Está en la página 1de 6

Boletim Informativo Semanal

GESTO 2012/2013
19 DE MAIO DE 2012 EDIO 17 ANO 2012

Ligada no radioamador
FACEBOOK.COM/LABRE.RS

LABRE/RS Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 rea 3 - Sala 330 Porto Alegre RS CEP 91150-000 Fone/Fax: (51) 3368-3972 Horrio de Atendimento: 14:00hs s 17:30hs 2 a 6 Feira. e-mail: py3aa@labre-rs.org.br

O Caro QSL. Com a troca do carto se faz a gentileza do agradecimento do primeiro contato. Para os Dexistas e Radioescutas mais do que isto. Descubra .... Leia na pgina 3.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA O CARTO QSL

CONCURSO BATALHA NAVAL ATIVIDADES RADIOAMADORISTICAS RELAO PARCIAL INSCRITOS PARAS ASPROVAS DE 26 DE MAIO

Nesta Edio

NOTICIAS DA USRA

19 de maio de 2012 EDIO 17 ANO 2012

PARA RECORDAR A licena


para Funcionamento de Estao Repetidora do Servio de Radioamador pode ser requerida por: 1 Titular do Certificado de Operador de Estao de Radioamador (COER) Classe A; 2- Associao de radioamadores; 3- Universidades e escolas; 4 Associao de Movimento Escoteiro e do Movimento Bandeirante e 5- Entidades de Defesa Civil. Estas normas foram publicadas no Dirio Oficial da Unio em 1 de dezembro de 2006

olegas radioamadores. Na ltima quarta-feira, a Diretoria da LABRE teve a alegria e satisfao de receber em sua sede o colega e labreano remido, Newton Paulo Beyer PY3FY, o nosso conhecido Paulo FY, coordenador da Rodada Aperitivo da Fraternidade e presidente da Rodada dos Munhecas. Pois, o Paulo foi levar LABRE um projeto que dever movimentar o radioamadorismo gacho. A proposta comemorarmos neste ano o Dia do Radioamador Brasileiro, de forma a mostrar populao que o radioamadorismo existe e est forte e firme em vrios pontos do Brasil. O Paulo props que faamos uma demonstrao da aparelhagem e um desfile no Parque Farroupilha, prximo ao Monumento ao Expedicionrio, dia 4 de novembro, domingo. A idia muito boa. No entanto, temos ainda um tempinho para tratarmos dos detalhes e o que mais importante: convencer os colegas a participarem do evento. Precisamos de muitos radioamadores com seus familiares no dia. A, sim, estaremos demonstrando que o radioamadorismo ainda vive. Por falar em viver, queremos anunciar os preparativos para o retorno da repetidora da LABRE/RS. Trata-se da PY3AWA, que est sofrendo ajustes para ir ao ar nos prximo dias . Sua freqncia a 147.210, com sinal mais. Vamos us-la de forma correta, pois em breve a LABRE anunciar outra novidade. E, para encerrar, lembramos que amanh, domingo dia 20, o TROCA-TROCA volta a ser realizado nas dependncias do Vida Centro Humanstico, agora com o estacionamento liberado e com um corpo de vigilantes. Por hoje s. At a prxima e um bom fim de semana a todos.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Colegas radioamadores e scios da LABRE/RS, aniversariantes de 19 de maio a 25 de maio, que so: Dia 19 de maio - PY3BOC - IDO LARSEN de Novo Hamburgo; PY3AOA FRANCISCO LEAL DE LIMA de Porto Alegre; Dia 21 de maio - PY3GI WALTER JOBIM FILHO de Porto Alegre; Dia 22 de maio - PY3AQF SANDYR CARLOS GARCIA SCHUSTER de Porto Alegre, PU3BPI MAURO LUIS BORGES MATIOTTI de Viamo; Dia 23 de maio - PY3BJO RANOLFO VIEIRA de Esteio, PY3BC Odi da Silva Melo de Porto Alegre, PY3FMC FRANCISCO MATEUS DE CARVALHO COELHO de Porto Alegre e PY3GAB MOEMA RODRIGUES TREIN de Porto Alegre; Dia 24 de maio PY3PMR TUIUTI MANOEL LUIZ OSRIO ROMAN de Porto Alegre, PY3PGS PAULO GAMA SILVA de Porto Alegre, PY3BDA JOO CARLOS NEUMANN BADIA de Pelotas e PY3VOR JORGE ALBERTO DIPP MURAT de Porto Alegre DIA 25 de maio PY3AKG Jose Alberto Moresco de Cachoeira do Sul.

