Está en la página 1de 15

FEDERACAO ESPRITA PARAIBANA ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPRITA

PROGRAMA FUNDAMENTAL MDULO XVII ROTEIRO I A PERFEIO MORAL

Os Caracteres da Perfeio Moral


O que ser perfeito? Em uma passagem bblica existe a seguinte mxima: Sede, pois, vs outros, perfeitos, como perfeito o vosso Pai Celestial (Mateus, 5:48). Mas o que de fato podemos entender por perfeio? Queria Jesus que fssemos iguais a Deus? Ser que isso possvel?

O Esprito, quando criado por Deus, traz em seu bojo o germe (potncia) da perfeio. Allan Kardec, em O Livro dos Espritos, ao estudar a Lei do Progresso lei natural , informa-nos de que todos os Espritos, conscientes ou inconscientes, encarnados ou desencarnados, tendem para a perfeio. Assim, todo o esclarecimento emanado de algum, no sentido de estimular o nosso relacionamento em sociedade, deve ser sempre bem recebido, pois atravs do contato com os outros seres humanos que temos condies de colocar em prtica o contedo moral da Lei Divina. No captulo que trata da Lei de Sociedade, Kardec diz-nos que no isolamento absoluto o homem embrutece-se e se estiola. Diante dessas orientaes, todo o esforo despendido em prol do bem um manancial que nos fortifica para toda a eternidade. Por isso, a assertiva do Cristo: "Sede perfeitos como vosso Pai celestial perfeito"

Se pegarmos essa passagem em sentido literal, podemos nos perder em devaneios desnecessrios. Deus a nica perfeio absoluta, nada e nem ningum poder atingir tal grau. Porm, ns temos a centelha divina dentro de cada um de ns. Somos Espritos perfeitos, no no sentido moral, pois para isso ainda falta algumas duas... ...dezenas de milhes de reencarnaes, mas no sentido de sermos criaturas divinas, pois toda criao de Deus perfeita. Temos dentro de nossa conscincia, gravadas em ferro e fogo, as Leis Divinas, que trabalhadas, entendidas e praticadas com amor, inteligncia e sabedoria, nos levar a perfeio, perfeio esta que Cristo se referia no passado.

Antes de qualquer anlise mais profunda sobre esse tema, imperioso conhecer os maiores de todos os vcios, de todos os males da humanidade: o egosmo e o orgulho. Todos os males partem destes. Devemos verificar que toda inferioridade moral que o ser humano possui, porque carregamos dentro de nossas bagagens de experincias, sentimentos que esto ainda contemplados no mal. Nosso trabalho lutar contra esse cncer que faz com que no nos tratemos como irmos, que lancemos antema contra todo e qualquer ser humano, no sendo condescendentes com quem quer que seja.
O desprendimento e o desinteresse no seu mais amplo sentido so outros fatores a serem levados em conta quando falamos de Perfeio Moral. No h como evoluir se no nos desfizermos das amarras que nos prendem inferioridade. O desprendimento de tudo o que material, todas as coisas que no nos acrescentam algo como ser humano, no nos tornam pessoas melhores, mais ntegras, devem ser extirpadas.

Perfeio de perfectio designa o estado de um ser cujas virtualidades se encontram plenamente atualizadas ou realizadas. Em teologia, plena realizao, sob o ponto de vista moral, consumao no bem que compete a cada um possuir e atuar. Assim: "Todo o homem chamado perfeio ou santidade". Moral - Da raiz latina mores = costumes, conduta, comportamento, modo de agir. o conjunto sistemtico de normas que orientam o homem para a realizao do seu fim (essncia). A moral a regra da boa conduta e, portanto, da distino entre o bem e o mal. Funda-se na observao da lei de Deus. O homem se conduz bem quando faz tudo tendo em vista o bem e para o bem de todos, porque ento tende a Deus. (Pergunta 629 de O Livro dos Espritos)

Plato (427-347 a.C.)


Na sua teoria das formas, havia um mundo perfeito, o das formas e um mundo ilusrio, o terreno. Para Plato, somente o bem real; o mal ilusrio.

Nesse caso, o vcio, entendido como mal, no tem consistncia prpria. Ele simplesmente a ausncia da virtude.

Aristteles (384-322 a.C.)


As virtudes e os vcios so definidos em funo da mediedade. A virtude a mdia justa e os vcios so excessos, tanto para mais como para menos.

A virtude o hbito racional da conduta; o vcio um hbito irracional.


Os vcios so os extremos opostos cujo meio termo a virtude: a abstinncia e a intemperana diante da moderao, a covardia e a temeridade diante da coragem.

Spinoza, Baruch (1632-1677)


A virtude a causa principal de nossos pensamentos, sentimentos e aes; o vcio, submisso s paixes. O vcio deixar-se governar pelas causas externas, submeter-se, tornar-se submisso; a virtude tornarse senhor das paixes, a causa das prprias aes. O vcio no um mal, mas fraqueza. O ser virtuoso pode transformar as suas tristezas em alegrias, os seus fracassos em xitos.

Indiferena Moral
Toda a resistncia orgulhosa dever ceder, cedo ou tarde. Cada poca marcada pelos vcios e pelas virtudes.

Nossa virtude o desenvolvimento intelectual; nosso vcio a indiferena moral.


Assim, conveniente que cada um de ns v paulatinamente submetendo-se Lei do Progresso.

Egosmo o mais radical dos vcios


Egosmo causa de todos os males. O egosmo a verdadeira chaga da sociedade. "Quem nesta vida quiser se aproximar da perfeio moral deve extirpar do seu corao todo sentimento de egosmo, porque incompatvel com a justia, o amor e a caridade: ele neutraliza todas as outras qualidades". O ser humano deve concentrar todos os seus esforos para se libertar desse mal.

A Psicologia informa-nos sobre a facilidade de adquirir o vcio e a dificuldade de larg-lo. Basta darmos o primeiro passo, que outros passos o seguiro.

Se nos faltarem orientaes morais e religiosas, podemos sucumbir aos diversos vcios que corroem a humanidade. O vcio, seja de que espcie for, uma ao contrria do bem.
De acordo com a lei natural, toda ao que contrria do bem deve ser refeita para atingir o seu fim, que o progresso do Esprito.

Em se tratando dos vcios, combatamos a causa pela causa e no pelos efeitos. Somente quando tomamos conscincia do mvel que produz a ao que podemos ter segurana na eliminao do efeito. Na realidade, no somos ns que deixamos os vcios; so eles que, desprovidos da nossa atrao, deixamnos.

01. Que diferena h entre virtude e dever? 02. Qual os sinais caractersticos da imperfeio? 03. Quais os caracteres da perfeio? 04. Como poderemos atingir a perfeio? 05. D a distino entre vcios e paixes? 06. Existem diferenas entre paixes prejudiciais e no prejudiciais?

07. Qual o maior obstculo perfeio? Como combat-lo?

Bibliografia Consultada
OUTHWAITE. W. e BOTTOMORE, T. Dicionrio do Pensamento Social do Sculo XX. Rio de Janeiro, Zahar, 1996. KARDEC, A. O Livro dos Espritos. 8. ed. So Paulo: Feesp, 1995. KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 39. ed. So Paulo: IDE, 1984. Texto em HTML: http://www.sergiobiagigregorio.com.br/palestra/v icios-filosofia-e-espiritismo.htm

También podría gustarte