Está en la página 1de 55

PONTUAO

Profa Msc Cssia M B Nascimento

GENESIS Segundo o livro Pontuao na Escrita, do professor Joo Henrique, a palavra pontuao provm do baixo latim punctuare, verbo originrio do vocbulo punctum, que significa pequeno buraco feito com o ponteiro. Relaciona-se com a ponta do estilete que servia para abrir as letras nas tbuas de cera.

Foi no princpio do sculo 10 que se deu o nome latino aos sinais de pontuao. Assim, ao sinal que indicava uma pequena pausa e que em grego se chamava koma (tronco), deu-se o nome latino de incisum (que corta ou separa palavras). O nome coma ainda se mantm na lngua espanhola.

Cont.

Na nossa lngua e noutras passou a chamar-se vrgula, palavra latina que significa pequena vara, porque a vrgula entre as palavras como uma varinha que as separa, elucida o professor. (Eder Parladore)

PONTUAO

Os sinais de pontuao so recursos empregados na lngua escrita para tentar recuperar caractersticas da lngua falada, tais como entonao, jogo de silncio, pausas etc.

1- PONTO ( . )
a) indica o final de uma frase declarativa. Ex.: Estou muito feliz. b) separa perodos entre si. Ex.: Estou muito feliz. Nada capaz de tirar minha paz de esprito. c) nas abreviaturas Ex.: Sr. / Av. / V. Ex.

2- DOIS PONTOS ( : )
a) b)

c)

inicia a fala dos personagens. Pedro foi lacnico: No sei! antes de enumerao. Os meus poetas preferidos so poucos: Bandeira, Quintana e Castro Alves. antes de citao. Jesus disse: Deixai vir a mim as criancinhas.

3- RETICNCIAS ( ... )

As reticncias indicam dvidas ou hesitao de quem fala.

Indicam tambm supresso de palavra(s) numa frase transcrita, interrupo de uma frase deixada gramaticalmente incompleta e servem de recurso quando se quer deixar o sentido da frase suspenso.

Sabe...eu queria te dizer que... esquece. Quando penso em voc (...) menos a felicidade. No que eu queira eximir-me s minhas obrigaes, mas... Ele acabou de sair. Quem sabe se voc ligar mais tarde...

Nota:

As reticncias usadas no comeo ou no fim de uma frase, podem servir para indicar que o trecho transcrito pertence ao corpo de uma frase que no se transcreveu desde o incio ou que no se terminou.

4- PARNTESES ( ( ) )

usamos parnteses para isolar palavras, frases intercaladas de carter explicativo e datas.

Na 2 Guerra Mundial (1939-1945), morreu muita gente. Certa noite, l em Parintins (Verinha lembrava-se como se fora na vspera), encontrei um tal de Gensio.

Dica: Os parnteses tambm podem substituir a vrgula ou o travesso.

5- PONTO DE EXCLAMAO ( ! )

a) Aps vocativo Parte, Anita! b) Aps imperativo Cale-se! c) Aps interjeio Ex.: Ufa! Ai! Ui! d) Aps palavras ou frases que denotem carter emocional Ex.: Que pena!

6- PONTO DE INTERROGAO ( ? )
a)

Em perguntas diretas Ex.: Como voc se chama? b) s vezes, juntamente com o ponto de exclamao Ex.: - Quem ganhou na loteria? - Voc. - Eu?!

7- PONTO-E-VRGULA ( ; )
a) usa-se ponto-e-vrgula para separar os itens de uma lei, de um decreto, de uma petio, de uma seqncia, etc. Ex.: Art. 127 So penalidades disciplinares: I- advertncia; II- suspenso; III- demisso; IV- cassao de aposentadoria ou disponibilidade; V- destituio de cargo em comisso; VI- destituio de funo comissionada.

b) separar oraes coordenadas muito extensas ou oraes coordenadas nas quais j tenham tido utilizado a vrgula.

O rosto de tez amarelenta e feies inexpressivas, numa quietude aptica, era pronunciadamente vultuoso, o que mais se acentuava no fim da vida, quando a bronquite crnica de que sofria desde moo se foi transformando em opressora asma cardaca; os lbios grossos, o inferior um tanto tenso (...) " (O visconde de Inhomerim - Visconde de Taunay)

8- TRAVESSO () a) d incio fala de personagem O filho perguntou: Pai, quando comearo as aulas?

um

b) indicar mudana do interlocutor nos dilogos Doutor, o que tenho grave? No se preocupe, uma simples infeco. s tomar um antibitico e estar bom

c) unir grupos de palavras que indicam itinerrio.


A rodovia Belm Braslia est em pssimo estado.

d) Tambm pode ser usado em substituio vrgula em expresses ou frases explicativas

Paulo Pereira professor do CEFET far o discurso de apresentao.

9- ASPAS ( )

a) isolar palavras ou expresses que fogem norma culta, como grias, estrangeirismos, palavres, neologismos, arcasmos e expresses populares.

Ex.: Maria ganhou um apaixonado sculo do seu admirador. A festa na casa de Lcio estava chocante. Conversando com meu superior, dei a ele um feedback do servio a mim requerido.

Se, dentro de um trecho j destacado por aspas, se fizer necessrio a utilizao de novas aspas, estas sero simples. ( ' ' )

b) indicar uma citao textual Ia viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, s pressas, bufando, com todo o sangue na face, desfiz e refiz a mala. ( O prazer de viajar - Ea de Queirs)

10- VRGULA ( , )

usada para marcar uma pausa do enunciado com a finalidade de nos indicar que os termos por ela separados, apesar de participarem da mesma frase ou orao, no formam uma unidade sinttica. Ex.: Alexandra, esposa de Joo, foi a ganhadora nica da Loteria.

Ento...

