Está en la página 1de 53

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO

Prof. Esp. Marcos Bella Cruz Silva

Curso Tcnico em Segurana do Trabalho

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Esta apresentao foi baseada nos artigos cientficos de autoria de

MATOS, Ubirajara A .O (CESTEH/FIOCRUZ) e NASCIMENTO Alexandre Rocha do (CESTEH/FIOCRUZ),

cujo ttulo : A Indstria Farmacutica e a Sade do Trabalhador.

BATISTA, Francisco Jos ; GESTO DA SADE E SEGURANA DO EMPREGADO NO AMBIENTE DE TRABALHO: ESTUDO DE CASO NO LABORATRIO TEUTO S/A

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


A indstria farmacutica pode ser considerada como um setor especial da indstria qumica, na qual muitos agentes naturais ou sintticos podem ser usados para produzir produtos terapeuticamente ativos para consumo humano.

Ela abrange um espectro dinmico que tem se expandido lado a lado com a pesquisa mdica, tecnolgica e demandas de ateno sade. A dimenso dos negcios farmacuticos vai desde conglomerados multinacionais para compostos individuais at a farmcia de dispensao.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Dados recentes sobre efeitos sade na indstria farmacutica no so facilmente disponveis. Registros de problemas de sade ocupacional datam dos anos 40, relacionados aos perigos do manuseio de drogas de vegetais crus, solventes e subprodutos de sntese orgnica. Desde ento vrias doenas tem sido associadas a fabricao de drogas, as quais incluem alergias, desordens dos rins, supresso adrenocortical e etc. Alm disso, alguns agentes quimioteraputicos produzidos para combater tumores malignos podem acarretar riscos, muitas vezes, no compreendidos pela medicina.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Um frmaco introduzido no organismo humano pode explicar um efeito definido como farmacoteraputico, no caso de sua utilizao for controlada com intuito de atender uma necessidade de correo de condies patolgicas.

Ou na hiptese de sua ingesto se apresentar de forma involuntria, em modo no programado tecnicamente e no com finalidade de cura.
Entretanto, em ambos os casos, a resposta biolgica caracterizada da mesma forma e bem definida a tipologia de mdificao, correlacionada com a estrutura do frmaco.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Devido as suas atividades, os trabalhadores da indstria farmacutica podem absorver frmacos, no por sua expressa vontade e nem por necessidade teraputica.

Portanto os efeitos biolgicos, que derivam desta absoro , devem ser sempre considerados potencialmente txicos. No estado atual, na indstria farmacutica, a organizao do trabalho tal que frequentemente a exposio se apresenta simultnea, ou sequencial no mesmo turno de trabalho. H mais de um princpio ativo, bem abaixo dos limites de exposio profissional. Isto deriva uma micropoliexposio.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Essas vtimas tm em comum o fato de estarem expostas aos remdios por um perodo curto de tempo, que mesmo assim provocam efeitos danosos a sua sade.
Os riscos tm a sua anlise dificultada por no haver dados exatos sobre valores de tolerncia recomendveis para este tipo de atividade.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Panorama geral da indstria farmacutica
A produo de medicamentos no Brasil realizada por mais de 500 laboratrios pblicos e privados, nacionais e multinacionais, que respondem pela fabricao de 10 mil medicamentos. Destes, 15 so laboratrios pblicos, que representam somente cerca de 5% do valor de vendas do mercado, e geram aproximadamente 3500 empregos diretos, cerca de 400 so de natureza privada de capital nacional e cerca de 100 de capital multinacional .

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


As pesquisas para o desenvolvimento de novos remdios possuem um alto custo. As chances de sucesso so de aproximadamente 10%. No muito raramente, o sucesso inicial das primeiras concluses da eficincia dos remdios em escala de laboratrio, se converte em fracassos com seres humanos.

