Está en la página 1de 32

TBS

Proteco exterior contra descargas atmosfricas Componentes para a construo de instalaes pra-raios conformes com DIN/VDE

Sistemas pra-raios da OBO.


O programa completo para a construo de instalaes pra-raios conformes com DIN/VDE

Com a OBO,a construo de instalaes pra-raios em conformidade com as directivas VDE 0185 mera rotina diria.Com segurana. Estes componentes seleccionados da OBO tornam a construo de instalaes pra-raios conformes com DIN/VDE mais fcil e mais econmica do que nunca. Com base em muitos anos de experincia e a pensar especialmente nas habitaes unifamiliares e

multifamiliares,foi concebido um sistema pra-raios modular, constitudo por componentes comprovados e extremamente fceis de montar:A elevada qualidade d uma garantia de segurana dupla: segurana contra raios e a segurana de ter clientes satisfeitos. Outra vantagem significativa reside na criao de um programa uma consequncia do princpio da modularidade,que facilita a armazenagem e a gesto dos componentes. Ir constatar,muito rapidamente

assim que consultar esta brochura com um pouco mais de ateno com quo poucas peas possvel instalar um pra-raios conforme com DIN/VDE 0185,at que ponto se torna mais fcil e atraente para o electricista esta rea de actividade de futuro assegurado e muito interessante em termos econmicos.

Muitos componentes de praraios tambm disponveis em cobre ou lato.Consulte o seu fornecedor de material elctrico

O dispositivo captor a parte da proteco exterior contra descargas atmosfricas que se destina a captar os raios.

O dispositivo condutor a parte da proteco exterior contra descargas atmosfricas que se destina a conduzir a corrente dos raios do dispositivo captor at ao sistema de ligao terra.

O sistema de terra a parte da proteco exterior contra descargas atmosfricas que se destina a conduzir a corrente dos raios para a terra.

A ligao equipotencial de proteco contra descargas atmosfricas a parte da proteco interior contra descargas atmosfricas que reduz as diferenas de potencial provocadas pela corrente dos raios.

Guia de proteco contra descargas atmosfricas da OBO.


Princpios da proteco interior contra descargas atmosfricas

As trovoadas foram desde sempre um fascinante fenmeno da natureza. Embora sejam por um lado admirveis, constituem um risco no menos prezvel para as pessoas e para tudo o que as rodeia.As diferenas nas cargas elctricas entre as nuvens ou partes de nuvens e a terra,que ocorrem especialmente nos meses de Vero, nomeadamente Julho e Agosto, provocam trovoadas. Os raios que vemos so essencialmente constitudos por uma corrente negativa que flui das nuvens para a terra. Quando um edifcio atingido por um raio,a corrente do raio aquece fortemente tanto o ponto de impacto como as paredes sua volta.Isso constitui um risco de incndio.

Na Repblica Federal da Alemanha ocorrem anualmente danos de vrias centenas de milhes de euros causados pela queda de raios. Os sistemas pra-raios instalados com competncia tcnica e em conformidade com as normas oferecem uma proteco eficaz contra a queda directa de raios. Dependendo da construo e da utilizao do edifcio, bem como dos danos decorrentes face frequncia de queda de raios estimada, fixada para o edifcio a proteger uma das quatro classes de proteco contra descargas atmosfricas.

Classes de Pico de corrente proteco das descargas contra descargas atmosfricas atmosfricas

I II III IV

200 kA 150 kA 100 kA 100 kA

As classes de proteco contra descargas atmosfricas (BKZ) definem os parmetros necessrios para a construo de uma instalao pra-raios. Na tabela seguinte encontram-se as classes de proteco e os respectivos picos de corrente das descargas atmosfricas.

Estrutura de uma instalao pra-raios Uma instalao pra-raios,tambm denominada LPS (Lightning Protection System) a nvel internacional, constituda pelas seguintes unidades funcionais: 1. Dispositivo captor:a parte da proteco exterior contra descargas atmosfricas que se destina a captar os raios.

A. Mtodo do ngulo de proteco O mtodo do ngulo de proteco uma das formas de concepo do dispositivo captor. O edifcio a proteger tem de se encontrar dentro da rea de proteco das hastes captoras ou do dispositivo captor. O ngulo de proteco depende da altura do edifcio e pode ser consultado na norma DIN V VDE 0185 parte 3:2002-11 IEC 61024-1. Tomando como exemplo um ngulo de proteco de 45, podem ser protegidos edifcios at 30 metros de altura (BKZ 3 <23 m, BKZ 2 <15 m, BKZ 1 <10 m).

B. Mtodo da malha Outra forma de concepo do dispositivo captor o mtodo da malha, em que este disposto na superfcie do telhado, em forma de malha, a partir dos pontos mais sujeitos queda de raios,nomeadamente cumeeira, cristas e arestas. Na tabela seguinte encontram-se as classes de proteco contra descargas atmosfricas e as respectivas medidas das malhas.

C. Mtodo da esfera Os dispositivos captores tambm podem ser determinados por meio do mtodo da esfera. Para este mtodo necessrio um modelo do objecto a proteger e uma esfera, que rolada por cima do modelo.Tem de ser instalado um dispositivo captor em todos os pontos de contacto da esfera com o modelo. Tambm neste mtodo, o grau de proteco esperado determinado pela classe de proteco, atravs do raio da esfera. O mtodo da esfera destinase a edifcios maiores e mais complexos,em que se justifica o maior custo,face ao mtodo do ngulo de proteco e ao mtodo da malha.

A. Mtodo do ngulo de proteco

B. Mtodo da malha

C. Mtodo da esfera

rea protegida a 45

Alt.mx.20 m

Classes de proteco contra descargas atmosfrica

Largura da malha

I II III IV

5*5 m 10*10 m 15*15 m 20*20 m


3

2. Dispositivo condutor:a parte da proteco exterior contra descargas atmosfricas que se destina a conduzir a corrente dos raios do dispositivo captor at ao sistema de ligao terra. O nmero de condutores de descarga depende da dimenso do edifcio a proteger, mas tm de ser sempre instalados pelo menos dois condutores de descarga. Aqui necessrio que as vias de descarga instaladas sejam o mais curtas possvel e sem curvas apertadas. Na tabela seguinte encontram-se as distncias entre os diversos condutores de descarga e as respectivas classes de proteco contra descargas atmosfricas.
Classes de proteco contra descargas atmosfrica Largura da malha

I II III IV

10 m 10 m 15 m

4. Ligao equipotencial de proteco contra descargas atmosfricas: a parte da proteco interior contra descargas atmosfricas que reduz as diferenas de potencial provocadas pela corrente dos raios Aqui necessrio incluir na ligao equipotencial contra descargas atmosfricas os cabos de energia necessrios, como os cabos de dados (cabos de telecomunicaes, cabos de sistemas de controlo, cabos de TV por cabo, etc.) Isso feito com descarregadores de correntes de descargas atmosfricas da classe de requisitos B segundo DIN VDE 0675 parte 6 (A1/A2). A ligaao de cabos elctricos de energia aos descarregadores de correntes de descargas atmosfricas da classe de requisitos B tem de ser feita o mais prximo possvel do ponto de entrada no edifcio (por ex. na caixa de entrada do edifcio). Seguem-se dois exemplos de instalao:
L1 F1 Wh

Se o contador no se encontrar imediatamente junto caixa de entrada do edifcio, o descarregador de correntes de descargas atmosfricas tem de ficar instalado a montante do contador. Nesse caso, a instalao tem de ser aprovada pela companhia da electricidade local. Para este caso recomendamos o descarregador de correntes de descargas atmosfricas modelo MC 50B (ver pgina 18) que satisfaz todos os requisitos das directivas da VDEW, para alm de possuir todas as marcas de aprovao da VDE, VE e da KEMA KEUR. Adicionalmente aos descarregadores de correntes de descargas atmosfricas aconselhvel instalar uma proteco contra sobretenses da classe de requisitos C segundo DIN/VDE 0675 parte 6 (A1/A2). Mesmo quando a proteco contra sobretenses no obrigatoriamente exigida, importante recomendar ao cliente a instalao de uma proteco contra sobretenses adicional. Exemplos de instalao 1 Descarregador de correntes de descargas atmosfricas Linha de descarga NPE Condutor de ligao equipotencial Barramento de ligao equipotencial Ligao terra Fusveis principais

20 m

L2 L3

3. Sistema de terra:a parte da proteco exterior contra descargas atmosfricas que se destina a conduzir a corrente dos raios para terra Nas pginas seguintes encontramse exemplos de sistemas de terra vulgares, nomeadamente ligao simples terra (profunda, radial, placa), terra circular (terra superficial) ou terra de fundaes.

HAK 1 1a

4 PE

1a 2 3 4 F1

3 RB Systema TT F1 Wh RA

L1 L2 L3 PEN

HAK 1 2 3 RB RA 1 1

Systema TN-C

Combinaes de materiais Material Ao galvanizado por imerso (FT) Alumnio (Alu) Cobre (Cu) Ao inox Ao galvanizado por imerso (FT) recomendado possvel no recomendado possvel Alumnio (Alu) possvel recomendado no recomendado possvel Cobre (Cu) no recomendado no recomendado recomendado possvel Ao inox (VA) possvel possvel possvel recomendado

Materiais e componentes O risco de corroso ocorre especialmente quando se unem materiais diferentes. Por isso,nunca devem ser montadas peas de cobre com superfcies zincadas ou com componentes de alumnio,uma vez que a chuva e outros factores podem depositar partculas de cobre nas superfcies zincadas ou de alumnio. Os pontos com maior risco de corroso, nomeadamente entradas em beto ou na terra,tm de ser assim devidamente protegidos contra a corroso. Nos pontos de unio na terra deve ser aplicado um revestimento adequado para proteco contra a corroso. O alumnio nunca pode ser instalado em contacto directo (sem separao)com reboco, argamassa ou beto nem enterrado. Na tabela acima so indicadas algumas combinaes possveis de materiais, relativamente corroso de contacto ao ar.