Podemos

concluir que, quando h uma relao sinttica entre termos da orao, no se pode separ-los por meio de vrgula.

Assim, no se separam por vrgula:


a) predicado de sujeito; b) objeto de verbo; c) adjunto adnominal de nome; d) complemento nominal de nome; e) orao principal da subordinada substantiva (desde que esta no seja apositiva nem aparea na ordem inversa)

A vrgula no interior da orao

utilizada nas seguintes situaes: a) separar o vocativo. Maria, traga-me uma xcara de caf. A educao, meus amigos, fundamental para o progresso do pas.

b) separar alguns apostos. Valdete, uma amiga de infncia, esteve aqui ontem.

c) separar o adjunto adverbial antecipado ou intercalado. Quando chegar de viagem, procurarei por voc. As pessoas, muitas vezes, esto cansadas.

d) separar elementos uma enumerao.


Precisa-se de pedreiros, carpinteiros e pintores.

de
serventes,

e) isolar expresses de carter explicativo ou corretivo. Amanh, ou melhor, depois de amanh podemos nos encontrar para acertar a viagem.

f) separar conjunes intercaladas.

No havia, porm, motivo para tanta raiva. g) separar pleonstico o complemento antecipado.

A mim, nada me importa.

h) isolar o nome de lugar na indicao de datas.

Manaus, 26 de outubro de 2008.


i)separar

termos coordenados assindticos. "Lua, lua, lua, lua, por um momento meu canto contigo compactua..." (Caetano Veloso)

j) marcar a omisso de um termo (normalmente o verbo). Ela prefere ler jornais e eu, revistas. (omisso do verbo preferir)

l) Termos coordenados ligados pelas conjunes e, ou, nem dispensam o uso da vrgula.
Conversaram

poltica. No se falavam nem se olhavam. Ainda no me decidi se viajarei para Bahia ou Pernambuco.

sobre futebol, religio e

Entretanto, se essas conjunes aparecerem repetidas, com a finalidade de dar nfase, o uso da vrgula passa a ser obrigatrio. Ex.: No fui nem ao velrio, nem ao enterro, nem missa de stimo dia.

A vrgula entre oraes

utilizada nas seguintes situaes: a) separar as oraes subordinadas adjetivas explicativas. Meu melhor amigo, de quem morro de saudades, mora no Rio de Janeiro.

b) separar as oraes coordenadas sindticas e assindticas (exceto as iniciadas pela conjuno e ).

Acordei, tomei meu banho, comi algo e sa para o trabalho.


Estudou muito, mas no foi aprovado no exame.

ATENO! H trs casos em que se usa a vrgula antes da conjuno e:


1)quando

tiverem

as

oraes sujeitos

coordenadas diferentes.

Os ricos esto cada vez mais ricos, e os pobres, cada vez mais pobres.

2) quando a conjuno e vier repetida com a finalidade de dar nfase (polissndeto).

E chora, e ri, e grita, e pula de alegria.

3) quando a conjuno e assumir valores distintos que no seja da adio (adversidade, conseqncia, por exemplo) Coitada! Estudou muito, e ainda assim no foi aprovada.

c) separar oraes subordinadas adverbiais (desenvolvidas ou reduzidas), principalmente se estiverem antepostas orao principal.

Ou seja
"No momento em que o tigre se lanava, curvou-se ainda mais; e fugindo com o corpo apresentou o gancho."( O selvagem - Jos de Alencar)

d) separar as oraes intercaladas. "- Senhor, disse o velho, tenho grandes contentamentos em a estar plantando...

e) separar as oraes substantivas antepostas principal. Quanto custa viver, realmente no sei.

Uma vrgula muda tudo*


*Campanha dos 100 anos da ABI (Associao Brasileira de Imprensa).
Vrgula, aquele sinal incmodo que s vezes sobra, s vezes falta, e outras vezes muda o sentido do texto.

A vrgula pode ser uma pausa... ou no. No, espere. No espere.


Ela pode sumir com seu dinheiro. 23,4. 2,34.

Pode ser autoritria. Aceito, obrigado. Aceito obrigado. Pode criar heris. Isso s, ele resolve. Isso s ele resolve.
E viles. Esse, juiz, corrupto. Esse juiz corrupto.

Ela pode ser a soluo. Vamos perder, nada foi resolvido. Vamos perder nada, foi resolvido. A vrgula muda uma opinio. No queremos saber. No, queremos saber.

Isto serve para nos lembrar que vrgula no problema de gramtica, mas de informao.

- Se voc mulher, certamente colocou a vrgula depois de MULHER. Ex: "Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, ficaria de joelhos sua frente." - Se homem, colocou a vrgula depois de TEM. Ex:

"Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher ficaria de joelhos sua frente."

Veja este caso!

Enquanto o Padre pastava o burro rezava.

Aplicando nossos conhecimentos...


A

propaganda do filme A Dona da histria, reproduzida a seguir, foi veiculada na revista Veja,em 6 outubro de 2004.

a) Reescreva o texto de cima para baixo, pontuando-o corretamente. (Faa texto corrido, usando toda a extenso da linha; no h necessidade de manter a forma em verso.) b) Agora reescreva o texto de baixo para cima, fazendo a devida pontuao. (Faa texto corrido, usando toda a extenso da linha; no h necessidade de manter a forma em verso.)

BIBLIOGRAFIA

ASSOCIAO BRASILEIRA DE IMPRENSA. Disponvel em <>Acesso em 20 mai. 2009. BECHARA, Evanildo. Gramtica Escolar da Lngua Portuguesa. So Paulo: Moderna, 2009. HENRIQUE, Joo. Pontuao na Escrita. Porto Alegre: EDIES LIVRARIA ANDRADAS, 1943.

También podría gustarte