Está en la página 1de 135

MOVIMENTO INSTITUCIONALISTA

ROTEIRO GERAL DE AULAS

Pedro Teixeira Castilho William Csar Castilho Pereira

1 PARTE _________________________________________ MOVIMENTO INSTITUCIONALISTA

Conjunto aberto e diversificado de teorias, prticas, experincias e saberes que pretendem desencadear ruptura com um certo modo cristalizado de existncia institucional, contrapondo alienao a autonomia. Toma por objeto os coletivos sociais no que se refere s lgicas que os regem, s formas concretas em que essas se materializam, a finalidades que perseguem a medida que as alcanam, assim como aos expedientes que se do para obt-las.

Se ocupa das instituies, organizaes, estabelecimentos e equipamentos, assim como dos agentes e prticas que estes protagonizam. O institucionalismo a expresso de algo extremada de um questionamento da hegemonia do pensamento cientfico como tal, de suas diversas especificidades etc., e que defendem a fertilidade de todos os saberes, incluindo, por exemplo, os que existem em estado prtico nas atividades legais, as artsticas,etc.

Caractersticas gerais:
Pluralidade de escolas, leque de tendncias; No uma cincia; No um saber constitudo, clssico; Conjunto de saberes e modos de intervir interdisciplinares, transdisciplinares e extra-disciplinares; Integra o saber e o agir dos coletivos, dos usurios, de grupo de comunidades que produzem por si mesmos o conhecimento. Idias mximas: Produzir nos coletivos processos de auto-anlise e autogesto.

GNESE HISTRICO-SOCIAL:
Todas as tendncias que houve na histria da humanidade e as que hoje existem e exercitam um institucionalismo espontneo, ou seja, como se originou no transcurso da vida em sociedade. Toda a histria da humanidade est permeada de ensaios autogestivos erigidos contra o poder centralizador de qualquer movimento em inmeras conjunturas: a comunidade primitiva; o cristianismo primitivo; os quilombos negros no Brasil (Palmares); a revoluo francesa; acontecimentos da revoluo russa; a libertao da Arglia; a repblica espanhola em 1926; o breve governo popular de 73 na Argentina; os mutires; as comunidades de base; outras experincias, mais peculiares em torno do liberalismo humanista: protestos de grupos americanos de minorias tnicas, sexuais e geracionais, assim como do pacifismo e da ecologia.

GNESE CONCEITUAL:
Como se originou, enquanto fontes tericas e saberes prvios dos quais se utilizou para constituir-se. Arqueologia terica composta de linhas contrastantes, no homogneas. 1- Anti-filsofos antigos: sofistas e esticos: vertentes anti-platnicas e maneira anti-idealistas e antiracionalista, contra a instituio da idia como bem supremo e do sbio como estadista.

2- Sofistas (pr-socrios) sculo IV a.C.: estrangeiros, sbios no se interessam pelo que sua argumentao pode ter de moral ou imoral, justo ou injusto, pois isto assunto do cidado e eles no o so! Compartilham a experincia da democracia em que o mundo humano aparece como criao do prprio homem, os valores e verdades so instveis e relativos. Carter eminentemente humano, o homem como medida de todas as coisas.

Esticos (helenistas) sculo III e II a.C.: idias de humanidade e ecumenismo (terra de todos). O mundo o logos (razo enquanto substncia ou causa do mundo) de tal modo que suas partes encontram-se unidas entre si e com o todo numa relao bem precisa: a simpatia. A simpatia a relao de correspondncia (mas no de igualdade) entre os vrios aspectos da realidade. O critrio de verdade, no conhecimento, provm das sensaes que so apreendidas pela razo como representao, estas podem corresponder ou no verdade. Epicuro: a filosofia como cura e libertao (epicuristas).

Entre os pr-socrticos, encontramos dois personagens emblemticos, Parmnides e Herclito, que nos ajudaro a refletir sobre a origem do SER. Para Parmnides, o ser incriado e incorruptvel, imvel e infinito. Ele v o ser como algo geral, de forma que no pode ser determinado por nenhuma substncia. Segundo ele: o ser e no-ser, no . A viso de Parmnides caracteriza o ser como esttico, imutvel e idntico a si mesmo, todo igual, no admitindo diferenas e transformaes, apenas a repetio. Segundo ele, o caminho da verdade o caminho da razo, e o caminho do erro o a trilha dos sentidos

Herclito, por sua vez, notando o dinamismo do mundo, pensa o ser como DEVIR, ou seja, um ser em processo onde tudo flui, em oposio idia de Parmnides. Nada permaneceria imvel, fixo, estriado. Tudo muda, liso e transforma-se. muito conhecido o fragmento de seus escritos em que ele afirma que um homem no se banha duas vezes num mesmo rio. Na realidade o rio, aparentemente o mesmo, constitudo de guas sempre novas. Igualmente, o ser humano tambm muda e ao se banhar uma segunda vez - j no ser o mesmo, ter adquirido novas experincias, novos conhecimentos, novas subjetividades afetivo-sexuais, etrias, tnicas, espaciais e temporais. O conceito de identidade igual a um, uno e nico, enquanto que o conceito de subjetivao refere-se ao mltiplo e ao diferente. Para Herclito, os sentidos captam a aparncia das coisas, e isso opinio. Para obter a verdade necessrio ir alm dos sentidos.

3- Spinoza (1632): racionalismo/pantesmo imanentista e a concepo da tica. Deus-natureza: desconheo a razo pela qual a matria seria indigna da natureza divina o mundo existe em Deus.
No preciso que eu saiba, para que eu saiba que sei. A ordenao metodolgica deve partir de uma idia da qual tudo se deduz, mas que, por isso mesmo, no deduzida de nenhuma outra-substncia o que existe em si e por si concebido, isto , aquilo cujo conceito no carece do conceito de outra coisa do qual deva ser formado Deus.

4) Utopistas: Thomas More, Campanela, Erasmo


Questionamento das instituies sexuais, religiosas e sociais e propostas de um novo mundo segundo uma concepo da utopia.

ERASMO (1465) Elogio da loucura. a loucura que forma as cidades, graas a ela que subsistem os governos, a religio, os conselhos, os tribunais [...] a vida humana no passa de um divertimento da loucura.
TOMAS MORE Utopia romance, ilha desconhecida em que as condies de vida se caracterizariam pela abolio da propriedade particular e pela intolerncia religiosa.

CAMPANELLA Cidade do Sol. Utopia: fora de transformao da realidade em ato que assuma corpo e consistncia bastante para transformar-se em autntica vontade inovadora e encontrar os meios de inovao.

5) Enciclopedismo e iluminismo sculo XVII e XVIII:


Rabelais, Sainte-Simon, Rousseau e Fourier Igualdade, fraternidade e liberdade. Revoluo burguesa. Iluminismo: 1) Extenso da crtica a toda e qualquer crena e conhecimento; 2) Realizao de um conhecimento que, para ser aberto s crticas, inclua e organize os instrumentos para a prpria correo; 3) O uso efetivo, em todos os campos, do conhecimento assim atingido com a finalidade de melhorar a vida una e associativa dos homens. KANT Levar a razo presena do tribunal da razo. No existem campos privilegiados dos quais a crtica racional deva ser excluda. Tradio = erro

6- Marx, Nietzche, Freud:


(Questionamento lgica hegeliana) Materialismo histrico: Com este nome foi reconhecido por Engels o cnon de interpretao histrica proposto por Marx: reconhecer nos fatores econmicos (tcnicas de trabalho e de produo, relaes de trabalho e de produo) um peso preponderante na determinao dos acontecimentos histricos.

As formas que a sociedade assume historicamente dependem das relaes econmicas que prevalecem numa certa fase desta. Diz Marx: na produo social da sua vida, os homens entram em determinadas relaes necessrias e independentes de sua vontade, relaes de produo, que correspondem a uma certa fase do desenvolvimento de suas foras produtivas materiais. O conjunto destas relaes de produo constitui a estrutura econmica da sociedade, que a base real sobre a qual se edifica uma superestrutura jurdica e poltica e qual correspondem determinadas formas sociais de conscincia [...] O modo de produo da vida material condiciona, portanto, em geral o processo da vida social, poltica e espiritual.

Freud:
O inconsciente instncias, processos, mecanismos, foras e representaes, em especial o Complexo de dipo e o Desejo, que so mantidos no espao psquico inconsciente pela fora ativa do recalcamento.

Nietzche:
Inverteu o sentido tradicional da filosofia, fazendo dela um discurso ao nvel da patologia e considerando a doena como um ponto de vista sobre a sade, e viceversa. Para ele, nem a sade, nem a doena so entidades: as oposies entre bem e mal, verdadeiro e falso, doena e sade so apenas jogos de superfcie. H uma continuidade entre a doena e a sade e a diferena entre as duas apenas de grau, sendo a doena um desvio interior prpria ida; assim, no h fato patolgico. A loucura no passa de uma mscara que esconde alguma coisa, esconde um saber fatal e demasiado certo.

