Está en la página 1de 14

Manual do Big Kahuna

por Marco Andr Lopes Mendes ltima modificao 21/09/2011 11:41 Colaboradores: Diretoria da Associao Python Brasil

O objetivo desse documento capturar as experincias na organizao das edies da PythonBrasil para beneficiar os futuros organizadores.

Introduo
A PythonBrasil um evento organizado pela Associao Python Brasil, at a quarta edio usou-se o nome PyConBrasil, com o objetivo de reunir os envolvidos com Python e tecnologias relacionadas, apresentando-as aos novos interessados. tambm uma oportunidade para as pessoas se encontrarem e conhecerem pessoalmente os companheiros de listas de discusso. Este documento foi criado por Marco Andr Lopes Mendes, com modificaes dos membros da diretoria da Associao Python Brasil. O objetivo auxiliar na organizao de eventos futuros da Associao Python Brasil, sobretudo das edies futuras da PythonBrasil.

Histria
A PyConDayBrasil[1] foi realizada no Centro de Computao da Unicamp, em 2005, sob a organizao do Rodrigo Senra e Rubens Queiroz (responsvel pela dicas-l) e contou com cerca de 100 participantes. Planejada inicialmente para ser um encontro de um dia, foi denomindada PyConDay. Mas o evento se expandiu para dois dias de palestras e passou a ser o PythonBrasil[1]. Ainda no mesmo ano, no dia 18 de outubro, houve um evento de um dia, organizado pela equipe do SERPRO/RJ: Giuseppe Romagnoli, Maria-Prado Lima, Luis Guilherme Aldabalde, entre outros. Este evento se chamou PyConDay e foi realizado no Serpro RJ, mostrando o vigor da comunidade e a demanda por uma conferncia de Python peridica e de abrangncia transestadual. No ano seguinte, em 2006, a PyConBrasil 2006 foi realizada no Interlegis, em Braslia, organizada pelo Jean Rodrigo Ferri e sua equipe. Foram cerca de 200 participantes. Nessa edio foram includos os minicursos de quatro horas de durao em paralelo s palestras. Outra novidade foram as palestras-relmpago, com cinco minutos de durao, que so tradicionais em eventos da comunidade Python ao redor do mundo. A PyConBrasil[3] foi realizada em 2007, na SOCIESC, em Joinville/SC. O evento foi organizado pelo Marco Andr Lopes Mendes e mais uma grande equipe, que auxiliou em diversas das atividades necessrias ao sucesso de um evento como esse. Foram trs dias de evento, mais uma noite de pr-evento, quando foi

realizada a Assemblia da Associao Python Brasil para a eleio de uma nova diretoria. O evento contou com mais de 350 inscritos. No programa havia mais de 50 palestras e 10 minicursos. As novidades nesse evento foram as duas salas de treinamento em paralelo s palestras e tambm a feira de expositores. Houve participao de palestrantes internacionais e o pblico reuniu representantes de todo o Brasil. Em Fevereiro de 2008, Luis Gustavo Neves, do CENPES-Petrobrs/RJ, organizou um encontro de dois dias no prprio CENPES para reunir a comunidade PyScienceBrasil, recm-formada durante a PyConBrasil[3], no ano anterior. A PyConBrasil 2008 foi realizada no Rio de Janeiro, na Universidade Veiga de Almeida e foi um grande sucesso. O evento foi organizado pelo Luis Gustavo Neves e com uma grande comisso organizadora. Contando com a presena de palestrantes de renome como Bruce Eckel, Alexander Limi e Roberto Ierusalimschy, criador da linguagem Lua. O convite ao criador de outra linguagem foi uma inovao muito bem recebida. O evento contou com mais de 350 inscritos, ocorreram mais de 50 palestras e vrios minicursos com salas de treinamento em paralelo s palestras e tambm o lounge montado pelos patrocinadores, com internet disponvel a todos. Foi realizada mais uma assemblia da APyB na qual foram eleitos novos representantes e feitas modificaes no estatuto. Em 2009 o nome sofre alterao e temos a PythonBrasil [5], a quinta edio do evento, realizada em Caxias do Sul, na UCS, Universidade de Caxias do Sul, durante os dias 10, 11 e 12 de Setembro de 2009. O Big Kahuna foi Dorneles Trema, contando com o apoio da equipe da UCS. Jacob Kaplan-Moss, co-fundador do Django, e Collin Winter, engenheiro do Google foram os palestrantes internacionais deste ano. Gustavo Niemeyer, desenvolvedor Python, e Rodrigo Bamboo de Oliveira, criador da linguagem Boo tambm estiveram presentes. Neste ano as sees de OpenSpaces passaram a fazer parte da programao oficial do evento. Foi realizada a assemblia geral da APyB e eleita a nova diretoria para os prximos dois anos.