Ensaio de instalaes pra-raios Aps o ensaio de recepo, as instalaes pra-raios tm de ser periodicamente ensaiadas, para comprovar a sua funcionalidade e, se necessrio,efectuar correces. Os ensaios devem ser executados com base na norma DIN V VDE 0185 parte 3-3 e nos princpios tcnicos da mesma. Tem de ser elaboradoum relatrio de ensaio que dever incluir os seguintes pontos:

Componentes de pra-raios Os componentes para a construo de instalaes pra-raios foram no passado definidos pela srie de normas DIN 48801 a DIN 48852, tendo como base as dimenses Desde Agosto de 1999 que est em vigor a norma EN 50164-1 (DIN V VDE 0185 parte 201), que regulamenta o ensaio de componentes de ligao.Aps uma fase de acondicionamento de 10 dias, os componentes so submetidos a correntes de pico sendo classificados numa de duas classes de ensaio: Classe de ensaio H

Estado geral dos cabos colectores e dos outros componentes do dispotivo captor. Estado geral do grau de corroso. Segurana das fixaes dos condutores do sistema praraios e dos seus componentes. Todos os desvios aos requisitos da norma IEC 61024-1. Documentao de todas as alteraes e ampliaes do sistema pra-raios e dos seus componentes e das alteraes na instalao. Adicionalmente devem ser verificados os desenhos finais do sistema pra-raios e a descrio do projecto do sistema pra-raios. Os resultados dos ensaios. Em anexo a este catlogo encontra-se um modelo de relatrio de ensaio.

EN

H
5 0 1 6 4-

Ensaiado com trs correntes de pico de 100 kA, forma da onda 10/350 s. Classe de ensaio N

EN

N
5 0 1 6 4-

Ensaiado com trs correntes de pico de 50 kA, forma da onda 10/350 s. A pedido enviaremos mais informaes sobre os nossos componentes de pra-raios ensaiados segundo a norma EN 50164-1.

Ligao terra circular Casa com cobertura de telhas

! @ BM
@
Condutor redondo Tipo Rd8/ALU-T

Haste captora Tipo 101/G-DIN

BO

Ligador cruzado Tipo 252/16-FL

BP

Ligador cruzado Tipo 256/A-DIN

$
#
Abraadeira de cumeeira Tipo 132/K-VA

BQ

Condutor plano/fita Tipo 5052

$ ^
$
Abraadeira de telhado Tipo 157/FK-VA

BR

Barramento de ligao equipotencial Tipo 1801 VDE

^ ^ ( * BM BN BM BP BS & BR BL BQ BO BP BS ( CU
( * ^

Ligador rpido Vario Tipo 249/ST

CU Cinta flexvel
de proteco contra a corroso Tipo 356

Ligador para goteira Tipo 267

&

Abraadeira para condutor Tipo 113/Z 8-10

Abraadeira para tubo de baixada de gua Tipo301/V

Ligador Tipo 324/S

BL

Ligador de teste Tipo 223/DIN

BM
Uma ligao terra circular uma ligao terra superficial que instalada sob a forma de um arco de circunferncia,o mais fechado possvel,a uma distncia de 1,0 m e com 0,5 m de profundidade, em volta das fundaes exteriores do edifcio. As hastes de penetrao na terra em ao zincado tm de estar protegidas contra a corroso em pelo menos 0,3 m acima e abaixo da superfcie da terra. Para tal adequada a cinta de proteco contra a corroso tipo 356. As ligaes separveis na terra tambm tm de ser protegidas com cintas de proteco contra a corroso. A distncia mxima entre abraadeiras para condutores e de telhado de 1,2 m. A ligao terra circular tem de possuir uma ligao condutora ao barramento de ligao equipotencial.

Abraadeira para haste Tipo 113/Z-16

BN

Haste de penetrao na terra Tipo 200

Ligao terra profunda Casa com cobertura de telhas

! @ BM # %
!
Haste captora Tipo 101/G-DIN

BO

Ligador cruzado Tipo 252/16-FL

BS

Condutor redondo Tipo Rd8/ALU-T

BP

Ligador cruzado Tipo 256/A-DIN

Abraadeira de cumeeira Tipo 132/K-VA

BQ

Condutor plano/fita Tipo 5052

$ ^
$
Abraadeira de telhado Tipo 157/FK-VA

BR

Barramento de ligao equipotencial Tipo 1801 VDE

^ ^ * BM BN BM BP ( & BQ BR BL CU BT CL CU BQ BO CU BU
( * ^

Ligador rpido Vario Tipo 249/ST

BS

Abraadeira para tubo Tipo 303/DIN

Ligador para goteira Tipo 267

BT

Abraadeira de ligao Tipo 2760/20

&

Abraadeira para condutor Tipo 113/Z 8-10

BU

Vara de penetrao na terra Tipo 219/20 BP

Abraadeira para tubo de baixada de gua Tipo301/V

CL

Ponta captora Tipo 1819/20 BP

Ligador Tipo 324/S

CU

Cinta flexvel de proteco contra a corroso Tipo 356

BL

Ligador de teste Tipo 223/DIN

BM
Uma ligao terra profunda uma ligao terra a maior profundidade, normalmente na vertical. Como ligao simples terra,para cada condutor de descarga tem de ser instalada uma ligao terra profunda com 2,5 m de comprimento (de acordo com a norma DIN VDE 0185 parte 3:2002-11) a cerca de 1,0 m de distncia das fundaes do edifcio.Segundo a norma DIN VDE 0185 parte 3:2002-11, h aspectos adicionais a considerar. Os comprimentos necessrios das
8

ligaes terra podem ser subdivididos por vrios comprimentos ligados em paralelo. Em funo das caractersticas do solo,as varas de penetrao na terra profunda so introduzidas na terra mo ou com martelos adequados, elctricos, a gasolina ou pneumticos. As ligaes separveis na terra tambm tm de ser protegidas contra a corroso (com cintas flexveis de proteco contra a corroso).

Abraadeira para haste Tipo 113/Z-16

BN

Haste de penetrao na terra Tipo 200

Ligao terra de fundaes Casa com cobertura plana

CO CR % ! ! % DN CR BS CT CS
!

CO CO BS

DM DM %

A pedido enviaremos informaes sobre hastes captoras isoladas

CO

Componentes de ligao e transposio Tipo 288/DIN

CO

Condutor redondo Tipo Rd8/ALU-T

CP

Componentes de ligao Tipo 287/DIN

Ligador rpido Vario Tipo 249/ST

CR

Abraadeira de telhado Tipo 165/MBG

BL

Ligador de teste Tipo 223/DIN

CS

Bases para haste captora Tipo 101/...

DM
BM
Abraadeira para haste Tipo 113/Z-16

CT

Haste captora Tipo 101 ALU

DM
BN
Haste de penetrao na terra Tipo 200

CU

Cinta flexvel de proteco contra a corroso Tipo 356

CP BL BN BO BN CP CU BO BM BN BQ BR BL BO CN BM BN BO

BO

Ligador cruzado Tipo 252/16-FL

DM

Abraadeira para condutor sem parafusos Tipo 177/..-DIN

BQ

Condutor plano/ fita Tipo 5052

DN

Elemento de expanso Tipo 172/AR

BR

Barramento de ligao equipotencial Tipo 1801/VDE

BS

Abraadeira para tubo Tipo 303/DIN

CU
CM
Uma ligao terra de fundaes uma ligao terra incorporada nas fundaes de beto do edifcio que, entre outras coisas, actua como terra de proteco contra sobretenses, se as bandeiras de ligao para os condutores de descarga sarem das fundaes. As derivaes e ligaes nas fundaes podem ser feitas com ligadores de cunha. Os ligadores de cunha no podem ser instalados na terra. Ao instalar a ligao terra de fundaes, para
10
Espaador Tipo 1811

se obter uma melhor conduo, recomendvel a utilizao de abraadeiras de condutor fita. Os espaadores (21) devem ser instaladas a uma distncia de aprox. 2 m. A distncia das abraadeiras de telhado nas coberturas planas de, no mximo, 1 m. A cobertura de chapa utilizada como dispositivo captor. Para comprimentos do condutor superiores a 20 m necessrio um elemento de expanso.

CN

Ligador de cunha Tipo 1813

11

Hastes captoras

Abraadeiras de telhado

1
157/FK-VA para telha plana com abraadeira 177/20 em poliamida cinzento e base em ao inox
Modelo Para mm Comp. mm Material Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

101/G-DIN 16 mm semelhante DIN 48802, modelo A3, com aleta forjada, arredondada; montada com ligador (uma pea) 5001 DIN para condutor redondo Rd 8-10
Modelo Comp. mm Tamanho nominal mm Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

157/FK-VA 157/FK-VA 157/FK-VA

Rd 8-10 Rd 8-10 Rd 8-10

230 280 410

VA/PA VA/PA VA/PA

50 50 50

7,800 10,165 14,884

5215544 5215587 5215609

FT

101/G-DIN 101/G-DIN

1000 1500

16 16

10 10

164,300 240,000

5402107 5402158

157/LK-VA para telhados em xisto com abraadeira 177/20 em poliamida cinzento e base em ao inox

DIN 48802, modelo A3

4
Modelo Para mm Material Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

Condutor redondo

2
RD 8/ALU-T Material: Alumnio, macio, qualidade torcido Rd 8 /ALU-T
Modelo mm Material Peso kg/% m N.o de ref.

157/LK-VA

Rd 8-10

VA/PA

50

8,000

5215374

Ligadores rpidos Vario

5
249/ST adequado para ligao de condutores redondos Rd 8 e Rd 10. O seu desenho permite ligaes em paralelo, em T e cruzadas.
Modelo Para mm Material Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

RD 8/ALU-T**

Alu***

13,500

5021294

** no corresponde DIN 48801 *** qualidade torcido

249/ST 249/Alu 248/VA

Rd 8-10 Rd 8-10 Rd 8-10

FT Alu VA

50 50 50

10,800 6,600 10,700

5311500 5311519 5311551

Abraadeiras de cumeeira

Ligadores para goteira

6
Blitzschutz--- Bauteile_D_V1_09042002

132/K-VA com abraadeira 177/22 em poliamida cinzento e base em ao inox


Modelo Para mm Material Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

267 para a ligao de condutores nas goteiras (em ao =262/A-DIN /em cobre =262/ZM), adequado para todas as espessuras de goteiras, montado com 2 parafusos DIN 933/M6 x 12 e parafusos DIN 933/M8 x 30 em ao inox
Modelo Para mm Material Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