A todos, nossos votos de um feliz aniversrio, com muita sade, paz e harmonia junto aos familiares e amigos.

CONVNIOS
A LABRE/RS comunica aos associados em dia com a tesouraria que j est em funcionamento os convnios firmados com a advogada Simone krainovic Vitorino e com a cirurgi-dentista Suiane Giordani. Maiores informaes na secretaria da LABRE pelo telefone (51) 3368-3972. Dra. Suiane Giordani Cirurgi-dentista e Ortodontia. Av.Otto Niemeyer,3485 Cavalhada. Atende com hora marcada. Telefone (51) 3241-0001 e celular (51) 9324-9112. e-mail: suianeg@gmail.com Dra. Simone Krainovic Vitorino Advogada causas cveis e trabalhistas. Hora marcada pelo celular (51) 9342-8852 .

Pgina 2

O CARTO QSL
O carto QSL, alm de ser o carto de visita do radioamador tambm uma forma de agradecer um primeirssimo contato com um novo colega. Alm disso o carto QSL almejado por muitos praticantes do Dx e principalmente para os radioescutas, e que tambm em alguns pases serve de prova para uma futura acesso de classe.

19 de maio de 2012 EDIO 17 ANO 2012

Alm disso existia at alguns meses atrs um servio dos correios de carta social, o qual foi descontinuado pela empresa. Uma sugesto final que se passa aos colegas que se utilize o BUREU de QSL das Labres. Todas as Labres do Brasil, enviam os cartes qSLs de seus associados para o mundo todo, pagando valores at 90% inferiores comparados aos dos correios, e em alguns casos praticamente de graa. A Labre RS, pensando neste colegas que fazem usar Mas voc sabe as principais caractersticas que formam o deste trafego para dar uma continuidade no hobby principalmente na arte do DX, oferece gratuitamente este servicarto QSL? o, tanto para trfego nacional como internacional, no Segue aqui algumas noes bsicas que foram determinadas cobrando nenhum custo aos seus associados, bastando pela IARU: Tamanho padro de 140mm de largura por 90mm que os mesmos sejam to somente associados da entidade. Esta atitude foi colocada em prtica nesta gesto, por de altura. Na gramatura no existe padro, recomenda-se papel de 180 a 250gr, podendo ser impressa em uma ou duas tempo limitado, como forma de incentivar os colegas a praticarem o radioamadorismo e para que sempre que faces. A arte fica a critrio do operador, cuide para que o possvel enviem cartes QSL numa forma de agradecimesmo no fique muito poludo visualmente, seja criativo. mento o praticando o DX. Indicamos aos colegas radioamadores para que tenham o Quais informao devero constar? carto QSL de sua estao e sempre que possvel enviem Alm das informaes do seu indicativo e seu QTH, seu cartes para os colegas, como forma de incentivo e manutenequipamento (trx e antena), indispensvel que se tenha o do nosso hobby. ainda os seguintes campos: TO RADIO Indicativo da Estao Trabalhada. DATE Data do contato UTC Hora UTC do contato 2Way ou MODE Modo em que foi trabalhado, sendo este CW, AM, FM, SSB, PSK31, RTTY entre outros. MHZ ou Band Freqncia ou Banda operada RST Qualificao do Sinal PSE / TNX Aqui voc indica PSE (please por favor) para o aguardo de uma resposta atravs de um carto de retorno, ou TNX (thanks obrigado) ou agradece o carto recebido. Como enviar o Carto QSL? Voc poder envi-lo via correio, pagando as custas de um porte nacional ou internacional. No caso de internacional, tambm poder existir estaes que pedem que se envie um IRC (cupom response) para pagar as custas de retorno. O qual muitas vezes se tornam caro. Pois alm de pagar as taxas de correio para o envio, estar atravs do cupom response, pagando as custas do correio para retorno.

