Está en la página 1de 10

Universidade Federal de Mato Grosso Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET). Departamento de Arquitetura e urbanismo. Disciplina: Desenho de Arquitetura I.

Aluna: Mariana Y. Hondo Prof. Humberto Metello, Dr

Cuiab - Mato Grosso-MT Outubro 2011/2

Planta de locao a planta que compreende projeto como um todo, contem alm do projeto de arquitetura, as informaes necessrias dos projetos complementares.
Planta de Locao

www.migre.me/5W2qa

A PLANTA DE LOCAO
Planta Baixa

Perspectiva de uma locao

Contm as dimenses para locar a edificao em funo ao terreno.

Fonte: Desenho Arquitetnico, Montenegro, G.

Linhas finas e interrompidas

Cota do muro parede

A planta de locao normalmente mostra a coberta cobrindo a parede, que por sua vez, so representadas somente por traos interrompidos finos e curtos.
*As COTAS: os afastamentos da construo devem ser medidos do muro ou de seu eixo at a parede. *Os afastamentos ou recuos so a distancia entre o projeto divisa do lote. O recuo frontal normalmente de 5m, mas ele pode variar de cidade para cidade.

4.50

Fonte: Desenho Arquitetnico, Montenegro, G.

9,5

Desenho de uma locao para construo da obra tomando-se por base as plantas de locao.

Indica a posio do projeto dentro do terreno. Serve comumente, como ponto de partida para a marcao, ou locao, da construo no terreno

www.migre.me/62Fnx

ESCALA
Normalmente desenhada em uma escala de 1:250, 1:500, mas pode ser mostrada em 1:100 se o nvel de detalhe maior for necessrio.

Nas escalas maiores, pode ser combinada com a planta baixa se for necessrio ilustrar a relao entre os espaos internos e externos.

COMPONENTES
Conforme a NBR 6492/94, devem ser representados os seguintes dados, sempre que disponveis:
Indicao de vias de acesso, vias internas, estacionamentos, reas cobertas, plats e taludes; Permetro do terreno, marcos topogrficos, cotas gerais e nveis principais; Indicao dos limites externos das edificaes: recuos e afastamentos; Eixos do projeto; Amarraes dos eixos do projeto a um ponto de referncia; Denominao das edificaes; Escalas; Notas gerais, desenhos de referncia e carimbo.

Demonstrao de alguns componentes da planta de locao

Limites do terreno

Recuos

Calada/ Passeio
Via de acesso

www.migre.me/5WGSg

A Planta de Situao, mostra onde o terreno da construo est situada no quarteiro, bairro, rua, ou cidade at, sempre mostrando quando possvel um ou mais pontos de referncia, como por exemplo um supermercado, shopping, farmcia, etc.

A Planta de Locao mostra onde a construo est locada dentro do terreno.

CHING, FRANCIS D.K. Disponvel em: <Representao grfica em arquitetura>Acesso em:<17 out. 2011> DESENHO DE PROJETOS DE EDIFICAES- UFRGS Disponvel em: <http://www.ufrgs.br/destec/DESTEC-LIVRO/paginas/110.htm>Acesso em:<17 out. 2011> MONTENEGRO, GILDO A. Disponvel ARQUITETONICO>Acesso em:<17 out. 2011> em :< DESENHO

También podría gustarte