132/K-VA 132/K-Cu

Rd 8-10 Rd 8-10

VA/PA Cu/PA

50 50

10,900 11,600

5202515 5202590

262 262/ZM

Rd 8-10 Rd 8-10

FT Cu/FT

25 25

19,610 23,100

5316014 5316170

12

Indicar sempre o n.o de ref. nas notas de encomenda

Abraadeiras para condutor

Ligadores

7
113/Z 8-10 adequado para condutor redondo Rd 8-10, com placa de aperto, montada com 2 parafusos sextavados M6 x 16 com rosca interior M8 para enroscar e com furo de passagem
Modelo Para mm Material Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

9
324/S para conduo, aperto e suporte de condutores redondos Rd 8 e Rd 10 em abraadeiras de tubos de gua, estruturas de ao, etc. Pr-montado com parafusos sextavados M8 x 25, bem como porca e anilha. Material: Ao inox
Modelo Para mm Material Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

113/Z 8-10

Rd 8-10

Zn

50

6,202

5229960

324/S 324/S-VA

Rd 8-10 Rd 8-10

FT VA

50 50

3,400 3,400

5326303 5326311

Ligadores de teste

10
113/B-Z-HD 8-10 adequado para condutor redondo Rd 8-10, com placa de aperto, montada com 2 parafusos sextavados M6 x 16, em VA (1.4303), parafusos para madeira 5 x 60 e bucha de plstico de 8 mm
Modelo Para mm Material Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

223/DIN DIN 48835, modelo A Embalagem: 50 unidades adequado para condutor redondo Rd8/Rd10 com condutor redondo Rd 16, montado com parafusos sextavados DIN 48835 modelo A, fechado Corpo do borne em zinco fundido sob presso, parafusos em ao inox.
Modelo Para mm Material Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

113/B-Z-HD 8-10

Rd 8-10

Zn

100

6,580

5230322

223/DIN

8-10/16

Zn

50

12,850

5335205

Abraadeiras Para tubo de baixada de gua

8
301/S com canal passa-cabos, abraadeira para utilizao em tubos de baixada de gua
Modelo Para tubo mm Material Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

10
226
Modelo Para mm Material Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

301/S 301/S

100 120

FS FS

50 50

5,200 5,950

5351057 5351073

226 226/Cu 226/VA

8-10/FL30 x 16 8-10/FL30 x 16 8-10/FL30 x 16

FT Cu VA

50 50 50

8,600 9,700 8,700

5336007 5336023 5336058

8
301/V com 2 furos de ligao de 7,1 furo de ligao de 9 e outro de 11 mm, regulvel para tubos de 60-130 mm de dimetro. A patilha de ligao permite a utilizao dos componentes seguintes como abraadeira para condutor: a.) com ligador tipo 324/S b.) com ligador de uma pea tipo 5001/DIN
Modelo Material Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

Abraadeiras para haste

11
113/Z-16 para hastes captoras e de penetrao na terra de 16 mm , montada com 2 parafusos de cabea cilndrica DIN84/M6 x 16, galvanizada. Com rosca interior M8 para aparafusar. Um furo de passagem permite a fixao com parafusos para madeira. Material: Placa de aperto e parafusos em ao zincado, base em zinco fundido sob presso
Modelo Para mm Material Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

Blitzschutz--- Bauteile_D_V1_09042002

301/V 301/V-VA

FS V2A

5 5

11,900 11,800

5350867 5350905

113/Z-16

Rd 16

Zn

50

6,000

5412609

Indicar sempre o n.o de ref. nas notas de encomenda

13

Abraadeiras para haste

Condutor plano / fita

11
113/B-Z-HD-16 para hastes captoras e de penetrao na terra Rd 16 mm, com placa de aperto, montada com 2 parafusos sextavados M6 x 16, em VA (1.4303), parafusos para madeira 5 x 60 e bucha de plstico de 8 mm
Modelo Para mm Material Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

15
5052 Material: Ao galvanizado /ao inox Depsito de zinco:500 g/m2 Dimenses: 30 x 3,5 mm
Modelo Material Rolo normal aprox. m Peso kg/% m N.o de ref.

113/B-Z-HD-16

Rd 16

Zn

100

6,880

5412803

5052 5052 5052 5052/V2A 5052/V4A

FT FT FT V2A V4A

100 FIX 25 FIX 50 50 50

84,000 84,000 84,000 84,000 84,000

5020336 5020832 5020956 5018501 5018706

Haste de penetrao na terra

Barramento de ligao equipotencial

12
200 arredondada dos dois lados 16 mm
Modelo Comp. mm Tamanho nominal mm Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

16

FT

200 200

1500 2000

16 16

10 10

242,000 320,000

5420156 5420202

Ligadores cruzados

1801 VDE com barramento de 10 x 10 mm em lato niquelado e rgua de bornes de contacto seguro em ao galvanizado. Tampa de 217 x 63 x 65,5 mm em poliestireno resistente ao choque. Cor: cinzento, RAL 7035 Possibilidades de ligao: 7 condutores de 2,5 -25 mm2 2 condutores de 25 -95 mm2 1 condutor (condutor plano) 4 x 30 mm Os componentes individuais para barramentos de ligao de equipotencial podem ser entregues no local para montagem individual.

13
252/16-FL Para a ligao de fita de ao a hastes de penetrao na terra 30 x 3,5 com 16 mm , montado com parafusos sextavados
Modelo Para mm Material Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

Modelo

Emb Un.

Peso kg/Un.

N.o de ref.

1801 VDE

0,550

5015650

252/DIN 252/DIN

8-10, FL30x16 8-10 x 8-10

FT FT

25 25

38,000 33,530

5312345 5312310

16

14
Blitzschutz--- Bauteile_D_V1_09042002

256/... DIN 48845, modelo H para condutor plano at FL40 Para: mx. FL30 x mx. FL30, mx. FL40 x mx. FL40 sem placa intermdia, com 4 parafusos sextavados M8 x 25 e 4 porcas sextavadas M8
Modelo Material Para mm Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

Verso 1809/A para exterior Possibilidades de ligao do barramento de ligao equipotencial 7 condutores mono ou multifilares at 25 mm2 ou condutores de fio fino de 16 mm2 1 condutor redondo Rd 8-10 1 condutor plano FL 30 ou condutor redondo Rd 8-10
Modelo Emb Un. Peso kg/Un. N.o de ref.

256/A-DIN 256/B-A-DIN 30

FT VA

max. FL 30 max. FL 30

10 25

10,260 27,800

5314658 5314720

1809 1809/A

1 1

0,370 0,370

5015073 5015111

14

Indicar sempre o n.o de ref. nas notas de encomenda

Abraadeiras Para tubo

Varas de penetrao na terra

17
303/DIN DIN 48818, modelo D montado com 2 parafusos sextavados DIN 933/M8 x 20 e 2 porcas sextavadas. DIN 934/M8, galvanizado. Material: Ao galvanizado
Modelo Para tubo polegadas Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

19

FT

219/20 DIN 48852, modelo Z Sistema BP, com espigo e furo, 219/20 BP: Depsito de zinco, pelo menos 60 mm
Modelo Comp. fornec. mm Material Emb Un. Peso kg/ Un. N.o de ref.

303/DIN 303/DIN 303/DIN 303/DIN 303/DIN

1 11/4 11/2 2

3/ 4

5 5 5 5 5

25,640 28,300 31,300 33,220 36,840

5102081 5102111 5102138 5102154 5102197

219/20

1500

FT

3,650

5000017

Pontas captoras Abraadeiras de ligao

20 18
1819/20 BP DIN 48852, modelo Sp, para o sistema de varas de penetrao na terra BP
Modelo p/lig.terra profunda mm Emb Un. Peso kg/ Un.

19

2760/20 Embalagem: 5 unidades para varas de penetrao na terra em ao galvanizado. Possibilidades de ligao: Condutor plano at 40 mm, condutor redondo Rd 10 Material: Ao galvanizado
Modelo p/lig. Materra terial profunda mm Para mm Emb Un. Peso kg/ Un. N.o de ref.

N.o de ref.

TG

1819/20BP

20

10

0,035

3041212

2760/20 2760/20-VA

20 20

FT V2A

8-10/FL40 8-10/FL40

5 5

0,324 0,324

5001641 5001625

20
1819/20 DIN 48852, modelo Sp para o sistema de varas de penetrao na terra OMEX
Modelo p/lig.terra profunda mm Emb Un. Peso kg/ Un.

Varas de penetrao na terra

19

N.o de ref.

TG

19

1819/20

20

10

0,033

3041204

Distanciadores

21
Blitzschutz--- Bauteile_D_V1_09042002

219/20 BP DIN 48852, modelo Z Sistema BP, com espigo e furo, 219/20 BP: Depsito de zinco, pelo menos 60 mm
Modelo Comp. fornec. mm Material Emb Un. Peso kg/ Un. N.o de ref.

1811 DIN 48833 para terra de fundaes


Modelo Para mm Comp. mm Emb Un. Peso kg/ Un. N.o de ref.

FT

219/20 BP 219/20 BP-VA

1500 FT 1500 V4A

5 5

3,650 3,650

5000947 5000866

1811

10/FL30x3,5

250

25

0,190

5014018

Indicar sempre o n.o de ref. nas notas de encomenda

15

Ligadores de cunha da OBO

Ligadores para estruturas metlicas

22
1813/DIN DIN 48834 modelo A
Modelo Para mm Emb Un. Peso kg/Un. N.o de ref.

25
274 a pedido enviaremos mais informaes sobre os nossos componentes de pra-raios ensaiados segundo a norma EN 50164-1
Modelo para espessura mm Material Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

FT

1813/DIN

10/FL30 x FL30

0,200

5014212

Componentes de ligao e transposio

274

max. 10

FT

50

10,400

5317428

23
288/DIN DIN 48841, modelo B
Modelo Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

Abraadeiras de telhado

26
165/MBG DIN 48829, modelo B1 cheia com beto, resistente geada
Modelo Para mm Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

Alu

288/DIN

50

7,500

5320712

Para utilizar com: Ligadores 5001

30

N. de ref. 5304164 165/MBG 165/MBG

PE/PP

Rd 8 Rd 10

12 12

106,000 106,000

5218691 5218675

Componentes de ligao

Bases para hastes captoras

24
287/DIN DIN 48841, modelo L
Modelo Material Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

27
101/ST Beto resistente geada,rosca interior M16, comprimento recomendado da haste captora em base 101/St mx.1,0 m
Modelo Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

28

287

Alu

50

6,000

5320704

Para utilizar com:Ligadores 5001

30

N. de ref. 5304164 101/ST 4 6,900 5402891

Ligadores para estruturas metlicas

25
270 Embalagem: 50 unidades
Modelo para espessura mm Material Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

27
Blitzschutz--- Bauteile_D_V1_09042002

101/B-16 Beto resistente geada, rosca interior M16 comprimento recomendado da haste captora 2,5 m 28

Modelo

Emb Un.

