Está en la página 1de 39

Universidade Federal de ouro Preto

Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química

Bioetanol
ANDERSON MARQUES LÍNIKER FABRÍCIO THENNER RODRIGUES Ouro Preto, 09 de Dezembro de 2010

Agenda
2

 Histórico  Conceitos básicos

 Bioenergia
 Matérias-primas  Ciclo de vida de um combustível

 Etanol  Principais aspectos  Produção  Comparações

Bioenergia: Histórico da utilização
3

Há mais de 500 mil anos Período medieval

Revolução Industrial

como o bagaço de cana. .Bioetanol: o que é? 4  O bioetanol é um combustível renovável produzido a partir de resíduos agroindustriais.

para mover veículos. Se Energia Química encontra disponível nos alimentos e nos combustíveis. entre outros fins.Energia 5 Energia  Potencial para causar transformações. Se apresenta em muitas formas: térmica. é usada nos processos vitais dos animais e do homem.  Fornecida mediante reações químicas. elétrica e a química. Bioenergia  Energia química acumulada processos fotossintéticos recentes. mediante . sejam naturais ou determinadas pelo homem.

Fotossíntese 6 Balanço energético  Para produzir 1 kg de glicose  Fixação de 17. . equivalente a cerca de meio litro de gasolina.6 kg de água  1. Balanço material  Para produzir 1 kg de glicose  Consumo cerca de 0.6 MJ de energia solar.4 kg de dióxido de carbono  Liberação de 1 kg de oxigênio.

Bioetanol: Porquê usar? 7 Economia Meio ambiente Escassez de combustíveis fósseis .

 Decomposição anaeróbia  Biogás .O.    Lenha e os resíduos de serrarias Carvão vegetal M.Fontes bioenergéticas 8  Biomassa: são os recursos naturais que dispõem de bioenergia e que podem ser processados para o uso final.

Matérias-primas 9  Cana  Milho  Trigo  Beterraba  Mandioca  Resíduos celulósicos Cascas de arroz  Cavacos de eucalipto e pinus  Palhas do cafeeiro  Folhas da árvore de chá e outras culturas  .

Matérias-primas 10 .

Ciclo de vida de um combustível 11 .

os óxidos de nitrogênio (NOx).  Emite mais aldeídos e. .  Emite menos monóxido de carbono (CO). óxidos de enxofre (SOx). dependendo das características do motor.Etanol 12  É uma substância com fórmula molecular C2H6O utilizado como combustível em motores de combustão de duas maneiras:   em misturas de gasolina e etanol anidro como etanol puro. geralmente hidratado  Possui cerca de 35% em massa de oxigênio  Possui combustão mais limpa e o melhor desempenho dos motores. hidrocarbonetos e outros compostos poluentes.

Produção mundial de etanol 13 .

Etanol versus gasolina 14 .

Métodos de obtenção 15  Pode ser obtido de modo análogo à produção de bebidas alcoólicas por variadas maneiras com diferentes vantagens e limitações. ser obtido pela queima controlada da biomassa. produzindo gás de síntese que pode ser transformado em etanol por fermentação de bactérias ou por processos químicos catalíticos.  Pode .

Rotas tecnológicas 16 .

17 .

Etanol a partir da biomassa celulósica 18  Enzimática: enzimas hidrolizam os polímeros à glicose.  Ácida: a biomassa é tratada por algumas horas com HCl ou H2SO4 a uma concentração em torno de 12% em V/V e a uma temperatura acima de 70 °C. Purificação do etanol produzido  .  Microorganismos são usados para transformar a glicose produzida na hidrólise em etanol.

Etapa de hidrólise 19 Substratos lignocelulósicos Celulose Glicose .

Etapa de hidrólise 20 Substratos açucarados Sacarose Glicose .

Etapa de hidrólise 21 Substratos amiláceos Amido Glicose .

Em resumo 22 Estruturas complexas Estruturas simples .

C6H12O6  2C2H5OH + 2CO2 . descarboxilação e isomerização além de outras.  As reações incluem transferência de fosfato. envolvendo 15 enzimas e 3 coenzimas.Processo de fermentação 23 Mecanismo da Fermentação Alcoólica  Uma sequência de reações em 14 fases. oxidação-redução.

Via metabólica para produção de Etanol 24 .

Lignina: Resíduo da hidrólise 25 .

Etanol a partir da biomassa celulósica 26 .

Produtividade 27 .

Bioetanol da cana-de-açúcar 28 .

29 .Bioetanol da cana-de-açúcar  O Brasil possui uma área plantada de cerca de 7 milhões de hectares que corresponde a cerca de 42% do total produzido no mundo.

Composição da cana-de-açúcar 30 .

Fluxograma da produção do etanol 31 .

Etanol a partir do milho 32 .

 Os EUA produzem por essa rota 98% da demanda desse biocombustível.Bioetanol de milho 33  Os Estados Unidos lideram a produção de milho em todo o mundo e respondem por quase metade do volume produzido. para uma área colhida de pouco mais de 28 milhões de hectares. a produção americana foi superior a 267 milhões de toneladas de grãos. .  Em 2006.

Composição do milho 34 .

Fluxograma da produção do etanol por via úmida 35 .

Fluxograma da produção do etanol por via úmida 36 .

Comparação entre matérias-primas 37 .

38 Obrigado! .

 BIOETANOL DE CANA-DE-AÇÚCAR.Referências 39  Bioetanol . Acesso em 10/11/2010. disponível em:< http://www.biodieselbr.htm>. disponível em:< http://www.etanol de lignocelulose.org/> Acesso em 10/11/2010.com/energia/alcool/bioetanoletanol-lignocelulose. .Etanol para o desenvolvimento sustentável.bioetanoldecana.