Está en la página 1de 5

Reproduo e Embriologia

REPRODUO E EMBRIOLOGIA 1. (UFCE) Em relao reproduo assexuada, correto afirmar que: I. no ocorre em animais. II. ocorre em eucariontes e procariontes pluricelulares sendo denominada cissiparidade. III. pode ser desfavorvel se ocorrerem mudanas ambientais bruscas. IV. representa um tipo de cruzamento entre plantas, denominado enxertia. V. em alguns casos, de grande utilidade na agricultura. Assinale a alternativa correta. a) Somente I verdadeiro. b) Somente II e III so verdadeiros. X c) Somente III e V so verdadeiros. d) Somente II e IV so verdadeiros. e) Todos os itens so verdadeiros. 2. (Unesp-SP) Um dos caminhos escolhidos pelos cientistas que trabalham com clonagens desenvolver em humanos a clonagem teraputica, principalmente para obteno de clulas-tronco, que so clulas indiferenciadas que podem dar origem a qualquer tipo de tecido. Quanto a este aspecto, as clulas-tronco podem ser comparadas s clulas dos embries, enquanto estas se encontram na fase de X a) mrula. b) gstrula. c) nurula. d) formao do celoma. e) formao da notocorda. 3. (PUC-PR) Analise as afirmaes relacionadas ao estudo dos anexos embrionrios: I. O saco vitelino uma bolsa que abriga o vitelo e que participa no processo de nutrio do embrio, sendo bem desenvolvida nos peixes, rpteis e aves e reduzida nos mamferos. II. O mnio uma membrana que envolve o embrio, delimitando a cavidade amnitica, que contm o lquido amnitico, cuja principal funo de proteger o embrio contra choques mecnicos e contra a dessecao. III.O alantide um anexo que deriva da poro posterior do intestino do embrio, tendo como funo, nos rpteis e nas aves, armazenar excretas nitrogrenadas e participar de trocas gasosas. IV. A placenta no considerada um anexo embrionrio, por ser um rgo formado pela interao entre tecidos materno e fetal. Est correta ou esto corretas: a) Apenas III e IV. b) Apenas I. c) Apenas II. d) Apenas I e II.

Reproduo e Embriologia

X e) Todas. 4. (UFF-RJ) Benditas as mulheres que so irregulares, pois suas filhas herdaro a Terra. Esta foi a resposta de um mdico americano quando lhe perguntaram sobre o uso da tabelinha para o controle da natalidade. Sobre este mtodo podemos afirmar que: a) produz danos sade devido freqncia irregular de relaes sexuais. X b) sua eficcia depende de um ciclo menstrual regular, em que se pode prever o perodo frtil. c) seu uso reduz a incidncia de cncer de colo de tero e ovrios em 50%. d) contra-indicado para mulheres hipertensas, que tm enxaquecas ou so fumantes. e) durante a relao sexual pode sair do lugar e permitir a fecundao. 5. (Cefet-MG) So objetivos de alguns mtodos anticoncepcionais impedir que: I ocorra o crescimento do folculo. II os espermatozides alcancem a parte superior das trompas. III ocorra a ovulao. IV os espermatozides sejam depositados na vagina. Associe corretamente os mtodos que atingem os objetivos acima: a) laqueadura das trompas b) plulas anticoncepcionais c) vasectomia d) tabelinha A associao encontrada foi: X a) Ib, IIa, IIIb, IVc. b) Id, IIc, IIIa, IVb. c) Ia, IIb, IIIc, IVd. d) Ic, IIb, IIId, IVa. e) Ib, IIc, IIIb, Iva. 6. (UCDB-MT) Na espcie humana, o vulo sai do ovrio e cai na tuba uterina, de onde passa para o tero. A fecundao e o desenvolvimento ocorrem, respectivamente: a) no tero e nas tubas uterinas. X b) nas tubas uterinas e no tero. c) no oviduto e na vagina. d) no tero e na vagina. e) no tero e no oviduto. 7. (Cefet-PR) Na espcie humana, durante a espermatognese, processo de formao dos espermatozides, ocorrem sucessivas divises celulares, nas quais observa-se basicamente quatro perodos: germinativo, crescimento, maturao e diferenciao, respectivamente. Quantos so os nmeros de cromossomos resultantes destes perodos?