A loucura que torna mais plano o caminho para as idias novas, rompendo os costumes e as supersties veneradas e constituindo uma verdadeira subverso de valores. Onde h loucura h gro de gnio e de sabedoria. A filosofia, foi para ele, a arte de deslocar as perspectivas, da sade doena, e a loucura deveria cumprir as tarefas de fazer crtica escondida da decadncia dos valores e do aniquilamento.
versa. A sade coisa pessoal, aquilo que pode ser til a um homem ou a uma tarefa, ainda que para os outros signifique doena...
Na verdade, a doena poder ser sade interior e vice-

O institucionalismo herda de Nietzche a genealogia crtica da moral judaica-crist e da meditao sobre o poder como mvel de toda a vida social.

Os continuadores de Freud, Marx e Nietzche:


Na linha materialista dialtica: Sartre, Lefebvre, Althusser, Polantzas. Na linha freudiana: Reich, Lacan, Leclaire, Green, Manonni. Na linha nietzcheana: Foulcault, Deleuze e Guattari, Klossovsky. No terreno esttico:

Dadasmo, Artaud, A. Miller, D.H.Lawrence, William Burroughs e outros malditos.

A relao do Institucionalismo com os seguintes grupos de clara discrepncia, no entanto, aproveitam deles muitos recursos, especialmente para a metodologia de interveno:
Positivista: Conte, Weber, Durkhein, Pareto. Estrutural-funcionalistas: Parson, Merton, Lewin (pesquisa-ao). Empiristas: Locke, Hume.

7) Antropologia: Morgan, Mauss, Lvi-Strauss, Godelier, Terray, Clastres (questionamento da universalidade de certas formas de parentesco, o valor heurstico dos ritos e mitos, assim como a relao entre a famlia e o Estado).

8) Lingustica e Semitica: Derrida, Rossi-Landi, Kristeva, R.Barthes, Hemlev: pragmtica semiopoltica que v nos sistemas simblicos, dispositivos e fluxos de desejo, produo de poder (sobrecondificao).
9) Pedagogia: O institucionalismo prefere os inovadores, como Pestalozzi, Mead, Freinet e Paulo Freire.

10) Psiquiatria/Psicologia:
Antipsiquiatria inglesa (Laing e Cooper)
Psiquiatria institucional francesa: Daumzon, Bonaf, Jean Oury. Damzon, 1950, mudana na psiquiatria no ps-guerra, contra o confinamento durante a guerra, postura solidria aos doentes mentais, resistncia hierarquia rgida, oposio crueldade e frieza para com os pacientes. Psiquiatria institucional espanhola: Tosquelles, humanizao, desburocratizao e demedicalizao. Psicologia Institucional Argentina: J. Bleger Grupo Operativo: Enriquez Pichn-Rivire.

11) Orientaes atuais:


No mbito da contribuio terica: R. Castel, Baudrillard e Donzelot. No mbito da contribuio no campo operativo: G.Lapassade, R. Lourau, G.Mendel, Gilles Deleuze, Flix Guattari, Flix Bassglia, I. Goffman, Szazs. Brasileiros: Guilon de Albuquerque, Roberto Machado, Rose Marie Muraro, Marilene Chau, Leandro Konder. Latinos: Ivan Illichi, Miguel Matrajt, J.C. de Brasi, J.C. Volnovich, Leon Rozitchner. Argentinos: Bauleo, Ulloa, E. Pavlovisky, Emilio Rodrigu, Gregrio Baramblitt.

Gnese operativa:

Psicoterapia Institucional:
Observao dos operadores de hospitais na Espanha. Os internos produziam espontaneamente uma srie de medidas de auto-organizao e de produtos culturais sui-generis. Os internos, submetidos a normas estatutrias e tcnicas de organizao geravam uma cultura de resistncia, autnoma e independente. Esta cultura gerava mais resultados teraputicos que qualquer outro mtodo adotado. Permitindo aos pacientes administrar o espao da organizao, conseguiram, espontaneamente, chegar a um acordo sobre a utilizao do tempo e o programa dirio de atividades.

Permitindo que se reunissem para discutir publicamente suas opinies sobre diretivas mdico-administrativas, davam-se ocasies para unirem-se, pintarem, danarem, etc., respeitando suas prprias preferncias. Transformavam o estabelecimento no qual estavam, por razes alheias a sua vontade, em uma comunidade prpria, auto-analisada, autoplanejada, autogerida. Constatou-se que as melhoras e altas aumentaram consideravelmente, chegando a minimizar e fazer prescindveis os recursos oficiais de tratamento, como eletrochoques, insulina, isolamento, camisa-de-fora, medicamentos, etc.

Teorizou-se sobre a experincia, utilizando-se como referncia Psicologia das Massas e Anlise do Ego de Freud. Posteriormente, estes achados foram transferidos para o campo da pedagogia descobrindo-se que nas organizaes de ensino acontecia algo similar. A patologia poltica, econmica, ideolgica dos organismos de ensino tendia a produzir uma patologia correspondente na massa de alunos. Utilizando os mesmos recursos/procedimentos; permitindo a participao ativa do usurio aprendiz na organizao desta prtica, em sua gesto e planejamento, fomentam-se, propiciam-se transferncias amistosas e os rendimentos no processo de ensino-aprendizagem multiplicam-se surpreendentemente. Criam-se dispositivos de auto-anlise e auto-gesto.

Alguns pontos crticos caractersticos do Movimento Institucionalista: Todo saber envolve um poder. Quanto maior o acmulo social de saber e mais dividido est em especificidade, mais envolve o poder. Monoplios do saber e do poder por elites tecnocrticas que subordinam-se queles que detm o saber e o poder sobre a organizao e deciso, camadas burocrticas e executivas. A racionalidade burocrtica que condena os saberes e que fazeres.

A certeza de que uma das conseqncias desse desenvolvimento consolida-se cada vez mais, mostrando-se como a melhor ou a nica opo, paralisando toda a produtividade e o desejo instituintes, e encaminhando-os por canais imutveis, reprodutivos e antiprodutivos. O que leva desvalorizao do saber e o poder da massa leiga que so invalidado ou tomados como regressivos e disrruptivos. Dissociao entre que fazeres e saberes/teoricismo academicista/dispositivos do saber a servio dos setores e grupos dominantes. Explicaes abrangentes ou totalizantes da sociedade ou as rigidamente circunscritas a cada disciplina no servem para elucidar situaes sociais complexas e concretas como, por exemplo, esta escola, est fbrica etc. o que determina a criao de dispositivos para entender e intervir em cada campo singular.

Se o complexo econmico, social, poltico, ideolgico, desejante decomposto em instituies interpenetradas e cristalizadas em formas organizacionais, torna-se possvel investigar sua imprescindibilidade aparente e suas alternativas possveis, para compreender e transformar o que registram como eu-funes e disfunes, reformulando-as e otimizando-as.
Este propsito poder ser alcanado se instaurado um campo coletivo de anlise e interveno, no que a produo de conhecimentos e de reorganizao se realiza em plena ao compartilhada, incluindo todos os interessados. Esta tarefa exigir da equipe interventora um trabalho semelhante exercitado sobre si mesma.

Crtica civilizao industrial capitalista tecnolgica:


Grau de complexidade, de sofisticao e diversos saberes especializados. Profissionalismo Disciplinar. Nos ltimos 200 anos conseguimos um avano maior do que a humanidade conseguiu em 2.000 anos.
Tal progresso cientfico gerou: privatizao do saber, do poder, do prestgio, do dinheiro experts; entidades que representam as foras dominantes, proprietrias da riqueza nacional e internacional; incorporao da cincia e da tcnica ao processo produtivo capitalista; burocratizao como lugar sagrado do segredo e do conhecimento.

Modelo liberal era da modernidade: Subjetividade do homem liberal: sujeito auto-contido, cindido na esfera da liberdade privada e da obedincia pblica. Senhor da prpria vontade e artfice da prpria vida. Sujeito igual a INDIVDUO, INDIVIDUALISMO, INDIVIDUALIDADE, igual a si mesmo. Absoluta acumulao de bens, o cientificismo, o totalitarismo, o individualismo, o isolamento e o desenraizamento trazem como resultado a dominao. Conseqncias: plutocracia, nepotismo, fisiologismo, tcno-burocratismo, clientelismo, corrupo.

Comunidades carenciadas: despossudas, sem poder para gerar vida e sim formas mortferas, perda de seu prprio saber e dependncia ideolgica e financeira. Produo de coletivos alienados, sem controle e compreenso de si. Demandas produzidas conforme o poder dominante, desejo contrabandeado. Tudo produzido decidido por quem se supe que saiba e conhea do assunto e usam da seduo (meios de comunicao de massa), da lei e da fora fsica (estrutura jurdica e policial), para gerar subjetividade: dominador X dominado.

2 PARTE ____________________________________________ SOCIEDADE E INSTITUIES

Sociedade: forma organizada de associao humana. Para o materialismo histrico, sociedade so conjuntos de homens que se associam entre si para produzir e reproduzir a vida humana sobre a terra. Histria devir da sociedade no tempo. Para o Institucionalismo: sociedade como rede, tecido de instituio. Instituies: lgicas, rvores de composies lgicas que, segundo a forma e o grau de formalizao que adotem poder ser leis, normas e, quando no esto enunciadas de forma manifesta, podem ser pautas, regularidades de comportamento (valores), lgicas de funcionamento.

