Está en la página 1de 39

NOVO CDIGO DE PROCESSO CIVIL (PLS n 166/2010)

Professor: Kheyder Loyola

OBJETIVOS:

AGILIDADE prestao jurisdicional.

Cumprir mandamento da EC n45/2004.

PREOCUPAO:
AMPLA DEFESA O direito constitucional ampla defesa no pode restar comprometido com a busca na reduo do nmero de recursos, posto que, embora se torne necessria modernizao do CPC, no se pode admitir a imposio de riscos s garantias fundamentais previstas na CF/88.

NOVIDADES DE MAIOR RELEVNCIA

APELAO:
Interposto no juzo de primeiro grau; Juzo de retratao (art. 467, 5, do projeto); Juzo de admissibilidade formal em 2 grau (art. 926); Se em conformidade com smula do STF e STJ (art. 518, par. nico); Se admitida, a apelao: 1. impede a execuo da sentena at a manifestao do Tribunal acerca do juzo de admissibilidade; 2. cria oportunidade da concesso do efeito suspensivo (exceo).

AO MONITRIA:
Extingue-se No se adaptou cultura (5% das aes quitadas)

AO RESCISRIA:
Aumenta o rol e o torna exemplificativo; Contra sentena de mrito, transitada em julgado, que violou norma jurdica (dispositivo e princpios); Prazo passa para um ano (do trnsito em julgado).

ALTERAO DO PEDIDO:
Art. 264 (par. nico) possibilita alterao at o saneamento; Poder aditar o pedido e a causa de pedir at antes da sentena; assegurado o contraditrio (manifestao da parte); Prazo mnimo de 15 dias para manifestao; Produo de prova suplementar.

AGRAVO DE INSTRUMENTO:
Mantido para as decises interlocutrias; Interlocutrias de mrito; antecipao da tutela; Liminares cautelares; decises no cumprimento de sentena; Para o processo de execuo; Possibilidade de sustentao oral; Continua sendo instruda com os mesmos docs (art. 525) Pode juntar docs oficiais para provar a tempestividade no lugar da certido da intimao da deciso agravada.

AGRAVO RETIDO:
Deixa de existir; No h mais precluso no primeiro grau de jurisdio; Dever ser impugnada por preliminar de apelao ou em contrarrazes.

NOVA REGRA DE COMPETNCIA:


Mantm as antigas orientaes; Modifica a regra do art. 219. Agora se torna prevento o juzo que ordenar a citao.

INCOMPETNCIA. PRELIMINAR. CONTESTAO:


A incompetncia, absoluta ou relativa, ser alegada como preliminar de contestao, que poder ser protocolada no juzo do domiclio do ru.

AMICUS CURIAE:
Referido instituto ser inserido no captulo "INTERVENO DE TERCEIROS".

CHAMAMENTO AO PROCESSO:
Referida modalidade de interveno de terceiro, alm de manter as hipteses j previstas no atual CPC, reunir ainda as hipteses previstas na denunciao lide, qual sejam: chamamento do alienante, na ao em que reivindicada coisa cujo domnio foi por este transferido parte; e chamamento daquele que estiver obrigado por lei ou por contrato a indenizar, em ao regressiva, o prejuzo da parte vencida. Deixam de existir a interveno voluntria e a oposio, sendo mantidas a assistncia simples e litisconsorcial previstas nos artigos 50 e 54 do atual CPC.

CONCILIAO. AUSNCIA DO ADVOGADO:


A eventual ausncia do advogado, embora necessrio administrao da justia, no impedir a realizao da conciliao. Referida medida corrobora para o afastamento do excesso de formalismo, dando parte interessada a possibilidade de fazer uma conciliao sem a presena de seu patrono.

CONTESTAO. PRAZO:
O ru poder oferecer contestao em petio escrita, no prazo de quinze dias contados da audincia de conciliao. No havendo audincia de conciliao, o prazo da contestao ser computado a partir da juntada do mandado ou de outro instrumento de citao.

CITAO POR EDITAL. PUBLICAO:


A publicao do edital ser feita no stio eletrnico do tribunal respectivo, sendo certificada nos autos. O CNJ regular a matria.

