Está en la página 1de 7

Introduo

Um problema Por que todos os objetos de metal, como tesoura, grampeador, clipe, furador etc. exigem tratamento trmico em sua fabricao? A resposta a essa questo ser dada nesta aula.

Origem do tratamento trmico bastante antiga a preocupao do homem em obter metais resistentes e de qualidade. O imperador romano Jlio Csar j afirmava, no ano 55 a.C., que os guerreiros bretes se defrontavam com o problema de suas armas entortarem aps certo tempo de uso. Isso os obrigava a interromper as lutas para consertar suas armas de ferro. Os romanos, por sua vez, j haviam descoberto que o ferro se tornava mais duro quando aquecido durante longo tempo num leito de carvo vegetal e resfriado, em seguida, em salmoura. Esse procedimento pode ser considerado a primeira forma de tratamento trmico, pois permitia a fabricao de armas mais duras e mais resistentes. Entretanto, foram necessrios muitos anos para o homem aprender a lidar de modo mais eficiente com o calor e com os processos de resfriamento, para fazer tratamento trmico mais adequado dos metais.

Tratamento trmico do ao De modo geral, o tratamento trmico consiste em aquecer e resfriar uma pea de metal para que ela atinja as propriedades mecnicas desejadas como dureza, elasticidade, ductibilidade, resistncia trao, que so as chamadas propriedades mecnicas do metal. A pea adquire essas propriedades sem que se modifique o estado fsico do metal. Uma mola espiral, por exemplo, precisa ser submetida a tratamento trmico para ser usada no sistema de suspenso de um veculo. Ao ser comprimida, a mola acumula energia e, ao ser solta, ela se estende de forma violenta. Portanto, a mola deve ter dureza, elasticidade e resistncia para suportar esses movimentos sem se romper. Isso conseguido por meio do tratamento trmico.

Para o tratamento trmico de uma pea de ao, procede-se da seguinte forma: coloca-se a pea no forno com temperatura adequada ao tipo de material; deixa-se a pea no forno durante o tempo estabelecido; desliga-se o forno e retira-se a pea, com auxlio de uma tenaz; coloca-se a pea numa bancada; deixa-se a pea resfriar em temperatura ambiente.

O tratamento trmico provoca mudanas nas propriedades mecnicas do ao. Essas mudanas dependem de trs fatores: temperatura de aquecimento; velocidade de resfriamento; composio qumica do material. Portanto, antes do tratamento trmico, preciso conhecer as caractersticas do ao, principalmente sua estrutura cristalina.

Estrutura cristalina O ao se compe de um aglomerado compacto de tomos arranjados ordenadamente, denominado estrutura cristalina. Na siderurgia, com a oxidao do ferro-gusa, produz-se o ao no estado lquido. Na passagem do estado lquido para o slido, os tomos que compem o ao vo se agrupando, medida que a temperatura diminui. Nesse processo de agrupamento, os tomos vo se organizando de modo a assumir posies definidas e ordenadas, formando figuras geomtricas tridimensionais que se repetem. A esse conjunto de tomos, que ocupam posies fixas e formam uma estrutura, denominamos clula unitria.

Durante o processo de solidificao, as clulas unitrias vo se multiplicando, lado a lado, e formam uma rede cristalina.

As clulas unitrias se organizam em trs dimenses, apresentando um contorno de agregado de cristais irregulares. Esses cristais recebem o nome de gros, que so formados por milhares de clulas unitrias.

Os gros podem ser observados melhor com auxlio de um microscpio metalogrfico. A figura, abaixo, ilustra uma pea de ao de baixo teor de carbono, com a superfcie polida e atacada quimicamente ampliada muitas vezes. As regies claras e escuras, todas com contornos bem definidos como se fossem uma colmeia, so os gros.

Sistema cristalino No estado slido, os tomos de um metal apresentam posies diferentes, com a aparncia de uma figura geomtrica regular. Cada metal tem uma estrutura especfica. Mas pode acontecer de vrios metais apresentarem a mesma estrutura. Entre as diversas formas de estrutura, vamos ver as trs mais comuns. Reticulado cbico de corpo centrado (CCC). Os tomos assumem uma posio no espao, com forma de cubo. Oito tomos esto nos vrtices e um, no centro do cubo. Exemplos: o sdio, o vandio e o ferro (em baixa temperatura). Reticulado cbico de face centrada (CFC). Os tomos ocupam os vrtices e os centros das faces do cubo. Exemplos: o clcio, o chumbo, o ouro e o ferro (em temperatura elevada). Reticulado hexagonal compacto (HC). Apresenta doze tomos nos vrtices de um prisma de base hexagonal, dois tomos nos centros da base e mais trs no seu interior. Exemplos: zinco e titnio. Teste sua aprendizagem. Faa os exerccios a seguir e confira suas respostas com as do gabarito.

Exerccios Marque com X a resposta correta. 1. Um dos principais meios usados para modificar as propriedades do ao : a) ( ) fora; b) ( ) vapor; c) ( ) calor; d) ( ) gua quente. 2. Para uma mola espiral suportar movimentos de compresso e de distenso necessrio que ela seja submetida a: a) ( ) usinagem; b) ( ) tratamento trmico; c) ( ) fundio; d) ( ) modelagem.

3. O tratamento trmico depende dos seguintes fatores: a) ( ) temperatura, tempo, resfriamento; b) ( ) resistncia, calor, tempo; c) ( ) resfriamento, tempo, dureza; d) ( ) tempo, dureza, calor.

4. Na passagem do estado lquido para o slido, os tomos dos metais formam uma figura geomtrica chamada: a) ( ) partcula unitria; b) ( ) estrutura mltipla; c) ( ) molcula irregular; d) ( ) clula unitria.

5. Os cristais com contornos irregulares recebem o nome de: a) ( ) rocha; b) ( ) gro; c) ( ) clula; d) ( ) tomo.

Gabarito 1. c 2. b 3. a 4. d 5. b

También podría gustarte