Está en la página 1de 34

Sistema Renal e Dilise

Prof. Adriana Paula Braz de Souza

Biofsica da funo renal


A principal e mais conhecida funo renal a excreo de substncias txicas, mas os rins tambm desempenham muitas outras funes. Abaixo esto listadas as principais funes renais: Eliminar substncias txicas oriundas do metabolismo, como por exemplo, a uria e creatinina; Manter o equilbrio de eletrlitos no corpo humano, tais como: sdio, potssio, clcio, magnsio, fsforo, bicarbonato, hidrognio, cloro e outras; Regular o equilbrio cido-base, mantendo constante o pH sanguneo;

Regular a osmolaridade e volume de lquido corporal eliminando o excesso de gua do organismo; Excreo de substncias exgenas como por exemplo medicaes e antibiticos; Produo de hormnios: Eritropoetina (estimula a produo de hemcias), renina (eleva a presso arterial), vitamina D (atua no metabolismo sseo e regula a concentrao de ccio e fsforo no organismo), cininas e prostaglandinas. Produo de urina para exercer suas funes excretrias.

Sistema excretor
O sistema excretor formado por um conjunto de rgos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal lquido de excreo do organismo. constitudo por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinria e pela uretra.

RGOS DO APARELHO EXCRETOR MASCULINO E FEMININO

DIAGRAMA MOSTRANDO AS PARTES DO RIM E DO NFRON

Funes dos rins


Os rins realizam o trabalho principal do sistema urinrio, com as outras partes do sistema atuando, principalmente, como vias de passagem e reas de armazenamento. Com a filtrao do sangue e a formao da urina, os rins contribuem para a homeostasia dos lquidos do corpo de vrias maneiras. As funes dos rins incluem:

Regulao da composio inica do sangue ; Manuteno da osmolaridade do sangue; Regulao do volume sangneo; Regulao da presso arterial ; Regulao do pH do sangue; Liberao de hormnios; Regulao do nvel de glicose no sangue;

Excreo de resduos e substncias estranhas.

Anatomia Interna do Rim Fotografia

Ureteres
So dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. rgos pouco calibrosos, os ureteres tm menos de 6mm de dimetro e 25 a 30cm de comprimento. Pelve renal a extremidade superior do ureter, localizada no interior do rim. Descendo obliquamente para baixo e medialmente, o ureter percorre por diante da parede posterior do abdome, penetrando em seguida na cavidade plvina, abrindo-se no stio do ureter situado no assoalho da bexiga urinria.

Em virtude desse seu trajeto, distinguem-se duas partes do ureter: abdominal e plvica. Os ureteres so capazes de realizar contraes rtmicas denominadas peristaltismo. A urina se move ao longo dos ureteres em resposta gravidade e ao peristaltismo.

Bexiga urinria
A bexiga urinria funciona como um reservatrio temporrio para o armazenamento da urina. Quando vazia, a bexiga est localizada inferiormente ao peritnio e posteriormente snfise pbica: quando cheia, ela se eleva para a cavidade abdominal. um rgo muscular oco, elstico que, nos homens situa-se diretamente anterior ao reto e, nas mulheres est frente da vagina e abaixo do tero.

Quando a bexiga est cheia, sua superfcie interna fica lisa. Uma rea triangular na superfcie posterior da bexiga no exibe rugas. Esta rea chamada trgono da bexiga e sempre lisa. Este trgono limitado por trs vrtices: os pontos de entrada dos dois ureteres e o ponto de sada da uretra. O trgono importante clinicamente, pois as infeces tendem a persistir nessa rea.

A sada da bexiga urinria contm o msculo esfncter chamada esfncter interno, que se contrai involuntariamente, prevenindo o esvaziamento. Inferiormente ao msculo esfncter, envolvendo a parte superior da uretra, est o esfncter externo, que controlado voluntariamente, permitindo a resistncia necessidade de urinar. A capacidade mdia da bexiga urinria de 700 800ml; menor nas mulheres porque o tero ocupa o espao imediatamente acima da bexiga.