O custo dessas pesquisas envolvem cifras que envolvem milhes de dlares. Ainda assim, a concorrncia acirrada.
Um nmero grande de frmacos disponveis para a mesma patologia, diminui o tempo de recuperao do alto investimento.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


A consequncia o domnio de patentes oriundas das grandes multinacionais e de centros de pesquisa dos pases do primeiro mundo, e a consequente dominao do mercado mundial e brasileiro por essas empresas.
As novas patentes tem como alvo os consumidores com poder aquisitivo compatveis com os altos custos, de modo que no Brasil h a fabricao de inmeros medicamentos ineficientes, perigosos e defeituosos pela falta de um maior fiscalizao. Nessa situao os riscos envolvidos so maiores, tanto para os

pacientes, como para os trabalhadores envolvidos na produo.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


O Processo de Trabalho na Indstria Farmacutica

A fase de pesquisa e produo das molculas tm como principais processos: a sntese a partir de substncias qumicas, a cultura de microorganismos e a extrao de substncias a partir de animais e vegetais.
As molculas em seguida so enviadas a laboratrios farmacuticos e de toxicologia onde sofrem uma rigorosa anlise de suas propriedades metablicas, farmacuticas e toxicolgicas. Esses laboratrios executam testes em animais, anlises fsicoqumicas, exposio a rdio-istopos e estudos de histologia, histoqumica, microbiologia, mutagnese e de farmacodinmica.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Os passos seguintes desta cadeia, apresentadas de forma sucinta, so: anlise das propriedades, estudo do princpio ativo, aperfeioamento da frmula, ... Aps a fase anterior, o remdio pode ser consumido diretamente aps a secagem, sob a forma de p ou ento ser misturado a vetores lquidos para a confeco de ampolas, xaropes, liofilizados ou pastilhas. Os vetores slidos so os mais utilizados, seja para a confeco de pomadas, cremes e supositrios e os ps ,que apresentam maiores riscos, usados na confeco de cpsulas, granulados, plulas e comprimidos.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Riscos do Processo
Como em toda a indstria h a necessidade de servios de apoio e a consequente utilizao de estufas e refrigeradores. Portanto, esses instrumentos introduzem na cadeia de processo alguns impactos, tais quais, microclima e rudo; j nos servios de manuteno e almoxarifado, alm do rudo surge tambm os solventes e consequentemente vapores indesejveis. H alguns servios de impresso de rtulos (rudo, solventes) e de fotocpias (oznio) O uso cada vez mais frequente de terminais de computadores provocam os habituais riscos ergonmicos.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


O perigo especfico da atividade farmacutica a exposio ao principio ativo nas diferentes fases do processo de fabricao. Quando as substncias em forma de p, so secadas e acondicionadas em recipientes, pode ocorre a contaminao do ar.

Os riscos esto presentes em todas as fases do trabalho, desde o recebimento do principio ativo de uma fonte externa, com riscos maiores na fabricao de plulas e congneres.
O processo de fermentao envolve sucessivas transferncias de culturas de um recipiente para outro o que possibilita uma exposio a reagentes e solventes.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Em alguns processos, para a fabricao de certos produtos existe a necessidade de ambiente esterilizado. Este ambiente prejudicial as mucosas nasais. A fase de empacotamento com o acondicionamento especfico (garrafas, blisters, tubos, pacotes etc.), oferece tambm risco ao trabalhador.

As mquinas apresentam riscos de carter fsico, como rudos e possibilita tambm possveis ferimentos nas mos.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


A fase do empacotamento pode tambm apresentar alergias, em virtude da exposio dos operrios a determinadas substncias qumicas por longo perodo de tempo. A exposio aos agentes farmacolgicos tem uma natureza imunoalrgica e outra de natureza toxicolgica. Os principais fatores de riscos esto na produo de hormnios e antibiticos.

Os hormnios causam doenas do sistema endcrino(*) de efeitos colaterais de tratamentos hormonais.


(*): relativo glndulas

ou atravs

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Os principais efeitos sade em trabalhadores da indstria farmacutica so: doenas alrgicas , quer respiratria ou de pele. Alguns produtos finais carregam, em potencial, srios efeitos colaterais.

As dermatites de contato so as mais frequentemente relatadas e ocorrem, geralmente, devido a natureza slida de algumas substncias (sob a forma de p). As poeiras residuais da fabricao, tambm podem ser responsveis por esta manifestao cutnea.
Dependendo da granulometria do particulado, no ambiente, este pode penetrar nas partes protegidas do corpo por EPIs especficos para a funo.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Como principais fatores de riscos temos a produo de hormnios e antibiticos. Os hormnios causam doenas do sistema endcrino ou efeitos colaterais de tratamentos hormonais. A exposio de homens ao histrognio causam sintomas de ginecomastia monolateral ou bilateral. As mulheres sofrem desordens menstruais, menorragia durante menopausa e hiperplasia do endomtrio.
A exposio de homens a progesterona podem causar perda da libido, ejaculao precoce, dor nos testculos e espermogramas modificados, sendo que os sintomas regridem com o fim da exposio.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