So lugares imaginrios que habituam o cidado obedincia, ao controle da informao, moral pblica, maneira de agir e de pensar. So rvores de decises lgicas que regulam as atividades humanas, indicam o que proibido, o que permitido, o que diferente. Essas lgicas contribuem na formao das subjetividades. As instituies so um conjunto de pautas, de atividades supra-organizativas, mediante as quais os seres humanos regem sua vida material no espao e no tempo, concebendo-nas como um conjunto de sistemas simblicos dos quais se servem para categorizar esta atividade e dota-la de significado.

Exemplos de instituies:
LINGUAGEM: gramtica, morfologia, sintaxe, ortografia. PARENTESCO: lugares e papis; famlia pai, me, filhos, noras, sogras, genros; proibies: o incesto; mitos, sagas e histrias. TRABALHO: hierarquia, lucro, capital, diviso do trabalho. COMUNICAO SOCIAL: hegemonia de canais, globalizao, aldeia global, forma e o que se divulga, condies para concesso de canais, EDUCAO: currculo, programas, mtodos, tcnicas, sanes e prmios. RELIGIO: relaes do homem com Deus, transcendncia. JUSTIA: leis jurdicas, cdigo civil, controle policial, estabelecimento da ordem. O ESTADO: macro instituio do controle simblico, representao da fora e da violncia, instncia do controle econmico, jurdico e do poder.

As instituies atravs de mecanismos polticosideolgicos, legitimam como naturais e universais, as relaes sociais dominantes e supem e fazem acontecer uma determinada forma de subjetivao, isto , a forma de ser sujeito.

A SOCIEDADE NO MAIS QUE UM TECIDO DE INSTITUIES QUE SE INTERPENETRAM E SE ARTICULAM ENTRE SI PARA REGULAR A PRODUO E A REPRODUO DA VIDA HUMANA SOBRE A TERRA E A RELAO ENTRE OS HOMENS.

Para vigorar, para cumprir sua funo de regulao da vida humana, as instituies tm de realizar-se, tem de materializar-se, j que, por mais que possam estar registradas, so entidades abstratas. Elas se materializam em dispositivos concretos que so as ORGANIZAES. Vo desde um grau complexo, como um ministrio, at um pequeno ESTABELECIMENTO escolar, por exemplo.

Organizaes: Sistema macro, grandes organizaes. Estabelecimento: sistemas menores, pequenas organizaes. Exemplo: escolas, quartel, banco, fbrica, clube, frum, igreja. Um conjunto de estabelecimentos integram uma organizao. Equipamentos: dispositivos tcnicos como: instalao fsica, arquivos, aparelhos, tecnologia, etc. Agentes: aqueles que operam, mobilizam, protagonizam alguma prtica. Que dinamizam a instituio. Prtica: resultado operativo, produes do estabelecimento: verbais, no verbais, tericas, tcnicas, materiais. As organizaes so, ento, grandes ou pequenos conjuntos de formas materiais que pem em efetividade, que concretizam, as opes que as instituies distribuem e anunciam. Isto , as instituies no teriam vida, no teriam sentido, no teriam direo se no estivessem informadas, como esto, pelas organizaes.

Em uma instituio podem-se distinguir duas vertentes importantes: O INSTITUDO E O INSTITUINTE O Institudo o resultado da ao instituinte. Quando este efeito foi produzido pela primeira vez, se diz que se fundou uma instituio. O institudo cumpre um papel histrico importante porque vigora para ordenar as atividades sociais essenciais para a vida coletiva. Para que os institudos sejam eficientes, devem permanecer abertos s transformaes com que o instituinte acompanha o devir social. Contudo, o institudo tem uma tendncia a permanecer esttico e imutvel, conservando estados j transformados e tornando-se, assim, resistente e conservador.

O Instituinte o processo mobilizado por foras produtivo-desejante-revolucionrias, que tende a fundar instituies ou a transforma-las, como parte do devir das potncias e materialidades sociais. H grande momentos histricos de revoluo de uma instituio, de profundas transformaes de uma instituio. Ento, a estes momentos de transformao institucional, a estas foras que tendem a transformar as instituies (ou a funda-las, quando ainda no existem), a isto se chama instituinte.

So foras produtivas de cdigos institucionais. a dimenso do indizvel, do caos, aberta. o vetor da afetividade, das foras inconscientes, lugar das pulses inquietantes, responsvel pelas novas processualidades. Muito importante : evitar uma leitura do tipo maniquesta, que pensa que o instituinte bom e o institudo mal, embora seja verdade que o institudo apresente, por natureza, uma tendncia resistncia, uma disposio que se poderia chamar de persistir em seu ser, a no mudar, que, quando se exacerba, se exagera, se conhece politicamente como atividade revolucionria, criativa, transformadora. Na realidade, no exatamente assim, porque o instituinte careceria completamente de sentido se no se plasmasse, se no se materializasse nos institudos. Por outro lado, os institudos no seriam teis, no seriam funcionais se no se estivessem permanentemente abertos potncia instituinte. um processo dialtico.

A nvel organizacional, acontece a mesma coisa:

ORGANIZANTE Atividades crticas, inventivas, criativas e transformadoras. Fludo, elstico, permevel.

FUNCIONAMENTO Movimento dos processos produtivos/desejantes/ revolucionrios. Remete virtualidade que estas entidades detm de um potencial transformador, a servio da vida. gerador da diferena da inveno, da alteridade (coexistncia entre pessoas, idias e toda a materialidade, produzindo transformaes irreversveis em cada um e em todos).

ORGANIZADO Atividades cristalizadas, conservadoras: organograma, fluxograma, burocracia. FUNO Predominantemente reacionria, conservadora, a servio da explorao, da dominao, da mistificao e se apresenta como eterna, natural, desejvel e invarivel.

PRODUO:
Gerao do novo, daquilo que persegue a utopia. A criao, a inveno.

REPRODUO:
a repetio, a perpetuao do mesmo. A tentativa de reiterar o igual. Aquilo que no operativo para acompanhar as transformaes sociais

Como entender, como analisar cada instituio, cada organizao e como intervir para propiciar-lhes a ao do instituinte e organizante? Os institudos, organizantes-organizados, no atuam separadamente, mas sim em conjunto: Cada um atua no outro pelo outro para o outro desde o outro. Institudo e instituinte esto entrelaados, interpenetrados. Esta interpenetrao a nvel da funo, do conservador, do reprodutivo, se chama ATRAVESSAMENTO.
Est interpretao no nvel do instituinte, do produtivo, do revolucionrio, do criativo, se chama TRANSVERSALIDADE.

Os efeitos de uma relao de transversalidade: criar dispositivos que no respeitam os limites das unidades organizacionais formalmente constitudas, gerando, assim movimentos e montagens alternativos, marginais, e at clandestinas s estruturas oficiais e consagradas.
Exemplo: Atravessamento: a escola como funo de educar, de instruir. Serve, tambm para vigiar e criar subjetividades a servio da reproduo. Transversalidade: a escola como ocasio de formar um agrupamento poltico, escolar, um lugar onde se aprende a lutar pelos seus direitos; onde se adquire elementos para poder materializar as correntes produtivas e instituintes; onde se aprende a lutar contra a explorao, a dominao, a mistificao; onde se exercita a solidariedade.

A transversalidade um modo de interpretao e ao mesmo tempo um referencial da interpretao do que acontece nos grupos e nas organizaes onde se intervm e onde se busca descobrir quais as instituies que esse grupo ou essa organizao realizam e de que forma. Pela transversalidade, o que se analisa nos grupos no apenas sua dinmica interna frente a uma determinada tarefa, mas a prpria tarefa e como essa tarefa institui o grupo enquanto estrutura (diviso de trabalho) e dinmica, como, por outro lado, essa mesma tarefa investida, consciente e inconscientemente, pelos membros do grupo, que outros investimentos reprime ou impede de se realizar etc.

GRUPOS SUJEITOS:
Que enunciam ativamente uma verdade sobre as instituies, funcionando pela transversalidade: conjuram totalidade e hierarquia; so suporte de desejo e criao; defrontam-se como o no sei; perseguem uma utopia ativa; so capazes de dar-se suas prprias leis para realiza-las e construrem-se a si mesmos durante o processo, tendo sempre presente sua finitude e a perspectiva de sua prpria morte.

GRUPOS SUJEITADOS: Identificados no mestre; hierarquia, organizao vertical, como defesas para conjurar a inscrio do no sei, medo da morte; centralizao, operam para estruturar a totalizao, a unificao; criam um imaginrio edipianizado, superegoicizado e castrado; so alienados em procedimentos, estruturas e leis, que se lhes impem desde outros segmentos ou desde a totalidade social; se empenham em subsistir como um fim em si quando no cumprem sua finalidade. Os grupos sujeito so capazes de operar atravs de processos de auto-anlise e autogesto.

AUTO-ANLISE: Processo de produo e re-apropriao, por partes dos coletivos autogestionrios, de um saber a cerca de si mesmos, suas necessidades, desejos, demandas, problemas, solues e limites. Esse saber se acha em geral apagado, desqualificado e subordinado pelos saberes cientficos-disciplinares, que no s esto em boa medida a servio das entidades dominantes (Estado, Capital, Raa, etc.), como tambm operam como critrios de verdade e eficincia, que so imanentes aos valores de tais entidades. A auto-anlise possibilita aos coletivos o conhecimento e a enunciao das causas de sua alienao. Atravs da auto-anlise, os grupos tornam-se protagonistas do prprio desejo, podem enunciar, falar, compreender e adquirir um saber acerca de sua prpria vida, dizendo o indizvel, enunciando o oculto, o no-dito (que vira maldito).