Uretra
A uretra um tubo que conduz a urina da bexiga para o meio externo, sendo revestida por mucosa que contm grande quantidade de glndulas secretoras de muco. A uretra se abre para o exterior atravs do stio externo da uretra. A uretra diferente entre os dois sexos.

Processos renais
Filtrao Reabsoro Secreo

Filtrao
No nfron, aproximadamente 20% do sangue filtrado sob presso atravs das paredes dos glomrulos capilares e da cpsula de Bowman. O filtrado composto de gua, ons (sdio, potssio, cloro), glicose e pequenas protenas (menores que 30 mil daltons; um dalton uma unidade de peso molecular). A velocidade de filtrao aproximadamente 125 ml/min ou 180 litros por dia. Considerando que voc tem 7 a 8 litros de sangue em seu corpo, significa que todo o seu volume sanguneo filtrado em torno de 20 a 25 vezes por dia.

Reabsoro
O filtrado glomerular passa em seguida para o tbulo contorcido proximal, cuja parede formada por clulas adaptadas ao transporte ativo. Nesse tbulo, ocorre reabsoro ativa de sdio. A sada desses ons provoca a remoo de cloro, fazendo com que a concentrao do lquido dentro desse tubo fique menor (hipotnico) do que do plasma dos capilares que o envolvem. Com isso, quando o lquido percorre o ramo descendente da ala de Henle, h passagem de gua por osmose do lquido tubular (hipotnico) para os capilares sangneos (hipertnicos)

Imagem: GUYTON, A.C. Fisiologia Humana. 5 ed., Rio de Janeiro, Ed. Interamericana, 1981.

Esse lquido muito concentrado passa ento a percorrer o ramo ascendente da ala de Henle, que formado por clulas impermeveis gua e que esto adaptadas ao transporte ativo de sais. Nessa regio, ocorre remoo ativa de sdio, ficando o lquido tubular hipotnico. Ao passar pelo tbulo contorcido distal, que permevel gua, ocorre reabsoro por osmose para os capilares sangneos. Ao sair do nfron, a urina entra nos dutos coletores, onde ocorre a reabsoro final de gua.

Uma vez dentro do lmen do nfron, pequenas molculas como os ons, glicose e aminocidos, so reabsorvidos do filtrado. Protenas especializadas chamadas transportadoras so localizadas nas membranas de vrias clulas do nfron. Estes transportadores captam pequenas molculas do filtrado medida que correm por ele. Cada transportador pega apenas uma ou duas molculas. A glicose, por exemplo, reabsorvida por um transportador que tambm pega o sdio. Os transportadores ficam concentrados em partes diferentes do nfron. A maioria dos transportadores de sdio (Na) fica no tbulo proximal, enquanto alguns ficam espalhados pelos outros segmentos.

Alguns transportadores precisam de energia, normalmente na forma de adenosina trifosfato(transporte ativo), e outros no (transporte passivo). A gua reabsorvida passivamente por osmose em resposta a um aumento do sdio reabsorvido nos espaos entre as clulas que formam as paredes do nfron. Outras molculas so reabsorvidas passivamente quando so pegas no fluxo de gua (arrasto pelo solvente). A reabsoro da maioria das substncias relacionada com a reabsoro de Na, tanto diretamente, via transportador, como indiretamente, via arrasto pelo solvente, que ativado pela reabsoro de Na.

FATORES PRINCIPAIS AFETAM O PROCESSO DE REABSORO:


A concentrao de pequenas molculas no filtrado; quanto maior a concentrao, mais molculas podem ser reabsorvidas ;
Velocidade de fluxo do filtrado - a velocidade de fluxo afeta o tempo disponvel para os transportadores reabsorverem as molculas.

Para dar uma idia da quantidade de reabsoro no nfron, vamos usar o on do sdio (Na) como exemplo: tbulo proximal - reabsorve 65% do sdio filtrado. Alm disso, o tbulo proximal reabsorve passivamente aproximadamente 2/3 da gua e a maioria das outras substncias ala de Henle - reabsorve 25% do sdio filtrado tbulo distal - reabsorve 8% do sdio filtrado duto coletor - reabsorve os 2% restantes somente se o hormnio aldosterona estiver presente

Secreo
Algumas substncias so secretadas do plasma para o lmen pelas clulas do nfron. Um exemplo de tais substncias a amnia (NH3). Como na reabsoro, h transportadores nas clulas que podem mover essas substncias especficas para o lmen.

