Está en la página 1de 15

Vulces mais famosos do mundo.

Trabalho realizado por: Ievgenii Shevchuk 7F n8 Caio Filho 7F n5

Constituio de um vulco

O que um vulco ?

Vulco uma estrutura geolgica criada quando o magma, gases e partculas quentes (como cinzas) escapam para a superfcie terrestre.

O que uma erupo vulcnica?

A erupo vulcnica um fenmeno da natureza geralmente associado a extravasao do magma de regies profundas da terra na superfcie do planeta.

Primeiro vulco mais famoso

O Vesvio um vulco activo, junto da baa de Npoles, no sul da Itlia. Sua altura se modifica a cada erupo e, no fim do sculo XX, era de 1.280m. Sua erupo ocorreu em 24/08/1979., Em que a face da terra foi inocentado de Pompeia, Sabia e Herculano. Cinza podia ser vista mesmo no Egipto e na Sria. interessante notar que a maioria dos habitantes de Pompeia sobreviveu - morreu 2-20 mil pessoas.

Segundo vulco mais famoso

Tambora - vulco na ilha indonsia de Sumbawa. A erupo mais macia na histria aconteceu em 5/04/1815. A partir do desastre e da fome que se seguiu matou cerca de 100mil pessoas e desapareceram completamente da face da terra. A erupo durou 10 dias, perodo em que o vulco estava abaixo de 1,4 quilmetros de poeira e cinzas, e no os trs dias inteiros ver o sol em um raio de 500 km, alm disso, o desastre afectou significativamente o clima de todo o planeta.

3 vulco mais famoso

Krakatoa - Indonsia vulco, que est localizado entre o.Yava e Sumatra. A grande erupo ocorreu 27.08.1883. Isso levou formao de uma altura de cerca de 30m tsunami, que lavou cerca de 300 aldeias e causou a morte de 37mil pessoas. Pedaos de lava voaram no ar a uma altura de 55 km! Uma exploso foi ouvida por 8% da superfcie da terra, acredita-se que sua fora estava em 200tys.raz mais do que o ataque nuclear a Hiroshima.

4 vulco mais famoso

Taupo - um antigo vulco na Nova Zelndia. Sua erupo ocorreu 27mil anos atrs, e foi ainda mais difundida do que Tambora. O resultado de uma erupo pr-histrica era muito bela Lago Taupo, que gosta tanto de turistas modernos. A ltima erupo ocorreu em Taupo 180 anos atras. Seu poder era tal que metade destruda de toda a vida na Ilha do Norte e a atmosfera era substncia 100km poludo tectnica.

5 vulco mais famoso

Santorini - o territrio da Grcia antiga. Cataclismo 1500anos atras, que era a causa do desaparecimento da civilizao cretense. A ltima erupo foi registrada para Suntory em 1886. Ento pedaos de lava voaram directo do fundo do mar a uma altura de 500m, e durou 10 dias. Como resultado, perto do local da erupo, formadas vrias novas ilhas.

6 vulco mais famoso

Etna - vulco siciliano, que irrompeu pelo menos 200vezes . A mais poderosa das erupes ocorreu em 1169. ele matou 15mil pessoas. Hoje, vlido 3329 metros o vulco Etna acordar cerca de 1 hora em 150 anos, e arrasou uma das aldeias vizinhas. Fato interessante: em 1928, fluxo vulcnico quente parou na frente da procisso catlica sobre o site mais tarde construiu uma capela, e depois de 30 anos, o fluxo parou na frente da capela.

7 vulco mais famoso

Montanha de Pel - o vulco est na Martinica. Sua erupo comeou em Abril de 1902. E terminou em maio, quando o fluxo quente coberto g.Sen Pierre e destruram em apenas um par de minutos. De 28mil,apenas duas pessoas sobreviveram. O fundo do mar ao redor da ilha depois de uma exploso afundou a algumas centenas de metros!

8 vulco mais famoso

Nevado del Ruiz - Colmbia vulco 13.11.1985 altitude 5400m vivos. Em apenas 10 minutos, lava destruiu g.Armero, localizada ha 50 quilmetros do epicentro. De 29mil populao considerada 21mil mortos. O pior que todos foram avisados da erupo iminente, mas desde que as previses no so muitas vezes justificados, as pessoas no levaram a informao a srio.

9 vulco mais famoso

Pinatubo - Filipinas vulco, que foi considerado extinto 611anos inteiros mas 12.06.1991. ele provou o contrrio. Autoridades conseguiram evitar a perda da vida, durante a erupo, 875 pessoas perderam a vida para alm do terreno desfigura da base naval e estratgica EUA base area qualquer construo.

10 vulco mais famoso

Katmai - o vulco est no Alasca. Sua erupo que ocorreu 06/06/1912. considerado um dos maiores do Cheque. Coluna de cinzas subiu para 20 quilmetros, 30mlrd. toneladas de rocha voou para o ar. Hoje, o vulco ainda est activo.

Todos os vulces do mundo

También podría gustarte