AUTOGESTO: , ao mesmo tempo, o processo e o resultado da organizao independente que os coletivos se do para gerenciar sua vida. Os coletivos instituem-se, organizam-se e estabelecem de maneira livres e originais, dando-se dispositivos necessrios para gerenciar suas condies e modos de existncia. Todo processo instituinte implica uma certa diviso do trabalho, assim como alguma especializao nas operaes de planejamento, deciso e execuo, mas, as mesmas no envolvem escalas de poder. Os conhecimentos essenciais so compartilhados e as decises importantes tomadas coletivamente. As hierarquias correspondem a diferenas de potncia, peculiaridades e capacidades produtivas, que visam sempre ser funcionais para a vontade coletiva.

CAMPO DE ANLISE X CAMPO DE INTERVENO


Campo de anlise: delimita um objetivo ou um campo ao qual se aplica o campo conceitual do institucionalismo para entende-lo, saber como funciona, como esto colocadas e articuladas suas determinaes, suas causas, como se geram seus efeitos, etc. So amplos. Campo de interveno: O recorte, que o espao delimitado para planejar estratgias, logsticas, tticas, tcnicas para operar sobre este mbito e transform-lo realmente, concretamente.

DESEJO E PRODUO

As histrias: Histrias e Historiografia Historiografia: o registro dos fatos histricos que se encontra nos arquivos, a verso que foi conservada e publicada porque coincide com os interesses do Estado, das classes dominantes, das instituies, do institudo e do organizado, que tm recursos para resgatar e promover estes documentos. Se apresenta como natural, objetiva, neutra e impessoal. Historiar: o processo cognoscitivo que pretende reconstruir os fatos e acontecimentos nos tempos, mas que o faz assumindo que qualquer reconstruo inclui os desejos, os interesses e as tendncias de quem historia.

Exemplos: a histria oficial de Don Joo VI e a transferncia da Corte para o Brasil e o filme Carlota Joaquina. O filme A histria oficial sobre os acontecimentos na Argentina. Para o institucionalismo, a histria no apenas a reconstruo do que j aconteceu e que est morto, absoleto, definido. O interesse do institucionalismo o de reconstruir o passado enquanto ele est vivo no presente, enquanto ele est atuando o pode determinar ou j estar determinando o futuro. Exemplo: as mudanas que houve na educao durante a ditadura militar. Excluir filosofia dos currculos e incluir, obrigatoriamente, Moral e Cvica e EPB. A Reforma do Ensino e suas conseqncias at hoje.

No existe uma histria que totalize todo o devir da vida social em um espao e em um s tempo; existem histrias econmicas, culturais, ideolgicas, das geraes etc. Cada uma delas ocorre num tempo que no se pode uniformizar, totalizar, globalizar em um tempo nico, ou estudar uma poca como se fosse um corte transversal que se faz em um fluxo nico da histria, como se fosse um rio. Os processos que constituem a histria so processos policrnicos, cada um tem a sua durao, e preciso ver como cada um se adianta ou se atrasa em relao aos outros. O passado est composto de uma srie de potencialidades que o presente ativa, que o presente ilumina, que o presente deflagra.

Mas no o passado que gera o presente, e sim o presente que o explora, que aproveita ou atualiza as potencialidades do passado para construir um porvir. Para o institucinalismo, o que retorna na histria no o igual, o regular, o que se repete a diferena, o acaso, o inesperado, imprevisvel. So estes momentos grandes ou pequenos, de repetio do diferente (do instituinte) que depois vo tentar ser capturados pelo institudo e repetidos como idnticos. Prxis- atividade poltico-desejante Utopia ativa propsito, objetivo, finalidade do institucionalismo. Propiciar o advento do inesperado, do acontecimento, da inovao. A histria se estuda para aprender a militar a favor da transformao, no de uma transformao previsvel, no de uma transformao prefigurada, mas da transformao em direo ao radicalmente novo, portanto, relativamente desconhecido.

ACASO: Modo de devir que se caracteriza por ser aleatrio, imprevisvel e incontrolvel. No Institucionalismo o Acaso e a Desordem so considerados fontes de produo e desejo, Fsica clssica: o relgio como smbolo. Ordem e equilbrio eram vividos e entendidos como sinnimos. Degenerao do caos e da desordem. Sculo XIX: Termodinmica. Ordem e equilbrio deixam de ser desconsiderados. O mundo0 no estvel. No igual a si mesmo. Cada corpo dissipa energia, turbulncia e transformaes irreversveis. Este modelo reconhece a turbulncia, o caos, esta instabilidade intrnseca do mundo, como um processo irreversvel de destruio (a morte trmica, segundo a lei da entropia). Caos como negativo da ordem. Ordem parmetro. Fsica contempornea: No coloca, de um lado, ordem e estabilidade associados a equilbrio, e, de outro, turbulncia e caos associados a desequilbrio.

O CAOS: No processo irreversvel de destruio. Portador virtual de uma irreversvel complexidade do mundo da qual a destruio apenas uma das possibilidades existentes. Ele a dimenso onde se engendra a processualidade do mundo. Movimento permanente de decomposio das ordens vigentes e de composio das novas ordens, em mltiplas direes, imprevisveis. A ordem deixou de ser parmetro. Ordem e caos passaram a ser pensados como indissociveis: h sempre ordem e caos ao mesmo tempo; do caos esto sempre nascendo novas ordens, a precessualidade intrnseca ordem.

ALTERIDADE: caos de devir-outro.


Alteridade a coexistncia entre os corpos (pessoa, idia e toda a materialidade) que produz turbulncia e transformaes irreversveis em cada um deles. Outro = mltiplo Eu = vrios outros Reproduo = repetio Produo = diferena, multiplicidade, acaso, processo de subjetivao.

MOLAR X MOLECULAR: O macro: lugar da ordem, das entidades claras, da estabilidade, dos limites precisos, da conservao, da reproduo; O micro: lugar das conexes anrquicas, inslidas, impensveis. Lugar da produo, da ecloso do novo. O institucionalismo confia em analisar e propiciar as mudanas locais, as transformaes microscpicas/moleculares, que resultam nas grandes metamorfoses do institudo e organizado. Estas pequenas conexes locais so o lugar do Instituinte, onde o institucionalismo vai atuar, tentando propiciar, atravs de estratgias de interveno, o advento do novo.

PRODUO DE SUBJETIVIDADES: No se pode conceber o que acontece em nvel social, na poltica, na economia, com independncia do psiquismo dos homens. Apesar de se poder acreditar que o econmico que determina em ltima instncia, as caractersticas da vida e da morte social, ou que se possa supor que o poltico o tal determinante. Por mais submetidas s leis econmicas e polticas que estejam os homens, eles s entram nesses processos de dominao, de explorao, de mistificao ou pelo contrrio, em processos revolucionrios, se estes, de algum modo, coincidem com crenas, representaes, convices que eles tm acerca da vida social. E, tambm, no entram se suas expectativas, suas vontades, seus desejos, no se encaminham nesta ou naquela direo.

POR QUE OS POVOS ATUAM CONTRA SEUS REAIS INTERESSES? Ento, deve haver uma PRODUO DE SUBJETIVIDADES!
A contribuio psicanaltica sugere que as vontades, os desejos mais potentes que dirigem a conduta ou a vida dos homens so inconscientes, isto , no fazem parte de seu querer deliberado. Os homens entram no processos histricos, sociais, determinados por foras desejantes, por vontades que eles no controlam e no conhecem, mas que tm a ver com o prazer, que tm a ver com o sofrimento e tm a ver com vivncias e mecanismos subjetivos.

SUBJETIVIDADE - SUBJETIVAO DEFINIES 1. O sentido do termo subjetividade, aqui usado, baseia-se nas teorias de Flix Guattari que, inicialmente, recomenda dissociar os conceitos de indivduo e de subjetividade. Para ele, os indivduos so o resultado de uma produo de massa: o indivduo serializado, registrado, modelado. A subjetividade no passvel de totalizao.

Ela se configura numa forma aberta, repleta da multiplicidade dos agenciadores j que est em circulao nos conjuntos sociais de diferentes tamanhos: ela essencialmente social, e assumida e vivida por indivduos em suas existncias particulares. O modo pelo qual os indivduos vivem essa subjetividade oscila entre dois extremos: uma relao de alienao e opresso, na qual o indivduo se submete subjetividade tal como recebe, ou uma relao de expresso e de criao, na qual o indivduo se reapropria dos componentes da subjetividade, produzindo um processo que se chamaria de singularizao. (GUATTARI, ROLNIK, 1986, p.31-33).

