Está en la página 1de 31

Disciplina: Patologias da Pele

Curso de Esttica e Cosmtica


Prof.: Esp. Igor Lustosa Dias

uma dermo paniculopatia caracterizada por uma diminuio e desorganizao da quantidade dos elementos do tecido conjuntivo: proteoglicanas, colgeno e elastina.

So protenas responsveis pela reteno da gua no tecido, logo na hidratao do mesmo. Sua principal funo, a grande capacidade de atrair gua de todo o corpo, para o tecido (manto hidrolipdico) mantendo a pele hidratada.

Encontrada

no tecido conjuntivo, a protena mais abundante de todo o corpo humano, onde corresponde a 25% de todas as protenas. Sua funo primordialmente estrutural, ou seja, proporciona sustentao aos tecidos, mantendo-os unidos, sendo o principal componente protico de rgos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendes.

Protena

responsvel pela elasticidade e resistncia dos tecidos. Tambm encontrada no tecido conjuntivo, so protenas que se distendem com facilidade, representam 5% do total do tecido conjuntivo. Encontrada principalmente nos ligamentos, nas paredes das artrias e envolvendo vrios rgo, inclusive os msculos.

Derme caracteriza-se pela concentrao de tecido conjuntivo sobre a qual se apia a epiderme, comunicando com a hipoderme. Na derme situam-se algumas fibras elsticas e reticulares, bem como muitas fibras colgenas e o manto hidrolipdico.

A hipotonia tissular tambm est associada ao envelhecimento cutneo, do qual constitui o conjunto de modificaes fisiolgicas irreversveis e inevitveis a pele, onde constitui um tecido que comea a perder:

Tnus; Turgor; Elasticidade; Brilho; Cor (prpria da juventude). Esse processo de perda caracteriza principalmente o aparecimento de rugas finas e fissuras.

INTRNSECO, VERDADEIRO CRONOLGICO.

OU

Esperado, previsvel, inevitvel, progressivo as alteraes esto na dependncia direta do tempo de vida.

EXTRNSECO

OU FOTOENVELHECIMENTO.

Surge nas reas fotoexpostas devido ao efeito repetitivo da ao do raios ultravioleta as modificaes surgem a longo prazo e se superpe ao envelhecimento intrnseco - a pele mostra-se precocemente alterada, lembrando a pele senil.

QUANTO
Grau

AO GRAU:

I:

Leve redundncia da pele, alterao do contorno facial e corporal, com leve abaulamento submandibular (face).

Grau
-

II:

Queda lateral das plpebras superiores, formao de bolsa em plpebras inferiores com redundncia de pele. Perda parcial do contorno e abaulamento acentuado acima dos sucos nasogenianos. Leve ptose da bola de Bichat e formao de duas asas pequenas na borda anterior do platisma.

Grau
-

III:

Aumento das bolsas palpebrais inferiores e redundncia acentuada da pele tanto das plpebras superiores como das inferiores. Perda total do contorno facial por hipotonia (ptose) acentuada do SMAS (sistema musculoaponeurtico superficial) e do platisma quem formam um s bloco.

A bola de Bichat forma concavidade logo abaixo do osso malar por ptose acentuada.

Foto 1 Desenhos que representam as mudanas faciais nas diferentes idades. (FANDOS, 2005)

Foto 2 Desenhos que representam as mudanas faciais nas diferentes idades. (FANDOS, 2005)

Foto 3 Presena de hipotonia e manchas senis facial. (FANDOS, 2005)

Foto 4 Ptose em plpebra decorrente de obesidade. (FANDOS, 2005)

Foto 5 e 6 Presena de hipotonia em dobras cutneas acompanhada de lipodistrofia localizada e celulite. Situao comum em mulheres depois dos 40, especialmente as que tiveram vrios filhos. (FANDOS, 2005)

Foto 7 Flacidez de brao, prximo das axilas. Problemas frequente depois dos 40 anos. (FANDOS, 2005)

Gentica

e hereditariedade; Disfuno hormonal; Alimentao inadequada (desnutrio); Efeito sanfona; Ps gravidez; Hbitos de vida (Fumo, lcool, stress e etc.); Meio ambiente (Poluio, sol, vento e etc.) Idade;

Priso

de

ventre

(metabolismo

das

toxinas); Medicamentos (efeito txico ou indireto sobra a pele, acelerando o envelhecimento ou at mesmo desenvolvendo patologias especficas).

Foto 8 Mo com terceiro grau de envelhecimento. As manobras da dobra demonstram uma flacidez inicial. (FANDOS, 2005)

ATIVOS Isoflavona

ATIVIDADE Hidratao, reestruturao de fibras, estmulos aos fibroblastos.


Antioxidante, hidratante potente, inibidor da MMP metaloproteinases. Estmulo aos fibroblastos, ao membrana celular, inibidor Metaloproteinases. estabilizadora da MMP da

Polihidroxicidos

DMAE

Flavonides

Proteo s fibras colgenas e elsticas.

ATIVOS
Matrixyl Silcio orgnico

ATIVIDADE
Pentapeptdeo reestruturador da pele. Oligoelemento colgenas. essencial rede de fibras

Hidroxiprolina
Vitamina C Raffermine

Aminocido principal constituinte do colgeno.


Estimulo ao fibroblasto e anti-oxidante. - Reorganizao das fibras de colgeno; - Proteo das fibras elsticas; - Contrao dos fibroblastos.

ATIVOS
cido gliclico

ATIVIDADE
Compactao do estrato crneo e deposio de colgeno na derme. Estimula a sntese de colgeno e inibi a as metaloproteinases, responsveis pela degradao da matriz extracelular.
Ao queratoltica

cido retinico

cido lctico

cido mandlico

Agente que reduz significativamente pigmentaes anormais da pele.

as

Recursos
-

disponveis:

IONIZAO (CORRENTE GALVNICA); MICROCORRENTE; ELETROPORAO; LUZ INTENSA PULSADA (LIP); LASER; RADIOFREQUNCIA; INFRA-VERMELHO.

KEDE,

Maria Paulina Villarejo; SABATOVICH, Oleg. Dermatologia esttica. So Paulo: atheneu, 2004. Luis S. Alta cosmtica I e II. Buenos Aires: o autor, 2005.

FANDOS,

También podría gustarte