Está en la página 1de 22

A Psicologia Cognitiva Parte 1

MPB Paula Lucas FAP 2013/1

As influncias anteriores da Psicologia Cognitiva

Assim como todos os movimentos revolucionrios da psicologia, o movimento cognitivo no surgiu de uma hora para outra. Muitas das caractersticas j haviam surgido antes. O interesse na conscincia era claro, no perodo inicial da psicologia, antes da disciplina ser considerada uma cincia normal. As obras dos filsofos gregos Plato e Aristteles mencionavam os processos de pensamento, como tambm o faziam as teorias dos associacionistas e empiristas britnicos. Quando Wundt instituiu a psicologia como disciplina cientfica independente, seu trabalho concentrou-se na conscincia. Ele pode ser considerado o precursor da psicologia cognitiva contempornea devido a nfase do seu trabalho na atividade criativa da mente. As escolas de pensamento estruturalista e funcionalista abordavam a conscincia, estudando seus elementos e suas funes.

As influncias anteriores da Psicologia Cognitiva


A retomada da conscincia e o incio formal do movimento da psicologia cognitiva remontam a dcada de 1950, embora j observassem sinais aparentes na dcada de 1930. O Behaviorista E. R. Guthrie, ao final da sua carreira, criticava o modelo mecanicista e afirmava nem sempre ser possvel reduzir os estmulos a termos fsicos. Ele sugeria que os psiclogos deviam descrever os estmulos em termos cognitivos ou perceptuais, de modo que os tornassem significativos para o organismo reagente (Guthrie, 1959). O Behaviorismo intencional de E. C. Tolman foi outro precursor do movimento cognitivo. Sua forma de Behaviorismo reconhecia a importncia das variveis cognitivas e contribuiu para o declnio da viso de estmuloresposta. Tolman props o mapa cognitivo, atribuiu comportamento intencional aos animais e enfatizou as variveis intervenientes como uma forma de definir operacionalmente os estados internos no-observveis.

As influncias anteriores da Psicologia Cognitiva

Rudolf Carnap, filsofo positivista, exigia o retorno da introspeco. Em 1956, Carnap afirmou: "a conscincia que o indivduo tem do prprio estgio de imaginao, sentimento etc. deve ser reconhecida como um tipo de observao, em princpio, semelhante observao externa e, portanto, uma fonte legtima de conhecimento. At mesmo Bridgman, o fsico que proporcionou ao Behaviorismo a noo de definies operacionais, criticou o Behaviorismo e insistiu em que os relatos introspectivos fossem usados para dar significado s anlises operacionais. A psicologia da Gestalt tambm influenciou a psicologia cognitiva por causa do enfoque "na organizao, na estrutura, nas relaes, no papel ativo do objetivo e na participao importante da percepo na aprendizagem e na memria. A escola de pensamento da Gestalt ajudou a manter vivo pelo menos um pouco do interesse na conscincia durante os anos em que o Behaviorismo dominava a psicologia americana.

As influncias anteriores da Psicologia Cognitiva


Outro precursor da psicologia cognitiva foi o psiclogo suo Jean Piaget (1896-1980), que escreveu seu primeiro trabalho cientfico com 10 anos e viria, mais tarde, a estudar com Jung. Piaget tambm trabalhou com Thodore Simon, que, juntamente com Alfred Binet, desenvolveu o primeiro teste psicolgico de habilidade mental. Piaget ajudava a aplicar os testes nas crianas. Posteriormente se tronaria importante por seu trabalho sobre o desenvolvimento infantil no com base nos estgios psicossexuais, conforme propunha Freud, mas em funo dos estgios cognitivos.

As influncias anteriores da Psicologia Cognitiva


As hipteses iniciais de Piaget, publicadas em 1920 e 1930, embora altamente influentes na Europa, no foram muito bem-aceitas nos Estados Unidos por sua incompatibilidade com a posio Behaviorista. Os primeiros tericos cognitivos, no entanto, receberam bem a nfase de Piaget nos fatores cognitivos. E, medida que as ideias da psicologia cognitiva tomavam conta da psicologia americana, a importncia dos conceitos de Piaget ficava ainda mais evidente. Em 1969, ele foi o primeiro psiclogo europeu a receber o Prmio de Destaque pela contribuio Cientfica. O enfoque do seu trabalho na criana ajudou a ampliar o campo de aplicao da psicologia cognitiva.

A Psicologia Cognitiva de Bandura


Albert Bandura nasceu no Canad, em uma cidade to pequena que a escola de ensino mdio que frequentou tinha apenas 20 alunos e dois professores. Depois de se formar, trabalhou na construo civil, tapando buracos em uma estrada do Alasca.