2. Ainda sobre o conceito de subjetividade, Guattari mostra que: a produo de subjetividade constitui matria-prima de toda e qualquer produo. As foras sociais que administram o capitalismo hoje entendem que a produo de subjetividade talvez seja mais importante que qualquer outro tipo de produo, mais essencial at que o petrleo e as energias, visto que produzem esquemas dominantes de percepo do mundo. (GUATTARI, ROLNIK, op. cit., p.40). 3. Domnio do que subjetivo. Realidade psquica, emocional e cognitiva do ser humano, passvel de manipular-se simultaneamente nos mbitos individual e coletivo, e comprometida com a apropriao intelectual dos objetos externos. (HOUAISS. Dicionrio da lngua portuguesa. p. 2.624)

4. A subjetividade definida a partir da idia de autonomia, liberdade, auto-reflexividade, auto-responsabilidade, materialidade de um corpo e particularidades da personalidade. Nessa perspectiva, na modernidade em que a regulao capitalista predomina sobre a emancipao, h uma tenso entre a subjetividade individual-individualizante e uma cidadania reguladora-estatizante. (Boaventura Sousa Santos)

5. Vivemos num mundo de mltiplos sujeitos. A minha proposta que, em termos gerais, todos ns, cada um de ns, uma rede de sujeitos em que se combinam vrias subjetividades correspondentes s vrias formas bsicas de poder que circulam na sociedade. Somos um arquiplago de subjetividades que se combinam diferentemente sob mltiplas circunstncias pessoais e coletivas. Somos de manh cedo privilegiadamente membros de uma famlia, durante o dia de trabalho somos classe, lemos jornal como indivduos e assistimos ao jogo de futebol da equipe nacional como nao. Nunca somos uma subjetividade em exclusivo, mas atribumos a cada uma delas, consoante as condies, o privilgio de organizar a combinao com as demais. medida que desaparece o coletivismo grupal desenvolve-se, cada vez mais, o coletivismo da subjetividade. (SANTOS, 1966, p.107)

6. As subjetividades so construes lingsticas de si mesmo e do outro a partir de infinitas redes de crenas e desejos. So respostas da linguagem cultural frente ao desejo e a interdio. So imagens, representaes, saberes e narrativas que espelham as nossas aspiraes de prazer, de dor, de vergonha, de juzo, de temores, de felicidade, de aflio e de infinitos no-ditos. (PEREIRA, William. A formao religiosa em questo. Petrpolis: Vozes (no prelo). 2004. A subjetividade como produo: A subjetividade no painel contemporneo desvincula-se da noo de sujeito como conjunto de caractersticas interna e por conseguinte inacessveis de um indivduo. O indivduo o resultado de uma produo de massa. O indivduo serializao registrado, modelado. A subjetividade no passvel de totalizao ou de centralizao no indivduo.

Os processos de subjetivao no so centrados em agentes individuais (instncias intrapsquicas, egoscas, microssociais), nem em agentes grupais (sistemas econmicos, sociais tecnolgicos, ecolgicos, de mdia, etc.) Os processos de subjetivao so duplamente descentrados. Agenciamento coletivo de enunciao. A subjetivao est em circulao nos conjuntos sociais de diferentes tamanhos: ela essencialmente social, e assumida e vivida por indivduos em suas existncias particulares. Exemplo: linguagem. Pode-se viver a subjetividade de forma alienada (se submete a ela como a receber; infantilizao) ou se reapropriar dela produzindo modos de subjetividade sobre bases diferentes daquelas sobre as quais se assenta a industrializao mundial (subjetividade capitalista). (GUATTARI, Flix, ROLNIK, Suely. Micropoltica: cartografias do desejo. Petrpolis: Vozes, 1986.)

3 PARTE ________________________________________________ A SEXUALIDADE HUMANA: Fascnio, busca de prazer-desprazer-mistrio da vida e da morte. O desejo inconsciente da Psicanlise: Est relacionado com uma estrutura chamada Complexo de dipo Sigmund Freud. O enigma da esfinge. Mitos e Logos no se excluem, mas complementam-se. O corpo biolgico: Viemos de uma evoluo biolgica: Corpo anatmico/fisiolgico/qumico/fsico... a partir do nascimento sada do meio homeosttico o tero para o meio externo mais frio, onde o beb tem que respirar, onde sentir a agresso da luz, e logo sofrer o mal estar da fome, que o ser humano comea a expandir a bolha de seu psiquismo.

Nesta escala aparece um novo ser vivo: o ser humano, o filhote humano. O psiquismo humano uma pura virtualidade espao cerrado ao nascer o beb. uma possibilidade dada, inscrita no cdigo gentico do mamfero humano. O choque trmico, junto com a exploso de luz, desperta um mal estar, logo agravado pela nsia de ter que ingerir ar. Esses incmodos propulsam o beb a reagir instintivamente. A fome o grande vetor que desperta o instinto oral inato, gerando os movimentos labiais de suco e a estimulao da mucosa da boca.

O Instinto de mamar gera os movimentos de suco, enquanto a criana alucina a chegada daquilo coisaobjeto-leite que lhe falta. Experincia de satisfao/estado de desamparo original. A maioria dos animais tem uma vida intra-uterina de durao satisfatria. No ser humano, este tempo insuficiente, reduzido. O filhote humano frgil e depende de cuidados. A funo da me a eliminao da tenso causada pelo estado de necessidade que d lugar experincia de satisfao. A partir desse momento, a experincia de satisfao fica associada imagem do objeto que proporcionou a satisfao, assim como imagem do movimento que permitiu a descarga.

O ser humano tem tudo igual aos animais e tem tambm algo mais que o diferencia: sistema econmico: circulao de bens, diversos sistemas (escravo, feudal, capitalista, socialista) sistema de comunicao: linguagem simblica (comunicao = lugar do equvoco) sexualidade: corpo ergeno/simbolizado. Cultural, mtico: o sagrado e o profano. A abelha tem uma organizao social, econmica, sexual, poltica marcada pelo cdigo gentico (no muda). O ser humano ultrapassa seus limites orgnicos e genticos. O corpo humano gerador de significaes sentidos. Conferir sentido ir alm do que as coisas so, um ato de re-inscrio. O ser humano est preso linguagem (simbologia).

Pelo fato de estar preso e dependente da linguagem, a funo orgnica se acha elevada, numa funo ertica que a ultrapassa, de forma que tudo que da ordem da necessidade se v subvertido (perverso), desviado e remanejado no registro do desejo. A funo orgnica do ser falante se v arrastada a um ponto limite no aqum do desejo. Portanto, beber, comer, respirar, copular, tornam-se atividades erticas que o corpo realiza apoiando-se mais na fantasia do desejo que na exigncia do organismo. O animal tem instinto sexual, que satisfeito com o objeto especfico. No dvida de seu objeto sexual. O homem duvida porque est no registro do Outro. O Outro da cultura-inconsciente- sexo. O homem no sabe o que fazer. O animal sabe.

Instinto e pulso
INSTINTO: pertence ao biolgico; inato; inadivel a sua satisfao, proveniente da tenso no organismo; da ordem da necessidade; o aparelho biolgico tem necessidade devido aos efeitos do catabolismo (desassimilao). O catabolismo gasta as disponibilidades de reserva orgnica e isso produz uma urgncia da procura de uma reposio anablica (assimilao) dessa substncia que se encontra no objeto de instinto; essa urgncia cclica, porque a cada perodo de anabolismo se segue um de catabolismo, essa necessidade no pode ser adiada, pondo em risco o organismo; o objeto do instinto fixo e natural; o padro biolgico e sua funo de reproduo.

PULSO pertence ao corpo ergeno aprendida; adivel; busca a realizao; da ordem do desejo; o objeto varivel e da ordem da cultura; sua funo a realizao do desejo.
A pulso est na fronteira entre o somtico e o psquico, est aqum da oposio entre consciente e inconsciente; por um lado, nunca s pode tornar objeto da conscincia e, por outro, no est presente no inconsciente, seno pelos seus representantes, essencialmente o representante ideativo. As representaes inconscientes so dispostas em fantasmas, histrias, imaginrias em que a pulso se fixa e que podemos conceber como verdadeiras encenaes do desejo.

A pulso, lugar do silncio, muda, nossa mitologia. A Psicanlise oferece o lugar da linguagem. A pulso desenha o horizonte do discurso psicanaltico. Ela est situada aqum do inconsciente e do recalcamento, ela escapa trama da linguagem e da representao. A pulso sexual visa a realizao e no a reproduo. A pulso se apia no instinto, no para se confundir com ele, mas para desviar-se dele = perverso. A perverso se d por uma desnaturalizao do instinto. A pulso representa o corpo no psiquismo, atravs de seus representantes psquicos: idia e afeto. A pulso procura uma realizao que j foi obtida na nossa pr-histria individual. Foi inibida quanto ao seu objetivo e obrigada a um caminho de aventura: vicissitude da pulso. Viu-se forada a fazer-se representar no mundo da subjetividade: idia e afeto = delegados. A pulso uma neo-necessidade que no existe nos animais, que a necessidade de alucinar.

A Corporeidade: o DESEJO: A natureza ltima do desejo a categoria do impossvel, do absoluto, do interdito. O lugar dos objetos do desejo a realidade. nesse campo, das representaes da realidade, que podemos falar do desejo desviado de seus fins primrios, em direo a objetos secundrios que aparecem para a conscincia como objetos possveis, cujo alcance depende pelo menos em parte de nossa ao voluntria e consciente. Realidade: tudo o que se diferencia da produo alucinatria.