Colega radioamador e scio da LABRE/RS, ATUALIZE SEU CADASTRO, indo pessoalmente a nossa secretaria ou enviando seus dados atravs do e-mail: py3aa@labrers.org.br. imprescindvel ter seus dados atualizados, pois a LABRE/RS quer

ESTAES RADIOESCUTAS PODEM TAMBM TER SEU CARTO PERSONALIZADO PARA ENVIAR AOS RADIOAMADORES INFORMANDO A SUA ESCUTA. COMO TAMBM PODEM USAR O BUREAU DE QSLS DAS LABRES PARA ENVIAR E RECEBER OS CARTES. ESTA EM ESTUDO NA LABRE/RS A ASSOCIAO DE RADIOESCUTAS PARA TAMBM USUFRUIREM ESTE SERVIO.

manter contato com voc.

Prepare seu grupo, afine suas antenas, prepare-se para subir os morros, vem a ... UM NOVO CONCURSO EM VHF
A labre do RJ esta organizando um novo contest em VHF, que acontecer nos dias 16 de junho (sbado) s 15:00 UTC at 17 de junho (domingo) s 15:00 UTC. O evento ser somente na de Banda de 2m, entre 144.300 a 144.600 MHz, FM , SSB e CW. Participe. Sabia mais acessando o blog da Labre/RJ em http://labre-rj.blogspot.com.br.

Pgina 3

19 de maio de 2012 EDIO 17 ANO 2012

NOTICIAS DA
REUNIO DE DIRETORIA Aconteceu no ltimo dia 15 de Maio, em nossa sede social, reunio, com a presena de membros da diretoria. Lembramos que no prximo sbado, dia 26 de Maio acontecer a Assemblia Geral Ordinria, quando ser eleita a diretoria para o prximo binio. Todos os associados, em dia com seus deveres sociais, tem o direito ao voto. Este um momento muito importante, pois estaremos escolhendo os colegas que vo decidir e agir administrativamente para a existncia de nossa entidade. Participe deste processo e quem sabe coloque seu nome disposio para ajudar decisivamente no futuro da nossa USRA. TROFUS DO CVA 2011 No ltimo dia 11 de Maio, a convite do Comandante da 3 CIA COM em Santa Maria, a diretoria da USRA participou da formatura pelo Dia das Comunicaes, quando receberam os trofus do Concurso Verde-amarelo, edio de 2011. Esse o resultado de nossa participao no CVA com o apoio da CIA COM e que anualmente promovido pelo Clube de Comunicaes Escola de comunicaes do Exrcito. Visite nosso Blog e veja as fotos da solenidade. BLOG DA USRA Visite o blog da USRA e fique sabendo das nossas atividades radioamadorstica, em http://py3ur.blogspot.com/ Notcias, atualidades e interatividade no BLOG DA USRA. PY3PA

Breve comentrios sobre tempestades geomagnticas


A radiao oriunda de uma tempestade Geomagntica, formada por exploses solares, afeta os equipamentos eletrnicos dos satlites, prejudicando as comunicaes. Os sistemas, cada vez mais miniaturizados se tornam mais vulnerveis e os microchips danificados podem mudar comandos de softwares nos computadores.

rncias. Algumas interferncias geradas agem como rudos nas freqncias e podem ser observadas na tela da TV, ou nas transmisses de rdio. Tambm h uma degradao dos sinais utilizados pelo GPS, e outros Sistemas de Navegao , que perdem o sinal e tem sua preciso , comprometida. SINAIS DE RDIO Na camada chamada ionosfera, que est entre 50 e 500 Km de altitude, o gs rarefeito da atmosfera terrestre ionizado pela luz do sol. Graas ionosfera, as ondas de rdio so refletidas, principalmente as chamadas Ondas Curtas e podem circular ao redor da terra, sem a ajuda de satlites.

Em uma tempestade Geomagntica as camadas superiores da ATMOSFERA se aquecem e se expandem e podem mudar a altura, retardar ou modificar a rbita dos SATLITES, que podem ser danificados ou perdidos com a sada de suas rbitas. Esse foi um dos motivos da queda do laboratrio de estudos Norte-Americano SKY lab, em 1979 .