A PythonBrasil
Com a experincia adquirida nessas edies foi possvel fazer com que a PythonBrasil se tornasse um evento de peso no cenrio brasileiro. Por conta desse reconhecimento, a organizao do evento foi se tornando cada vez mais exigente e este manual busca fornecer ajuda a todos os interessados em organizar uma edio desta conferncia em sua cidade.

A PythonBrasil uma conferncia itinerante desde o incio, pois desta forma podemos garantir a presena de pessoas dos mais diversos lugares do Brasil em pelo menos uma de suas edies. Isso tambm permite o envolvimento das comunidades regionais que so parte fundamental da grande comunidade Python brasileira. Em todas as edies da PythonBrasil uma pessoa da comunidade fica responsvel por coordenar e gerenciar todos os envolvidos na organizao do evento. Essa pessoa recebe, por razes histricas (consulte o Rodrigo Senra para maiores detalhes), o ttulo de 'Big Kahuna'. O 'Big Kahuna' o grande chefe, o maestro da organizao, se ele trabalha bem o evento um sucesso, se ele no trabalha bem o evento no sair direito. Todavia, em todas as edies, o evento fruto do trabalho de diversas pessoas, e responsabilidade de todos o sucesso da empreitada.

Resumo exemplo de Responsabilidades


indicado ler com ateno o manual at o final, informaes importantes sobre cada atividade so desenvolvidas ao longo do manual. A seguir um resumo para ajudar na organizao: Empresa de captao de patrocnio: Projeto de patrocnio Contatos com patrocinadores Desenvolvimento de: Crachs Banners Cronograma impresso palestras Certificados

Contratao de fornecedores: Coffee-break Pastas (camisetas/canetas/blocos, etc.) Fotgrafo Equipe filmagem Traduo Simultnea: Equipamento + Tradutor

As responsabilidades que ficam com o Kahuna e a instituio sede so:

Disponibilizao do auditrios/salas Sinalizao do local Rede wireless Montagem das pastas

Responsabilidades da Associao Python Brasil: Contato palestrantes internacionais Chamada de trabalhos Classificao dos trabalhos Controle dos pagamento das inscries Contratar empresa para elaborar novo design do site

Cronograma de planejamento
Iniciar o planejamento do evento com antecedncia essencial para o seu sucesso. Dessa forma, um dos maiores erros que se pode cometer retardar o incio dos trabalhos. Recomendamos, que o incio do planejamento do evento se d, pelo menos, com seis meses de antecedncia. Segue um cronograma das atividades mais importantes no processo de planejamento de uma PythonBrasil (acrescentar as datas ou perodos aqui importante): Abertura de chamada para a escolha do Big Kahuna e do local da prxima PythonBrasil; Votao e escolha do Big Kahuna e do local da prxima PythonBrasil; Aberta da chamada para palestras e minicursos; Definio das palestras e minicursos e divulgao da grade; Abertura das inscries para o pblico.

Escolha do Big Kahuna, da cidade e do local do evento


Consideraes sobre a escolha do Big Kahuna
O quesito mais importante para a escolha do local onde ser realizada uma edio da PythonBrasil o 'Big Kahuna'. O outros quesitos s sero avaliados caso existam mais de um 'Big Kahuna' altura do grande desafio que organizar uma PythonBrasil.