Peso kg/% Un.

N.o de ref.

270

max. 10

FT

50

13,810

5317207

101/B-16

16,000

5402956

16

Indicar sempre o n.o de ref. nas notas de encomenda

Hastes caportas

Abraadeiras para condutor rpidas

28

177/20

177/30

177/B-HD-20

177/B-HD-30

31

177/...DIN DIN 48838, semelhante ao modelo B


Modelo Para mm Caixa de Emb carto Un. Unidades Peso kg/% Un. N.o de ref.

101/ALU 16 mm DIN 48802, modelo A1


Modelo Comp. mm Tamanho nominal mm Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

PA

Alu

177/20-DIN 177/30-DIN 177/B-HD-20 177/B-HD-30

Rd 8-10 Rd 8-10 Rd 8-10 Rd 8-10

500 500

50 50 100 100

1,050 1,200 1,930 2,080

5207444 5207460 5207851 5207878

101/ALU 101/ALU 101/ALU 101/ALU 101/ALU

1000 1500 2000 2500 3000

16 16 16 16 16

10 10 10 10 5

55,000 81,000 109,000 136,000 162,000

5401771 5401801 5401836 5401852 5401879

Elemento de expanso

32

Cinta flexvel de proteco contra a corroso

172/AR semelhante DIN 48842


Modelo Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

29
356
Modelo Largura mm Comp. m Emb Un. Peso kg/ Un. N.o de ref.

Alu

172/AR

25

7,500

5218926

356

50

10

0,715

2360055

Cabo de transposio

33
Ligadores

30
Blitzschutz--- Bauteile_D_V1_09042002

5001/DIN DIN 48837, modelo A


Modelo Para mm Material Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

853/DIN: DIN 48841, modelo D Cabo de ao de 25 mm2 com revestimento plstico preto, Terminais em alumnio com 1 furo de fixao de 8,5 e 2 furos de fixao de 4,2 mm
Modelo Emb Un. Peso kg/% Un. N.o de ref.

Alu

5001/DIN

Rd 8-10

Zn/FT

100

7,450

5304105

853/DIN

100

7,260

5331013

Indicar sempre o n.o de ref. nas notas de encomenda

17

Que descarregador de correntes de descargas atmosfricas?


O V 25-B, devido sua capacidade de descarga de correntes de descargas atmosfricas (25kA4polos (10/350)), destina-se a pequenos edifcios. Devido ao seu baixo limiar de proteco, o V 25-B tambm pode ser utilizado como descarregador combinado B e C. De acordo com a VDS (associao de companhias de seguros especializadas), a sua utilizao est aprovada para edifcios, nomeadamente habitaes unifamiliares, pequenas oficinas, etc. O LightningController Modelo MC 50-B VDE possui uma maior capacidade de descarga de correntes de descargas atmosfricas (50kA1polo (10/350)) face ao V 25 B e essencialmente utilizado em instalaes industriais. Outro local de utilizao so os edifcios classificados numa das classes de proteco contra descargas atmosfricas segundo a norma IEC 61024-1. Por ex., edifcios pblicos, igrejas, instalaes industriais, grandes superfcies comerciais, locais de reunio de grande nmero de pessoas, etc.

Descarregador de correntes de descargas atmosfricas da OBO (classe de requisitos B)

35

Descarregador de correntes de descargas atmosfricas da OBO LightningController (classe de requisitos B)

34

V 25-B: (para sistemas de rede TN-C, TN-S) O descarregador de correntes de descargas atmosfricas V 25-B destina-se a ser utilizado na ligao equipotencial de proteco contra descargas atmosfricas de acordo com VDE 0185, parte 1, bem como parte 100. Este um descarregador da classe de requisitos B segundo DIN VDE 0675, parte 6 (projecto de 11.89) que, na presena de uma instalao pra-raios no edifcio, estabelece a ligao equipotencial de proteco contra descargas atmosfricas para as linhas de alimentao de energia. Dever ser igualmente utilizado em edifcios alimentados por linhas areas, uma vez que tambm aqui de contar com correntes de descargas atmosfricas directas ou parciais. O descarregador de correntes de descargas atmosfricas V 25-B da OBO possui um dispositivo de isolamento incorporado, com indicao de avarias, pelo que possvel substituir um mdulo de descarga avariado sem desapertar os condutores de ligao nem desligar a tenso da rede. Para a medio do isolamento basta retirar a parte superior do V 25-B.
Modelo Emb Un. Peso kg/Un. N.o de ref.

MC 50-B VDE : O sistema encaixvel de vias de fasca mltiplas do modelo MC 50-B VDE da OBO um descarregador de correntes de descargas atmosfricas da classe de requisitos B segundo DIN VDE 0675 parte 6 (projecto de 11.89), bem como classe I segundo IEC 61643-1 (02.98), concebido para utilizao entre interfaces 0A e 1 de acordo com o conceito de zonas de proteco contra descargas atmosfricas segundo IEC 1312-1. Graas utilizao de uma parte superior encaixvel, so amplamente satisfeitos os requisitos de teste de dispositivos de proteco contra sobretenses da classe B da directiva da VDEW (1 edio 1998). Como o dispositivo de proteco possui vias de fasca encapsuladas, no h qualquer emisso de fascas fora da caixa. Por este motivo, o descarregador pode ser montado num barramento normalizado TS 35 numa caixa de distribuio corrente no mercado.
Modelo Emb Un. Peso kg/Un. N.o de ref.

V 25-B/3 (TN-C) V 25-B/4 (TN-S) para redes de 230/400 V Partes superior e inferior

1 1

0,435 0,630

5097002 5097037

35
V 25-B/3+NPE: (para sistemas de rede TT e IT) Descarregador de correntes de descargas atmosfricas V25-B/3+NPE da OBO para utilizao na ligao equipotencial de proteco contra descargas atmosfricas em sistemas TT e IT. Descarregador de correntes de descargas atmosfricas modular de 4 plos para um mdulo de 17,5 mm, para utilizao especial numa ligao equipotencial de proteco contra descargas atmosfricas para sistemas TN-S, TT e IT segundo VDE 0185, parte 1 e parte 100, ENV 61024-1, IEC 1024-1, bem como E DIN VDE 0100 parte 534/A1. Mdulo descarregador de controlo automtico atravs de isolamento trmico com indicao de funcionamento. Os blocos de varistores podem ser retirados individualmente da parte inferior, sem interrupo da tenso e as barras de guia impedem uma remoo no autorizada. O descarregador de sobretenso pode ser equipado com uma barreira luminosa de infravermelhos para controlo distncia. O descarregador corresponde aos requisitos da classe de requisitos B segundo DIN VDE 0675 parte 6 e anexos.
Modelo Emb Un. Peso kg/Un. N.o de ref.

MC 50-B VDE

0,400

5096847

Partes superior e inferior

Descarregador de correntes de descargas atmosfricas da OBO

34
MC 125-B/NPE : O OBO LightningController do modelo MC 125-B/NPE da OBO foi concebido para ser utilizado em sistemas TN-S, TT e IT como vias de fasca NPE entre o condutor de neutro (N)e o condutor de terra (PE). Este satisfaz os requisitos da classe de requisitos B segundo DIN VDE 0675 parte 6 (projecto de 11.89), bem como classe I segundo IEC 61643-1 (02.98), e foi concebido para utilizao entre interfaces 0A e 1 de acordo com o conceito de zonas de proteco contra descargas atmosfricas segundo IEC 1312-1. Em conjugao com o OBO LightningController MC 50-B VDE e na presena de uma instalao pra-raios no edifcio ou de cabos areos de alimentao de energia, o MC 125-B/NPE estabelece a ligao equipotencial de proteco contra descargas atmosfricas. Os testes necessrios foram executados com referncia aos parmetros de correntes de descargas atmosfricas segundo ENV 61024-1, bem como IEC 1024-1.
Modelo Emb Un. Peso kg/Un. N.o de ref.

V 25-B/3+NPE

0,640

5097401

35
Modelo Emb Un. Peso kg/Un. N.o de ref.
Blitzschutz--- Bauteile_D_V1_09042002

MC 125-B/NPE

0,520

5096863

V 25-B/0

0,095

5097053

para redes de 230/400 V Parte superior Indicar sempre o n.o de ref. nas notas de encomenda

18

Textos para memrias descritivas


1

Haste captora semelhante DIN 48802, modelo A3, 16 mm de dimetro, 1000 mm de comprimento, arredondada de um lado. O outro lado possui aleta forjada e ligador pr-montado. Modelo 5001 DIN, capacidade de descargas de correntes de descargas atmosfricas (10/350) segundo EN 50164-1, 100 kA (H) para condutor redondo de 8-10 mm de dimetro. Fornecimento e montagem Modelo: 101/G-DIN N. de ref. 5402107 Haste captora semelhante DIN 48802, modelo A3, 16 mm de dimetro, 1500 mm de comprimento, arredondada de um lado. O outro lado possui aleta forjada e ligador pr-montado. Modelo 5001 DIN, capacidade de descargas de correntes de descargas atmosfricas (10/350) segundo EN 50164-1, 100 kA (H) para condutor redondo de 8-10 mm de dimetro. Fornecimento e montagem Modelo: 101/G-DIN N. de ref. 5402158 Condutor redondo em alumnio, macio, qualidade torcido 8 mm de dimetro Fornecimento e montagem Modelo: Rd 8/ALU-T N. de ref. 5021294 Abraadeira de cumeeira em ao inox. com abraadeira para cabo em poliamida Modelo 177/20 para telhas de cumeeira, largura regulvel de 160-260 mm Fornecimento e montagem Modelo: 132/K-VA N. de ref. 5202515 Abraadeira de cumeeira em ao inox., cobreado, com abraadeira para cabo em poliamida na cor de cobre Modelo 177/20-CU para telhas de cumeeira, largura regulvel de 160-260 mm Fornecimento e montagem Modelo: 132/K-CU N. de ref. 5202590 Abraadeira de telhado direita, em ao inox., para telha plana com abraadeira para cabo em poliamida Modelo 177/20 cinza. 230 mm de comprimento Fornecimento e montagem Modelo: 157/FK-VA N. de ref. 5215544 Abraadeira de telhado direita, em ao inox., para telha plana com abraadeira para cabo em poliamida Modelo 177/20 cinza. 280 mm de comprimento Fornecimento e montagem Modelo: 157/FK-VA N. de ref. 5215587 Abraadeira de telhado direita, em ao inox., para telha plana com abraadeira para cabo em poliamida Modelo 177/20 cinza. 410 mm de comprimento Fornecimento e montagem Modelo: 157/FK-VA N. de ref. 5215609