Teoria Cognitiva Teoria Social Cognitiva de Bandura


uma forma de Behaviorismo menos radical que a de Skinner e reflete o esprito dos tempos, o impacto do renovado interesse da psicologia nos fatores cognitivos. Mesmo assim, a viso de Bandura ainda era behaviorista. Sua pesquisa tinha como meta observar o comportamento dos indivduos durante a interao. No usava a introspeco nem enfatizava a importncia da recompensa ou do reforo na aquisio ou modificao do comportamento

Porm, alm de ser uma teoria behaviorista, o sistema de Bandura era cognitivo. Ele enfatizava a influncia dos esquemas de reforo externo dos processos de pensamento, tais como crenas, expectativas e instruo. Para Bandura, respostas comportamentais no so disparadas automaticamente por um estmulo externo, como em uma mquina ou em um rob. Ao contrrio, as reaes aos estmulos so autoativadas, iniciadas pela prpria pessoa. Quando um reforo externo altera o comportamento, porque a pessoa tem conscincia da resposta que est sendo reforada e antecipa a recepo do mesmo reforo ao repetir o comportamento da prxima vez em que a situao ocorrer.

Embora Bandura concordasse com Skinner a respeito da possibilidade de mudar o comportamento humano por meio do reforo, tambm sugeriu e demostrou, na prtica, a capacidade das pessoas aprenderem quase todos os tipos de comportamento sem receberem diretamente qualquer reforo. Para ele, no necessrio receber sempre um reforo para se aprender algo. A aprendizagem tambm ocorre por meio de reforo vicrio (mediante a observao) tanto do comportamento das outras pessoas como das suas consequncias.

Bandura partiu do princpio de que somos capazes de antecipar e avaliar as consequncias que observamos nas outras pessoas, mesmo no passando pela mesma experincia. possvel controlar o prprio comportamento, observando as consequncias, ainda que no experimentadas, de determinado comportamento e fazendo uma opo consciente de agir ou no da mesma forma. Bandura acredita no existir uma ligao direta entre estmulo e resposta, ou entre comportamento e reforo, como afirmava Skinner. Para ele, h um mecanismo interposto entre o estmulo e a resposta, que nada mais do que o processo cognitivo do indivduo.

Desse modo, o processo cognitivo exerceu um papel importante na teoria social cognitiva de Bandura, diferenciando a sua viso da de Skinner. Na opnio de Bandura, no o esquema de reforo em si que produz efeito na mudana do comportamento de uma pessoa, mas o que ela pensa desse esquema. A aprendizagem ocorre no pelo reforo direto, mas por meio de "modelos", observando o comportamento de outras pessoas e nele fundamentando os prprios padres. Para Skinner, o controlador do reforo regula o comportamento. Para Bandura, o controlador do modelo social regula o comportamento.

Bandura conduziu pesquisas completas sobre as caractersticas dos modelos que influenciam o comportamento humano. A tendncia do indivduo modelar o prprio comportamento com base nas pessoas do mesmo sexo e idade, ou seja, nos nossos semelhantes que conseguiram resolver os problemas similares aos nossos. H uma propenso tambm de se deixar impressionar por modelos de prestgio e status superiores ao nosso. O tipo de comportamento envolvido afeta a amplitude da imitao. A tendncia de imitar mais os comportamentos simples do que os extremamente complexos. A hostilidade e a agressividade tendem a ser muito imitadas, principalmente pelas crianas(Bandura, 1986). Assim, o que se v na vida real ou na mdia, muitas

A abordagem de Bandura consiste em uma teoria de aprendizagem "social", porque estuda a formao e a modificao do comportamento nas situaes sociais. Bandura criticou Skinner por usar apenas um nico sujeito na observao (na maioria das vezes, ratos e pombos) em vez de pessoas interagindo umas com as outras. Poucas pessoas vivem isoladas socialmente. Bandura afirmava que os psiclogos no devem considerar relevantes para o mundo moderno as descobertas de pesquisas que ignorem as interaes sociais.

A modificao do Comportamento Bandura


A proposta de Bandura para o desenvolvimento de uma abordagem social cognitiva para o Behaviorismo consistia em alterar ou modificar comportamentos considerados socialmente anormais ou indesejveis. Ele pensou que, se todo comportamento aprendido observando outras pessoas e modelando nosso comportamento de acordo com o delas, ento possvel alterar ou reaprender o comportamento indesejvel tambm por meio da observao. Assim como Skinner, Bandura concentravase nos fatores externos

A Auto eficcia de Albert Bandura


Bandura realizou muitas pesquisas sobre a auto-eficcia, descrita como o senso de autoestima ou valor prprio, o sentimento de adequao, eficcia e competncia para enfrentar os problemas. Seu trabalho demonstrou que as pessoas com grau elevado de auto-eficcia acreditam ser capazes de lidar com os diversos acontecimentos da vida. Elas imaginam ser capazes de vencer obstculos, procuram desafios, persistem e mantm um alto grau de confiana na sua capacidade de obter xito e de controlar a prpria vida.