Mesmo assim a propagao das ondas de rdio, na IONOSFERA, afetada por um grande numero de fatores fsicos , como raios csmicos, partculas atmicas, radiao solar, e outros. Durante estes perodos de grande atividade Solar, a intensidade dos raios X, que ionizam a atmosfera podem aumentar rapidamente, ionizando uma quantidade anormal de tomos e criando uma barreira nas transmisses de ondas. Criando assim perodos de vrios minutos a mais de uma hora onde no h nenhuma espcie de reflexo. Assim a ionosfera fica mais densa, impossibilitando tambm que sinais vindos do espao no sejam capitados por radioastronomos. Este material foi uma colaborao do colega Luiz Ronaldo da Rosa - de Braslia/DF, PT2GL/PY3LR.

Os satlites que passam pela Amrica do Sul esto mais suscetveis a problemas em virtude da anomalia do Atlntico Sul, um buraco no campo magntico da terra que permite que as partculas energticas emitidas entrem com mais facilidades na nossa atmosfera. Os sistemas de comunicao como TV - a cabo, celulares, rdios que operam por sinais satlites, podem sofrer interfe-

Pgina 4

19 de maio de 2012 EDIO 17 ANO 2012

EVENTOS
CONCURSO BATALHA NAVAL DO RIACHUELO 2012 Aps 10 anos fora do AR, a LABRE-RJ anuncia para todo o Territrio nacional, o Concurso Batalha Naval do Riachuelo 2012
FINALIDADE Este concurso realizado anualmente pelo Grmio de Comunicaes da Sociedade Acadmica Phoenix Naval, pertecente aos Aspirantes da Escola Naval, tendo como objetivo a confraternizao e o adestramento de comunicaes entre os Radioamadores, homenageando-se o aniversrio da Batalha Naval do Riachuelo. HISTRICO Aos 11 de Junho de 1865, no Rio Paran, prximo a confluncia do Arroio Riachuelo, foi travada a mais importante batalha naval da campanha contra o paraguai. As chatas paraguaias adequavam-se guerra fluvial por serem menores e mais rpidas que os navios de nossa esquadra. O Almirante Barroso a bordo da Fragata Amazonas, comandava a esquadra brasileira e, percebendo as suas desvantagens, ordenou que seu navio investisse a proa sobre, as canhoeiras inimigas, obtendo assim a vitria, com a qual deteve o domnio fluvial em todo o decorrer da campanha, garantido oapoio ttico e logstico s operaes terrestres e impedindo que os inimigos fornecessem tal apoio fluvial s suas tropas. A Esquadra Imperial perdeu a Corveta Jequitinhonha e 104 homens, dentre os quais Marclio Dias e Greenhalg, todos com elevado senso de dever e amor a Ptria. "O BRASIL ESPERA QUE CADA UM CUMPRA SEU DEVER" - Foi o sinal disseminado por Barroso aos seus comandos e que ainda, hoje permanece vivo na lembrana de todos os marinheiros. com este esprito que a Marinha do Brasil cumpre o seu dever de participar na garantia de soberania de nossa Ptria.

ESCOLA NAVAL Sociedade Acadmica Phoenix Naval Grmio de Comunicaes CONCURSO BATALHA NAVAL DO RIACHUELO 2012 CW INCIO 02/06/2012 00:00 UTC TRMINO 02/06/2012 23:59 UTC FONIA INCIO 03/06/2012 00:00 UTC TRMINO 03/06/2012 23:59 UTC

DICAS DE DX

(LU-DX

DX Bulletin

574

DATE

18-05-2012)

- Fonte: http://www.py2kp.com/)