As doenas relacionadas com antibiticos so observadas particularmente com a penicilina, estreptomicina e tetraciclina. Sintomas caractersticos so a hipovitaminose, modificao da flora intestinal e virulncias, leucopenia, trombocitopenia, alm das mudanas citognicas que ocorrem na exposio ao clorofnicol. Um dos aspectos mais problemticos no quadro dos efeitos adversos do trabalho na indstria farmacutica aquele que diz respeito aos riscos reprodutivos. Um estudo em mulheres de um laboratrio farmacutico sueco apresentou quatro casos de morte perinatal, dois de m formao e seis abortos. Uma taxa de aborto espontneo de 10,9% foi encontrada entre mulheres trabalhadoras na indstria farmacutica.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


O risco de hepatotoxicidade na indstria farmacutica encontrado devido a inmeras substncias qumicas tais como eritromicina , prevan e clorofrmio Quanto aos aspectos de impactos relacionados a ergonomia, foi estudado entre os trabalhadores da indstria farmacutica a associao de dor lombar com fatores mecnicos.
As principais tarefas que podem provocar dor lombar esto nos setores: de embalagem, laboratrio e administrativo, em virtude de manterem sentados por longos perodos em cadeiras no ergonomicamente projetadas.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Estrutura do Setor de Sade e Segurana do Trabalho no Laboratrio Teuto S/A Para analisar a estrutura do setor de sade e segurana do trabalho desta empresa, necessrio primeiramente conhecerr a composio de seu Departamento de Recursos Humanos.

Estrutura de Recursos Humanos Conforme observao, os objetivos principais da funo de administrao do Departamento de Recursos Humanos so: recrutar, selecionar, treinar, liderar, fixar e manter o empregado motivado no ambiente de trabalho.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Alm disso, entendido que esta funo deve lidar com a sade e a segurana do empregado no ambiente de trabalho visando ao aumento da produtividade. Acrescenta - se tambm a estas observaes, o fato de que os acidentes representar para a empresa, uma influncia negativa no processo produtivo que, alm de perdas materiais, diminuem consideravelmente a produtividade do acidentado. O setor de sade e segurana do trabalho no Laboratrio Teuto S/A apresenta como atribuies os elementos destacados no corganograma original. // proteo coletiva e trabalhadores; ambiente de trabalho seguro e sadio. individual dos

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


O setor de sade ocupacional na empresa tem a finalidade de avaliar e controlar os riscos sade relacionados com as atividades que os empregados desenvolvem visando preveno das doenas ocupacionais.
Apresenta-se no organograma, no setor de sade e segurana do empregado, algumas das principais aes de gesto da sade e segurana do empregado no ambiente de trabalho. Para que estas aes sejam realizadas com xito, h o envolvimento dos funcionrios, a conscientizaes dos gestores e

treinamentos peridico.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Conforme estrutura apresentada do Departamento de Recursos Humanos, a estrutura gestora do setor de Gesto Sade e Segurana do Trabalho, em conformidade com a boa prtica de atuao, apresenta:

- CIPA, PCMSO, PPRA, Semana da Sade, SIPAT, PPP, LICAT e Dilogo de Segurana. Todas as atividades acima subordinadas esto vinculadas ao SESMT e subordinadas ao Departamento de Recursos Humanos.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Identificao da Empresa quanto ao Grau de Risco.
apresentado na tabela abaixo a identificao da empresa quanto ao grau de risco, que servir de base para a definio do quadro de pessoal do SESMT Servio Especializado em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho, conforme NR 4 da Portaria 3.214 do Ministrio do Trabalho, de 8 de junho de 1978. Observa-se que para uma atividade econmica de um laboratrio de fabricao de medicamentos para uso humano, o cdigo de atividade econmica 24.52-0 e o Grau de Risco 3.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Identificao da Empresa Quanto ao Grau de Risco

Atividade Econmica FMPUH

N Empregado 1109

Cdigo de Atividade 24.52-0

Grau de Risco 3

Tabela 1: Identificao da Empresa Quanto ao Grau de Risco


FONTE: NR 4 - Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978, Ministrio do Trabalho e Emprego .

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


O Cdigo de atividade de nmero 24.52-0, apresentado na Tabela 1 foi extrado do Quadro I do CNAE Classificao Nacional de Atividade Econmica, NR-4 da Portaria 3.214. do Ministrio do Trabalho, de 8 de junho de 1978.

