Está en la página 1de 14

PIRMETRO

INSTRUMENTAO ELETRNICA Felipe Ferreira de Oliveira

ndice
Introduo Princpio de Funcionamento Caractersticas Vantagens / Desvantagens Aplicaes Referncias Bibliogrficas

Introduo

Um termmetro infravermelho (tambm denominado de pirmetro ptico) um dispositivo que mede temperatura sem contacto com o corpo/meio do qual se pretende conhecer a temperatura. Geralmente este termo aplicado a instrumentos que medem temperaturas superiores a 600 graus Celsius. Uma utilizao tpica a medio da temperatura de metais incandescentes em fundies.

Princpio de Funcionamento

Espectro Eletromagntico

Princpio de Funcionamento

A faixa IV localiza-se entre a poro visvel do espectro e as ondas de rdio. O espectro IV estende-se de 0,7 a 1000 micra. Somente a banda de 0,7 a 14 micra usada para a medio de temperatura.

Princpio de Funcionamento

Pelo fato de qualquer objeto (com exceo dos corpos negros) emitir uma quantidade tima de energia em um ponto especfico da banda IV, cada processo pode requerer modelos de sensores com pticas e tipos de detectores especficos.

Princpio de Funcionamento

Cada material a ser medido apresenta uma resposta espectral prpria (emissividade). Temperaturas baixas (< 500C) apresentam radiao IV na rea no visvel, porm a partir de 600C a radiao IV comea a entrar no espectro visvel. Emissividade o termo usado para quantificar as caractersticas de emisso de energia de diferentes materiais e superfcies. Por exemplo, um sensor com uma resposta espectral de 3,43 micra otimizado para medir a temperatura superficial de polietileno e derivados. Um sensor de 5 micra usado para medir a superfcie do vidro e um sensor de 1 micron, para metais e lminas metlicas.

Princpio de Funcionamento
Um objeto reflete, transmite e emite energia. Somente a energia emitida interessa para a medio de temperatura.

A emissividade caracteriza o percentual de energia que emitido pela superfcie.


a energia emitida, corrigida de acordo com a emissividade do material, que indica a temperatura do objeto.

Princpio de Funcionamento

Portanto, para uma medio correta, torna-se necessrio conhecer o material a ser medido para o ajuste manual no equipamento da emissividade, que, normalmente, varia entre 0,1 e 1 micra. A energia emitida pelo objeto atinge o sistema ptico do instrumento, que conduz a energia para um ou mais detectores fotossensveis. O detector converte a energia IV em um sinal eltrico que, por sua vez convertido em um valor de temperatura, que se baseia na equao de calibrao do sensor e na emissividade do alvo.

Caractersticas
Medio de temperaturas de -32C at 3000C Erro do equipamento de 1% ou 2%

Vantagens / Desvantagens

Vantagens
Medio distncia Vasto Range Rapidez

Desvantagens
Custo elevado Necessita conhecer emissividade do corpo

Aplicaes

Segurana o Localizao de incndios o Materiais perigosos o Defeito em transformadores o Busca e resgate o Foco de calor em Cinzas (durante o rescaldo) o Manuteno de equipamentos Alimentos o Temperaturas nas reas de armazenamento e servio o Temperaturas de refrigerao, cozimento e lavadoras o Transporte de alimentos Processos de fabricao o Metais e tratamento trmico o Impresso, papel e recuperao de cal o Vidro o Cura e secagem de pinturas o Alimentos

Aplicaes

Aquecimento, Ventilao, Ar Condicionado e Refrigerao (HVAC/R) o Vazamento de dutos o Termostatos o Temperatura ambiente o Sistemas de distribuio de vapor o Linhas de compressores o Balanceamento de temperatura Manuteno de Fbricas e Instalaes o Manuteno preventiva e preditiva o Auditorias de energia o Programas de manuteno de veculos e frotas o Conexes eltricas o reas classificadas o Motores, bombas e mancais Transporte terrestre e areo o Falhas de cilindros o Sistemas de refrigerao de motores o Sistemas de aquecimento/ar condicionado o Freios e mancais o Conversores catalticos o Sistemas hidrulicos

Referncia Bibliogrficas

http://www.helptemperatura.com.br/html/interesse/tr_port.html http://www.dicionarioinformal.com.br/definicao. php?palavra=pir%F4metro&id=2300 http://www.deq.ufpe.br/disciplinas/LEQ/vol1_in strum.pdf http://www.infratemp.com.br/tecnologia/Apostil a_TermometriaIV.pdf http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/cgibin/PRG_0599.EXE/5464_4.PDF?NrOcoSis=1 4505&CdLinPrg=pt

También podría gustarte