Os principais tens avaliados para a escolha de um Big Kahuna (em ordem aleatria de importncia) so: Envolvimento com a comunidade Python - participao em listas, desenvolvimento de aplicaes, criao de grupo regional, palestras e treinamentos, manuteno de um dos sites da associao, filiao e participao na associao, etc. Tempo livre para organizao do evento - flexibilidade de horrios, disponibilidade para todos os tipos de trabalho, liberao da famlia para trabalho fora do horrio comercial, etc. Liderana - capacidade de trazer voluntrios, coordenar trabalho de voluntrios, apoiar os voluntrios em tarefas complexas, comunicar as informaes da organizao para a equipe, etc. Trnsito - trnsito livre entre as empresas e organizaes que sejam parceiras potenciais (fornecedores de infra-estrutura, mdia local, etc). O que um Big Kahuna no precisa fazer: Conseguir patrocnio - a APyB responsvel por estabelecer os contatos com eventuais patrocinadores. Obviamente o Big Kahuna pode indicar potenciais patrocinadores para que a APyB possa entrar em contato. Pagar despesas por conta prpria - O Big Kahuna no precisar desembolsar nenhuma quantia para organizar o evento. Eventuais despesas (justificadas) sero reembolsadas pela APyB mediante apresentao de nota fiscal. Todavia, boa praxe consultar a diretoria da APyB antes de efetuar as despesas para validar se h caixa e se a despesa vlida. Cuidar do site e da divulgao - A APyB tambm responsvel por desenvolver o software site e por divulgar o evento. O Big Kahuna responsvel pelo contedo do site. Receber e avaliar palestras - O Big Kahuna no precisa (apesar de ser permitido) receber propostas de palestras nem avali-las. O Big Kahuna tem a responsabilidade apenas de estabelecer as datas para que esses processos ocorram.

Consideraes sobre a escolha da cidade


Sero considerados os seguintes fatores para escolha da cidade: Proximidade de grandes centros, de aeroporto, de linhas de nibus e metr, disponibilidade

de hotis e restaurantes, nmero de membros da comunidade na regio, proximidade de locais de realizao de eventos anteriores, segurana. Outros fatores no listados tambm sero considerados, mas estes so os mais importantes e devem constar na proposta.

Consideraes sobre a escolha do local


Aqui devem aparecer pontos como o envolvimento do local que vai hospedar (universidade, empresa, ONG, etc.). Devem ser listados tambm os requisitos mnimos de infra-estrutura, espao fsico, equipamentos, etc. O detalhamento deve ser feito num item separado. sempre interessante ter em mente que a PythonBrasil se caracteriza por ser um evento informal, com muitas atividades em paralelo, garantindo tempo e espao para que as pessoas conversem. A capacidade de atrair pessoas que o local tem tambm ser considerada. Logo, uma universidade prefervel a um hotel, por exemplo, pois capaz de atrair mais pessoas novas para a comunidade.

Dicas dos Antepassados


Tudo(ou quase) que o Big-Kahuna precisa saber antes, durante e depois da realizao do evento PythonBrasil. Portal utilize a infra-estrutura em Plone j criada, no re-invente a roda;

Grade de Programao O esquema de votao na ordem no uma boa. melhor algum escolher a ordem das apresentaes de forma a garantir que: palestras introdutrias seja vistas no incio do dia, no haja palestras sobre o mesmo assunto uma atrs da outra, palestrantes conhecidos sejam intercalados de acordo com seu grau de animao e falta-de-animao. Definir uma poltica para seleo das propostas e a banca avaliadora. (falta criar um sistema de votao no site) Resista a planejar uma grade apertadinha! Coloque sempre 5 minutos (no mnimo) de folga entre cada palestra. Lembre-se: o primeiro slot do primeiro dia sempre fica prejudicado pelo credenciamento (entrega de crachs, brindes, conferncia de dados, ...)

Plano de contingncia para desistncia de palestrantes! A maior parte das desistncias de palestrantes com pouco tempo para apresentao.

Palestrantes Preparar um documento com a lista das palestras, palestrantes e seus currculos ajuda bastante o mestre-de-cerimnias O espao para o currculo do palestrante deve ser limitado a um pargrafo. No podemos deixar o cara escrever sua auto-biografia que no ajuda nada. O sistema podia permitir o envio da apresentao. Pode ser til para a banca julgadora. Cerimonial O evento precisa de uma abertura, onde o BigKahuna se apresenta e d os recados iniciais e regras do jogo Coloque algum verdadeiramente malvado e potencialmente sdico para controlar o tempo dos palestrantes. Os palestrantes sempre foram o tempo de suas apresentaes, geralmente por falta de treino. O sucesso do evento depende da manuteno do tempo. Use placas para sinalizar o andamento do tempo para o palestrante, e tenha certeza de que o palestrante veja as placas e d uma confirmao de que entendeu. O evento deve ter um encerramento, onde feita uma sinopse, um agradecimento a todos os participantes e colaboradores (que for possvel lembrar... mas bom escrever) e quando ser realizada a foto histrica coletiva. Infra-estrutura recomendvel a existncia de dois projetores. At hoje no tivemos nenhum acidente, mas melhor previnir que remediar. O projetor extra pode agilizar a troca entre palestrantes e at problemas de conectividade. essencial um microfone com apoio e dois microfones mveis. Microfones extras para casos de imprevistos ganham bnus!