Abraadeira de telhado direita, em ao inox. para telhados em xisto com abraadeira para cabo em poliamida Modelo 177/20 cinza. 212 mm de comprimento Fornecimento e montagem Modelo: 157/FK-VA N. de ref. 5215374 Ligadores rpidos Vario em ao galvanizado, para ligar condutores redondos 8 e 10 mm para ligaes em paralelo, em T e cruzadas, capacidade de descarga de correntes de descargas atmosfricas (10/350) segundo EN 50164-1, 100 kA (H) Fornecimento e montagem Modelo: 249/ST N. de ref. 5311500 Ligadores rpidos Vario Em alumnio, para ligar condutores redondos de 8 e 10 mm para ligaes em paralelo, em T e cruzadas, capacidade de descarga de correntes de descargas atmosfricas (10/350) segundo EN 50164-1, 100 kA (H) Fornecimento e montagem Modelo: 249/Alu N. de ref. 5311519 Ligadores rpidos Vario em ao inox., material 1. 4301, para ligar condutores redondos de 8 e 10 mm para ligaes em paralelo, em T e cruzadas, capacidade de descarga de correntes de descargas atmosfricas (10/350) segundo EN 50164-1, 100 kA (H) Fornecimento e montagem Modelo: 249/VA N. de ref. 5311551 Ligadores para goteira em ao galvanizado, para ligao dos condutores nas goteiras, adequado para espessuras de 15-22 mm, com parafusos em ao inox. Fornecimento e montagem Modelo: 262/A DIN N. de ref. 5216219 Ligadores para goteira em ao galvanizado por imerso, segundo DIN ISO 1461, para ligao de condutores redondos de 8-10 mm nas goteiras, adequado para todas as espessuras, com parafusos em ao inox Fornecimento e montagem Modelo: 262 N. de ref. 5216014 Ligadores para goteira para ligao de condutores redondos de 8-10 mm em ao ou alumnio nas goteiras de cobre, adequado para todas as espessuras, placa intermdia de alumnio/cobre e placa de aperto em ao, base em cobre Fornecimento e montagem Modelo: 262/ZM N. de ref. 5216170 Abraadeiras para condutor Base em zinco fundido sob presso, com rosca interior M8 e placa de aperto em ao galvanizado, com dois parafusos M6 x 16 Fornecimento e montagem Modelo: 113/Z 8-10 N. de ref. 5229960

Blitzschutz--- Bauteile_D_V1_0904200

19

Abraadeiras para condutor Base em zinco fundido sob presso, com rosca interior M8 e placa de aperto em ao galvanizado, pr-montadas com dois parafusos M6 x 16, com parafuso para madeira de 5 x 60 e bucha de plstico de 8 mm Fornecimento e montagem Modelo: 113/Z-HD 8-10 N. de ref. 5230322 Abraadeiras para tubo de baixada de gua em ao galvanizado, para condutores redondos de 8-10 mm directamente atrs do tubo de gua, incluindo parafusos e porcas para tubos de 100 mm de dimetro Fornecimento e montagem Modelo: 301/S N. de ref. 5351057 Abraadeiras para tubo de baixada de gua em ao galvanizado, para condutores redondos de 8-10 mm directamente atrs do tubo de gua, incluindo parafusos e porcas para tubos de 120 mm de dimetro Fornecimento e montagem Modelo: 301/S N. de ref. 5351073 Abraadeiras para tubo de baixada de gua em ao galvanizado, com dois furos de ligao de 7 mm de dimetro, um furo de ligao de 9 e outro de 11 mm de dimetro. Regulvel para tubos de gua com um dimetro de 60-130 mm Fornecimento e montagem Modelo: 301/V N. de ref. 5350867 Abraadeiras para tubo de baixada de gua em alumnio, com dois furos de ligao de 7 mm de dimetro, um furo de ligao de 9 e outro de 11 mm de dimetro. Regulvel para tubos de gua com um dimetro de 60-130 mm Fornecimento e montagem Modelo: 301/V-AL N. de ref. 5350921 Ligador em ao galvanizado para aperto de condutores redondos de 8/10 mm em abraadeiras de tubos de gua ou em estruturas de ao, completo com parafuso sextavado M8 x 25 bem como porca e anilha inox Fornecimento e montagem Modelo: 324/S N. de ref. 5326303 Ligador em ao inox, material 1. 4301, para aperto de condutores redondos de 8-10 mm em abraadeiras de tubos de gua ou em estruturas de ao, completo com parafuso sextavado M8 x 25 Fornecimento e montagem Modelo: 324/S-VA N. de ref. 5326311 Ligador de teste segundo DIN 48835, modelo A, em zinco fundido sob presso, com parafusos em ao inox, para ligao de condutores redondos de 8/10 mm a hastes de penetrao na terra redondas de 16 mm. Testado segundo EN 50164-1 Fornecimento e montagem Modelo: 223/DIN N. de ref. 5335205

10

Ligador de teste em ao galvanizado, para ligar condutores redondos Rd 8-10 e condutores planos FL 30 haste de penetrao na terra Rd 16, capacidade de descargas de correntes de descargas atmosfricas (10/350) segundo EN 50164-1, 100 kA (H) Fornecimento e montagem Modelo: 226 N. de ref. 5336007 Ligador de teste em cobre, para ligar condutores redondos Rd 8-10 e condutores planos FL 30 haste de penetrao na terra Rd16, capacidade de descargas de correntes de desca gas atmosfricas (10/350) segundo EN 50164-1, 100 kA (H) Fornecimento e montagem Modelo: 226/CU N. de ref. 5336023 Ligador de teste em ao inox, material 1. 4301, para ligar condutores redondos Rd 8-10 e condutores planos FL 30 haste de penetrao na terra Rd 16, capacidade de descargas de correntes de descargas atmosfricas (10/350) segundo EN 50164-1, 100 kA (H) Fornecimento e montagem Modelo: 226/VA N. de ref. 5336058 Abraadeiras para haste Base em zinco fundido sob presso, para fixao de hastes captoras e de penetrao na terra, 16 mm de dimetro com rosca interior M8, placa de aperto em ao galvanizado montadas com dois parafusos sextavados M6 x 16 Fornecimento e montagem Modelo: 113/Z-16 N. de ref. 5412069 Abraadeiras para haste Base em zinco fundido sob presso, para fixao de hastes captoras e de penetrao na terra, 16 mm de dimetro com rosca interior M8, placa de aperto em ao galvanizado, montadas com dois parafusos M6 x 16, prmontadas com parafuso para madeira de 5 x 60 e bucha de plstico de 8 mm Fornecimento e montagem Modelo: 113/B-Z-HD-16 N. de ref. 5412803 Haste de penetrao na terra em ao galvanizado, 16 mm de dimetro, arredondada dos dois lados, para ligao entre o condutor de descarga e o sistema de terra Fornecimento e montagem Modelo: 200 N. de ref. 5420156 Haste de penetrao na terra em ao galvanizado, 16 mm de dimetro, arredondada dos dois lados, para ligao entre o condutor de descarga e o sistema de terra,2000 mm de comprimento. Fornecimento e montagem Modelo: 200 N. de ref. 5420202 Ligador cruzado ao galvanizado, 60 x 60 mm com placa intermdia, parafusos M8 x 25 (com fenda) e porcas para ligao de condutores redondos de 8-10 mm a condutores redondos de 8-10 mm com placa intermdia Fornecimento e montagem Modelo: 252/DIN N. de ref. 5312310
Blitzschutz--- Bauteile_D_V1_0904200

10

10

11

11

12

12

10

13

20

14

Ligador cruzado em ao galvanizado, 30 x 30 mm sem placa intermdia, incluindo parafusos M8 x 25 (com fenda) e porcas para ligao de fita de ao FL 30 terra. Fornecimento e montagem Modelo: 256/A-DIN 30 N. de ref. 5314658 Ligador cruzado em ao galvanizado, 60 x 60 mm sem placa intermdia, incluindo parafusos M8 x 25 (com fenda)e porcas para ligao de fita de ao FL 30 terra. Fornecimento e montagem Modelo: 256/B-A-DIN 30 N. de ref. 5314720 Condutor plano/fita para criar sistemas de terra e para utilizao na proteco contra descargas atmosfricas, em ao galvanizado por imerso Dimenses Alt. x Larg.: 30 x 3, 5 mm Depsito de zinco: 225g/m 2 (aprox. 30 my) Comprimento fixo: 100 m em rolo Fornecimento e montagem Modelo: 5052 N. de ref. 5020336 Condutor plano/fita para criar sistema de terra e para utilizao na proteco contra descargas atmosfricas, em ao galvanizado por imerso Dimenses Alt. x Larg.: 30 x 3, 5 mm Depsito de zinco: 225g/m 2 (aprox. 30 my) Comprimento fixo: 25 m em rolo Fornecimento e montagem Modelo: 5052 N. de ref. 5020832 Condutor plano/fita para criar sistema de terra e para utilizao na proteco contra descargas atmosfricas, em ao galvanizado por imerso Dimenses Alt. x Larg.: 30 x 3, 5 mm Depsito de zinco: 225g/m 2 (aprox. 30 my) Comprimento fixo: 50 m em rolo Fornecimento e montagem Modelo: 5052 N. de ref. 5020956 Condutor plano/fita para criar sistemas de terra e para utilizao na proteco contra descargas atmosfricas, em ao inox. V2A, Material 1. 4301 Dimenses Alt. x Larg.: 30 x 3, 5 mm Comprimento fixo: 50 m em rolo Fornecimento e montagem Modelo: 5052 N. de ref. 5018501 Condutor plano/fita para criar sistemas de terra e para utilizao na proteco contra descargas atmosfricas, em ao inox. V4A, Material 1. 4571 Dimenses Alt. x Larg.: 30 x 3, 5 mm Comprimento fixo: 50 m em rolo Fornecimento e montagem Modelo: 5052 N. de ref. 5018706

