Está en la página 1de 26

A ESCULTURA GTICA:

A humanizao do cu

A humanizao do cu
Se na escultura romnica o cu com os seus personagens divinos representado distante e ameaador,

no gtico as divindades e os santos parecem-se mais com os homens e as mulheres do dia-a-dia.

Escultura Romnica

Escultura Gtica

Virgem com o Menino sec. XII

Virgem de Sainte.Chapellesc.XIV

Escultura Romnica
Rigidez, cnones fixos Simetria axial Distribuio dos volumes e formas segundo um plano geomtrico Mensagem a transmitir: Eternidade Solenidade Majestade Simbolismo Distanciamento Me e filho apresentam uma severidade recproca e para com os outros

Escultura Gtica
Proporcionalidade Gestos humanizados Pregueados naturais Naturalismo Liberdade de traado, de modelado e de composio Mensagem a transmitir: Doura Beleza Graciosidade Desejo de viver Me e filho demonstram amor e carinho nos gestos e no olhar.

Numa 1 fase a escultura gtica surge intimamente associada arquitectura das catedrais.
No exterior do edifcio: fachadas, principal e do transepto.

medida que se vo tornando mais complexas, tambm as empenas, rosceas, tabernculos dos arcobotantes e grgulas das catedrais vo servir de suporte para a decorao das esculturas.

No interior, o trabalho escultrico bem mais reduzido, e sobretudo a partir do sculo XIV que a catedral passa a albergar mobilirio com relevo em talha (cadeirais do coro), estaturia devocional, altares e arcas tumulares.

No seu conjunto, a escultura gtica pode ser agrupada em quatro tipologias: 1. esttuas-coluna, aplicada nas ombreiras do portal conferindo uma dimenso vertical ao prtico, mas que progressivamente se vai tornando autnoma em relao ao seu suporte arquitectnico.

Esttuas-coluna das jambas representando personagens do Antigo Testamento, portal ocidental, Catedral de Chartres, cerca de 1155.

Catedral de Chartres, viso de conjunto da imagem anterior.

2. relevo escultrico, sobretudo no tmpano do portal; 3. escultura de vulto redondo, em especial estaturia de devoo, resultante da evoluo das esttuas-coluna; 4. escultura funerria, ou seja, arcas tumulares e esttuas jacentes.

Catedral de Notre Dame de Paris, portal sul.

Catedral de Notre Dame de Paris, tmpano do portal central.

Pormenor do Anjo da Anunciao, portal da fachada ocidental, Catedral de Reims, cerca de 1225-1245.

Escultura de vulto redondo

escultura funerria

Os temas mais comuns, sobretudo na fachada/portal, so os seguintes:


Cristo em Majestade, associado ao Tetramorfo; Juzo Final; Virgem em Majestade, Vida da Virgem e Nascimento de Cristo, um tema introduzido por influncia da difuso do culto mariano desde os finais do sculo XII; Episdios da vida dos santos patronos da respectiva igreja; associados a estes temas comea a ser mais comum a existncia de relevos escultricos e estaturia de carcter profano.

A ressurreio dos mortos, pormenor do tmpano do portal central de Notre Dame.

Catedral de Estrasburgo, esttuas de profetas bblicos.

Abrao e Melquisedeque (personagens bblicas), interior da fachada ocidental, Catedral

de Reims, 2. metade do sculo XIII.

Em termos de linguagem plstica, e no conjunto de toda a produo escultrica, podem ser defenidas trs tendncias principais:
1.

Idealismo (sculos XII-XIII) com figuras estilizadas e ausncia de expressividade dos respectivos rostos (serenidade inexpressiva); hieratismo das esttuas-coluna: ausncia de movimento, panejamentos rgidos acentuam a verticalidade, ausncia de proporo anatmica;

Se a esttua-coluna e o relevo tm uma relao de dependncia com o respectivo suporte arquitectnico, a partir do sculo XIV torna-se muito abundante a escultura de vulto redondo, estaturia de devoo associada s prticas da piedade individual e destinada a capelas ou oratrios privados; sobretudo constituda por imagens da Virgem (Virgem com o Menino, Senhora do ou Santas Mes, Piet), de santos e crucifixos, e executada em materiais diversos, como a pedra, madeira, marfim, bronze, ouro e alabastro.

2. Naturalismo (2. metade do sculo XIII a meados do XIV), a estaturia ganha vida e movimento, com ancas pronunciadas e silhuetas em S para evidenciar dinamismo, acentua-se a expresso do rosto e surgem detalhes mais minuciosos no tratamento de cabelos e barbas, conferindo um carcter mais humano s personagens divinas representadas;

A Virgem com o Menino, esttua de 1339, que pertenceu Abadia de Saint Denis; Museu do Louvre, Paris.

3.

Realismo (2. metade do sculo XIV e durante o sculo XV), poca do triunfo da curva e contra-curva, ondulao excessiva, sobretudo no drapeamento, que acentua a expressividade das esttuas; preocupao absoluta de representao do real, que conduz procura da verosimilhana no retrato; por influncia da grande mortandade aps 1348 e os progressos nos estudos anatmicos levam mesmo ao exagero de representar o corpo feito cadver.

Arca tumular, e respectiva esttua jacente, do rei Pedro I de Portugal, no Mosteiro de Alcobaa, 1361-1367.

Tmulo de Ins de Castro, sustentado por esculturas dos seus supostos assassinos, em que se mesclam elementos humanos e animais

También podría gustarte