Está en la página 1de 21

Alberto Goldman

Programa Estadual de Regularizao - Cidade Legal

Manual de Orientao

Comit de Regularizao 2008

Secretaria de Estado da Habitao

Secretaria de Estado da Habitao

Sumrio

I. Apresentao II. Orientao para o encaminhamento de documentos III. Compromissos IV. Objetivo do Manual V. Abrangncia da Regularizao VI. Etapas do Trabalho VII. Documentao necessria para formalizao do convnio VIII. Documentao a ser providenciada aps formalizao do convnio IX. Modelos Anexos I- Decreto Estadual n. 52.052, de 13-08-2007 II- Modelo do Convnio de Cooperao Tcnica

05 05 06 07 07 07 08 08 10

18 21

04 Manual de orientao

Secretaria de Estado da Habitao

I. Apresentao

Com o objetivo de orientar os municpios interessados em aderir ao Programa Estadual de Regularizao de Ncleos Habitacionais - Cidade Legal, institudo pelo Senhor Governador do Estado de So Paulo por intermdio do Decreto Estadual n 52.052, de 13 de Agosto de 2007, a Secretaria da Habitao elaborou o presente Manual de Orientao, a fim de explicitar as Normas e os Procedimentos TcnicoAdministrativos que devero ser observados com vistas formalizao do Convnio de Cooperao Tcnica. O presente Convnio visa fornecer aos municpios orientao tcnica para as aes municipais na regularizao de parcelamentos de solo e de ncleos habitacionais. O Programa Cidade Legal busca sacramentar o resgate ao direito moradia digna, inserido legalmente no ordenamento urbano, com a melhoria da qualidade habitacional. A regularizao dos Parcelamentos do Solo, de Ncleos Habitacionais e a Reurbanizao de Assentamentos Precrios e Favelas representa uma vitria dos segmentos envolvidos na obteno e concretizao de uma sociedade mais justa, resgatando o direito segurana de uma moradia legalizada, de um endereo oficial, de uma cidade mais democrtica e eficiente.

I I - Orientao para o encaminhamento dos documentos


A fim de levar a bom termo a formalizao dos Convnios de Cooperao Tcnica entre a Secretaria da Habitao e os Municpios interessados em participar do Programa Estadual de Regularizao - Cidade Legal devero ser observados os seguintes trmites: caber Prefeitura protocolar os documentos necessrios para a formalizao do Convnio de Cooperao Tcnica na Secretaria Executiva do Comit de Regularizao situado nas dependncias da Secretaria da Habitao, para fins de instruo de processo administrativo; concluda a anlise documental de maneira satisfatria, a Secretaria da Habitao autuar o processo administrativo para a formalizao do Convnio de Cooperao Tcnica; aps a formalizao do Processo relativo ao Municpio, ser agendada uma reunio entre o Prefeito e o Secretrio da Habitao para a assinatura do respectivo Convnio de Cooperao Tcnica.

05 Manual de orientao

Secretaria de Estado da Habitao

III - Compromissos
No Programa de Regularizao - Cidade Legal caber s partes, Governo do Estado de So Paulo, atravs do Comit de Regularizao do Programa-Cidade Legal da Secretaria da Habitao, e Prefeitura Municipal, o desenvolvimento de aes de cooperao tcnica descritas no Convnio, onde, cada um, dentro de sua competncia, contribuir para o objetivo comum, ou seja, a obteno da regularizao dos ncleos habitacionais irregulares existentes no municpio. Secretaria de Estado da Habitao, atravs da Secretaria Executiva do Comit de Regularizao, caber: A integrao dos rgos estaduais na busca de solues e das aes necessrias para o cumprimento das atividades previstas no Plano de Regularizao; Mobilizar e coordenar os trabalhos com os rgos estaduais envolvidos na regularizao dos ncleos habitacionais, articulando aes que vo nortear o exame e a anlise tcnica para a regularizao pelos municpios; Colaborar com os rgos municipais no cumprimento das disposies estabelecidas no presente Manual de Orientao Tcnica; Disponibilizar condies aos Municpios para o desenvolvimento das atividades tcnicas na elaborao dos elementos que viabilizem a regularizao; O fornecimento de orientao tcnica aos Municpios na conduo das aes e na efetivao dos atos tcnicos e legais inerentes aos processos de regularizao dos ncleos habitacionais; Ao Municpio conveniado, caber: Criar instrumentos legais e regulamentares, que viabilizem a execuo do programa; Integrar as aes das Secretarias e rgos Municipais envolvidos na execuo do programa; Expedir os atos administrativos apropriados, no mbito de suas atribuies, alusivos regularidade para cada ncleo habitacional, tendo como parte integrante o cronograma fsico-financeiro de obras complementares a executar, se necessrio; Divulgar populao os parcelamentos e ncleos habitacionais enquadrados no programa, incluindo placa de obras, quando for o caso, em modelo a ser fornecido pela Secretaria Executiva do Comit, observadas as restries impostas pelo artigo 37, 1, da Constituio Federal; Fornecer todos os materiais e documentos existentes sobre os ncleos habitacionais a serem regularizados; Disponibilizar, se possvel, veculo para a locomoo dos tcnicos da Secretaria da Habitao do Estado, nos trabalhos de campo, bem como reservar um espao para os tcnicos processarem os relatrios e a tabulao dos dados coletados; Emitir os atos de regularizao dos ncleos habitacionais e enviar a documentao completa ao Cartrio de Registro de Imveis requerendo o registro do ncleo habitacional; Quando do registro do ncleo, oficiar a Secretaria Executiva do Comit de Regularizao Cidade Legal, informando seu registro e concluso dos trabalhos.

