexualidade reprimida ( impedida de se manifestas). Para ele, o desenvolvimento sexual est dividido em cinco fases, e em cada fase, a libido (fonte de prazer), est direcionada e concentrada num determinado ponto. As organizaes tambm possuem caractersticas das fases do desenvolvimento sexual.
1:35

12

Fases do Desenvolvimento Sexual


1 Fase: Oral Comer, beber ou fumar excessivamente so indcios da no resoluo satisfatria desta fase. a fase em que a criana est voltada apenas para a satisfao de suas necessidades. 1:35 Perodo conhecido como narcisista. Organizaes que valorizam o individualismo e o sucesso pessoal ou funcionrios com tais caractersticas, revelam a persistncia na fase oral.
13

Fases do Desenvolvimento Sexual


2 Fase: anal Momento em que se vivenciam experincias frustradoras e recompensadoras em reter ou expulsar as fezes Esta fase se manifesta na avareza, no prazer do acmulo ou reteno de bens

1:35

A preocupao com a limpeza e excesso de organizao. Necessidade de domar e dominar; a preocupao com horrios, detalhes e programas planejados risca, so caractersticas de manifestao da fase anal mal resolvida.

14

Fases do Desenvolvimento Sexual


3 Fase: Flica Inicia-se o interesse pelas diferenas anatmicas entre os sexos. ou expulsar as fezes Fase em que acontece o complexo de dipo.

Figura maternas e paternas permeiam a organizao Relaes de autoridade refletem esta parte da infncia.

1:35

15

Fases do Desenvolvimento Sexual


4 Fase: Latncia Os impulsos esto impedidos de se manifestas e toda energia ser canalizada para atividade culturais e aquisio de leitura e da escrita.

Os empregados excessivamente envolvidos com o trabalho (workaholic) representam esta fase, pois esto canalizado todas a energia no trabalho.

pessoa dedicada ao servio

1:35

16

Fase do Desenvolvimento Sexual


5. Fase Genital A libido vai estar direcionada ao parceiro afetivo. Empresas mais livres, flexveis e inovadoras estariam ligadas a esta fase, quando se tornam maduras

1:35

17

Contribuies da Psicanlise
Mostra como as pessoas usam suas defesas e criam resistncias mudanas. Ao apontador como a sexualidade reprimida afeta a vida das organizaes, mostra como as pessoas descarregam suas frustraes e agresses, e como se defendem. Alguns problemas de produtividade so decorrentes de produtos armazenados no inconsciente.

1:35

18

Referncia

BANOV, Marcia Regina. Psicologia no gerenciamento de pessoas.2.ed. So Paulo: Atlas.2011.

1:35

19

También podría gustarte