16

14

Barramento de ligao equipotencial testado segundo VDE 0618 parte 1, composto por barramento de lato de 10 x 10 mm, niquelado e rgua de bornes de contacto seguro em ao galvanizado, suportes de fixao e tampa. Adequado para ligao equipotencial de proteco contra descargas atmosfricas. Equipado com bornes para: 7 condutores monofilares, multifilares ou de fio fino de 2, 5-25 mm2 2 condutores monofilares, multifilares ou de fio fino de 25-95 mm2 , 1 condutor plano at FL30 mx. 5 mm de espessura, Testado segundo EN 50164-1. Fornecimento e montagem Modelo: 1801 VDE N. de ref. 5015650 Barramento de ligao equipotencial composto por barramento de lato niquelado, parafusos e placa de aperto em ao galvanizado, suportes de fixao e tampa em poliestireno. Equipado com bornes para:7 condutores monofilares, multifilares ou de fio fino de 2, 5-25 mm2 , 1 condutor redondo Rd 8-10, 1 condutor plano at FL30 Testado segundo EN 50164-1 Fornecimento e montagem Modelo: 1809 N. de ref. 5015073 Barramento de ligao equipotencial para instalaes exteriores, composto por barramento de lato niquelado, parafusos e placa de aperto em ao inox, suportes de fixao e tampa em poliestireno, Cor: Preto resistente aos raios UV. Equipado com bornes para: 7 condutores monofilares, multifilares ou de fio fino de 2, 5-25 mm2, 1 condutor redondo Rd 8-10, 1 condutor plano at FL30 Testado segundo EN 50164-1 Fornecimento e montagem Modelo: 1809/A N. de ref. 5015111 Abraadeira para tubo em ao galvanizado segundo DIN 48818 modelo D, 40 mm de largura com furo D =11 mm, pr-montada com parafusos M8 x 25 (com fenda) e porcas M8 para tubo com dimetro de 3/4equivalente a 26, 9 mm Fornecimento e montagem Modelo: 303/DIN N. de ref. 5102081 Abraadeira para tubo em ao galvanizado segundo DIN 48818 modelo D, 40 mm de largura com furo D =11 mm, pr-montada com parafusos M8 x 25 (com fenda) e porcas M8 para tubo com dimetro de 1 equivalente a 33,7 mm Fornecimento e montagem Modelo: 303/DIN N. de ref. 5102111 Abraadeira para tubo em ao galvanizado segundo DIN 48818 modelo D, 40 mm de largura com furo D =11 mm, pr-montada com parafusos M8 x 25 (com fenda) e porcas M8 para tubo com dimetro de 1 1/4 equivalente a 42,4 mm Fornecimento e montagem Modelo: 303/DIN N. de ref. 5102138

15

16

15

16

15

17

15

17

15
Blitzschutz--- Bauteile_D_V1_0904200

17

21

17

Abraadeira para tubo em ao galvanizado segundo DIN 48818 modelo D, 40 mm de largura com furo D =11 mm, pr-montada com parafusos M8 x 25 (com fenda) e porcas M8 para tubo com dimetro de 1 1/2 equivalente a 48,3 mm Fornecimento e montagem Modelo: 303/DIN N. de ref. 5102154 Abraadeira para tubo em ao galvanizado segundo DIN 48818 modelo D, 40 mm de largura com furo D =11 mm, pr-montada com parafusos M8 x 25 (com fenda) e porcas M8 para tubo com dimetro de 2 equivalente a 60,3 mm Fornecimento e montagem Modelo: 303/DIN N. de ref. 5102197 Abraadeira de ligao em ao galvanizado, com placa intermdia, para ligao de condutores redondos Rd 8-10 ou condutores planos at FL 40 a varas de penetrao na terra (ligao terra profunda) D =20 mm, pr-montada com parafuso (com fenda)e porcas Fornecimento e montagem Modelo: 2760/20 N. de ref. 5001641 Abraadeira de ligao em ao inox, material 1. 4301, com placa intermdia, para ligao de condutores redondos Rd 8-10 mm ou condutores planos at 4 x 40 a varas de penetrao na terra (ligao terra profunda)com um dimetro de 20 mm, pr-montada com parafuso (com fenda) e porca Fornecimento e montagem Modelo: 2760/B-20-VA N. de ref. 5001625 Vara de penetrao na terra segundo DIN 48852, modelo Z, em ao galvanizado por imerso, depsito de zinco de pelo menos 60 mm, sistema BP, com espigo e furo como acoplamento, 20 mm de dimetro Comprimento de fornecimento 1. 500 mm Fornecimento e montagem Modelo: 219/20 BP N. de ref. 5000947 Vara de penetrao na terra segundo DIN 48852, modelo Z, em ao galvanizado por imerso, depsito de zinco de pelo menos 60 mm, sistema OMEX, com espigo e furo como acoplamento, 20 mm de dimetro Comprimento de fornecimento 1. 500 mm Fornecimento e montagem Modelo: 219/20 N. de ref. 5000017 Vara de penetrao na terra segundo DIN 48852, modelo Z, em ao inox V4A, material 1, 4571, sistema BP, com espigo e furo como acoplamento, 20 mm de dimetro Comprimento de fornecimento, 1. 500 mm Fornecimento e montagem Modelo: 219/20 BP-VA N. de ref. 5000866 Pontas captoras (segundo DIN 48852)em ao temperado Modelo Sp para varas de penetrao profunda na terra D =20 mm, sistema BP Fornecimento e montagem Modelo: 1819/20BP N. de ref. 3041212

20

Pontas captoras (segundo DIN 48852) em ao temperado Modelo Sp para varas de penetrao profunda na terra D =20 mm, sistema OMEX Fornecimento e montagem Modelo: 1819/20BP N. de ref. 3041204

17

21

Distanciador em ao galvanizado, para a instalao profissional de varo de ao de 10 mm ou fita de ao de 30 x 3, 5 como ligao terra de fundaes, 250 mm de comprimento com batente de profundidade. Fornecimento e montagem Modelo: 1811 N. de ref. 5014018

18

22

Ligador em cunha em ao galvanizado segundo DIN 48834 modelo A, adequado para ligaes cruzadas, longitudinais e em T nas fundaes para varo de ao Rd 10 e/ou fita de ao de 30 x 3, 5 mm Fornecimento e montagem Modelo: 1813DIN N. de ref. 5014212

18

23

Componentes de ligao e transposio segundo DIN 48841, modelo B, para ligao e unio de condutores redondos e planos a estruturas de ao ou chapa. Furo de ligao D = 11 mm 5 furos de fixao D = 4, 2 mm de cada lado e 2 furos de fixao D = 6, 9 mm Fornecimento e montagem Modelo: 288/ DIN N. de ref. 5320712

19

24

Componentes de ligao em alumnio segundo DIN 48841, modelo L, para ligao de condutores redondos e planos a estruturas de ao ou chapa. Furo de ligao D = 11 mm. 5 furos de fixao D = 4,2 mm e 2 furos de fixao D = 6,9 mm. Fornecimento e montagem Modelo: 287 N. de ref. 5320704

19

25

19

Ligador para estruturas metlicas em ao galvanizado, para ligao de condutores redondos Rd 8-10 a estruturas de chapa e ao at 10 mm de espessura, com 2 parafusos sextavados para aperto e 2 parafusos sextavados na placa de aperto M6 (com fenda) capacidade de descarga de correntes de descargas atmosfricas (10/350) segundo EN 50164-1, 100 kA (H) Fornecimento e montagem Modelo: 270 N. de ref. 5317207

25

20

22

Blitzschutz--- Bauteile_D_V1_0904200

Ligador para estruturas metlicas em ao galvanizado por imerso, para ligao de condutores redondos Rd 8-10 em paralelo ou em cruz a estruturas de chapa e ao at 10 mm de espessura capacidade de descarga de correntes de descargas atmosfricas (10/350) segundo EN 50164-1, 100 kA (H) Fornecimento e montagem Modelo: 274 N. de ref. 5317207

26

Abraadeira de telhado (segundo DIN 48829) em plstico, modelo B1, para instalao de cabos colectores em coberturas planas, para arame redondo Rd 8 com enchimento de beto resistente geada, peso do enchimento 1kg. Cpsula em polietileno, base em polipropileno, preto resistente aos raios UV. Fornecimento e montagem Modelo: 165/ MBG N. de ref. 5217428 Abraadeira de telhado (segundo DIN 48829) em plstico, modelo B1, para instalao de cabos colectores em coberturas planas, para arame redondo Rd 10 com enchimento de beto resistente geada, peso do enchimento 1kg, preto, resistente aos raios UV. Fornecimento e montagem Modelo: 165/ MBG N. de ref. 5218675 Base para haste captora em beto resistente geada, com base de plstico. Rosca interior M16 para recepo de hastes captoras at 1m de comprimento Peso 6,9 kg/Un. Fornecimento e montagem Modelo: 101/St N. de ref. 5402891 Base para haste captora em beto resistente geada, rosca interior M16 para recepo de hastes captoras at 2, 5 m de comprimento Peso 16 kg/Un. Fornecimento e montagem Modelo: 101/B-16 N. de ref. 5402956 Haste captora (segundo DIN 48802 modelo A 1) em alumnio, dimetro D-16 mm, com rosca M16 x 35 para enroscar na base para haste captora, com rosca interior M16, 1000 mm de comprimento Fornecimento e montagem Modelo: 101/ALU N. de ref. 5401771 Haste captora (segundo DIN 48802) em alumnio, modelo A 1, dimetro D-16 mm, com rosca M16 x 35 para enroscar na base para haste captora, com rosca interior M16, 1. 500 mm de comprimento Fornecimento e montagem Modelo: 101/ALU N. de ref. 5401801 Haste captora (segundo DIN 48802) em alumnio, modelo A 1, dimetro D-16 mm, com rosca M16 x 35 para enroscar na base para haste captora, com rosca interior M16, 2. 000 mm de comprimento Fornecimento e montagem Modelo: 101/ALU N. de ref. 5401836 Haste captora (segundo DIN 48802) em alumnio, modelo A 1, dimetro D-16 mm, com rosca M16 x 35 para enroscar na base para haste captora, com rosca interior M16, 2. 500 mm de comprimento Fornecimento e montagem Modelo: 101/ALU N. de ref. 5401852