06 Manual de orientao

Secretaria de Estado da Habitao

IV - Objetivo do manual
O presente Manual de Orientao tem por objetivo orientar as Prefeituras no acesso ao Programa Estadual de Regularizao de Ncleos Habitacionais Cidade Legal, institudo pelo Decreto n 52.052, de 13 de Agosto de 2007, definindo as etapas de trabalho a serem desenvolvidas no Convnio de Cooperao Tcnica. No Convnio de Cooperao Tcnica, sob a coordenao da Secretaria Executiva do Comit e em parceria com os Municpios, est previsto o desenvolvimento de estudos e trabalhos de identificao, caracterizao e produo de elementos tcnicos que instruam e orientem os processos de regularizao a serem conduzidos pelas Prefeituras.

V - Abrangncia da regularizao
Os ncleos habitacionais enquadrados no Programa Cidade Legal so loteamentos e desmembramentos para fins residenciais, conjuntos e condomnios habitacionais e a reurbanizao de assentamentos precrios e favelas.

VI - Etapas do trabalho
Celebrado o Convnio de Cooperao Tcnica iniciam-se as aes, em conjunto com os tcnicos dos Municpios, para o desenvolvimento de servios previstos no Programa, a saber: 1) Preenchimento dos questionrios com informaes fsicas, jurdicas, institucionais e sociais do Municpio e do ncleo habitacional; 2) Produo de peas tcnicas preliminares (Levantamentos Cadastrais e outros, se necessrio); 3) Sistematizao e anlise dos dados e peas tcnicas, com identificao das irregularidades e diagnstico da situao do ncleo; 4) Avaliao do diagnstico pelo corpo tcnico da Secretaria Executiva e dos membros do Comit, no que couber, com a competente proposio de aes e servios; 5) Produo de peas tcnicas e legais necessrias aos processos de regularizao, inclusive os termos de compromisso para a execuo de obras ou servios, se for o caso; 6) Caracterizao ambiental, quando necessria, constando no mnimo os aspectos scio-ambientais de uso e ocupao do solo, identificando os passivos e as fragilidades ambientais, bem como as restries, potencialidades e as unidades de conservao, a saber: 6.1. Carta topogrfica em escala compatvel, localizando precisamente a poligonal de trabalho; 6.2. Cadastro de toda a rede hidrogrfica que ocorre na gleba trabalhada, nascentes, crregos (canalizados ou no), lagos/lagoas (naturais ou antrpicas); 6.3. Demarcar ocupao irregular da APP (incluir sempre marcos cronolgicos da ocupao que tenham por objetivo facilitar o enquadramento legal da interveno frente evoluo da legislao florestal no que tange a APP);

07 Manual de orientao

Secretaria de Estado da Habitao

5. Cpia da legislao municipal pertinente: Plano Diretor; Uso e ocupao do solo; Parcelamento do solo; Zeis; Outras, especificar.

09 Manual de orientao

Secretaria de Estado da Habitao

(Modelo 2) MINUTA DE PROJETO DE LEI QUE AUTORIZA A PREFEITURA MUNICIPAL A FORMALIZAR CONVNIO DE COOPERAO TCNICA COM A SECRETARIA ESTADUAL DA HABITAO.

