Está en la página 1de 11

DINMICA DE POPULAO MUNDIAL

IVONETE LEGUISAMAN FLORES ivoneteleguisaman@hotmail.com

CONCEITOS BSICOS

POPULAO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRFICA: medida de habitantes por quilmetros quadrados. POPULOSO: considera a populao absoluta. POVOADO: considera densidade demogrfica. TAXA DE NATALIDADE: nmero de nascidos anualmente para cada grupo de mil hab. TAXA DE MORTALIDADE: nmero de mortes ocorridos anualmente para cada grupo de mil hab. CRESCIMENTO VEGETATIVO: diferena entre o nmero de nascidos e de bitos. TAXA DE FECUNDIDADE: nmero mdio de filhos por mulher em idade de procriar. TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL: nmero de bito de crianas com idade inferior a 1 ano dentre mil nascidos vivos.

PASES MAIS POVOADOS


MNACO CINGAPURA VATICANO MALTA MALDIVAS 16.410,26 6.708,27 2.045,45 1.254,75 1.100,67

PASES MAIS POPULOSOS


1 China 1.315.844.000 2 ndia 1.110.000.000 3 USA 300.000.000 4 Indonsia 222.781.000 5 Brasil 186.405.000

PIRMIDES ETRIAS
Representa a composio da populao classificada pela idade e pelo sexo. O lado esquerdo representa os habitantes do sexo masculino. O lado direito, do sexo feminino.

GRFICOS DE PIRMIDES ETRIAS


A forma da pirmide etria de um pas constantemente

associada ao seu grau de desenvolvimento.

Pirmide etria do Afeganisto

Pirmide etria dos Estados Unidos

AS TEORIAS DEMOGRFICAS: TEORIA MALTHUSIANA


observou que o crescimento populacional, entre 1650 e 1850, dobrou decorrente do aumento da produo de alimentos, das melhorias das condies de vida nas cidades, do aperfeioamente do combate as doenas, das melhorias no saneamento bsico, e os benefcios obtidos com a Revoluo Industrial,

Afirma que o crescimento populacional funcionava conforme uma progresso geomtrica ,enquanto que a produo de alimentos crescia em forma de uma progresso aritmtica, isso significa que a produo de alimentos no acompanhava o ritmo do crescimento populacional.
Ele desconsiderou as possibilidades de aumento da produo agrcola com o avano tecnolgico.

Crticas teoria Malthusiana:


A pobreza nem sempre ocorre em funo da escassez de alimentos, mas simplesmente da distribuio deles; O nmero de pessoas em nada est relacionado escassez de alimentos no mundo atual;

OS NEOMALTHUSIANOS
Surgiram no fim da Segunda Guerra Mundial. Houveram grandes conquistas nas reas da sade. Difuso de grandes laboratrios multinacionais e reduo de mortalidade.

Grande crescimento demogrfico.


Propuseram as polticas de controle de natalidade.

OS REFORMISTAS ( MARXISTAS)
Seguem Karl Marx. Culpam o capitalismo como grande responsvel pela fome e carncia da populao. Necessidade de reformas scioeconmicas que permitam a melhoria do padro de vida da populao mais pobre.

TRANSIO DEMOGRFICA

A transio demogrfica , no geral, um processo de diminuio de taxas de mortalidade e natalidade.

Grfico 1. Os 5 estgios em que se divide a transio demogrfica. TN=Taxa de natalidade; TM=Taxa de mortalidade; CP=Crescimento da populao.

También podría gustarte