Urina
A urina composta de aproximadamente 95% de gua. Os principais excretas da urina humana so: a uria, o cloreto de sdio e o cido rico . A urina um lquido transparente, amarelado, formado nos rins e que transporta produtos residuais do metabolismo at ao exterior do organismo. Ela constituda por 95% por gua, na qual a uria, toxinas e sais minerais, como o cloro, o magnsio, o potssio, o sdio, o clcio, entre outros (que formam os restantes 5%), esto dissolvidos. Tambm pode conter substncias comuns, utilizadas frequentemente pelo organismo, mas que se podem encontrar em excesso, pelo que o corpo tem de se ver livre delas .

Distrbios do sistema excretor


Das doenas que atacam as pessoas nos pases desenvolvidos, os distrbios renais ocupam o quarto lugar. Muitas so as causas das doenas renais; infeces, envenenamento por substncias qumicas (como o mercrio e o tetracloreto de carbono), leses, tumores, formao de "pedras" (clculos renais), paralisia, problemas circulatrios, etc. Uma das doenas renais mais comum a glomerulonefrite, em que h leses dos glomrulos de Malpighi, com grave prejuzo da funo renal. A glomerulonefrite pode ter diversas causas, mas a principal a destruio dos glomrulos pelo prprio sistema de defesa do corpo, o sistema imunitrio.

Por motivos ainda no muito bem conhecidos, alguns glbulos brancos do sangue passam a produzir anticorpos que atacam os glomrulos renais. Uma vez que o prprio sistema imunitrio volta-se contra o organismo, fala-se que esse tipo de glomerulonefrite uma doena auto-imune. Uma glomerulonefrite pode levar progressiva perda das funes renais, at que o sangue praticamente no seja mais filtrado, ou submet-la a um transplante renal.

Rim artificial
O rim artificial uma mquina que realiza a hemodilise, ou seja, filtra artificialmente o sangue, que passa a circular por tubos de paredes semipermeveis da mquina de hemodilise, os quais esto mergulhados em uma soluo constituda por substncias normalmente presentes no plasma sanguneo. As excretas tendem a difundir atravs dos finos poros das membranas semipermeveis, abandonando o sangue. Com a repetida circulao do sangue pela mquina, a maior parte dos excretas deixa o sangue, difundindo-se para o lquido de dilise.

Dilise

Conceito
Mtodo de filtrao de substncias do sangue humano pelo fenmeno de difuso passiva, atravs de uma membrana semi-permevel. Para que o fenmeno de difuso ocorra o sangue do paciente deve entrar em contato com uma membrana semi-permevel que separe-o de um lquido totalmente isento das substncias que precisam ser eliminadas do plasma.

Funes dos rins substitudas pela dilise


Remoo de toxinas (escrias nitrogenadas); Obs.: ineficcia para partculas de maior tamanho e peso molecular. Controle do equilbrio cido-bsico; Controle do equilbrio hidro-eletroltico (Na / Ca / Cl / Mg / Acetato (p/ substituir HCO3). Remoo de lquido (por gradiente de presso).

Limitaes da dilise
Hiperfosfatemia elevao de fosfato no sangue; Hipocalcemia fraca concentrao de clcio no sangue; Hiperparatireoidismo aumento do funcionamento das paratireides; Anemia diminuio da concentrao de hemoglobina no sangue; Dislipidemia nveis anormais de lipdios.

Bibliografia
DURAN, J. E. R. Biofsica: Fundamentos e Aplicaes. So Paulo: Prentice Hall Brasil, 2005. HEINENE, I. F. Biofsica Bsica. So Paulo: Atheneu Editora, 2002. GARCIA, E. A. C. Biofsica. So Paulo: Sarvier, 2002. SING, Glenan. Fisiologia Dinmica. So Paulo: Atheneu, 2001.

También podría gustarte