COISA JULGADA. EXTENSO:


A extenso da coisa julgada s questes prejudiciais somente se dar em causas ajuizadas depois do incio da vigncia do novo CPC, aplicando-se s anteriores o disposto nos arts. 5, 325 e 470 do atual CPC .

DESCONSIDERAO DA PERSONALIDADE JURDICA:


Fica institudo incidente prprio, com amplo contraditrio e manifestao dos scios, ocorrendo nos mesmos moldes do previsto no artigo 50 do CC/02. Desse modo, em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizado na forma da lei, o juiz pode, em qualquer processo ou procedimento, decidir, a requerimento da parte ou do Ministrio Pblico, quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou dos scios da pessoa jurdica.

DIAS TEIS. RECURSO. PRAZO:


1. Os recursos sero interponveis em quinze Os recursos sero interponveis em quinze dias teis, exceto os embargos de dias teis, exceto os embargos de declarao, declarao, que ter o prazo de cinco dias. que continuam a continuam a ter o prazo de cinco dias. 2. http://www.prrj.mpf.gov.br/custoslegis/revi sta/2010/aprovados/2010a_Tut_Col_Felippe .pdf

EMBARGOS DE DECLARAO. DECISO MONOCRTICA:


Passa a ser objeto de embargos declaratrios a deciso monocrtica, alcanando as decises proferidas pelos relatores. Na sistemtica do atual CPC, tal deciso no era embargvel. O prazo de interposio dos embargos de declarao continua a ser o de cinco dias, conforme j era previsto no artigo 536 do atual CPC. Na interposio de embargos declaratrios manifestamente protelatrios, o juiz ou o Tribunal condenar o embargante a pagar ao embargado multa no excedente a cinco por cento sobre o valor da causa, o que altera substancialmente o atual CPC, que prev multa no excedente a 1% (um por cento) sobre o valor da causa.

EMBARGOS INFRINGENTES:
Sero extintos os embargos infringentes. A extino a referidos embargos no foi nenhuma novidade, visto que as decises proferidas pelos Tribunais, cada vez mais, se davam de forma unnime, a inviabilizar tal recurso.

EFEITO DEVOLUTIVO:
Continua a ser a regra para os recursos, incluindo a apelao, cujo efeito suspensivo automtico foi eliminado, ficando a cargo do relator dizer se a apelao faz sentido e, se entender necessrio, atribuir o pretendido efeito suspensivo. Assim, o efeito suspensivo ser atribudo pelo relator se restar demonstrado a probabilidade de provimento do recurso.

EXTINO DO PROCESSO. SENTENA:


A extino do processo se dar por sentena. Antes de proferir sentena sem resoluo de mrito, o juiz dever conceder parte oportunidade para, se possvel, corrigir o vcio.

HONORRIOS ADVOCATCIOS:
So direito prprios do advogado. Sero fixados entre 10% e 20% do valor da condenao ou do proveito, benefcio ou vantagem econmica obtida. Nas causas envolvendo a Fazenda Pblica, o percentual dos honorrios ficar entre 5% e 10% sobre o valor da condenao ou da vantagem econmica obtida. Tero natureza alimentar. No so compensveis em sucumbncia recproca. Tero incidncia na fase inicial de cumprimento de sentena. Passa a ser devido na fase recursal, hiptese em que o Tribunal, por unanimidade, ao inadmitir ou negar provimento ao recurso interposto, fixar novos honorrios de sucumbncia, observados os percentuais previstos.

IMPEDIMENTO E SUSPEIO. ALEGAO:


As matrias relativas a impedimento e suspeio, que antes eram alegadas pela via da exceo, sero alegadas atravs de petio especfica dirigida ao juiz da causa, indicando o fundamento da recusa, podendo instru-la com documentos em que se fundar a alegao e com rol de testemunhas.

JUIZ. PRAZO (prazo prprio):


O juiz fica obrigado a cumprir o prazo de dez dias teis para decises (mantendo o j previsto no atual artigo 189 do CPC); cinco dias teis para despachos e vinte dias teis para proferir sentena. Qualquer das partes ou o Ministrio Pblico poder representar ao Presidente do Tribunal de Justia contra o juiz que excedeu os prazos previstos em lei. Distribuda a representao ao rgo competente, ser instaurado procedimento para apurao da responsabilidade.