O Grau de Risco de nmero 3, apresentado, foi extrado do Quadro II do CNAE, em conformidade com o Cdigo de Atividade 24.52-0 do Quadro I do CNAE.
Cabe lembrar que a identificao do grau de risco da empresa necessrio para definir o dimensionamento do SESMT.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Grau de Risco 3: A Classificao Nacional de Atividade Econmica CNAE O Cdigo de Atividade Econmica do Laboratrio Teuto 24.52-0, em virtude de seu ramo de atividade, que Fabricao de Medicamentos para uso humano, conforme Quadro I da NR-4.

Segundo esta classificao, existem graus de riscos 1,2,3 e 4, distribudos de acordo com as atividades econmicas de cada segmento. No caso do Laboratrio Teuto S/A o grau de risco que consta no Quadro I do CNAE 3, em consequncia do ramo de atividade.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Iniciativas (no prescritas) realizadas pelo Laboratrio Teuto S/A direcionadas Gesto da Sade e Segurana do Empregado no Ambiente de Trabalho Neste item so apresentadas as iniciativas do Laboratrio Teuto S/A relacionadas gesto da sade e segurana do empregado no ambiente de trabalho. Essas iniciativas tm a finalidade de estabelecer aes e medidas preventivas de acidentes de trabalho e de doenas ocupacionais, envolvendo todos os funcionrios da organizao em seus diversos nveis hierrquicos. .

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Essas questes so integradas com o processo decisrio da empresa envolvendo, inclusive, o planejamento estratgico. A seguir so descritas trs aes estratgicas praticadas pela empresa que visam preservao do trabalhador no exerccio de suas atividades:

- Programa de Reabilitao Profissional, o Programa de Participao nos Lucros e o Projeto Fbrica Segura.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Programa de Reabilitao Profissional
O Programa de Reabilitao Profissional tem como objetivo principal, proporcionar o retorno do empregado acidentado, fazendo adequao de suas condies fsicas com o ambiente laboral. Portanto, aps a recuperao do acidentado, este ser engajado em outra atividade, sendo observadas suas possveis limitaes fsicas. O objetivo a recuperao do empregado, colocando-o em outra atividade, caso necessrio. Para alcanar os objetivos, algumas iniciativas foram tomadas conforme descritas a seguir:

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


- Convnio com clnica de fisioterapia.

- Convnio com o SESI para realizao de hidroginstica e ginstica laboral, atividades de musculao, quando indicado pelo mdico do trabalho da empresa.

- Tratamento com os mdicos assistentes, quando autorizado pelo mdico do trabalho da empresa e integralmente custeado pela Teuto.

- Mudana de funo para reabilitao do empregado, mediante solicitao do mdico do trabalho, quando necessrios:

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


- Revezamento de funo com a finalidade de evitar problemas ergonmicos.

- Acompanhamento dos pacientes com exames complementares, quando solicitado pelo mdico do trabalho da empresa. Programa de Participao nos Lucros ou Resultados O Programa de Participao nos Lucros ou Resultados (PPLR ) desenvolvido na empresa, tem como objetivo principal aumentar a produtividade, reduzir os custos e melhorar o resultados, em geral.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


A utilizao da participao dos trabalhadores nos lucros ou resultados da empresa como uma ferramenta para alcanar seus objetivos, j que o sistema est alinhado com as estratgias organizacionais, conciliando os interesses do empregado com os objetivos da empresa. Neste caso, os nmeros de acidentes e de doenas ocupacionais so indicadores de resultados para que os supervisores, gerentes e diretores reduzam ou eliminem os acidentes na empresa.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Exerccio de Pesquisa
Individual. Para ser feito em sala de aula. Para ser entregue por escrito. A tcnica de acesso por corda, tambm conhecida como alpinismo ou escalada industrial, j usada no mundo a pelo menos 30 anos, principalmente Europa e Estados Unidos, vem crescendo dentro da indstria no Brasil e conquistando sucesso por proporcionar segurana, reduo de tempo e menor custo dos servios.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Devido a crescente utilizao do acesso por corda no pas, e por no existir normas e/ou procedimentos que dessem suporte a essa tcnica, vrias empresas entre consumidoras e produtoras de servios, treinamentos e equipamentos, em conjunto com a ABENDE e ABNT, reuniram-se com o objetivo de elaborar normas que estabelecessem regras e orientaes para os profissionais e empresas que utilizem este mtodo, e uma sistemtica para qualificao e certificao para o profissional de acesso por corda.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Perguntas: 1. Leia atentamente a NR 34: Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo e Reparao Naval e assinale em qual item est contemplado a atividade de Alpinismo Industrial.
2. Em sua opinio, os subitens contidos nesta norma, denominada, Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo e Reparao Naval, so o suficientes para incluir, em termos de segurana, os requisitos necessrios por outras atividades (*), utilitrias desta prtica radical.