O estgio atual Psicologia Cognitiva


Com o movimento cognitivo na psicologia experimental e a nfase na conscincia dentro da psicologia humanista e da psicanlise psfreudiana, possivel observar que a conscincia estava exigindo a posio central que ocupou quando do incio formal da disciplina. Uma anlise de 95 discursos presidenciais da APA mostra que a viso predominante do objeto de estudo da psicologia oscilou dos fatos subjetivos para os objetivos, retornando aos subjetivos (Gibson, 1993). A retomada da conscincia ocorreu de forma vigorosa e substancial. Como escola de pensamento, a psicologia cognitiva vangloria-se das aparncias externas do sucesso. Na dcada de 1970, o movimento obteve tantos adeptos que conseguiu sustentar as prprias revistas especializadas: Cognitive Psychology (publicada primeiro em 1970), Cognition (1971), Coginitive Science (1977), Memory and Cognition (1983). A revista Consciousness and Cognition comeou a ser publicada em 1992, e a Journal of Consciousness Studies, em 1994

Em uma ocasio, Jerome Bruner descreveu a psicologia cognitiva como "uma revoluo cujos limites ainda no podem ser previstos O cientista Roger Sperry, ganhador do prmio Nobel, comentou que a revoluo da psicologia cognitiva, comparada s revolues psicanaltica e behaviorista na psicologia, "a reviravolta mais radical; a mais revisionista e mais transformadora"

O impacto da psicologia cognitiva sentido na maioria das reas de interesse das comunidades de psicologia americana e europia. Os psiclogos cognitivos tm tentado aprofundar e consolidar o trabalho de diversas grandes disciplinas em um estudo unificado de aquisio do conhecimento. Essa perspectiva, intitulada cincia cognitiva, uma fuso de psicologia cognitiva, lingustica, antropologia, filosofia, cincia da computao, inteligncia artificial e neurocincia. Embora George Miller questionasse em que se transformaria a unio de campos de estudo to distintos (cincias cognitivas, ele sugeriu em vez de cincia cognitiva), no h como negar o crescimento da abordagem multidisciplinar. Vrios laboratrios e institutos de cincia cognitiva foram criados nas universidades dos Estados Unidos; alguns departamentos de psicologia passaram a se chamar departamentos de cincia cognitiva. Qualquer que seja o nome, a abordagem cognitiva para o estudo do fenmeno mental e dos processos mentais passou a dominar a psicologia e as disciplinas aliadas.

Todavia, nenhuma revoluo, mesmo bemsucedida, escapa das crticas. Por exemplo: a maioria dos psiclogos behavioristas posiciona-se contrria ao movimento cognitivo. Mesmo os que apoiam o movimento apontam suas limitaes e seus pontos fracos, observando que existem poucos conceitos com os quais a maioria dos psiclogos cognitivos concorda, ou que considera importantes, e ainda h muita confuso em torno da terminologia e das definies.

Outra crtica est relacionada nfase excessiva na cognio em detrimento das outras influncias sobre o pensamento e o comportamento, tais como a motivao e a emoo. A literatura especializada em motivao e emoo diminuiu ao longo das ltimas dcadas, enquanto as publicaes relacionadas cognio aumentaram. Ulric Neisser afirmou que isso se deve ao fato de ser o resultado uma abordagem limitada e improdutiva do campo. "O pensamento humano envolve paixo e emoo, as pessoas atuam sob motivaes complexas. O programa de computador, ao contrrio, (...) no trabalha por emoo e monomanaco na sua ingenuidade" (Neisser, apud Goleman, 1983,) Ele percebe o risco da fixao excessiva da psicologia cognitiva nos processos de pensamento do mesmo modo que o Behaviorismo se concentrou excessivamente no comportamento manifesto. Jerome Bruner alertou estar a cincia cognitiva restringindo-se a questes cada vez mais limitadas, at mesmo triviais (Bruner, 1990). Uma crtica mais agressiva aponta o fracasso em unificar os diversos campos de estudo relacionados ao funcionamento cognitivo. Um crtico observou que, at agora, "no existe uma viso comum sobre a mente" (Erneling, 1997, p. 381).

Apesar dessas crticas, a primazia da posio cognitiva amplamente aceita na psicologia. Esse domnio foi confirmado em uma anlise emprica englobando 19 anos de dissertaes de doutorado e artigos publicados e citados nas quatro publicaes da psicologia geral. Porm, a psicologia cognitiva no est terminada. Est ainda em evoluo, marcando o lugar na histria em andamento, portanto, ainda cedo demais para avaliar suas contribuies definitivas. A disciplina dotada de caractersticas de uma escola de pensamento: publicaes prprias especializadas, laboratrios, encontros, encontros, jarges e convices, bem como o zelo dos adeptos. Podemos falar de cognitivismo, assim como falemos de funcionalismo e do Behaviorismo. A psicologia cognitiva j atingiu o estgio alcanado pelas outras escolas de pensamento em cada poca, ou seja, tornar-se parte da psicologia geral. E essa situao o progresso natural das evolues bemsucedidas

También podría gustarte