4X ISRAEL, Jaap/PA7DA y LUC/PA9LUC estar activo como 4X/PA7DA y 4X/PA9LUC entre el 16 y 30 de mayo. Estarn activos principalmente en 10, 6 y 2m. El GL ser KM72nx y el 22 de mayo, KM71jw. Las operaciones en otras bandas ser posible. QSL va bur 4X. Para las actualizaciones, consulte la pgina Blog:http://dutch-4x-team.blogspot.com 5X UGANDA, 5X5RO han estado en el aire por F5IRO (J28RO), Freddy, el estar en Uganda hasta el 8 de junio. QSL va F8DFP. A5 BHUTAN, Otra expedicin multinacional estar unindose para activar Bhutn, el callsign ser A5A. Bsquelos del 24 de mayo al 6 de junio. La actividad estar de 80-6m incluso las bandas WARC SSB, CW y RTTY. QSL va JH1AJT. Ms info en http://www.bhutan2012.com/survey.php D3 ANGOLA, UA1QV, Mike, es ahora activo desde Angola con la nueva llamada D3AA. QSL va UA1QV. HB0 LIECHTENSTEIN, desde el 21 de mayo busque a DF5AU que estar activo como HB0/DF5AU desde Liechtenstein. l estar enfocndose en las bandas altas en CW y SSB Hasta el 27 de mayo. QSL va DF5AU directo, va buro o LoTW. LA NORUEGA, DL6AUK y DJ2AT estarn activos desde la frontera de Noruega del 22 al 31 de mayo. Bsquelos como LG5LG y SJ9WL. Ms info enhttp:// www.qrz.com/db/dj2at V2 ANTIGUA, AB2E estar activo como V26E del 23-30 de mayo, QSL directo a AB2E. V3 BELICE, KU5B estar activo como V31UB del 23-29 de mayo. QSL va KU5B. SV8 GRECIA Laci/HA0HW, volver a estar activo como J48HW y SV8/HA0HW desde Isla Thassos (IOTA: la EU-174) entre el 24 de mayo y el 03 de junio. l operara principalmente en CW, con algo de SSB, RTTY y PSK31 en las bandas de HF (principalmente en 40/30/20/17 metros) y 6 metros. l entrar en el CQWW WPX CW Contest (26-27 de mayo) como SOAB--HP utilizando el indicativo J48HW. QSL va HA0HW, directa o bur. YV VENEZUELA, Un grupo de mujeres estarn activando las Isla Playita como YW5YL bsquelas en todas las bandas del 18-20 de mayo. Las operadoras seran YV4AW, YY5AA, YY5ALO, YY5ANG, YY5CMO, YY5EBV, YY5ILN y YY5SRR. QSL directas o buro a YV5AJ.