O projeto do novo CPC contm os seguintes Livros:


Livro I (parte geral); Livro II (Processo de Conhecimento); Livro III (Processo de Execuo); Livro IV(Processos nos Tribunais e dos meios de impugnao das decises judiciais); Livro V (Disposies finais e transitrias); Fica excludo o Livro do Processo Cautelar, sendo substitudo pelas disposies gerais da Parte Geral que tratam da tutela de urgncia.

MEDIDAS DE URGNCIA. JUZO INCOMPETENTE:


O Juzo incompetente poder decretar medidas de urgncia para evitar o perecimento do direito perseguido. Legalizando a corrente jurisprudencial do STJ no sentido de mitigar o formalismo a fim de priorizar o fim ltimo do processo, a reparao de um direito violado.

MATRIAS COGNOSCVEIS DE OFCIO:


As partes devero ser previamente ouvidas a respeito das matrias de que deve o juiz conhecer de ofcio. Referida medida se coaduna com a aplicao do princpio constitucional da ampla defesa e do contraditrio previsto no art. 5, LV da CF/88.

PRAZO. RECURSO. DIAS TEIS:


Os prazos recursais sero unificados em 15 dias teis, salvo os embargos de declarao.

PODERES DO JUIZ:
Sero ampliados, envolvendo a adequao das fases e atos processuais s peculiaridades do conflito, conferindo maior efetividade tutela do bem jurdico, sempre observando o princpio constitucional do contraditrio e da ampla defesa.

RECURSO ESPECIAL. REMESSA AO STF:


Se o relator, no Superior Tribunal de Justia, entender que o recurso especial versa questo constitucional, dever remeter o recurso ao Supremo Tribunal Federal, que proceder sua admissibilidade ou o devolver ao Superior Tribunal de Justia, por deciso irrecorrvel.

RECURSO EXTRAORDINRIO. REMESSA AO STJ:


Se o relator, no Supremo Tribunal Federal, entender que o recurso extraordinrio versa sobre questo legal, sendo indireta a ofensa Constituio da Repblica, os autos sero remetidos ao Superior Tribunal de Justia para julgamento, por deciso irrecorrvel.

RECURSO EXTRAORDINRIO E RECURSO ESPECIAL. DEFEITO FORMAL


Quando o recurso tempestivo for inadmissvel por defeito formal que no se repute grave, o Superior Tribunal de Justia e o Supremo Tribunal Federal podero desconsiderar o vcio e julgar o mrito de casos repetitivos ou sempre que a deciso da questo de mrito contribua para o aperfeioamento do sistema jurdico.

REEXAME NECESSRIO:
No estar sujeito ao reexame necessrio sempre que a condenao ou o direito controvertido for de valor certo no excedente a mil salrios mnimos, o que altera substancialmente o j previsto no art. 475, 2 do atual CPC. Quando na sentena no se houver fixado valor, o reexame necessrio, se for o caso, ocorrer na fase de liquidao. Tambm no fica submetido ao reexame necessrio quando a sentena estiver fundada em orientao adotada em recurso representativo da controvrsia ou incidente de resoluo de demandas repetitivas.

SERVENTURIO. PRAZO. EXCESSO:


Incumbe ao juiz, aps provocao das partes ou do Ministrio Pblico, verificar se o serventurio excedeu, sem motivo legtimo, os prazos para realizao de atos de sua competncia. Constatada a falta, o juiz mandar instaurar procedimento administrativo, na forma da lei.

SUSTENTAO ORAL. AO RESCISRIA E AGRAVO DE INSTRUMENTO:


Passa a ser admitida a sustentao oral na ao rescisria e no agravo de instrumento interposto de decises interlocutrias que versem sobre o mrito da causa.

TUTELA DE URGNCIA:
Para a concesso de tutela de urgncia, sero exigidos elementos que evidenciem a plausibilidade do direito, bem como a demonstrao de risco de dano irreparvel ou de difcil reparao.

También podría gustarte