LEI n._____________________________ Autoriza a Prefeitura Municipal de ________________ a celebrar convnio de cooperao tcnica com o Governo do Estado de So Paulo, atravs da Secretaria de Estado da Habitao. ART. 1 - Fica o executivo municipal autorizado a assinar com o Estado de So Paulo, por meio da Secretaria da Habitao, o convnio de cooperao tcnica para a execuo do Programa Estadual de Regularizao de Ncleos Habitacionais Cidade Legal; ART. 2 - Os encargos que a prefeitura vier a assumir no referido convnio correro por conta de verbas prprias constantes no oramento vigente, suplementadas se necessrio. ART. 3 - Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

_____________________ de ______________ de______

_____________________ Prefeito

Obs: Dever ser enviada cpia da Publicao da respectiva Lei, de conformidade com a Lei Orgnica Municipal; caso a Prefeitura no efetue publicao atravs de jornal a municipalidade dever enviar Declarao conforme Modelo 3.

11 Manual de orientao

Secretaria de Estado da Habitao

(Modelo 3)

DECLARAO

Declaro para os devidos fins, que a publicao da Lei Municipal n. , datada de ___/ ___/ ___, foi por afixao no (a) de conformidade com o que determina o artigo n. da Lei Orgnica Municipal promulgada em ___/ ___/ ___ e publicada em ___/ ___/ ___.

Prefeitura de ____________aos ___/ ___/ ___.

__________________________ Prefeito

12 Manual de orientao

Secretaria de Estado da Habitao

(Modelo 4)

DECLARAO

Declaro para os devidos fins que o indicado como responsvel pela administrao do convnio o Senhor_____________________________, RG. n. , CPF n. , funcionrio da Prefeitura; que o indicado como responsvel pelo acompanhamento tcnico o Sr._________________________ ,engenheiro/arquiteto, funcionrio da Prefeitura devidamente habilitado, CREA n._________________; e que o indicado para o acompanhamento jurdico o Sr. _______________________, advogado, funcionrio da Prefeitura devidamente habilitado, OAB n. - ____________ .

Prefeitura de _______________aos ____/_____/_____

__________________________________ Prefeito

Obs.: a critrio do municpio, a administrao do convnio poder ser exercida por um dos responsveis, tcnico ou jurdico, nomeados.

13 Manual de orientao

Secretaria de Estado da Habitao

(Modelo 5)

MINUTA DE CERTIDO Certifico, de acordo com os dados constantes em nossos controles e acervo tcnicos devidamente arquivados, que o (loteamento ou ncleo) denominado______________, localizado no bairro_________ ____________, deste municpio foi implantado em ___ (ano), inserido na zona__________ (urbana ou de expanso urbana), conforme Lei Municipal n. ____/__, e que o mesmo encontra-se de acordo com as diretrizes municipais para regularizao quanto: aos lotes e suas dimenses; ao sistema virio e suas caractersticas tcnicas; reas verdes; equipamentos comunitrios, espao livre de uso pblico; ao zoneamento e s leis ambientais. Certificando ainda que: 1. a gleba ___(foi/no foi) utilizada para aterro/depsito de materiais que possam trazer risco sade da populao; 2. ____(h/no h) lanamento do IPTU; 3. ____(situa-se/no se situa) em rea potencialmente suscetvel a problemas geolgicos/geotcnicos, tais como; eroso, escorregamento; 4. ____(h/no h) quadras com declividade superior a 30%; 5. ____(h/no h) rea sujeita a inundao, enchentes;

Nada mais havendo a tratar, o referido verdade e dou f.