Reproduo e Embriologia

X a) 46, 46, 23 e 23. b) 23, 23, 23 e 46. c) 46, 23, 23 e 23. d) 46, 46, 46 e 23. e) 23, 23, 46 e 46. 8. (UA-AM) No estudo da reproduo nos animais citam-se nomes de diferentes tipos de ovos (zigoto), classificados conforme o teor e distribuio do vitelo. Quando o vitelo pouco e distribudo de forma homognea, classificamos o vulo como: a) heterolcito ou telolcito incompleto. X b) oligolcito, isolcito ou alcito. c) telolcito completo ou megalcito. d) centrolcito, oligolcito ou isolcito. e) oligolcito, centrolcito ou isolcito. 9. (UFPR) Analisando o processo de gametognese em mamferos, correto afirmar que: X 01. O gameta feminino uma clula grande e imvel cujo citoplasma aumenta muito durante o processo de formao. X 02. Na formao dos espermatozides, ocorre uma etapa de diferenciao celular aps a diviso meitica. 04. Aps a diviso meitica, de cada ovognia originam-se quatro ovcitos idnticos. X 08. O processo de ovulognese ocorre em etapas, permanecendo os ovcitos I em estgio inicial da meiose durante grande parte da vida da mulher. 16. De cada espermatognia que inicia o processo de espermatognese, formam-se oito espermatozides. 32. Espermatognias e espermtides so clulas haplides resultantes de etapas do processo de espermatognese. X 64. O nmero diplide caracterstico da espcie s reconstitudo no momento da fecundao, quando se forma o zigoto. D como resposta a soma dos nmeros associados s proposies corretas. 75 10. (PUC-MG) O vitelo uma substncia muito importante para o desenvolvimento embrionrio, pois ela que supre o embrio quando este ainda no pode ingerir alimentos. No entanto, existem vulos sem, praticamente, nenhum vitelo, como os da espcie humana. Esses vulos so denominados: X a) oligolcitos. b) telolcitos. c) megalcitos. d) centrolcitos.

Reproduo e Embriologia

e) heterolcitos. 11. (FEPA) Nos ovrios da mulher recm-nascida encontramos: a) ovtides evoluindo para vulos. b) ovcitos secundrios transformando-se em ovtides. c) ovognias transformando-se em ovcitos primrios. d) ovognias e meiose. X e) ovcitos primrios em meiose interrompida. 12. (PUC-MG) Uma espermatognia, no final da diviso I da meiose, apresentar clulas: a) diplides. b) gamticas. c) somticas. d) meristemticas. X e) haplides. 13. (UFPB) Durante o desenvolvimento embrionrio de rpteis e aves, os excretas so armazenados dentro do ovo em uma estrutura denominada: a) vescula vitelnica. X b) alantide. c) saco amnitico. d) crio. e) cmara de ar. 14. (PUC-MG) Um feto de co teve m-formao da medula espinhal. correto afirmar que houve problemas no desenvolvimento embrionrio: a) do arqunteron. b) da mesoderme. c) da endoderme. X d) da ectoderme. e) do celoma 15. (UCDB-MT) Os gmeos univitelinos originam-se: a) a partir de um nico vulo fecundado por um nico espermatozide, podendo originar um indivduo do sexo masculino e outro do sexo feminino. b) a partir de dois vulos fecundados por dois espermatozides, originando dois gmeos do mesmo sexo. X c) a partir de um nico vulo fecundado por um nico espermatozide, originando dois indivduos do mesmo sexo. d) a partir de dois vulos fecundados por dois espermatozides, originando dois gmeos de sexos diferentes.

Reproduo e Embriologia

e) a partir de um nico vulo fecundado por dois espermatozides, originando dois indivduos de sexos diferentes. 16. (UnB-DF) Um feto de dois meses e meio (dez semanas) bastante sensvel a uma srie de fatores que podem interferir em seu desenvolvimento. Com relao a esse momento da gestao, julgue os itens seguintes. V 1) Nesse perodo, recomendvel que a gestante se abstenha do consumo de fumo e de lcool. V 2) Se a me contrair rubola, a criana poder nascer surda. V 3) Nessa fase, esto sendo formados rgos vitais do feto. V 4) Nesse perodo, se a me ingerir certos medicamentos, podero ocorrer malformaes nos membros da criana. V 5) A presena de clcio na alimentao da me contribuir para o bom desenvolvimento dos ossos do feto. 17. (UFRS) Os folhetos embrionrios, atravs de processos de desenvolvimento e diferenciao, daro origem a diferentes estruturas nos indivduos adultos. Considere as afirmaes abaixo relacionadas ao desenvolvimento embriolgico. I. A ectoderme origina a medula espinhal. II. A mesoderme origina o tecido muscular e sseo. III. A endoderme origina o tecido urogenital. Quais esto corretas? a) Apenas I. X b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

También podría gustarte