Um computador que garantidamente funcione com o projetor com todos os softwares de apresentao possveis, com acesso Internet (se tiver mltiplos SOs instalados para sesses "hands-on" tambm ganha bnus.

Internet, Internet e Internet. Sem bloqueios, sem proxies, sem firewall e com boa velocidade disponvel via Wi-Fi ao menos para o auditrio onde ocorrem as apresentaes (lembrem-se: a quantidade de notebooks invariavelmente satura os Access Points, portanto, fundamental fazer teste de stress nesse sistema!)

Credenciamento Os crachs devem estar previamente separados e ordenados alfabeticamente e disponibilizados em caixas (preferencialmente 1 para cada letra) O sistema de credenciamento deve deixar 2 campos livres para que o inscrito possa informar o que quer colocar em seu crach. Quando esses campos no forem preenchidos utiliza-se Nome/Instituio. O sistema do site deveria imprimir as etiquetas Credenciamento e crachs diferenciados para Palestrantes, Imprensa, Patrocinadores e Expositores. Deixar uma quantidade razovel de etiquetas e crachs em branco com um pincel atmico para preenchimento Uma fila para pr-inscritos com comprovante em mos, uma fila para prinscritos sem comprovante e outra para quem vai se inscrever na hora e outra fila para Palestrantes, Imprensa, Patrocinadores e Expositores. Uma caixa e troco para receber inscries na entrada. Uma pessoa ficar responsvel pelo dinheiro e entregar ao Big-Kahuna (que poder repassar para o Diretor Financeiro) A mesa de credenciamento precisa ser ampla para que vrias pessoas possam trabalhar Pastas com brindes precisam estar adequadamente separadas e identificadas (caso tenham camisetas, por tamanho, modelo e cor) Problemas Tpicos O notebook do palestrante no sincroniza. Uma soluo solicitar que todo palestrante prepare uma verso em .pdf em caso de emergncias.

O auditrio trancado e no se acha a chave, pois os funcionrios responsveis esto de folga ou fora do horrio de servio.

Alguns palestrantes simplesmente no aparecem na hora H, e no avisam com antecipao (conforme foi comentado na seo "Grade de Programao").

Existe algum atraso imprevisto e se torna necessrio entreter a platia at que o problema seja resolvido.

Credenciamento lento. Tamanhos das camisetas distribudas e a ausncia de modelos em verso "feminina" das mesmas. (dicas: sai um nmero semelhante de camisetas M e G, camisetas GG saem em menor nmero, camisetas pretas saem mais do que as brancas e no ter um modelo feminino d muita confuso)

Pesquisa pr-evento
O pessoal do Plone Conference realiza uma pesquisa prvia, verificando as expectativas da comunidade em relao ao local e formato do evento. algo que podemos considerar realizar na PythonBrasil, mas precisamos definir um perodo pra isso.

Papel da APyB
No caso da Plone Conference, foi feito um "emprstimo" aos organizadores para as despesas iniciais, que foi devolvido aps o recebimento de dinheiro de patrocnios e inscries. algo a ser considerado.

Detalhes a serem considerados (brainstorm)


Local para almoo Oferecer ou no coffee-break? Locais para ir aps o evento: deve-se listar os locais e oferecer aos participantes do evento essa informao para que programem suas noites. Jantar: seria legal ter um evento formal no formato de jantar por adeso? Algo a se considerar Transporte: contato com taxistas para conseguir descontos especiais aos participantes, garantindo a sua organizao na oferta dos servios. Documentos diversos: devemos criar um repositrio com todos os documentos gerados durante o evento: logos, folders, banners, camisetas, wallpapers,

certificados, crachs, etc. Isso vai trazer grande ajuda aos organizadores das demais edies.

Palestrantes
No momento da inscrio do Paper o palestrante j deve conceder o direito de uso do material da apresentao e a comercializao do vdeo da apresentao pela Associao Python Brasil.

