Está en la página 1de 19

Assistncia a Purpera

Disciplina: Assistncia a Sade da Mulher e da Criana

Larissa Cristina Jacovenco Rosa da Silva Graduao: Universidade Estadual do Norte do Paran - CLM (2011) Localizao: Bandeirantes-PR

Introduo
A ateno mulher e ao recm-nascido (RN) no ps-parto

imediato e nas primeiras semanas aps o parto fundamental para a sade materna e neonatal. Esse atendimento deve ser o mais criterioso possvel no mbito hospitalar e na avaliao posterior, na unidade de sade.

Definies
Gestao: Desenvolvimento do embrio dos mamferos a partir da concepo; Gestante: A mulher em perodo de gravidez; Puerprio: Perodo do parto e do aps parto; Purpera ou parturiente: Mulher que est prestes a dar luz, ou deu luz h pouco tempo. Perodo do Puerprio: Dura em torno de 6 a 8 semanas e s termina com o retorno das menstruaes.

O Puerprio
Diviso:
Puerprio Imediato

Puerprio Tardio

Puerprio Remoto

Assistncia Purpera
Devemos ficar atentos: Condies da gestao; Condies do atendimento ao parto e ao recm-nascido; Dados do parto (data, tipo de parto, se cesrea, qual a indicao); Uso de medicamentos (ferro, cido flico, outros).

Assistncia Purpera
Devemos ficar atentos: Se houve alguma intercorrncia na gestao, no parto ou no psparto (febre, hemorragia, hipertenso, diabetes, convulses, sensibilizao Rh); Se recebeu aconselhamento e realizou testagem para sfilis ou HIV durante a gestao e/ou parto;

Assistncia Purpera
Perguntar como se sente e indagar sobre: Aleitamento frequncia das mamadas (dia e noite), dificuldades na amamentao, satisfao do RN com as mamadas, condies das mamas; Alimentao, sono, atividades; Dor, fluxo vaginal, sangramento (Lquios), queixas urinrias, febre;

Assistncia Purpera
Perguntar como se sente e indagar sobre: Planejamento familiar desejo de ter mais filhos, desejo de usar mtodo contraceptivo, mtodos j utilizados, mtodo de preferncia, valorizando a consulta pr-concepcional e desestimulando intervalo intergestacional inferior a 6 meses; Condies psicoemocionais estado de humor, preocupaes, desnimo, fadiga, entre outros, estando alerta para quadros de depresso Condies sociais (pessoas de apoio, enxoval do beb, condies para atendimento a necessidades bsicas).

Assistncia Purpera
Avaliao clnico-ginecolgica: Observar estado geral pele, mucosas, presena de edema, cicatriz (parto normal com episiotomia ou lacerao/cesrea) e membros inferiores. Examinar mamas, verificando a presena de ingurgitamento, sinais inflamatrios, infecciosos ou cicatrizes que dificultem a amamentao.

Assistncia Purpera
Avaliao clnico-ginecolgica: Examinar abdmen, verificando a condio do tero e se h dor palpao. Examinar perneo e genitais externos (verificar sinais de infeco, presena e caractersticas de lquios). Retirar os pontos da cicatriz cirrgica, quando necessrio, e orientar sobre os cuidados locais..

Assistncia Purpera
Avaliao clnico-ginecolgica Verificar possveis intercorrncias alteraes emocionais, hipertenso, febre, dor em baixo-ventre ou nas mamas, presena de corrimento com odor ftido, sangramentos intensos. (solicitar atendimento mdico) Observar formao do vnculo entre me e filho. Observar e avaliar a mamada para garantia do adequado posicionamento e pega da arola.

Assistncia Purpera
Amamentao Colostro (4 a 6d)

Assistncia Purpera
Amamentao Leite de Transio (6 a 14d) Leite Maduro (em 15 dias)

Assistncia Purpera
Amamentao Exclusiva at os 6 meses Manuteno da Amamentao por 2 anos + alimentao complementar

Assistncia Purpera

Assistncia Purpera
Complicaes na Amamentao Ingurgitamento (entre o 3 e o 5 dia ps-parto, orientar quanto ordenha manual, armazenamento e doao do leite excedente a um Banco de Leite Humano (caso haja na regio) Rachaduras e Fissuras. Mastite

Assistncia Purpera Amamentao

Prxima aula Assistncia ao Recm Nascido

Referncias
Literatura:
BRASIL. Ministrio da Sade. Amamentao e uso de drogas.

Braslia: Ministrio da Sade, 2000.


______. ______. Parto, aborto e puerprio: assistncia humanizada

mulher. Braslia: Ministrio da Sade, 2001.


______. ______. Pr-natal e puerprio: ateno qualificada e

humanizada: manual tcnico. Braslia: Ministrio da Sade, 2006.


So Paulo(Estado). Secretaria da Sade. Ateno gestante e

purpera no SUS SP: manual tcnico do pr natal e puerprio / organizado por Karina Calife, Tania Lago, Carmen Lavras So Paulo: SES/SP, 2010. 234p.Vdeos:

También podría gustarte