28

Haste captora (segundo DIN 48802) em alumnio, modelo A 1, dimetro D-16 mm, com rosca M16 x 35 para enroscar na base para haste captora, com rosca interior M16, 3. 000 mm de comprimento Fornecimento e montagem Modelo: 101/ALU N. de ref. 5401879 Cinta flexvel de proteco contra a corroso em petrolato, com interior em tecido de algodo, sob a forma de cinta flexvel para proteco de pontos de ligao e unio na terra, 1, 2 mm de espessura e 50 mm de largura Fornecimento e montagem Modelo: 356 N. de ref. 2360055 Ligador (segundo DIN 48837) modelo A, parafuso em ao galvanizado, pea de aperto em zinco fundido sob presso, como componente de ligao para condutores redondos Rd 8-10, capacidade de descarga de correntes de descargas atmosfricas (10/350) segundo EN 50164-1, 100 kA (H) Fornecimento e montagem Modelo: 5001/DIN N. de ref. 5304105 Abraadeira para condutor sem parafusos em poliamida, para instalao de condutores redondos Rd 8-10, com rosca interior M8 e furo de passagem para parafusos para madeira, resistente ao tempo e a temperatura de -35C a +90C, altura de montagem 20 mm Fornecimento e montagem Modelo: 177/20 DIN N. de ref. 5207444 Abraadeira para condutor sem parafusos em poliamida, para instalao de condutores redondos Rd 8-10, com rosca interior M8 e furo de passagem para parafusos para madeira, resistente ao tempo e a temperatura de -35C a +90C, altura de montagem 30 mm Fornecimento e montagem Modelo: 177/30 DIN DIN N. de ref. 5207460 Abraadeira para condutor sem parafusos em poliamida, para instalao de condutores redondos Rd 8-10, com rosca interior M8 e furo de passagem para parafusos para madeira, resistente ao tempo e a temperatura de -35C a +90C, altura de montagem 20 mm, pr-montada com parafusos para madeira 5 x 60 mm e bucha de plstico 8 x 40 mm. Fornecimento e montagem Modelo: 177/B-HD 20 DIN N. de ref. 5207851 Abraadeira para condutor sem parafusos em poliamida, para instalao de condutores redondos Rd 8-10, com rosca interior M8 e furo de passagem para parafusos para madeira, resistente ao tempo e a temperatura de -35C a +90C, altura de montagem 30 mm, pr-montada com parafusos para madeira 5 x 60 mm e bucha de plstico 8 x 40 mm. Fornecimento e montagem Modelo: 177/B-HD 30 DIN N. de ref. 5207878

29

26

30

27

27

31

28

31

28

31

28

31

Blitzschutz--- Bauteile_D_V1_0904200

28

23

32

Elemento de expanso em alumnio, para compensao de variaes de comprimento devido a diferenas de temperatura no telhado, para condutores com mais de 20 m de comprimento. Comprimento aprox. 400 mm em condutor redondo Rd 8. Fornecimento e montagem Modelo: 172/AR N. de ref. 5218926

34

33

Cabo de transposio (segundo DIN 48841 modelo D)em ao, para a transposio de juntas de dilatao e pontos salientes, cabo de ao de 25 mm2, revestido a plstico, preto com terminais em alumnio, um furo de fixao D = 8,5 mm e 2 furos de fixao D = 4,2 mm. Fornecimento e montagem Modelo: 853/DIN N. de ref. 5331013

Descarregador de correntes de descargas atmosfricas da classe de requisitos B segundo DIN VDE 0675 parte 6 (A1/A2), para utilizao na ligao equipotencia de proteco contra descargas atmosfricas segundo DIN VDE 0185 parte 1/100, unipolar, Tenso nominal/ de dimensionamento 230 V/275 V 50-60 Hz Corrente de descarga total (nominal) 75 kA (8/20) Limiar de corrente de descarga (3 plos) 150 kA (8/20) Limiar de proteco <2 kV Fusvel prvio necessrio mx. 160 A Descarregador composto por 2 partes: Mdulo de descarga e base de ligao, mdulo de descarga separvel para parte inferior sem ferramentas, aplicvel em barramentos segundo EN 50022, indicao ptica de funcionamento Fabricante: OBO Bettermann Modelo: V 25-B/3 N. de ref. 5097002 ou equivalente

34

Descarregador de correntes de descargas atmosfricas da classe de requisitos B segundo DIN VDE 0675 parte 6 (A1/A2), vias de fasca mltiplas no explosivas, sem emisso de fascas para fora da caixa, com marca de aprovao VDE; VE; KEMA KEUR, unipolar, Tenso nominal/ de dimensionamento 230 V/255 V 50-60 Hz Capacidade de descarga de correntes de descargas atmosfricas 50 kA (10/350) Limiar de proteco <2 kV Corte da corrente subsequente 25 kA Fusvel prvio necessrio mx. 500 A Parte superior encaixvel para permitir controlar a resistncia de isolamento sem interrupo da tenso (directiva TAB), vias de fasca totalmente encapsuladas, aplicveis em barramentos segundo EN 50022. Duas possibilidades de ligao para condutores L e N/PE Fabricante: OBO Bettermann Modelo: MC 50-B VDE N. de ref. 5096847 ou equivalente

35

Descarregador de correntes de descargas atmosfricas da classe de requisitos B segundo DIN VDE 0675 parte 6 (A1/A2), para utilizao na ligao equipotencial de proteco contra descargas atmosfricas segundo DIN VDE 0185 parte 1/100, 4 plos, Tenso nominal / de dimensionamento 230 V/275 V 50-60 Hz Corrente de descarga total (nominal) 100 kA (8/20) Limiar de corrente de descarga (4 plos) 200 kA (8/20) Limiar de proteco <2 kV Fusvel prvio necessrio mx. 160 A Descarregador composto por 2 partes: Mdulo de descarga e base de ligao, mdulo de descarga separvel para parte inferior sem ferramentas, aplicvel em barramentos segundo EN 50022, indicao ptica de funcionamento Fabricante: OBO Bettermann Modelo: V 25-B/4 N. de ref. 5097037 ou equivalente

34

24

Blitzschutz--- Bauteile_D_V1_0904200

Vias de fasca NPE da classe de requisitos B segundo DIN VDE 0675 parte 6 (A1/A2), para utilizao entre o condutor de neutro (N) e o condutor de terra (PE) segundo DIN VDE 100 parte 534, unipolar, Tenso nominal/ de dimensionamento 230 V/255 V 50-60 Hz Capacidade de descarga de correntes de descargas atmosfricas 125 kA (10/350) Limiar de proteco <2, 5 kV vias de fasca totalmente encapsuladas, aplicveis em barramentos segundo EN 50022. Duas possibilidades de ligao para condutores N ou PE Fabricante: OBO Bettermann Modelo: MC 125-B/NPE N. de ref. 5096863 ou equivalente

35

Descarregador de correntes de descargas atmosfricas adequao universal para sistemas de rede TN-S, IT e TT da classe de requisitos B segundo E DIN VDE 0675 parte 6 (A1/A2), para utilizao na ligao equipotencial de proteco contra descargas atmosfricas segundo DIN VDE 0185 parte 1/100, descarregador de 4 plos (3 descarregadores de corrente de descargas atmosfricas +via de fasca NPE) Descarregador de corrente de descargas atmosfricas (3 plos) Tenso nominal / de dimensionamento 230 V/275 V 50-60 Hz Corrente de descarga total (nominal) 75 kA (8/20) Limiar de corrente de descarga (3 plos) 150 kA (8/20) Limiar de proteco <2kV Fusvel prvio necessrio mx. 160 A Via de fasca NPE (unipolar) Tenso nominal / de dimensionamento 230 V/255 V 50-60Hz Corrente de descarga nominal 50 kA (8/20) Descarregador composto por 2 partes: Mdulo de descarga e base de ligao, mdulo de descarga separvel para parte inferior sem ferramentas, aplicvel em barramentos segundo EN 50022, indicao ptica de funcionamento Fabricante: OBO Bettermann Modelo: V 25-B/3+NPE N. de ref. 5097401 ou equivalente

35

Descarregador de correntes de descargas atmosfricas da classe de requisitos B segundo DIN VDE 0675 parte 6 (A1/A2), para utilizao na ligao equipotencial de proteco contra descargas atmosfricas segundo DIN VDE 0185 parte 1/100 Parte superior Tenso nominal / de dimensionamento 230 V/275 V 50-60 Hz Corrente de descarga nominal 30 kA (8/20) Limiar de corrente de descarga 60 kA (8/20) Limiar de proteco <2 kV Fusvel prvio necessrio mx. 160 A Parte superior para utilizao na base do descarregador, indicao ptica de funcionamento Fabricante: OBO Bettermann Modelo: V 25-B/0 N. de ref. 5097053 ou equivalente

Blitzschutz--- Bauteile_D_V1_0904200

25

Ensaio de sistemas pra-raios Relatrio de ensaio n. Nome do ensaiador:

Executado por:

Indicaes gerais
Proprietrio,nome Rua Cdigo postal, localidade

Indicaes sobre a instalao fsica


Local Classes de proteco contra descargas atmosfricas (assinalar com x) Tipo de construo e utilizao I II III IV

Tipo de cobertura do telhado

Indicaes sobre o sistema pra-raios


Material e seco dos condutores Condutores de descarga Tipo do sistema de terra: por ex. terra em anel, terra profunda, terra de fundaes Indicaes sobre a ligao equipotencial de proteco contra descargas atmosfricas Proximidades consideradas sim j no j Deficincias:ver resultado do ensaio j j Nmero

Normas e disposies sobre proteco contra descargas atmosfricas data da construo


ABB 8 edio DIN VDE 0185-2 DIN VDE 0185-103 j j j j j j j Ensaio de acompanhamento da construo j Ensaio de repetio Inspeco visual de acordo com as normas j j j j j j j j j DIN VDE 0185-1 VDE V 0185-100

Tipo de ensaio
Ensaio de projecto Ensaio de recepo Ensaio adicional Completo

Ensaio atravs de inspeco a

- unies desapertadas - peas enfraquecidas por corroso - todas as ligaes terra - fixaes de todos os condutores e componentes do sistema - alteraes que requerem medidas de proteco adicionais - montagem correcta de todos os descarregadores de corrente de descargas atmosfricas e de sobretenses

Disponvel na OBO BETTERMANN

Ensaio atravs de inspeco a


- danos ou desaperto de descarregadores de corrente de descargas atmosfricas e de sobretenses - interrupo de fusveis a montante dos descarregadores - ligao equipotencial de proteco contra descargas atmosfricas sem falhas para novas ligaes de alimentao ou ampliaes das ligaes de alimentao no interior da instalao fsica,que tenham sido executadas aps o ltimo ensaio j

Medies
- continuidade das ligaes no instaladas vista - dispositivos captores - condutores de descarga - condutores de ligao equipotencial (valor orientativo 1 Ohm) - medio das resistncias de passagem em todos os pontos de medio,para verificar a continuidade dos condutores (valor orientativo 1 Ohm) - passagem a instalaes metlicas (gs,gua, aquecimento,ventilao,etc.)

