Está en la página 1de 19

QUIMCA E O SOLO

O solo formado a partir de rochas, que com ajuda do clima e de microrganismos se transforma num material solto e macio. composto de ar, gua, matria orgnica e mineral.

Apresenta importncia

grande para o

homem pois, dele retiramos parte


de nossa alimentao. um recurso finito e no renovvel.

Lixo: pode ser classificado como domstico, comercial, pblico, hospitalar e industrial.
75% do lixo coletado no Brasil jogado em lixes a cu aberto, contaminando o solo e consequentemente poluindo lenis subterrneos de gua.

Poluio do Solo

Poluio do Solo
A poluio do solo e do subsolo consiste na deposio, disposio, descarga, infiltrao, acumulao, injeo ou aterramento no solo ou no subsolo de substncias ou produtos poluentes, em estado slido, lquido e gasoso.

Poluio do Solo
Fatores que causam degradao do solo

Desertificao

Utilizao de tecnologias inadequadas


Destruio da cobertura vegetal

Jogo interativo
Quais as consequncias da poluio para a sade?
a) A Poluio faz bem sade b) Provoca doenas respiratrias c) Ambas esto erradas

Boa! Acertaste!

Prxima Questo

Jogo interativo
Como devemos evitar a poluio?
a) reciclando b) poluindo o ar c) jogando lixo para o cho

Boa! Acertaste!

ltima Questo

Jogo interativo
Qual das seguintes afirmaes est correcta?
deve-se poluir a gua a) b) deve-se usar muitos sprays c) ambas esto erradas

Parabns! Acertaste todas as questes!

Acidez do solo
A acidez de um solo caracteriza-se pelo seu valor de pH e seu carter cido aumenta na medida que o pH do solo diminui. rochas das quais os solos se originam, quando modas e em contato com a gua, mantm o pH prximo neutralidade (pH 7,0).

Aps milhares de anos, os solos formados a partir destas rochas apresentam reao cida e aumento na concentrao de elementos.

A primeira questo a entender : como uma rocha com pH 7,0 origina um solo com pH 4,0.

gua da chuva potencializado pela reao de dissoluo do CO2 atmosfrico: CO2+ H2O HCO3- + H+ . O prton originado reage com a rocha desintegrando os minerais. Assim, atravs da intemperizao dos minerais e da atuao dos fatores de formao do solo (material de origem, relevo, clima, organismos, tempo e homem)

Muitos desses elementos so perdidos do sistema, sendo mais pronunciado para os carbonatos, slica e os metais alcalinos e alcalinos terrosos (Na, K, Ca, Mg) Os solos brasileiros so, em sua maioria, naturalmente cidos. Os solos podem ser cidos devido ao material de origem ou a processos de formao que favorecem a remoo de bases como potssio, clcio e magnsio.

cultivo de determinadas espcies vegetais e o uso de adubaes, principalmente fertilizantes amoniacais e a uria, podem, tambm, contribuir para a acidificao dos solos. As conseqncias da acidez dos solos para as culturas so a baixa produtividade. O alumnio e mangans podem atingir nveis txicos em solos cidos devido a sua maior solubilidade nesses solos.

A acidez diminui a populao de microorganismos que decompem a matria orgnica e auxiliam na liberao do nitrognio, fsforo e enxofre.

También podría gustarte