IOTA
EU008 - Glyn, GWOANA, estar operando como MWOANA desla La Isla Gigha, en Escocia, entre el 21 y 27 de mayo. Estar activo en SSB, RTTY, PSK y SSTV. QSL va GW0ANA, directa por QTHR o bur. EU009 Comenzando el 21 de mayo hasta el 7 de junio busque a GM3VLB, Andr, que estara activo desde las Islas Orkney (EU-009). EU009 - GS5NB estar en el aire desde las Islas de Orkney, EU-009, del 19-21 de mayo. QSL va GM0WED slo directa y LoTW. EU032 - Los miembros del Beniteam DX Group, estar en el aire desde la isla Olron como TM12O (Tango Mike Doce Oscar) entre el 18 y 20 de mayo. Los operadores mencionados son Javier/EA2DXR, Javier/EA2JB, Julio/EA2KK, Juan/EA2RC, Merche/EA2TT YL y Antonio/EA2VE. Estarn activos de 80-10 metros, con tres estaciones en SSB y RTTY. Ellos estarn dispuestos a trabajar tambin en 6 metros, si la banda est abierta. QSL va EA2TT. EU039 - Los miembros del Charente DX Group (CDXG) estarn activos como TM0CI desde l a Isla Chausey entre el 19 y 25 de mayo. Los operadores sern F5MNK, F5LOW, F6HKA y ON4ZD (OS0S). Estarn activos de 80-10 metros en CW, SSB y modos digitales. Se tendr tres estaciones en el aire. QSL va F5EOT, directa o bur. Para obtener informacin actualizada, ver la pgina Web en: http://www.frag33.org/www.cdxg.org EU043 - Sten/SM6MIS, Rick/SM6U, Bengt/SM6UQL, Tomas/SM6XMY, Pierre/SB6A, Christer/SM6V y Janne/SM6Y estarn activos como 7S6W desde la Isla Vinga entre el 17 y 20 de mayo. Planean tener 3 estaciones, cada una con 1 kW, utilizando la mayora de SSB, con un poco de CW y RTTY. QSL va informacin (QRZ.com). Para ms informacin y actualizaciones, visite: http://sm6.se/7s6w EU047 Sebastin/DL1AXX, estar activo como DL1AXX/p de SDE LA Isla Baltrum entre el 20 Y 25 de mayo. Estarn activos en las bandas de HF en CW y SSB. QSL va DL1AXX, preferentemente por bur. EU095 - TM5FI estar activo desde la Isla de Ratonneau, EU-095, del 23-30 de mayo. QSL va F5XX. EU120 - Kev/M0TNX y Martin/M3POG estar una vez ms activo como GB2HI desde la Isla Hilbre entre el 17 y 20 de mayo. Kev dice que ellos estn all para celebrar su cumpleaos nmero 45 (18 de mayo), y para dar el QSO a quien lo necesite. Estarn activos de 40-10 metros en CW, SSB y RTTY. QSL va M0OXO. Se cargar en el registro al LoTW y E-QSL. Para obtener ms informacin y actualizaciones, ver: http://www.gb2hi.co.uk EU141 - Helmut/DL5DSM y Bernhard/DL9UBF estar activo como LA/DL5DSM y LA/DL9UBF desde la Isla Vardo (WLOTA 0106) entre el 15 y 23 de mayo. Tambin planean un viaje a Isla Hornoya (EU-141, WLOTA 2751) con el indicativo de LA/ Homecall/p. Estarn activos de las bandas de HF en todos los modos. QSL va sus indicativos, directa o bur. EU146 - PD5MVH/p estar en la Isla Goerree Overflakkee del 19 de mayo al 2 de junio. QSL va home call. EU174 - HA0HW, Laci, est planeando regresar en la Isla de Thassos (EU-174) como J48HW y SV8/HA0HW del 24 de mayo al 3 de junio, QSL va HA Buro. OC199 - VK6YS/p, Wally, estar en la Isla Lewis Oriental, OC-199, del 19-21 de mayo. QSL dirigen a VK6YS o eQSL.

Pgina 5

19 de maio de 2012 EDIO 17 ANO 2012

CALENDRIO DE PROVAS
As provas, em Porto Alegre, sero realizadas, sempre, na sede da LABRE. O CALENDRIO o seguinte: MAIO dia 26 Porto Alegre; JUNHO dia 09 em SANTA MARIA e dia 30 em Porto Alegre; JULHO dia 14 em PELOTAS e dia 28 em Porto Alegre; AGOSTO dia 25 em Porto Alegre; SETEMBRO dia 29 em Porto Alegre; OUTUBRO dia 20 em RIO GRANDE; NOVEMBRO dia 10 em CAMPO BOM, como parte da programao do 60 Rancho do Radioamador Gacho. E, ainda em NOVEMBRO, dia 24 em Porto Alegre. Esta ser a ltima prova do ano de 2012.

AVISO
Colegas radioamadores. A Labre/RS a partir do dia 10 de maio no ter mais o e-mail py3aa@terra.com.br como canal de comunicao. Lembramos que o e-mail para contato com a Labre/RS py3aa@labre-rs.org.br. Suas opinies, sugestes e criticas so sempre bem vindas, afinal voc faz o radioamadorismo crescer. Sempre que possvel, entre em contato com a labre/RS.

PROVAS PARA O INGRESSO E PROMOO DE CLASSES NO RADIOAMADORISMO


As provas para o ingresso no radioamadorismo ou para promoo de classes neste ms de maio sero realizadas no prximo dia 26 e as inscries encerrar-se-o dia 18 deste mesmo ms. Os interessados devero entrar em contato com a LABRE-RS, pelo telefone (51) 3368 3972 ou com o Coordenador de Provas, pelo telefone (51) 3490.7756 ou (51) 8157 7161. Esto previstas para o dia 09 do ms de junho prximo a realizao de provas em Santa Maria-RS e o encerramento das inscries sero no dia 01 do mesmo ms. Os interessados devero entrar em contato com o Freddy PY3YD Diretor de Radioamadorismo da USRA pelo email freddy@gearas.org.br .