Palestrantes Internacionais
Na PythonBrasil[4], no Rio de Janeiro, foi feita uma eleio para escolha do palestrante internacional convidado. Ganhou o Bruce Eckel. Alm do Bruce tivemos a presena do Alexander Limi. Essa experincia inicial se mostrou bastante til para definio da poltica para convidar palestrantes internacionais para as prximas edies do evento: necessrio contratar uma empresa de traduo simultnea; Deve-se colocar o mximo de palestrantes internacionais no mesmo dia (e com apresentaes prximas) para economizar na traduo simultnea pois a cobrana geralmente feita por hora. As despesas dos palestrantes: Despesas com passagens internacionais em classe econmica Despesas com deslocamento dentro da cidade do evento para fins de "turismo" Despesas com hospedagem em hotel de boa qualidade (mas no cinco estrelas) Despesas com alimentao de boa qualidade (inclusive com uma ida um restaurante de boa categoria a ttulo de turismo) Na PythonBrasil[5], em Caxias do Sul, foi feita uma votao e entre os convidados com mais votos e que estavam disponveis, foram convidados Jacob Kaplan-Moss e Collin Winter.

Palestrantes Nacionais
Dependendo da palestra ou treinamento que o palestrante for apresentar pode-se avaliar a possibilidade de pagamento de despesas para tal caso exista caixa para isso. Fica a cargo da diretoria e conselho deliberativo da APyB julgar cada caso. Palestras e treinamentos introdutrios com assuntos muito atuais tero prioridade sobre outras apresentaes. Palestrantes nacionais consagrados (participaram de

vrias edies anteriores da PythonBrasil e so associados da APyB) tambm podem requerer esse benefcio.

Oramento
Seria importante colocarmos aqui as planilhas relativas aos oramentos das PythonBrasil anteriores, para orientarmos os organizadores da prxima edio

Patrocnio
At o momento, grande parte dos recursos necessrios realizao da PythonBrasil veio de patrocinadores. As inscries representaram um valor pequeno - podemos at mesmo considerar fazer uma doao desse valor a algum projeto social na cidade, a exemplo do que foi feito na primeira edio. A contratao de uma empresa que se encarregue da captao e gerenciamento dos patrocnios foi uma deciso que deu certo na PythonBrasil[3] e deve ser repetida nas demais edies. A captao de patrocnios deve comear com pelo menos 6 meses de antecedncia (a partir de janeiro do ano em que o evento acontece).

Taxa de Inscrio
Atualmente, adotamos o seguinte formato para taxa de Inscrio e tipos de participao: At 1 ms antes do evento: Estudantes e membros da APyB: R$ 25,00 Membros SBC e ABRAWEB: R$ 35,00 Pblico em geral: R$ 45,00

At trs semanas antes do evento: Estudantes e Membros APyB: R$ 32,00 Membros SBC ou ABRAWEB: R$ 45,00 Pblico em geral: R$ 58,00

At duas semanas antes do evento: Estudantes e Membros APyB: R$ 40,00 Membros SBC ou ABRAWEB: R$ 56,00 Pblico em geral: R$ 72,00

Durante o evento: Estudantes e Membros APyB: R$ 47,00 Membros SBC ou ABRAWEB: R$ 66,00 Pblico em geral: R$ 85,00

Uma forma mais simples seria ter apenas dois tipos de inscrio: estudantes e membros da APyB e demais inscritos. Com relao aos estudantes, isso levaria a um trabalho a mais, de conferir a documentao no processo de cadastramento. Tambm no temos nenhum tipo de inscrio de um dia. Palestrantes e equipe de organizao no pagam inscrio. Alguns patrocinadores tambm negociaram um nmero de inscries para sua equipe. Na PythonBrasil[3], tivemos duas noites com programao especialmemte direcionada aos acadmicos e aberta a todos os interessados sem custo.

