Está en la página 1de 3

Estrutura do S.

O
1 Estrutura do Sistema Operacional Interrupo e Exceo: Durante a execuo de um programa, alguns eventos inesperados podem ocorrer, ocasionando desvio forado: Sinalizao de Operaes de E/S (Interrupes) ou problemas decorrentes da execuo de instruo do programa (Exceo). Interrupes por HW so decorrentes de eventos assncronos, sem relao com o programa corrente: Podem ocorrer mltiplas vezes no mesmo intervalo (diversos de dispositivos de E/S), rotina de tratamento pode desabilitar o tratamento e Demais instrues podem ser enfileiradas segundo a prioridade de cada um. Ex.: Mouse, Teclado, vdeo, disco e etc. Interrupes por SW, causados por eventos de SW, denominado tambm de excees. Ex.: diviso por zero. Assim como na interrupo por HW, no SW quem alimenta o vetor de interrupes com os endereos de rotinas de tratamento o S.O durante o boot. Contextualizao: Gerenciar os diversos componentes do sistema de forma a utiliz-los de forma otimizada s possvel porque existe uma camada de SW, cujo trabalho fornecer as aplicaes aos usurios, fcil e simples, podendo lidar com o gerenciamento de todos os dispositivos. Sistemas Operacionais: SW que opera em modo kernel ou supervisor (Tendo acesso a todo o HW) e se encontra entre o hardware e os aplicativos voltados ao usurio final. J os demais softwares so operados em modo usurio, onde so executadas instrues onde no oferecem risco ao sistema. Ncleo Drivers: mdulos de cdigos especficos para acessar dispositivos fsicos Bootstrap Loader (Sistema de inicializao). Programas Utilitrios: so programas que facilitam o uso do sistema computacional. Kernel ou Ncleo (Funes) Ncleo, onde caracterizado como o corao do S.O. O kernel carregado do disco rgido(ou qualquer outro tipo de memria secundria) para a memria principal quando o computador inicializado (boot). A estrutura do ncleo a maneira como o cdigo do sistema est organizado e como seus diversos componentes esto organizados. Existem basicamente quatro abordagens de estrutura do ncleo:

Sistema Monoltico, Sistemas em camadas, Sistema Cliente-Servidor e Mquina virtual

Principais Funes do Ncleo: Tratamento de interrupes e Excees. Criao e eliminao de processos. Sincronizao e Comunicao entre processos. Escalonamento e controle entre processos. Gerncia de memria (Para a execuo de um programa, ele precisa ser carregado na memria e ser mapeado com endereos), arquivos (Responsvel pelo controle dos arquivos, se pode ou no acessar) e Dispositivos de E/S (Esconder as peculiaridades dos dispositivos de E/S; Um driver especifica para cara dispositivo). Proteo: Vrios usurios trabalhando ao mesmo tempo sem interferir no trabalho um do outro. Servios: Deteco de erros: Erros de HW (Memria e Disp. de E/S) e erros de Programao (Acesso no autorizado a memria). Obs.: O S.O responsvel por criar, excluir, suspender, retornar, comunicao e etc. System Calls: o mecanismo utilizado para solicitar um servio do S.O ou mais especificamente ao Kernel. Onde essas chamadas utilizam freqentemente instrues especiais (Trap), onde faz com que a CPU transfira o controle para cdigo de maior privilgio. Tambm essa chamada ao S.O definida como um acesso ao servio que o SW do usurio no pode prestar. Normalmente so baseadas em interrupes de SW, onde identifica o servio, valida os parmetros, executa o servio e retorna ao processo do usurio. Para proteger o sistema a instruo muda o estado do processador do modo usurio para o modo kernel. Quando a chamada ao sistema ativada, o programa em execuo interrompido e a informao necessria para continuar salva. O kernel determina o servio solicitado e quando a chamada termina, ele retorna para o programa, o contexto salvo restaurado e o programa continua sua execuo. Modos de Acessos: O modo de acesso determinado pelo conjunto de bits, localizado no registrador de status do processador ou PSW, que indica o modo de acesso corrente.

Dispositivos de compartilhamentos (E/S de sistema) devem ser acessados por instrues do S.O. Instrues privilegiadas podem comprometes o sistema e as no privilegiadas no oferecem perigo. Mecanismo de acessos: Modo usurio e Modo kernel ou supervisor. S.O executa em modo kernel, protegendo o HW do usurio, enquanto os demais SW executam em modo usurio. Exceo um tipo de interrupo gerado por SW, onde so sncronas que resultam direto da execuo do programa. Ex.: diviso por zero. As excees so tratadas de mesmo modo das interrupes, dentro do mesmo vetor de interrupes, onde possui endereos de tratamento de excees. Caso uma aplicao tente executar uma instruo privilegiada diretamente em modo usurio, o processador sinalizar erro, uma exceo gerada e a execuo do programa interrompido.

También podría gustarte