Ponto de teste N.: RA em Ohm Ponto de teste N.: RA em Ohm Ponto de teste N.: RA em Ohm

1 10 19

2 11 20

3 12 21

4 13 22

5 14 23

6 15 24

7 16 25

8 17 26

9 18 27

Resistncia de propagao RA ges de toda a instalao __________Ohm com os pontos de teste fechados controlo ptico atravs de escavaes sim j no j j Local

Resultado do ensaio
O sistema pra-raios est isento de quaisquer deficincias: O ensaio detectou as seguintes deficincias: sim j no j

Prximo ensaio em O relatrio de ensaio contm pginas O relatrio de ensaio contm anexos

Local

, de

Assinatura do ensaiador:
Disponvel na OBO BETTERMANN

Assinatura do proprietrio

Lista de preos por ordem numrica


Estrutura do nmero EANr: Identificao do pas 40 Identificao do fabricante 1219 Cdigo individual EAN 5647589

Cd. EAN N.o de ref.

Preo Pg. Cd. EAN N.o de ref. E


/ Un.

Preo Pg. Cd. EAN N.o de ref. B


/% Un.

Preo Pg. Cd. EAN N.o de ref.

Preo Pg.

5230533 2360055 5242710 3041204 5242772 3041212 5371298 5000017 5371830 5000866 5371892 5000947 5752653 5001625 5372912 5001641 5377894 5014018 5378013 5014212 5378259 5015073 5959427 5015111 5378556 5015650 5800415 5018501 5800477 5018706 5380832 5020336 5381372 5020832 5381495 5020956 5901273 5021294

17 5629535 5230322 15 15 5415879 5304105 15 15 5417675 5311500 15 5417736 5311519 5417910 5311551 15 15 5418092 5312310 5418153 5312345 15 16 5419471 5314658 14 5925873 5314720 14 14 5419891 5316014 5818359 5316170 14 14 5420552 5317207 5420859 5317428 14 14 5421573 5320704 14 5421634 5320712 12 5422419 5326303 5422471 5326311 5423379 5331013 18 18 5423614 5335205 18 5424215 5336007 18 5424277 5336023 18 5424338 5336058 18 5426790 5350867 5426912 5350905 15 15 15 15 15 5426974 5351057 5427032 5351073 5401771 5401801 5401836 5401852 5401879 5402107 5402158 5402891 5402956

13 17 12 12 12 14 14

E B

14 14 12 12 16 16 16 16 13 13 17 13 13 13 13 13 13 13 13 17 17 17 17 17 12 12 16 16 13 14
BlitzschutzBauteile_P_V0_25022003

/% m

G 5966388 5096847 5966449 5096863 5808091 5394037 5394099 5785590 5097002 5097037 5097053 5097401 B 5399919 5399971 5400035 5400097 5400158 5102081 5102111 5102138 5102154 5102197
/% Un. / Un.

5403036 5202515 5902232 5202590 5404897 5404958 5336433 5334811 5811879 5902591 5812296 5812418 5207444 5207460 5207851 5207878 5215374 5215544 5215587 5215609

5901334 5427810 5427872 12 5898399 12 5902119 17 17 17 17 5428053 5428176 5428534 5897910

5408734 5218675 5408857 5218691 5409090 5218926 5412212 5229960

12 5429616 5412609 12 5752356 5412803 12 12 5429791 5420156 5429913 5420202 16 16 17 13

14 14

28

Indicar sempre o n.o de ref. nas notas de encomenda

29

Lista de preos por tipo


Estrutura do nmero EANr: Identificao do pas 40 Identificao do fabricante 1219 Cdigo individual EAN 5647589

Modelo

Medidas Cd. EAN N.o de ref.

Preo
/% Un.

Pg.

Modelo

Medidas Cd. EAN N.o de ref.

Preo
/% Un.

Pg.

101/ALU 101/ALU 101/ALU 101/ALU 101/ALU 101/B-16 101/G-DIN 101/G-DIN 101/ST 113/B-Z-HD 8-10 113/B-Z-HD-16 113/Z 8-10 113/Z-16 132/K-Cu 132/K-VA 157/FK-VA 157/FK-VA 157/FK-VA 157/LK-VA 165/MBG 165/MBG 172/AR 177/20-DIN 177/30-DIN 177/B-HD-20 177/B-HD-30 200 200

1000 Alu 1500 Alu 2000 Alu 2500 Alu 3000 Alu

5901334 5427810 5427872 5898399 5902119 5897910 1000 FT 5428053 1500 FT 5428176 5428534 Rd 8-10 Rd 16 Rd 8-10 Rd 16 5629535 5752356 5412212 5429616

5401771 5401801 5401836 5401852 5401879 5402956 5402107 5402158 5402891 5230322 5412803 5229960 5412609

17 17 17 17 17 16 12 12 16 13 14 13 13 12 12 12 12 12 12 16 16 17 17 17 17 17 14 14

262/ZM 270 274 287 288/DIN 301/S 301/S 301/V 301/V-VA 303/DIN 303/DIN 303/DIN 303/DIN 303/DIN 324/S 324/S-VA

5818359 5420552 5420859 5421573 Alu 5421634 5426974 5427032 5426790 5426912 FT FT FT FT FT 5399919 5399971 5400035 5400097 5400158

5316170 5317207 5317428 5320704 5320712 5351057 5351073 5350867 5350905 5102081 5102111 5102138 5102154 5102197

12 16 16 16 16 13 13 13 13 15 15 15 15 15 13 13

Rd 8-10 5902232 5202590 Rd 8-10 5403036 5202515 Rd 8-10 Rd 8-10 Rd 8-10 Rd 8-10 5902591 5812296 5812418 5811879 5215544 5215587 5215609 5215374

5422419 5326303 5422471 5326311 E


/ Un.

Rd 10 PE/PP 5408734 5218675 Rd 8 PE/PP 5408857 5218691 Alu 5409090 5218926 Rd 8-10 PA Rd 8-10 PA Rd 8-10 PA Rd 8-10 PA 5404897 5404958 5336433 5334811 5207444 5207460 5207851 5207878

356

10 5230533 2360055

17

B 853/DIN Alu 5423379 5331013


/% Un.

17

E 1801 VDE 1809 1809/A 1811 1813/DIN 1819/20 1819/20BP 2760/20 2760/20-VA 5001/DIN 5052 5052 5052 5052/V2A 5052/V4A 5378556 5015650 5378259 5959427 5377894 5378013 5242710 5242772 5015073 5015111 5014018 5014212 3041204 3041212
/ Un.

14 14 14 15 16 15 15 15 15

1500 FT 5429791 5420156 2000 FT 5429913 5420202 E


/ Un.

219/20 219/20 BP 219/20 BP-VA

1500 5371298 5000017 1500 5371892 5000947 1500 5371830 5000866

15 15 15

250 FT FT TG TG

5372912 5001641 5752653 5001625 Rd 8-10 5415879 5304105 FT FT FT V2A V4A 5380832 5381372 5381495 5800415 5800477 5020336 5020832 5020956 5018501 5018706
/% Un.

B 223/DIN 226 226/Cu 226/VA 248/VA 249/Alu 249/ST 252/DIN 252/DIN 256/A-DIN 256/B-A-DIN 30 262 8-10/16 5423614 5335205 8-10/FL30 x 16 5424215 5336007 8-10/FL30 x 16 5424277 5336023 8-10/FL30 x 16 5424338 5336058 Rd 8-10 5417910 5311551 Rd 8-10 5417736 5311519 Rd 8-10 5417675 5311500 5418153 5312345 5418092 5312310 5419471 5314658 5925873 5314720 5419891 5316014 E
/% Un.

13 13 13 13 12 12 12 14 14 14 14 12

17 14 14 14 14 14

/% m

MC 50-B VDE MC 125-B/NPE

5966388 5096847 5966449 5096863

/ Un.

18 18

E
BlitzschutzBauteile_P_V0_25022003

RD 8/ALU-T**

5901273 5021294

/% m

12

G V 25-B/0 V 25-B/3 (TN-C) V 25-B/3+NPE V 25-B/4 (TN-S) 5394099 5808091 5785590 5394037 5097053 5097002 5097401 5097037
/ Un.

18 18 18 18

30

Indicar sempre o n.o de ref. nas notas de encomenda

31

Grupos de descontos B E G
Componentes de proteco contra descargas atmosfricas

Material de instalao elctrica Proteco contra sobretenses, aparelhos, produtos qumicos

32

Sistemas OBO Uma viso global


VBS

Sistemas de ligao e fixao

Ligao e derivao Tubos e abraadeiras plsticas Suspenso Perfis e acessrios Fixao Abraadeiras metlicas

TBS

Proteco contra sobretenses e descargas atmosfricas

Proteco contra sobretenses Ligao equipotencial Ligao terra Captao de descargas atmosfricas

KTS

Sistemas de caminho de cabos

Suportagem Em varo Tipo esteira Tipo escada Tipo escada Vertical Para alimentao de motores

BSS

Sistemas anti-fogo

Proteco de cabos Calhas anti-fogo Manuteno do funcionamento

LFS

Sistemas de conduo de cabos

Calha tcnica plstica Calha tcnica metlica IBIS Integral Colunas de distribuio

UFS

Sistemas de cho

Para instalao em betonilha Para instalao em cho falso Para instalao ao nvel do pavimento
OBO BETTERMANN Best.-Nr. 9131973 03/2003 P

www.obo.pt
OBO BETTERMANN Portugal Lda. Estrada Nacional n 249, Km 4.2, Arm.A - Esq., Cabra Figa 2635-047 Rio de Mouro Tel.: 219 253 220 Fax: 219 253 226 E-mail: info@obo.pt Delegao Norte Rua Eng. Duarte Pacheco n 120, 4 Sala 22 4470-174 Maia Tel.: 229 475 834 Fax: 229 475 835 E-mail: del.norte@obo.pt

También podría gustarte