VOC RADIOAMADOR. SCIO OU NO DA LABRE/RS, DIVULGUE AS ATIVIDADES RADIOAMADORSTICAS DA SUA REGIO E DO SEU CLUBE. USE OS MEIOS DE DIFUSO DA INFORMAO QUE A LABRE/RS DISPE, SEJA SEU QTC OU AS SUAS PGINAS NA INTERNET. TEMOS O MAIOR PRAZER DE DIFUNDIR INFORMAES RELACIONADAS AO RADIOAMADORISMO GACHO. ENVIE NOTICIAS E/OU SUGESTES DE NOTICIAS PARA OS E-MAILS PY3AA@LABRE-RS.ORG.BR OU BOLETIM@LABRE-RS.ORG.BR. DIVULGUE O RADIOAMADORISMO, S ASSIM O NOSSO HOBBY SER RECONHECIDO.

CALENDRIO DO TROCA-TROCA
MAIO 20; JUNHO Dias 3 e 17; JULHO Dias 1 - 15 e 29; AGOSTO Dias 5 -19 e 26; SETEMBRO Dias 9 16 e 30; OUTUBRO Dias 14 e 28; NOVEMBRO Dias 11 e 25 (O Troca Troca do dia 11 ocorrer no 60 Rancho do Radioamador Gacho em Campo Bom/RS) DEZEMBRO Dias 2 e 16 (este ser ltimo troca-troca do ano devido s festas do final de 2012).

CAMPANHA AO ASSOCIADO
Perodo de 1 de abril 30 de junho. Aproveite e regularize sua associao.
Os colegas que esto inadimplentes h mais de um ano, que quiserem ser associados novamente, pagaro uma jia no valor de R$ 50,00 e as mensalidades subseqentes, perdendo, no entanto os direitos estatutrios que tinham. Caso o associado inadimplente h mais de um ano queira manter seus direitos, pagar todos os atrasados em uma s parcela. O radioamador que quiser ser scio far o pagamento de R$ 30,00, ao preencher sua ficha. Aproveite esta oportunidade que a Labre/RS esta oportunizando aos seus associados.

Relao de colegas inscritos para as provas de 26 de maio na sede da Labre/RS em Porto Alegre RELAO PARCIAL
1. 2. 3. 4. 5. 6. CLEVERSON RIGGO DALVAN DOS SANTOS OLIVEIRA; GERALDO DE SOUZA NETTO; JORGE ANTONIO DE ALMEIDA PEREIRA; LUIS EDUARDO ALDERETE ARAMBURU; NICOLAU PEREIRA ALFF; 7. 8. 9. PEDRO MONTEIRO MARTINS; SANDRO MARTINS GRILO; TOMI PASIN ROCHA.

SOBRE O QTC DA LABRE/RS A LABRE/RS lembra que o boletim falado, o QTC da Labre/RS, transmitido aos sbados em 7.155khz (40m) s 13:30hs, em 3.760Khz (80m) s 19:00hs, e em VHF em alguma repetidora da regio da Grande Porto Alegre que estiver disponvel, s 18:00hs. No interior do estado o QTC transmitido pelas repetidoras de IJUI (145.380 (-) ou 147.280) e pela repetidora de Rio Grande 145.410 (-) . Desde j agradecemos a colaborao dos colegas na leitura do QTC da Labe/RS, na difusao de informaes do radioamadorismo. Tambm aos colegas interessados, existe uma edio em formato digital enviado aos radioamadores cadastrados, somente aps as leituras via rdio.

Aqueles que ainda no recebem podero solicitar o mesmo, bastando para tal que enviem uma mensagem para o seguinte e-mail: boletim@labre-rs.org.br . Este boletim poder ser enviado para qualquer colega, radioamador ou no, apreciador do hobby, mas sempre indicando a sua origem. Algumas informaes e/ou imagens aqui apresentadas so oriundas da web, onde so citadas, sempre que possvel, suas fontes de consulta. A Labre desde j agradece a ateno e o interesse dos colegas radioamadores. Este boletim foi elaborado pelo Departamento Social da Labre/RS com a colaborao de colegas radioamadores e radioclubes do interior do Estado. Um bom final de semana. Diretoria social

Pgina 6

También podría gustarte