_______________________________ Resp. pela certido

14 Manual de orientao

Secretaria de Estado da Habitao

ANEXO - I

DECRETO N. 52.052, DE 13 DE AGOSTO DE 2007. Institui o Programa Estadual de Regularizao de Ncleos Habitacionais - Cidade Legal, no mbito da Secretaria da Habitao e d providncias correlatas JOS SERRA, Governador do Estado de So Paulo, no uso de suas atribuies legais, Decreta: Artigo 1 - Fica institudo, no mbito da Secretaria da Habitao, o Programa Estadual de Regularizao de Ncleos Habitacionais - Cidade Legal, destinado a implementar auxlio a Municpios mediante a orientao e apoio tcnicos nas aes municipais de regularizao de parcelamentos do solo e de ncleos habitacionais, pblicos ou privados, para fins residenciais, localizadas em rea urbana ou de expanso urbana, assim definidas por legislao municipal. Artigo 2 - Fica institudo no mbito da Secretaria da Habitao o Comit de Regularizao do Programa Cidade Legal. 1 - Caber ao Comit de Regularizao auxiliar os Municpios interessados fornecendo orientao e apoio tcnicos nas aes municipais de regularizao de parcelamentos do solo e de ncleos habitacionais, pblicos e privados e, em especial, aqueles promovidos pelo poder pblico, previstos na legislao federal vigente de parcelamento de solo. 2 - A atuao do Comit de Regularizao depender da celebrao prvia de convnio de cooperao tcnica a ser firmado entre a Secretaria da Habitao e Municpio interessado. Artigo 3 - O Comit de Regularizao ser presidido pelo Secretrio da Habitao, ou por quem este designar, e contar com Secretaria Executiva, cujas atribuies sero previstas no Regimento Interno do programa. 1 - Secretaria Executiva do Programa Cidade Legal incumbe receber e protocolar os projetos e documentos apresentados pelos interessados, gerenciando sua tramitao at os trabalhos finais da regularizao, orientao e apoio tcnico nas aes municipais de regularizao de parcelamentos do solo e de ncleos habitacionais. 2 - A Secretaria Executiva ser dirigida por um Secretrio Executivo designado pelo Presidente do programa e suas atribuies sero previstas no regimento de que trata o caput deste artigo. 3 - O Presidente do programa ser substitudo em seus impedimentos pelo Secretrio Executivo, cujos atos decisrios podero ser revistos de ofcio, na forma do regimento a que alude o caput deste artigo. Artigo 4 - O Comit de Regularizao ser composto por representantes dos seguintes rgos e entidades da Administrao Pblica estadual: I - Secretaria da Habitao;

15 Manual de orientao

Secretaria de Estado da Habitao

II - Secretaria do Meio Ambiente; III - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB; IV - Companhia de Saneamento Bsico do Estado de So Paulo - SABESP; V - Departamento de guas e Energia Eltrica - DAEE. Pargrafo nico - Os dirigentes dos rgos ou entidades acima relacionados indicaro seus representantes e respectivos suplentes, no prazo de 15 (quinze) dias, contado da publicao deste decreto, os quais tero poderes, dentro de seu campo de atuao, para deliberar quanto orientao e apoio tcnicos nas aes municipais de regularizao de parcelamentos do solo e de ncleos habitacionais. Artigo 5 - Podero ser convidados representantes de outros rgos, empresas ou entidades a participar das reunies do Comit de Regularizao, para prestar informaes tcnicas visando orientao de aes municipais destinadas regularizao de parcelamentos do solo e de ncleos habitacionais. Artigo 6 - O Comit de Regularizao reunir-se-, de acordo com o estipulado em seu Regimento Interno, para auxiliar as aes municipais de regularizao, responsabilizando-se os representantes dos rgos e entidades do que trata o artigo 4 deste decreto pela obteno dos pareceres, orientaes tcnicas e manifestaes a respeito dos trabalhos desenvolvidos. Artigo 7 - Os representantes dos Municpios interessados nas aes de que trata este decreto podero ser convidados, pelo Comit de Regularizao, para comparecer a reunies visando a prestao de informaes. Pargrafo nico - Aos representantes a que alude o caput deste artigo facultado o comparecimento s respectivas reunies independentemente de convite. Artigo 8 - O Comit de Regularizao competente para propor ao Governador do Estado, por meio do Secretrio da Habitao, medidas visando adequao da legislao de regncia no mbito estadual. Artigo 9 - O Comit de Regularizao poder propor ao Secretrio da Habitao a obteno de autorizao do Governador para assinatura de Convnios com rgos e empresas federais e municipais para agilizao das aes necessrias s regularizaes fundirias de parcelamentos do solo e ncleos habitacionais. Artigo 10 - O Comit de Regularizao poder solicitar a qualquer rgo ou entidade estadual material e informaes necessrias realizao de suas tarefas, devendo ser atendido com prioridade. Artigo 11 - A execuo do programa de que trata este decreto correr conta das dotaes oramentrias prprias, sem prejuzo da captao de recursos financeiros adicionais pelo Estado adequados s finalidades descritas no artigo 1. Pargrafo nico - A Secretaria de Economia e Planejamento adotar as providncias necessrias transferncia, para o programa ora institudo, dos recursos oramentrios atinentes ao programa previsto no Decreto n. 48.340, de 18 de dezembro de 2003. Artigo 12 - Fica a Secretaria da Habitao autorizada a representar o Estado na celebrao de convnios de cooperao tcnica com Municpios que manifestem inteno de participar do programa, observados os termos do instrumento padro anexo a este decreto.