(*) vasos, tanques, esferas, cilos, caldeiras, chamin, plataformas martimas, estrutura metlica, torres de alta tenso, de rdio, de telefonia, viadutos, pontes, prdios, tubulaes, podas de rvores, etc.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


3.

Ministrio do Trabalho e Emprego


Comisso de Atualizao Formada para Atualizao da NR 34 Rio de Janeiro 06/09/2012
Caro Drs TST 14
Venho convidar Vsa. a participar da referida comisso como consultor tcnico, em segurana do trabalho. Aproveitando a oportunidade solicito que, na primeira reunio a ser realizada em 06/09/2012, Vsa, proponha a incluso de um subitem na NR 34, especificamente, no item 34.6.9 (Acesso por Corda). Atenciosamente. Rolando Lero

Secretrio Geral

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Esta apresentao foi baseada nos artigos cientficos de autoria de FILHO, Julio de Mesquita; SILVA, Danielle V.G e; AGUIAR, Fabio de; MOREIRA, Ivan Silva (UNESP)

cujo ttulo :

Estudo da Metodologia para avaliao, caracterizao, medio e controle da exposio ocupacional ao calor

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Conceitualizao da Exposio Ocupacional ao Calor A exposio ao calor ocorre em muitas atividades econmicas, prevalecendo aquelas que implicam alta carga radiante sobre o trabalhador. Todavia, muitas atividades com carga radiante moderada, so acompanhadas de altas taxas metablicas (trabalhos extenuantes ao ar livre) e assim, tambm, podem oferecer sobrecargas inadequadas.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Deve-se lembrar ainda que pode haver situaes crticas em ambientes onde h predominncia de calor mido, praticamente sem fontes radiantes importantes, como nas lavanderias e tinturarias.

Portanto, antes de proceder qualquer tipificao, o sensato seria analisar individualmente as situaes ocupacionais e sua relao com o calor.

Mecanismos de Trocas Trmicas A sobrecarga trmica no organismo humano resultante de duas parcelas de carga trmica: uma carga externa (ambiental) e outra interna (metablica).

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


A carga externa resultante das trocas trmicas com o ambiente e a carga metablica resultante da atividade fsica que exerce.

Tipos de Trocas Trmicas


A conduo consiste na troca trmica entre dois corpos em contato, com temperaturas diferentes, ou que ocorre dentro de um corpo cujas extremidades encontram-se a temperaturas diferentes. Para o trabalhador, essas trocas so muito pequenas, geralmente por contato do corpo com ferramentas e superfcies.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


A CONVECO consiste na troca trmica realizada geralmente entre um corpo e um fluido, ocorrendo movimentao do ltimo por diferena de densidade provocada pelo aumento da temperatura. Portanto, junto com a troca de calor existe uma movimentao do fluido, chamada de corrente natural convectiva. No caso do fluido se

movimentar por impulso externo, diz-se que a conveco forada. Para o trabalhador, essa troca ocorre com o ar sua volta.
A RADIAO consiste na transmisso de calor quando todos os corpos aquecidos emitem radiao infravermelha, que o chamado calor radiante. Assim como emitem, tambm recebem, havendo o que se chama de troca lquida radiante.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


O infravermelho, sendo uma radiao eletromagntica no ionizante, no necessita de um meio fsico para se propagar. O ar praticamente transparente radiao infravermelha. As trocas por radiao entre o trabalhador e seu entorno, quando h fontes radiantes severas, sero as preponderantes no balano trmico e podem corresponder a 60% ou mais das trocas totais.

A vaporizao passagem do estado lquido para o gasoso (mudana de fase). um processo endotrmico (H>0) (*), onde h absoro de calor.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Para um processo (fsico ou qumico) que ocorre presso constante, o total armazenado no sistema chamado de entalpia do sistema e representado pela letra (H). A quantidade de calor liberada ou absorvida num processo realizado presso constante chamada de variao de entalpia e representado por (H).
Ex: Podemos descrever a equao qumica de decomposio da gua, da seguinte forma: H2O(g) H2(g) + O2(g) (+) 242 KJ

OBS: 1Kcal 1000 cal 4,18Kj 4,18 J

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


a troca de calor produzida pela evaporao do suor, por meio da pele. O suor absorve calor da pele, evaporando e aliviando o trabalhador.