Filmagem e disponibilizao dos vdeos das palestras


Contratamos uma empresa de filmagem, com o objetivo de termos uma gravao profissional. Pontos importantes: Pegar o udio da mesa de som; Ter dois cmeras melhor: um filma o palestrante e outro os slides. Existem formas tambm de pegar os slides direto da mesa; Garantir que a empresa vai disponibilizar os vdeos num formato com qualidade de DVD e que seja possvel converter para um formato mais adequado para oferecer na web. Utilizamos servios de video on-line como Youtube/Google Video para disponibilizao das palestras usando sempre a tag "pythonbrasilX" onde X o edio ou o ano em que o evento ocorre; Transmisso ao vivo necessita de uma boa estrutura e no privilegia quem assiste pessoalmente; Gravar e disponibilizar com um pequeno atraso exige uma estrutura menor e ainda assim auxilia quem no pode vir ou perdeu a palestra por algum motivo; Filmar os minicursos no foi possvel, mas algo a ser pensado; Pode-se fazer DVDs posteriormente para a comercializao.

Banners
Fizemos dois banners para colocar ao lado do projetor e na frente do palco. Infelizmente eles aparecem muito pouco nas filmagens. Algo mais efetivo seria a

colocao de um banner na frente do plpito onde o palestrante fica, ou logo ao lado dele. importante que os logos dos patrocinadores estejam nos banners.

Fotos
Contratamos uma empresa, que fez toda a cobertura, gerando DVD com arquivos em alta qualidade. Nenhum tipo de foto se compara s produzidas por um profissional. Recomendamos fortemente esse investimento. Uma outra idia ter um voluntrio com um notebook e leitor de cartes e incentivar o pessoal a descarregar as fotos ali para ter um grande repositrio. Infelizmente no tivemos sucesso com essa iniciativa. Por outro lado, aps o evento conseguimos criar uma lista de sites e fotologs com registros do evento. Ainda outra alternativa avisar a todos os participantes que disponibilizem suas fotos on-line em servios de compartilhamento de foto (ex. Flickr) usando a tag "pythonbrasilX" onde X a edio ou o ano que o evento ocorre.

Projetor
A possibilidade de ligar dois computadores ao projetor muito importante, pois permitiria passar avisos e propagandas durante a preparao do palestrante. Tivemos muitos problemas com notebooks que no quiseram conversar com o projetor na hora da palestra. Testar com antecedncia essencial, assim como ter um equipamento de reserva. Outra necessidade que pode ser observada na PythonBrasil[4] foi a de se ter uma maneira de se ligar a sada de udio dos notebooks ao som do auditrio.

Estandes
importante contratar uma empresa conhecida para fazer a instalao dos estandes, com toda a estrutura necessria, incluindo rede, telefonia, eletricidade, etc.

Infraestrutura de rede sem fio


Na PythonBrasil[4], utilizamos trs Access Points abertos e com acesso irrestrito Internet. Falhamos em no dispor de pontos de fora em maior quantidade. Mesas livres para quem precisa utilizar seu notebook por mais tempo tambm so importantes. Na PythonBrasil[4] tivemos problemas com DNS (melhor alternativa foi usar o OpenDNS) e DHCP (causado por uma mquina com DHCP Server ligado na mesma rede).

Secretaria do evento

Uma secretaria durante todo o perodo do evento poupa muito trabalho e agiliza as inscries, impresses de ltima hora, confeco de crachs, etc.

Material para os participantes


Normalmente fornecemos uma pasta, caneta, bloco e brindes dos patrocinadores, como revistas, folders, etc. A idia de dar uma camiseta pra cada inscrito foi um sucesso e deve ser repetida.

Laboratrios
Ubuntu instalado parece ser o padro. Alguns treinamentos podem exigir Windows. Projetor e acesso Internet so essenciais. Deve-se pedir aos palestrantes que enviem com antecedncia os requisitos de instalao. Eles tambm devem estar cientes de que devem testar os laboratrios com antecedncia e instalar qualquer coisa que a equipe no consiga.

Divulgao
Divulgamos na mdia local e sites. Entrevista em rdio e TV so importantes e podem ser conseguidas se houver algum profissional da rea envolvido, como uma rea de divulgao, marketing, ou similar. O Big Kahuna e outras pessoas de confiana devem estar prontos para participar desses eventos. Press releases devem estar prontos com antecedncia para enviar e tambm servirem de orientao nas entrevistas. Informaes como objetivo do evento, nmero de palestras, minicursos, inscritos so fundamentais. Tambm bom ter temas de interesse do pblico leigo, para atrair a ateno. Sempre que possvel, essas entrevistas devem ser copiadas para oferta posterior no site do evento. Empresas de clipping normalmente vendem este tipo de material e conseguem coisas que nem sabemos que saram na mdia. Aes

También podría gustarte