Princpio da realidade: a. limite entre a vida e a morte. b. sobrevivncia do corpo (ltimo reduto que consegue se opor onipotncia do pensamento). Prova do Corpo. c. prova do Outro. Cdigo da cultura. Prova de vida diante da morte. As relaes entre a realidade psquica e a realidade externa esto longe de ser de pura oposio. Toda fantasia toma como suporte algum acontecimento da experincia real. Nem tudo o que recalcado so fantasias percepes da realidade externa que podem ser sentidas como ameaadoras para o Ego, em funo de sua associao com o desejo tambm so recalcadas e se incorporam ao conjunto de imagens que vo formar a tal realidade psquica.

Fome de alimentos/fome do mundo

Fome do mundo, fruto de energia libido passeadora que parece querer provar sempre um pouco de tudo, mesmo quando aparentemente satisfeita em suas demandas essenciais: alimento, amor, fome tpica do ser humano, exclusividade do humano. Felicidade ao sentir fome, em ao sentir saciedade. A felicidade da fome vem da antecipao da experincia de saciedade. Diferenciar a alegria da fome do prazer da saciedade, da experincia da privao, j que esta nunca vivida sem imensa angstia, a prpria angstia da morte: a dvida sobre as possibilidades de sobrevivncia do sujeito.

A alegria de desejar depende de uma certa dose de confiana no rela, experincia da gratificao que permita esperar que esse lugar externo ao psiquismo para onde se espraia a fome do mundo seja um lugar de onde pode vir alguma espcie de prazer e alguma espcie de confirmao, aplacamento. Quando a realidade cede ao acordo que o desejo faz com suas exigncias, que a fome do mundo sentida como antecipao feliz, afirmao do sujeito que, ao dizer eu quero, est tambm dizendo eu posso, ou pelo menos, eu acho que posso.

Princpio do prazer/princpio da realidade

PRINCPIO DO PRAZER: satisfao alucinatria demandas imediatas e onipotentes descarga imediata de qualquer excitao; fuso imaginria; no Desejo o sim Gozo; necessidade de satisfao alucinatria; ausncia de tempo, realidade e at de um esboo do EU ahistrico;

simultaneidade entre a manifestao da necessidade e a representao do objeto de satisfao; regido pelo processo primrio imprio do superefo que impe ao Ide o ato de Gozar; no lei/cultura; domnio da Pulso de Morte; repetio: lugar de plenitude e indiferenciao, retorno ao recalcado; o recalque um percurso para evitar desprazer, no para proporcionar prazer.

com o malogro do Princpio do Prazer que surge a possibilidade do recm-nascido se tornar sujeito de uma histria, que ser a histria das tentativas que ele far para encontrar satisfao substitutiva para a satisfao alucinatria. a partir desse fracasso que o psiquismo desenvolve recursos para fazer a mediao necessria dentre a pulso e a satisfao parcial da pulso, recurso que chamamos Princpio da Realidade.

PRINCPIO DA REALIDADE:
Corte da unidade clula me-filho; Satisfao relativa (simbolizada); O desejo e no o Gozo; permanncia do tempo, realidade e de um mnimo de esboo do EU histrico; Regido pela lei/cultura; Composio possvel entre as demandas do prazer e as imposies de realidade externa (Superego); Apoio minimamente possvel da realidade; decepo com satisfao alucinatria que obriga a introduo da realidade no psiquismo;

desenvolvimento da conscincia, ateno, memria e pensamento; faculdades mentais: re-simbolizar; pensamento: herdeiro da atividade alucinatria atravs do qual no precisamos recalcar toda representao que fonte de desprazer; encontrar uma realidade na qual o prazer seja possvel; a realidade com seus pobres objetos parciais que vai oferecer ao sujeito possibilidades de prazer substitutivos do prazer alucinatrio e impedir que o campo do desejo seja inundado pela Pulso de Morte; a realidade tem um certo poder para salvar o Ego da Pulso de Morte; a realidade oferece apoio para ocorrer investimentos libidinais feitos em direo aos objetos parciais.

A misria uma experincia em que a introduo do Princpio da Realidade no parece vantajosa para o psiquismo, j que os recursos adquiridos a partir do fracasso do Princpio do Prazer no trazem de fato nada que substitua o prazer alucinatrio. A realidade em situaes de extrema misria no se apresenta como um campo que atraia investimento externos ao narcisismo, capazes de salvar o EU da Pulso de Morte. como um ovo de pssaro repleto de proviso de alimento dentro da casca, a me apenas transmite o calor. Haver um momento em que ocorrer um movimento do mundo externo, que significa exatamente viver. Este movimento estamos chamando de realidade mnima de se viver (calor) que, somada a substncias contidas no ovo, gera a Vida.

O COMPLEXO DE DIPO:

O enigma da esfinge: quem sou? De onde venho? Para onde vou? De onde vem os bebes? Qual o meu sexo? Conhece-te a ti mesmo. A porta de Tebas fica na encruzilhada: Atenas, cidade das artes, da poesia, a sensibilidade, a sensualidade, a esttica; Corinto, a cidade dos dois portos, isto , da comunicao; Delfos: a cidade dos deuses, o mstico e o mistrio, no sentido do sublime. Eros, Filia, gape.

O DESEJO e O GOZO Ao nascer matriz indiferenciada inicial Ser inacabado nico instinto pronto: comportamento oral enorme potencial morfogentico a ser despertado pelo contato necessidade de incorporar cultura tero social relao simbitica com a me me devotada ao filho, atendendo-o a partir das necessidades dele

auto-erotismo todo o corpo fonte de erotismo prazer pululante/anrquico adaptao ativa da me ao filho bolinao de seu corpo erogenizao da musculatura estriada, pelo, mucosa, rgos dos sentidos clula me flica/menino narcisista relao dual o filho o falo da me

narcisismo relao especular/imagtica eu sou aquilo que o olhar do outro diz que sou separao eu-outro relao objetal introduo do Pai como terceiro a Lei da cultura relao tridica interdio do incesto, do parricdio castrao abertura para o mltiplo, para o mundo

Complexo de dipo cenrio blico-ldico-relacional primeira florao da sexualidade condenado ao fracasso soluo: conformar-se lamber as prprias feridas abdicar do amor da me e candidatar-se exogamia, no futuro latncia cair de boca no mundo incorporar patrimnio cultural

puberdade segunda florao da sexualidade vida adulta jovem sorte e amor so o bastante vida ertica equaciionada surpresa do fracasso por neurose elaborao de fantasmas psicoterapia terceira florao da sexualidade 30-45 anos

O Desejo resultado da pulso ligada representao ou trao mnsico, que preserva um buscar o gozo, obtendo apenas prazer. O desejo uma relao com o fantasma; o resto da insatisfao faz recircular o desejo. Desejar manter a representao alm do prazer, do voto, do wunsch. A realidade do desejo sua runa.
Fonte: BAGGIO, Marco Aurlio.

O Gozo: No clamar da cultura atual, todos devem gozar, no importa como; o discurso capitalista faz crer que o gozo, reduzido ao prazer, no interditado. Para a psicanlise, ao contrrio, o prazer no se iguala ao gozo; se h no prazer uma modalidade de gozo, nem todo gozo leva ao prazer. Freud foi o primeiro a delimitar que o prazer tem como princpio o impedimento, afirmando sua funo de vigilncia da vida. O fracasso dessa vigilncia toca o domnio do alm do principio do prazer, com sua satisfao estranha e paradoxal. Falta de um lado, excesso de outro: a conta nunca fecha!

O principio do Gozo para Lacan, assenta-se em um paradoxo: algo que no serve para nada e, ao mesmo tempo, aquilo sem o qual tornaria vo o universo. Algo escapa, jorra, escorre, vaza, esvai... O interdito do gozo pela castrao, marcando seu limite e a diferena sexual, possibilita certas maneiras de gozar. O lao social oferece uma canalizao para o vazamento de gozo. Tenta-se educar, governar e desejar. Um sujeito que consinta ser responsvel por seu gozo!
Fonte: VII Encontro da EPFCL

O aparelho Psquico
Trs reinos/regies/provncias. ID Isso (pronome impessoal) Caos, caldeiro cheio de agitao fervilhante. Est repleto de energias, porm no possui organizao. No existe nada que corresponda idia de tempo. No conhece o bem, nem o mal, nem moralidade. EGO aquela parte do ID que se modificou pela proximidade e influncia do mundo externo. Onde estava o ID, ali estar o EGO. o rgo sensorial de todo o aparelho; ademais, receptivo no s s excitaes provenientes de fora, mas quelas que emergem do interior da mente. Ele assumiu a tarefa de representar o mundo externo perante o ID. Para tanto, ele deve observar o mundo externo, deve dele estabelecer um quadro precioso nos traos de memria de suas percepes. Processar o princpio do Prazer em princpio da Realidade.

A relao com o tempo introduzida no EGO pelo sistema percentual. Fraco, toma emprestadas ao ID as foras, extraindo quantidades adicionais de energia. Procura desviar a libido do ID para si prprio. Metfora do Cavalo e o cavaleiro de Freud.