16 Manual de orientao

Secretaria de Estado da Habitao

Pargrafo nico - Os convnios firmados com base no Decreto n. 48.340, de 18 de dezembro de 2003, esto automaticamente enquadrados nas disposies deste decreto. Artigo 13 - O Secretrio da Habitao, no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data da publicao deste decreto, editar resoluo aprovando o Regimento Interno do Programa Estadual de Regularizao de Ncleos Habitacionais - Cidade Legal. Artigo 14 - Este decreto entra em vigor na data de sua publicao, ficando revogado o Decreto n. 48.340, de 18 de dezembro de 2003, sem prejuzo das relaes jurdicas decorrentes do Programa Estadual de Regularizao de Ncleos Habitacionais de Interesse Social - PR-LAR REGULARIZAO.

Palcio dos Bandeirantes, 13 de agosto de 2007.

JOS SERRA
Governador do Estado de So Paulo

Lair Alberto Soares Krhenbhl


Secretrio da Habitao

Francisco Graziano Neto


Secretrio do Meio Ambiente

Aloysio Nunes Ferreira Filho


Secretrio-Chefe da Casa Civil

Publicado na Casa Civil, aos 13 de agosto de 2007.

17 Manual de orientao

Secretaria de Estado da Habitao

ANEXO II ANEXO a que se refere o artigo 12 do Decreto n. 52.052, de 13 de agosto de 2007.


CONVNIO DE COOPERAO TCNICA QUE CELEBRAM O ESTADO DE SO PAULO, POR INTERMDIO DA SECRETARIA DA HABITAO, E O MUNICPIO DE OBJETIVANDO A COLABORAO COM VISTA IMPLEMENTAO DO PROGRAMA ESTADUAL DE REGULARIZAO DE NCLEOS HABITACIONAIS - CIDADE LEGAL.

O Estado de So Paulo, por intermdio da Secretaria da Habitao, neste ato representada por seu Titular, devidamente autorizado pelo Governador do Estado, nos termos do Decreto n. 52.052, de 13 de agosto de 2007, e o Municpio de ............. , neste ato representado por seu Prefeito Municipal, devidamente autorizado pela Lei n....., de....de........de ...., doravante denominados, respectivamente, SECRETARIA e MUNICPIO, resolvem celebrar o presente Convnio de Cooperao Tcnica, mediante as clusulas e condies seguintes: CLUSULA PRIMEIRA Do Objeto O presente convnio de cooperao tcnica tem objeto o detalhamento da colaborao entre os partcipes, em conformidade com o Programa Estadual de Regularizao de Ncleos Habitacionais - Cidade Legal, destinado a implementar auxlio a Municpios mediante a orientao e apoio tcnicos s aes municipais de regularizao de parcelamentos do solo e de ncleos habitacionais, pblicos ou privados, para fins residenciais, localizados em rea urbana ou de expanso urbana, assim definidas por legislao municipal. CLUSULA SEGUNDA Das Atribuies dos Partcipes I - So atribuies da Secretaria da Habitao: a) prestar assessoria, orientao e apoio tcnico e administrativo, visando colaborar e auxiliar na implementao de regularizao de parcelamentos do solo e ncleos habitacionais promovidos pelos municpios; b) mobilizar e coordenar as atividades dos rgos estaduais envolvidos na regularizao dos ncleos habitacionais, zelando pelos prazos e comunicao entre os mesmos; II - So atribuies do Municpio: a) promover as aes de regularizao dos parcelamentos do solo, conjuntos habitacionais, condomnios residenciais, bem como a reurbanizao de assentamentos precrios e favelas; b) acolher a orientao e apoio tcnico fornecidos pela Secretaria; c) criar instrumentos legais e regulamentares, em nvel municipal, que viabilizem a execuo do programa; d) integrar as aes das Secretarias e rgos municipais envolvidos na execuo do programa; e) expedir os atos pertinentes para a regularizao de cada ncleo habitacional, tendo como parte integrante o cronograma fsico e financeiro de obras complementares a executar, se necessrias;