Equilbrio Trmico
O organismo ganha ou perde calor para o meio ambiente segundo a equao do equilbrio trmico: MCRE=Q

onde:
M: Calor produzido pelo metabolismo, sendo um calor sempre ganho (+)

C: Calor ganho ou perdido por conduo/conveco

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


R: Calor ganho ou perdido por radiao (+/-)

E: Calor sempre perdido por evaporao (-)


Q: Calor acumulado no organismo (sobrecarga) Q>0 acmulo de calor (sobrecarga trmica)

Q<0 perda de calor (hipotermia)

Reaes do Organismo ao Calor


medida que ocorre a sobrecarga trmica, o organismo dispara certos mecanismos para manter a temperatura interna constante, sendo os principais a vasodilatao perifrica e a sudorese.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


A vasodilatao perifrica permite o aumento de circulao de sangue na superfcie do corpo, aumentando a troca de calor para o meio ambiente. O fluxo sanguneo transporta calor do ncleo do corpo para a periferia.
A sudorese permite a perda de calor por meio da evaporao do suor. O nmero de glndulas ativadas pelo mecanismo termorregulador proporcional ao desequilbrio trmico existente. A quantidade de suor produzido pode, em alguns instantes, atingir o valor de at dois litros por hora.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Principais Efeitos do Calor
O calor pode produzir efeitos como a desidratao progressiva e cibras at ocorrncias bem mais srias, como a exausto por calor e o choque trmico. Os grandes candidatos a incidentes mais srios so as pessoas no aclimatadas, ou seja, os novatos no ambiente termicamente severo.

Golpe de Calor (Hipertermia ou Choque Trmico) Quando o sistema termorregulador afetado pela sobrecarga
trmica, a temperatura interna aumenta continuamente, produzindo alterao da funo cerebral, com perturbao do mecanismo de dissipao do calor, cessando a sudorese.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


O golpe de calor produz sintomas como: confuso mental, colapsos, convulses, delrios, alucinaes e coma, sem aviso prvio, parecendo-se o quadro com uma convulso epilptica. Os sinais externos do golpe de calor so: pele quente, seca e arroxeada. A temperatura interna sobe a 40,5C ou mais, podendo atingir 42C a 45C no caso de convulses ou coma.
O golpe de calor frequntemente fatal e, no caso de sobrevivncia, podem ocorrer sequelas devido aos danos causados ao crebro rins e outros rgos.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


O golpe de calor pode ocorrer durante a realizao de tarefas fsicas pesadas em condies de calor extremo, quando no h aclimatao adequada ou quando o trabalhador portador enfermidades, como o diabetes mellitus, cardiovasculares, cutneas ou obesidade, dentre outras. Em uma situao emergencial, o mdico deve ser chamado imediatamente e as normas indicadas par esta situao prev resfriamento imediato do corpo da vtima.

Exausto pelo Calor


A sncope pelo calor resulta da tenso excessiva do sistema circulatrio, com perda de presso e sintomas como enjo,

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


palidez, pele coberta pelo suor e dores de cabea. Quando a temperatura corprea tende a subir, o organismo sofre uma vasodilatao perifrica, na tentativa de aumentar a quantidade de sangue nas reas de troca. Neste quadro h uma diminuio de fluxo sanguneo nos rgos vitais, podendo ocasionar uma deficincia de oxignio nessas reas, comprometendo particularmente o crebro e o corao. Essa situao pode ser agravada quando h a necessidade de um fluxo maior de sangue nos msculos devido ao trabalho fsico intenso.

MONITORAMENTO DAS AES EM SEGURANA DO TRABALHO


Essa situao pode ser agravada quando h a necessidade de um fluxo maior de sangue nos msculos devido ao trabalho fsico intenso. A recuperao rpida e ocorre naturalmente, no caso do trabalhador deitar, durante a crise, ou sentar com a cabea baixa. A recuperao total complementada com repouso em ambiente frio.

Prostrao Trmica por Desidratao


A desidratao ocorre quando a quantidade de gua ingerida insuficiente, seja para compensar a perda pela urina ou atravs da eliminao excessiva do suor.

También podría gustarte