Conflito de ansiedade: Mundo externo Do ID Do Superego

Caractersticas: O que distingue o EGO do ID uma tendncia sntese de seu contedo, combinao e unificao nos seus processos mentais.
O EGO como sintoma: 1.Os sintomas so derivados do reprimido, so, por assim dizer, seus representantes perante o EGO, mas o reprimido o territrio estrangeiro para o EGO. 2.Tornar-se a si prprio como objeto: Observao (auto-observao), instncia especial do SUPEREGO. Crtica (anlise) Diviso (estrutura de cristal) 3.Resistncia: Manifesta pelo EGO forou a represso e deseja mantla.

SUPEREGO Origem: instncia existente no EGO. Herdeiro do Complexo de dipo. O representante de todas as restries morais e idias: contedos das tradies, do social, das ideologias e da infra-estrutura. Um grupo de psicolgico uma coleo de indivduos que introduziram a mesma pessoa em seu SUPEREGO, e com base nesse elemento comum, identificaram-se entre si no seu EGO. Funo: idealizao, auto-observao, conscincia moral (auto punio) Exemplo: melancolia (insulta, humilha e maltrata o pobre EGO com duros castigos). Dinmica: goza de uma determinada autonomia. Obtm energia tambm do ID. Herdeiro do Complexo de dipo. Processo de Identificao (substituio do narcisismo primrio).

EGO IDEAL Imaginrio Relao dual Pulso de Morte Gozo

IDEAL DE EGO Simblico Relao de trs Pulso de Vida Desejo

Pr-consciente

SUPEREGO
------------------------------------EGO

-------------------------inconsciente ID

O Inconsciente O Inconsciente do recalque ser uma forma secundria, comtempornea da formao do sistema percepoconscincia e o inconsciente primordial ser o deixar-se, o sim inicial, a indiviso do sentir (Merleau-Ponty)
Nietzche Guattari O Inconsciente primordial, ser, pois, a experincia do devir, com um sim, um deixar-se inicial, antes que a linguagem ordinria e a conscincia abstraiam e fixem os fluxos em representaes e as recalquem, formando um sistema secundrio. Ser, aps isso, a indiviso do sentir que subsistem num domnio marginal s representaes da conscincia.
.

Ele designa um universo indizvel e indivizvel, marginal conscincia e com o qual preciso entrar em ressonncia. Indizvel e indivizvel, porque o fluxo, devir, sem forma ou representao definida, campo de foras mveis e vibrteis. Invisvel # oculto. Afirmar que o Inconsciente pode se exprimir atravs da linguagem verbal no significa dizer que a linguagem seja a sua condio, como queria Lacan. To pouco que ele seja formado por significantes. A linguagem no condio do Inconsciente, mas condio de que o Inconsciente possa encontrar representao na conscincia.

Nietzche Deleuze Inconsciente: Caracteriza atividade Sistema do Aparelho Reativo

Inconsciente ativo Estado de expanso, intensificao que nunca est aqum de sua potncia, afirmando o seu devir como objeto de prazer e de valor. Designado aquilo que est aqum e alm dos limites da conscincia.

Inconsciente reativo Designa um sistema de memria, conjunto de traos mnmicos, acoplado conscincia e com fins eminentemente adaptativos. No estgio normal ou de sade, as foras reativas tm sempre um papel de limitar a ao. Elas a dividem, retardam ou impedem, em funo de uma outra fora cujo efeito sofremos. Mas, inversamente, as foras ativas fazem explodir a reao; precipitam-na num instante escolhido, num momento favorvel, numa direo determinada, para uma tarefa de adaptao, rpida e precisa.

ESQUECIMENTO

Marcas Mnmicas Invadem a conscincia Inconsciente


Plstico Ativo Faculdade

Inconsciente Reativo Mnmico

ATIVA SUPRACONSCIENTE

A conscincia, invadida pelas lembranas, pres do passado, s resta sentir, pois o que j passou no comporta ao presente: o re-sentimento. O Inconsciente reativa captura o Inconsciente Ativo privandoo da sua atividade transformando as suas foras reativas: o triunfo do ressentimento e da culpa, do tipo escravo. Quando funciona o esquecimento o Inconsciente Ativo, como fora plstica, criadora, quem predomina. Homem privado da sua fora: separado daquilo que pode; recriminao, ressentimento; desejo impotente; castrado, inveja e culpabiliza a potncia do outro.

O escravo o smbolo do que pior a humanidade pode produzir. O dio realidade (dio vida) M interpretao da realidade, impossvel a digesto (dispepsia afetiva) O Inconsciente Reativo, s inconsciente no sentido tpico do conceito na medida em que ele corresponde a um passado que precisa se manter afastado da conscincia. Manter um reservatrio de memria. Ele funciona acoplado conscincia Pr-consciente.

Inconsciente Ativo No produzido, mas produo incessante, no memria camuflada, mas usina de criao. Irredutvel aos cdigos, mais mltiplos Vontade de Potncia. Suas leis so ao acaso, o devir, a multiplicidade. Est sempre agitando e multiplicando.
Nietzche Freud Freud existem dois sistemas diferentes de registro: 1. Recebe as excitaes preceptivas e corresponde conscincia. 2. Transforma a excitao momentnea em traos durveis e corresponde ao Inconsciente. Tanto o Inconsciente Freudiano com o Inconsciente Reativo so concebidos como conjunto de marcas mnmicas, distintos e separados da Conscincia.

Freud distingue duas formas de memria:


1.Memria Inconsciente Restos Verbais

2.Memria Consciente Freud Recalque

Nietzche Esquecimento

Recalque: afasta as representaes da conscincia, separando-as das palavras que as designam, tornandoas, assim, inidetificveis; com isso evita o desprezo gerado pela sua presena. Os conflitos permanecem, reaparecendo atravs do retorno de recalcaso. Esquecimento: fora delegada, que provoca fluidez, mobilidade, no sentido de apoiar o Inconsciente Ativo.

Inconsciente em Nietzche: Aquele domnio que escapa linguagem, domnio, pois, do indizvel. Nada de representao, nem remeter a qualquer princpio ordenador transcendente, metafsico ou lingstico; quando muito pode significar silncio, singularidade, indizibilidade, melhor dizendo, tudo aquilo da experincia humana que escapa s possibilidades de representao da linguagem e da conscincia. Imagem que expresso jamais se confunde com aquilo que expressa, sempre manifesta algo diferente de si prpria, veculo, portanto, exterior ao objeto de expresso. Linguagem (grego): glossa a lngua, linguagem: phon semantik emisso sonora que denota algo.

Para o institucionalismo, h uma produo de subjetividade. H foras inconscientes que o institucionalismo denomina DESEJO, por ressonncia e reelaborao do conceito de desejo inconsciente da psicanlise. Para a psicanlise, o desejo est sempre relacionado ao Complexo de dipo: um desejo que atua primeiro na vida familiar, nas relaes ou fantasias incestuosas ou parricidas do ICS infantil e que, depois, se translada para a vida social com as mesmas caractersticas.

O desejo da psicanlise um impulso que tende a reconstruir estados perdidos a se realizarem em fantasmas, uma tendncia reprodutiva, um anseio que tende a restaurar o narcisismo. Deleuze e Guattari tm uma proposta muito ambiciosa de reformulao da histria universal: o que eles sugerem uma megateoria que no procura sua validade nem em fundamentos biolgicos, nem em validao emprica. Buscam uma nova maneira de pensar que no se encaixa nas formulaes epistemolgicas habituais.

Freud Ser psquico como fruto de seu afastamento da natureza e sua inscrio no universo da cultura. Estrutura montada a partir das relaes infantis. Marca do passado. Tentativa de retorno a uma relao narcsica.

Deleuze e Guattari Desejo revolucionrio, que investe imediatamente o mundo social e a produo. Sujeito em constante transformao. Mltiplos componentes semiticos da fala, do corpo, do espao, econmicos, polticos etc.
Mundo do possvel: mltiplas possibilidades de arranjos de componentes de subjetividade, um sujeito singular e suscetvel a re-arranjos: subjetividade plural e polofnica.

Para Deluze e Guattari, ao capitalismo que interessa a unificao. A subjetividade plural, no interessa ao capitalismo. O ICS freudiano perfeitamente adaptvel a uma sociedade ligada conservao, ligada ao passado, a tradio falocrticas e a um tipo de subjetividade esttica. Ecloso do desejo a ruptura que abala, que questiona o campo social Por isso o desejo revolucionrio e a ruptura condio sine-qua-nom para o surgimento do novo.
[

Deleuze diz: O ICS, vocs devem produzi-lo O ICS substncia a fabricar, a posicionar, a fazer fluir; espao social e poltico a conquistar. O desejo produz, produz o real. O desejo produtor de realidades. Se o desejo produz, ele produz o real. Se o desejo produtor, s o pode ser na realidade, e de realidade Ao desejo no falta nada, no falta objeto. mais o sujeito que carece de desejo ou o desejo que carece de sujeito fixo porque o sujeito fixado pela represso. O ser objetivo do desejo real em si mesmo. (grifo nosso) No o desejo que se apia na necessidade. As necessidades so contra-produtos no rela que o desejo produz. H carncia dos contra-efeitos do desejo, carncia depositada, dspota, vacualizada no real natural e social.

A carncia preparada, organizada na produo social. contra-reproduzida pela anti-produo que se volta sobre as foras produtivas e delas se apropria. a prtica do vazio como economia de mercado. Organizar a escassez, a carncia, na abundncia da produo, fazer com que o desejo recaia no grande modo de carecer, fazer com que o objeto dependa de uma produo real que se supe exterior ao desejo, enquanto a produo do desejo passa a fantasma. O campo social percorrido pelo desejo seu produto historicamente determinado.