18 Manual de orientao

Secretaria de Estado da Habitao

f) encaminhar Secretaria Executiva do Programa Estadual de Regularizao de Ncleos Habitacionais - Cidade Legal requerimento de cooperao tcnica para a regularizao dos ncleos habitacionais de interesse, acompanhado das informaes tcnicas e dos documentos necessrios; g) fornecer todas as informaes e cpias de documentos necessrias anlise da situao de regularizao; h) obter, quando pertinente, as anuncias de rgos federais ou estaduais necessrias aos procedimentos de regularizao dos ncleos habitacionais; i) divulgar populao os ncleos habitacionais enquadrados no programa, incluindo placa do programa, em modelo a ser fornecido pelo Governo do Estado de So Paulo; j) quando da regularizao do parcelamento ou ncleo habitacional, promover o envio de toda a documentao necessria ao Registro de Imveis competente, visando ao registro do ncleo habitacional. CLUSULA TERCEIRA Do Pessoal O pessoal utilizado por quaisquer dos partcipes na execuo das atividades decorrentes deste instrumento, na condio de empregado, funcionrio, autnomo, empreiteiro ou contratado a qualquer ttulo, no ter qualquer vinculao em relao ao outro partcipe, ficando a cargo exclusivo de cada um deles a integral responsabilidade no que se refere a todos os direitos, mormente as obrigaes de natureza fiscal, trabalhista, tributria e previdenciria, inexistindo solidariedade entre ambos. CLUSULA QUARTA Da Coordenao e Fiscalizao Cada um dos partcipes indicar os responsveis pelo desenvolvimento dos trabalhos ajustados, que sejam de sua responsabilidade, os quais daro o apoio necessrio consecuo do objeto do presente convnio e sero encarregados do controle e da fiscalizao da sua execuo. CLUSULA QUINTA Dos recursos Financeiros O presente convnio no implicar repasse de recursos financeiros entre os partcipes, respondendo cada qual pelas despesas decorrentes das atividades assumidas, as quais oneraro as dotaes prprias dos respectivos oramentos estadual e municipal. CLUSULA SEXTA Da Vigncia O presente convnio de cooperao tcnica ter vigncia de 1 (um) ano, a contar da data de sua assinatura, ficando prorrogado automaticamente por iguais perodos at o mximo de 5 (cinco) anos, salvo se, com antecedncia de 60 (sessenta) dias do trmino de cada perodo, qualquer dos partcipes manifestar, por escrito, desinteresse em sua continuidade.

19 Manual de orientao

Secretaria de Estado da Habitao

CLUSULA STIMA Da Denncia e da Resciso O presente convnio de cooperao tcnica poder ser denunciado a qualquer tempo e por qualquer dos partcipes, mediante notificao escrita, com antecedncia mnima de 60 (sessenta) dias e ser rescindido por infrao legal ou descumprimento de qualquer de suas clusulas. CLUSULA OITAVA Do Foro Para dirimir controvrsias derivadas da execuo do presente ajuste, quando no comportarem soluo administrativa, fica eleito o Foro da Comarca da Capital do Estado de So Paulo, com renncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja. E, por estarem justos e acordados, assinam os partcipes o presente instrumento, em 2 (duas) vias de igual teor, na presena das testemunhas abaixo. So Paulo, .. de ............. de .....

SECRETRIO ESTADUAL DA HABITAO PREFEITO MUNICIPAL

Testemunhas: 1._______________________________ Nome: R.G.: CPF: 2.___________________________ Nome: R.G.: CPF:

20 Manual de orientao

Secretaria de Estado da Habitao

Programa Estadual de Regularizao de Ncleos Habitacionais - Cidade Legal Comit de Regularizao Presidente: Lair Alberto Soares Krhenbhl Secretrio Executivo: Slvio Figueiredo Secretaria Executiva Coordenadores Tcnicos: Eng. Paulo Kenkiti Matsumoto e Dra. Lcia Reisewitz Colaborao Tcnica: Carolyne Ferreira Diniz, Daniel Rodrigues Alves, Elizabeth Olivetti Jacomini, Liemi Letcia Muramatsu, , Rosana Toloi Rodrigues, Rui Alberto da Costa e Souza Apoio Tcnico: Companhia Paulista de Obras e Servios - CPOS Projeto grfico do manual: Consuelo Ivo

21 Manual de orientao

También podría gustarte