Transformar pela Transversalidade A transversalidade o que existe de original, singular, que capaz de perfurar a fora dominante da instituio.

4 PARTE ________________________________________________ PRINCIPAIS CORRENTES DO INSTITUCIONALISMO NA ATUALIDADE: 1) Anlise Institucional: Seus fundadores: George Lapassade e Ren Lourau. Flix Guattari foi o primeiro que adotou esta denominao Anlise Institucional

Bases tericas: Psico-sociologia/dinmica de grupos/psicoterapia e pedagogia institucional.

Principais contribuies conceituais: Instituinte X Institudo Demanda X Encargo Analisadores histricos e construdos Anlise de Implicao Metodologia: Diagnstico (anlise da demanda e do encargo) Levantamento de Analisadores Interveno: Assemblia Geral Permanente, onde os no-ditos so expressados at suas ltimas conseqncias transformadoras.

2) Sociopsicanlise:
Fundada por Gerard Mendel

Articula duas concepes: Psicanlise (Freud e Reich) Materialismo dialtico (Marx, G. Luckas e Orwel) Principais contribuies: a. Psicanlise: Impotncia fundamental inerente ao ser humano Estado indefeso da criana desamparo Conflito edipiano: confrontao angustiante com a Imago Materna arcaica, alimentadora e ao mesmo tempo devoradora = sociedade de consumo. Revolta contra o Pai, no mais para ocupar seu lugar, mas porque ele (a Lei) no mais existe enquanto tal.

Classes institucionais (professores, operrios, alunos, etc.). A reduo da dimenso do poltico esfera psicofamiliar arcaica: regresso, atuao, inibio, delrio, somatizao, txico-dependncia, etc. Culpa inconsciente institucional: transferncia explorada. Reduo psico-institucional a um funcionamento psicofamiliar: preferncia pela vida imaginria (arcaica, fantasmtica). Diminuio da rede simblica.

Materialismo Dialtico A experincia de desamparo tambm produzida pela m distribuio de renda, pela discriminao e diviso do trabalho: poder, prestgio e prazer.Pela alienao, onde o sujeito perde sua identidade ou seus atributos essenciais, alienando-se (desintegrando-se introjeo e projeo), transbordando-se no Outro ou em um fora de si.Os homens, grupos ou classes sociais alienam suas potencialidades atribuindo-as a entidades (sobrenaturais ou proprietrias dos meios de produo) onipotncia.Roubo da mais-valia = mais-valia do poder.

Metodologia: Interveno psicanaltica: Diagnstico Institucional Trabalho de grupo com as classes institucionais Anlise da Instituio Materialismo Histrico

3) Esquizoanlise: Fundadores: Gilles Deleuze e Flix Guattari Princpios: que tenha por objeto a destruio das relaes de explorao capitalista e o fim da diviso da sociedade em classe, castas, raas, segmentos, etc. que se estabelea em ruptura com todos os valores fundados sobre uma poltica de falo, do poder territorizado, etc.
Trata-se de revolues moleculares, proliferando a partir de uma multido de devires mutantes: devir mulher/criana/velho/animal/planta, etc. trata-se de inventar novas sensibilidades e subjetivaes.

5 PARTE
___________________________________________________________

ESQUEMA/ROTEIRO DE ANLISE INSTITUCIONAL

1) Apresentao do analista
Objeto estranho: um fora do grupo, gnero (masculino/feminino), leigo, etc. Para estudar os fenmenos institucionais o pesquisador precisa ter contatos diretos, vivenciar durante um tempo a realidade dos sujeitos ou grupos estudados observao participante.

2) Solicitao da Anlise
Anlise da Demanda: anlise da encomenda do staffcliente (responsveis da organizao) e de sua demanda implcita, diferente da encomenda, de um lado, e, de outro, anlise da demanda do grupo-cliente (membros da organizao). Produo de Anlise: no existe demanda espontnea, que toda demanda produzida, gerada, e que existe um cruzamento na natureza da demanda, de tal maneira que no necessariamente a organizao que oferece um servio a nica responsvel pela produo de demanda desse servio.(BAREMBLITT, 1992, p.106)

3) O que Analise Institucional

uma perspectiva de anlise/interveno (pesquisaao) em diferentes nveis: relaes interpessoais, relaes intergrupais, sistema de funcionamento organizacional que visam o processo institucional. Isto significa que o processo de anlise institucional estrutura situaes autogestivas que faro surgir o no-dito institucional, o no-saber social, prestgios, prazeres ocultos e as relaes de poder. a cultura do construcionismo: desconstruo, construo e elaborao.

Trabalho da assemblia/grupo Exposio dialogada Sntese


Condies principais: Autogesto Auto-anlise Liberdade/confiana/tica Preparao para a votao: (anlise do desejo do grupo) NO : Dinmica de Grupo Qualidade Total Reengenharia. Recursos Humanos RH

4) Como se faz Anlise Institucional


4.1. Elaborao dos Instrumentos de Coleta de dados Anlise da Produo da Demanda Demanda Explcita Demanda Implcita Levantamento dos analisadores: Autorizao e credenciamento. Acesso aos lugares, reconhecimento do material documental, das pessoas envolvidas.

Por analisadores entendemos todas as situaes emergentes e potencialmente capazes de gerar anlise no coletivo. So elementos materiais passveis de anlise e revelados pelos analistas institucionais para propiciar a explicitao dos conflitos e sua resoluo. Para tal fim, pode-se valer de qualquer recurso materializado como: dinheiro, poder, organograma, fluxograma, planta fsica, temas, como a questo de gnero, etria, tnico, ecolgico, religioso, nacionalista, sexual, etc ou todos esses e outros capazes de serem traduzidos pela palavra em situaes de anlise e novas processualidades de subjetivaes.

Eugne Enriquez (1989, p.59) tambm assinala a importncia de analisar os fundadores e os pontos de referncias identificatrios, como mitos e ideologia de uma determinada instituio. Os antigos fundadores podem, mesmo mortos, impedir e dificultar as mudanas, incutindo nos participantes um sentimento de culpabilidade inconfessvel. A culpa dos participantes diante dos dignos ancestrais, das lendas, histrias, rumores e sagas seriam as principais fontes de resistncia mudana.

Diagnstico Provisrio
uma configurao ou cena preliminar da instituio. So os primeiros entendimentos hipotticos a respeito do quadro organizacional. Feito este desenho em forma descritiva, o prximo passo consiste em elaborar um novo contrato de trabalho visando a construo de outros dispositivos que favoream o acesso a um maior nmero de pessoas, a documentos da organizao, como estatuto, organograma, carta de princpios, ata de fundao, quadro de pessoal e acesso aos lugares, etc.

Alguns dispositivos para a construo do pr-diagnstico: Questionrio scio-econmico-cultural e religioso Entrevista semi-estruturada/ grupo focal/anlise do discurso Pesquisa documental, Histria da fundao, Primeiros fundadores.

Implementao dos Processos Planejamento de estratgia para execuo Tratamento e anlise de dados Elaborao dos relatrios, anlise e interpretao dos dados confrontados e determinados a partir dos conhecimentos scio-econmicos, psicocultural e religioso. 4.2. Elaborao e devoluo do pr-diagnstico Elaborao de estratgias, tticas, tcnicas, procedimentos. Ex: reunies em comunidades. 4.3. 1 Assemblia Geral: Aprovao do Diagnstico Discusso dos pr-projetos

Sugestes para elaborao de Projeto

OBJETIVO (para que este projeto?) JUSTIFICATIVA (por que este projeto?) METODOLOGIA (como, com qual instrumento ser realizado este projeto?) ORAMENTO GERAL (com quanto que recursos financeiros so necessrios para realizao deste projeto?) CRONOGRAMA (Tempo necessrio para execuo do projeto) METODOLOGIA DE AVALIAO (instrumentos necessrios para avaliao do projeto) BIBLIOGRAFIA (levantamentos de textos sobre o problema do projeto)

Clarificao dos Conceitos: Objetivo: o propsito que se deseja alcanar por meio de um projeto. Justificativa: a demonstrao da importncia do projeto na soluo dos problemas enfrentados pela provncia. Metodologia: so passos ou caminhos que conduziro a execuo do projeto. So ferramentas que sero usadas para atingir o objetivo. a maneira detalhada de como sero executados os passos do projeto. Oramento: so os recursos econmicos necessrios para execuo do projeto. Cronograma: tempo necessrio para execuo do projeto. Avaliao: Os instrumentos detalhados de avaliao das atividades programadas. Bibliografia: levantamento de textos bibliogrficos relacionados com o problema do projeto.

4.4. 2 Assemblia Geral: Aprovao dos projetos Anlise das resistncias que envolvem a sua vivncia Prognstico/avaliao e propostas de acompanhamento peridicas e atualizao.

OBSERVAO: A referncia bibliogrfica utilizada na elaborao deste roteiro, consta do Plano de Curso de disciplina: Psicologia Institucional do Curso de Ps-graduao Lato sensu Pedagogia Clnica e Institucional CEMPEMG/UNICENTRO Newton Paiva

También podría gustarte